Influenciador digital: o que é e dicas profissionais
Influenciadores digitais são pessoas que, por meio da produção de conteúdos em canais online, como redes sociais e blogs, atraem uma quantidade massiva de seguidores. Assim, suas postagens viralizam com facilidade e, muitas vezes, atingem diferentes esferas midiáticas. Como o próprio nome já sugere, eles podem influenciar o comportamento e as decisões de compra de seus seguidores.
Comprar um produto, depois de alguém em que confiamos ter nos aconselhado sobre ele, traz uma sensação de paz e a certeza de que vamos gostar do que foi adquirido, não é mesmo? Esse é o poder da indicação e dos influenciadores digitais!
Quantas vezes já não pedimos a opinião da família e dos amigos, seja para comprar um sapato, uma roupa de festa ou, até mesmo, um apartamento e um carro? Estar em contato com o outro — e, por consequência, sob a sua influência — é uma condição humana. Mas o que isso tem a ver com o seu negócio?
Dentre as diferentes facetas do marketing e devido ao advento das redes sociais, o marketing de influência tem se destacado no mercado online e pode agregar muito valor às estratégias da sua empresa.
Pensando nisso, neste artigo, mostraremos o que são e quais os principais tipos de influenciadores digitais, além de listar algumas dicas de como usá-los para vender mais segundo a fundadora da Saint Germain Brand, cliente e sócia da Nuvemshop, Uana Amorim. Vamos começar?
O que são influenciadores digitais?
Influenciadores digitais, também chamados de digital influencers, são pessoas que, por meio da produção de conteúdos em canais online, como redes sociais e blogs, atraem uma quantidade massiva de seguidores. Assim, suas postagens viralizam com facilidade e, muitas vezes, atingem diferentes esferas midiáticas. Como o próprio nome já sugere, eles podem influenciar o comportamento e as decisões de compra de seus seguidores.
Por conta dessa popularização, essas personalidades também se tornaram formadores de opinião, seja em relação a estilos de vida, questões políticas, econômicas, religiosas ou sociais e, pensando em um negócio online, tendências e padrões de consumo.
Segundo uma pesquisa da Opinion Box, 67% dos usuários do Instagram seguem, ao menos, um influencer nessa rede social. E mais: 55% dos entrevistados disseram já ter comprado algum produto que um influenciador digital estava indicando ou usando no seu perfil.
Dessa maneira, os influenciadores digitais já são considerados como a segunda maior fonte de informações para tomadas de decisão no que diz respeito a compras — perdendo o primeiro lugar apenas para a categoria “família e amigos”. Logo, tê-los em sua estratégia de marketing pode fazer toda a diferença nos KPIs (indicadores-chave) do negócio.
Sobre esse assunto, a Uana Amorim, lojista da Nuvemshop e fundadora da Saint Germain Brand, traz um ponto de vista importante:
"Chega um momento em que o tráfego para a loja estagna. Nessa hora, o marketing de influência deixa de ser uma escolha e passa a ser uma obrigação para que o e-commerce continue crescendo."
💡 Saiba mais: O que são negócios digitais? Veja 14 ideias para lucrar na internet
Quais são os tipos de influenciadores digitais?
Com tantos perfis de celebridades e subcelebridades espalhados pelas redes sociais, fica um pouco difícil compreender quais podem fazer mais sentido para a sua marca. Por isso, a seguir, confira a categorização dos influenciadores digitais de acordo com o alcance e objetivo de cada um:
Top celeb
Este primeiro tipo de influenciador tem um número grande de seguidores e altas taxas de engajamento, porém é um criador de conteúdos mais genéricos, sem um foco específico. É ideal para gerar consciência e reconhecimento de marca, mas não necessariamente para aumentar as vendas.
Dois exemplos são as influencers Maísa e Rafa Kalimann.
Fit celeb
Já o fit celeb, que também tem um grande número de seguidores, é focado em um segmento. Ou seja, as pessoas que acompanham o seu trabalho, gostam de saber sobre temas e assuntos específicos. Assim, se for do seu nicho, este tipo de influenciador pode ajudar tanto no tráfego, quanto nas vendas da sua loja virtual.
Um exemplo bem interessante é o perfil da influenciadora Camila Coelho, voltado para os segmentos de moda e beleza. Outro, um pouco menor, é o do Pedro Pacífico, também conhecido como @book.ster.
Autoridade
Sabe aquela pessoa que é referência em um assunto? Alguém “soberano” nos temas de determinado segmento? Esse é o chamado influenciador autoridade, ideal para gerar consciência.
Um exemplo conhecido, quando o tema é saúde, é o Dr. Drauzio Varella.
Trendsetter
Adequado para negócios que tenham uma causa social e/ou ambiental, este tipo de criador de conteúdo gera grande credibilidade através dos seus valores.
Um exemplo no Brasil é a ativista Luisa Mell, defensora dos animais.
Microinfluenciador
Também conhecido como intrainfluenciador, optar pelo trabalho deste tipo de criador de conteúdo humaniza a marca e a coloca mais próxima do seu público, uma vez que tem um número de seguidores mais restrito, mas muito engajado. Geralmente, tem um custo menor para a estratégia de marketing.
Um exemplo no ramo de viagens é a microinfluenciadora Luisa Moraleida.
O que é marketing de influência?
Com o intuito de despertar sentimentos e desejos similares àqueles que vivenciamos após a indicação de uma pessoa próxima a nós, o marketing de influência é um método que gera valor a um produto, serviço e/ou marca a partir do discurso de produtores de conteúdo — os influenciadores digitais.
Por meio de gatilhos mentais (estímulos externos que influenciam as tomadas de decisão) de autoridade e prova social, esse tipo de colaboração entre marca e influencer possibilita a aquisição de novos visitantes e a retenção de mais consumidores.
Contudo, diferentemente de anúncios automatizados e pagos, essa estratégia flui de uma forma mais humanizada e direta, podendo otimizar ainda mais a sua taxa de conversão.
É importante apenas ter atenção à mensagem que você quer passar por meio do influenciador e o estilo de cada profissional, para que o retorno sob o investimento seja significativo. É o que a Uana Amorim indica.
"Às vezes, um único escopo ou briefing não vai servir para todos os influenciadores. O influencer que mais converte é o que mais passa verdade no momento da publicidade. E, para passar verdade, ele precisa ser ele mesmo."
Por onde começar com o marketing de influência na sua empresa?
Agora que você sabe o que são influenciadores digitais e como se categorizam, é fundamental entender qual é o próximo passo a ser dado, se o seu objetivo é apostar nessa estratégia.
Para isso, considere o público-alvo da sua marca: será que ele está realmente presente nas redes sociais? Quais são as personalidades que seus potenciais clientes seguem nas mídias? Esses influenciadores se relacionam com a missão e os valores do seu negócio?
Observe também os perfis dos influencers inicialmente cotados, considerando o chamado tripé da influência (vamos nos aprofundar nisso mais a frente). Ou seja, como a audiência interage com eles? Quais são os comentários mais frequentes? Isso deve ser analisado porque, nem sempre, o volume de seguidores é sinônimo de relevância.
Não é atoa que estudos do YouPix, GfK e Airstrip apontam que os microinfluenciadores alcançam 6% a mais de engajamento se comparados aos top celebs. Surpreendente, não?
O que é o tripé da influência?
Constituído por três variáveis, o tripé da influência analisa aspectos que são utilizados pelas empresas para medir o grau de influência de uma pessoa. Por isso, se você deseja apostar nessa estratégia, é preciso entender como ele funciona para ter mais segurança no momento de contratar o trabalho de um influenciador digital.
Veja quais são os pontos observados pelo tripé da influência:
- Alcance: qual é o número de pessoas que podem ser atingidas pelo conteúdo produzido?
- Relevância: qual é o grau de engajamento e importância nas decisões de compra que esse influenciador tem com esse público?
- Ressonância: existe potencial para que esses seguidores repassem e compartilhem a mensagem do influenciador?
Após balancear esses três aspectos, você já deve ter alguns nomes de influenciadores digitais em mente, certo?
Busque saber como e quanto eles recebem — por publicação, por porcentagem de vendas ou se aceitam produtos em troca da divulgação, mais conhecido como permuta (o que está um pouco fora de moda) — e elabore uma proposta consistente, apresentando sua marca e os objetivos da parceria.
Onde encontrar influenciadores digitais?
O poder do marketing de influência tem sido tão grande nos últimos tempos que, para facilitar o processo de encontrar os influenciadores certos para a sua empresa, existem ferramentas especializadas nisso. Neste tópico, confira as principais do mercado:
1. Influency.me
Conhecida como uma das maiores plataformas de marketing de influência, a Influency.me possui uma grande base de influenciadores e atende grandes empresas, como Rappi, Centauro e Nuvemshop.
Além de todo o trabalho de localização, mensuração e gestão dos influencers, a ferramenta também oferece suporte para as empresas que não contam com um time especializado no gerenciamento desse tipo de campanha.
2. Squid
Fundada em 2014, a Squid foi a primeira empresa brasileira especializada em marketing de influenciadores. Desde então, a plataforma opera como uma ponte para conectar criadores de conteúdo e empresas dos mais diversos segmentos.
Além do recrutamento desses influencers, a Squid também dá suporte na criação de projetos, na automatização de processos e na gestão de resultados dos influenciadores digitais.
3. Digital Influencers
A plataforma Digital Influencers possui uma base de influenciadores digitais espalhados por todos os estados do país. É ideal para ações mais específicas com alguém relevante na sua cidade, por exemplo, uma vez que foca em influencers que possuem um número de seguidores entre 3.000 e 200.000 usuários.
4. Airfluencers
Com um banco de influenciadores digitais maior e mais abrangente, a Airfluencers é mais uma opção para quem quer usar o marketing de influência na sua estratégia.
Além de realizar o cálculo de métricas como curtidas, interações e comentários, a ferramenta ainda acompanha o desempenho de outros influenciadores do mesmo nicho. Isso possibilita uma escolha mais assertiva para a sua empresa.
5. Kuak
A Kuak é mais uma ferramenta para encontrar influenciadores digitais. Nela, sua empresa tem acesso a informações importantes sobre o público-alvo do influencer, como gênero, idade e dados demográficos. Também é possível fazer o acompanhamento do impacto da estratégia para o seu negócio.
6. Ovni
O Ovni é um aplicativo para lojistas da Nuvemshop que conecta lojas virtuais a influenciadores digitais. Por meio dele, o influencer contratado grava criativos e faz a publicidade dos seus produtos para a audiência dele e, em troca, recebe um pagamento que pode ser feito em dinheiro, produtos da loja ou afiliação.
O app permite um teste de 3 dias grátis e tem planos a partir de R$ 49 por mês.
👉 Confira: Como instalar o aplicativo OVNI – Contrate Influenciadores?
7. Viral – Marketing Influenciadores
O aplicativo Viral – Marketing Influenciadores conecta sua loja Nuvemshop à plataforma Viral.com.br para automatizar a criação de cupons de desconto e rastreamento das vendas geradas por influenciadores de forma fácil e eficiente. Entre as funcionalidades do app, estão:
- Busca de influenciadores por nicho de mercado, concorrência e palavras-chave;
- Criação de campanhas de marketing de influência;
- Geração automática de cupons de desconto;
- Gestão do calendário de campanhas;
- Acesso a estatísticas de postagens de cada influenciador.
Os planos do Viral -Marketing de Influenciadores vão de R$ 297 ao mês, para até três listas de influenciadores, até R$ 2.997 ao mês, para listas ilimitadas.
Como usar os influenciadores digitais para divulgar o seu negócio?
As possibilidades são inúmeras! Desde posts patrocinados e eventos até vídeos, anúncios + cupons de desconto e “recebidos”. Após encaminhar a proposta, esteja disposto a ouvir o influenciador digital. Ele, com certeza, poderá contribuir com diferentes ideias e indicar qual conteúdo tem mais relação com o público-alvo e com os objetivos da sua marca.
Contudo, vale ressaltar que um dos formatos que mais gera engajamento é o vídeo. De acordo com o estudo Inside Video, o Brasil bateu recorde no consumo de vídeos em 2020. Enquanto a média global fica nos 65%, entre os brasileiros esse número sobe para 80%. Mais especificamente dentro das redes sociais, o Brasil também sai na frente: 72% contra 57% dos estrangeiros.
Além disso, outra maneira de contar com o trabalho de um influenciador digital é fazendo live commerce. A modalidade, que une as transmissões ao vivo às vendas de uma loja virtual, ganha ainda mais força quando se apoia no marketing de influência.
Portanto, se o influenciador estiver disposto e esses formatos que citamos aqui couberem no seu bolso, vale a pena investir!
Como mensurar os resultados?
Esse ainda é um dos grandes desafios para marcas que investem em parcerias com influenciadores digitais, já que muitas das estratégias se resumem a apenas publicações em redes sociais, sem nenhum tipo de parâmetro para acompanhar — a não ser as curtidas, os comentários e os compartilhamentos.
Mas, como citamos anteriormente, uma das soluções é a de criar cupons de desconto para que o influenciador digital divulgue na mídia. Assim, toda vez que uma compra for finalizada utilizando esse vale, você saberá que foi a partir da ação do marketing de influência.
Outra possibilidade é a do influencer veicular o link da sua loja virtual com uma URL parametrizada. Desta maneira, você poderá acompanhá-la por meio do Google Analytics, compreender quanto em tráfego e vendas a estratégia gerou e se o faturamento foi suficiente para cobrir os custos e obter o lucro estimado.
Pronto para sua estratégia com digital influencers?
Esperamos que, com essas dicas, você tenha tirado todas as suas dúvidas sobre marketing de influência e influenciadores digitais. Como citado ao longo do texto, vá com calma e analise se essa abordagem é a ideal para o seu negócio. Se sim, desejamos que o seu público-alvo goste e que o seu negócio alcance muitas vendas!
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