Como ter sucesso em vendas? 17 estratégias comprovadas

Imagem mostra um vendedor conversando com o cliente simbolizando táticas para ter sucesso em vendas
Pontos principais do artigo:
  • Para ter sucesso em vendas é preciso construir uma boa relação com os clientes, entender suas necessidades e entregar valor com cada venda;
  • Algumas estratégias para ter sucesso em vendas são: conheça seu público-alvo, invista em marketing digital, cultive o relacionamento com o cliente e acompanhe métricas de desempenho;
  • Quer melhorar o lucro do seu negócio? Baixe o e-book gratuito de como aumentar o faturamento da sua loja e garanta o sucesso de suas vendas.

Para quem é empreendedor, alcançar o sucesso em vendas é uma meta constante. Sabemos que vender vai muito além de colocar produtos em uma vitrine: é preciso estratégia, conhecimento do mercado e conexão com o público.

Pensando nisso, reunimos dicas essenciais que vão ajudar você a transformar sua empresa em um negócio de sucesso, construindo um relacionamento sólido com seus clientes e maximizando as oportunidades de vendas.

Então, siga a leitura do conteúdo e confira 17 dicas de como ter sucesso em vendas. Vamos lá?

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Como ter sucesso em vendas?

Ter sucesso em vendas significa mais do que apenas bater metas ou aumentar o faturamento. Envolve construir uma base de clientes leais, entender o mercado e oferecer valor ao seu negócio. 

Pensando nisso, confira 17 melhores dicas para ter sucesso em vendas:

1. Estabeleça metas

Estabelecer metas de vendas ambiciosas e realistas ajuda a impulsionar a sua carreira e trazer sucesso para o negócio.

Considere definir metas diárias e semanais, além das de longo prazo. Suas metas de vendas devem apoiar suas ambições maiores e também objetivos pessoais.

Se você quer receber uma promoção no trabalho, por exemplo, veja como as suas metas de vendas podem ajudar você a melhorar suas habilidades e sua reputação. Para os empreendedores, é importante definir metas de crescimento para a empresa que estejam alinhadas aos objetivos de vendas.

📈 Confira a planilha: Planilha de controle de vendas

2. Tome a iniciativa

Ao fazer uma venda, você terá que tomar a iniciativa de buscar pessoas interessadas no seu produto e, aos poucos, transformá-las em clientes. Efetuar uma venda é um processo, e o vendedor precisa avançar por cada uma das etapas.

💡Saiba mais: Quais são as etapas do processo de compra?

Caso a sua empresa tenha um número padrão de vendas a realizar, procure superar essa expectativa. Ao buscar oportunidades de fazer mais vendas, conquistar novos clientes ou aprimorar suas habilidades, você pode demonstrar sua capacidade de agregar valor à sua empresa.

Se você tem uma loja virtual, por exemplo, investir em marketing digital e na sua presença em redes sociais é uma ótima forma de ter sucesso em vendas.

3. Seja persistente

Os clientes podem não ser, inicialmente, receptivos ao seu discurso de vendas. Contudo, se você estiver confiante na qualidade dos seus leads, deve ser persistente!

Seu cliente potencial pode não entender as vantagens do seu produto imediatamente. Por isso, esteja preparado para usar uma variedade de técnicas de vendas. Sendo persistente, você pode determinar quais métodos funcionam melhor para determinado cliente.

💡 Saiba mais: 13 segredos para vender mais na sua empresa

4. Faça perguntas

Faça perguntas para aprender o máximo possível sobre o cliente e suas necessidades. Usando habilidades de escuta ativa, você pode determinar as motivações da pessoa e como seu produto ou serviço pode apoiar esses objetivos.

Tente elaborar perguntas completas e observe quais delas levam ao sucesso na venda. Quanto mais você souber sobre as necessidades de um cliente, mais fácil será convencê-lo de que seu produto ou serviço pode ajudar a resolver seus problemas.

Se você tem uma estratégia para vender pelas redes sociais, essas perguntas podem te ajudar muito a alinhar seu tom de voz e otimizar sua ação online, por exemplo.

💡Saiba mais: Como fazer social selling e vender pelas redes sociais?

5. Gerencie seu tempo

Embora seja importante ser persistente com os leads, você deve estar ciente de quanto tempo gasta em cada venda. Aprimore suas habilidades de tomada de decisão para saber quando um cliente não deseja ou não pode continuar com a compra.

Anote quais partes do seu trabalho demoram mais e considere as maneiras possíveis de se tornar mais eficiente. Ao gerir o seu tempo bem, você será capaz de fazer negócios mais acertados e dedicar mais do seu tempo para focar no que realmente importa para ter sucesso em vendas.

💡 Saiba mais: O que é força de vendas e como montar uma?

6. Encontre o seu público

Ser bem-sucedido na área comercial também tem relação com a sua capacidade de encontrar seu público-alvo.

Sempre que possível, procure por um nicho onde seja mais fácil identificar clientes interessados e confiáveis. Analise pesquisas de mercado para coletar dados demográficos e encontrar grupos que possam se beneficiar do seu produto ou serviço.

Outra opção para atrair as pessoas certas é investindo em produção de conteúdo relacionado a um problema comum que seu produto pode resolver.

💡Saiba mais: O que é marketing de conteúdo? Tudo o que você precisa saber

7. Seja sincero

A sinceridade mostra aos clientes que você está confiante em seu produto. Para mostrar sinceridade ao comprador, demonstre interesse genuíno pelos objetivos dele, bem como pelos problemas que você pode resolver com seu produto.

Um vendedor de sucesso deve apoiar o seu comprador na tomada de decisão. Com isso, o cliente sente confiança para fazer negócio com a sua empresa.

8. Prepare-se com antecedência

Ser um excelente profissional e, consequentemente, ter sucesso em vendas exige preparação e pesquisa cuidadosas.

Antecipe as dúvidas e preocupações que seu cliente potencial possa ter e pesquise sobre os concorrentes de mercado. Quanto mais você souber sobre seu cliente antes de apresentar um argumento de venda, mais fácil será estabelecer uma conexão e concluir uma venda.

💡 Saiba mais: Como analisar a concorrência com a teoria de Porter

9. Eduque os clientes

Educar os clientes ao longo do processo de vendas ajuda-os a tomar uma decisão acertada sobre a compra. Quando ele entende bem as dores que o seu produto soluciona, poderá escolher a sua empresa com segurança, tornando-se um verdadeiro promotor da marca.

10. Use o trabalho em equipe

Trabalhar em conjunto com seus colegas é fundamental para promover seu sucesso em vendas. Quanto mais pessoas comprometidas e diversas uma empresa tem, maiores são as chances de surgirem boas ideias.

Pedir a outros membros respeitados de sua equipe conselhos sobre como trabalhar com um cliente desafiador ou melhorar sua eficiência pode impulsionar suas vendas e demonstrar paixão e motivação no local de trabalho.

11. Descubra as expectativas dos clientes

Pergunte a seus clientes o que eles esperam em relação ao produto. Determinar as expectativas deles pode ajudar você a entender até que ponto sua solução é ideal ou se o cliente está maduro o suficiente para concluir a negociação.

12. Inspire-se em seus colegas de trabalho

É importante desenvolver seu próprio estilo de venda, mas observar como seus colegas trabalham pode ajudar você a aprender novos métodos e ter sucesso em vendas.

Ouça as técnicas e frases de fechamento que funcionam bem para outras pessoas e considere implementá-las em seu processo de vendas. Acompanhar os colegas de trabalho também pode fornecer uma boa referência e ajudá-lo a saber como se destacar.

💡 Saiba mais: Frases de vendas para impulsionar o negócio

13. Peça feedback

Você pode pedir um feedback dos seus colegas de trabalho, superiores hierárquicos e até mesmo dos clientes. Veja se um colega pode observar a sua técnica de vendas e fazer críticas construtivas. Outros poderão fornecer informações sobre seus pontos fortes e fracos, dos quais você pode não estar ciente.

💡Saiba mais: Como pedir feedback ao cliente?

Incorporar os feedbacks recebidos pode ajudar a aumentar seu desempenho profissional e obter sucesso em vendas. No caso de lojas virtuais, você pode aplicar pesquisas de satisfação e até mesmo pedir a opinião de amigos.

14. Procure um mentor

Encontrar um mentor em sua área pode ajudá-lo a determinar as etapas específicas que você precisa realizar para obter o resultado profissional desejado.

Procure pessoas que avançaram em sua área e alcançaram os objetivos que você almeja. Estude como elas progrediram em sua área e, se possível, organize reuniões regulares para discutir seus objetivos de carreira.

15. Mensure seus resultados

Para ter controle sobre o que funciona ou não no seu processo de venda, é importante monitorar seus resultados. Afinal, só assim você saberá o que precisa de ajustes e o que de fato fez a diferença em seus números. É ainda mais essencial ter atenção a esse fator ao testar novas estratégias.

Por exemplo, suponhamos que você vá testar pela primeira vez o uso de tráfego pago para sua loja virtual. Nesse caso, observe os números de antes e depois e compare com os custos de adoção da iniciativa. Dessa forma, você saberá o que realmente potencializa suas vendas e promove o crescimento saudável do seu negócio.

💡 Saiba mais: O que é controle de vendas e como aplicar? [+ planilha grátis]

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16. Ofereça ofertas limitadas

Agora, se mesmo avançando no ciclo de vendas, seu cliente continua com resistência para finalizar a compra, recomendamos que você tenha sempre uma carta final na manga.

Ofereça condições exclusivas, como um brinde ou desconto apenas para as próximas 24h.

Assim, você estará usando o gatilho mental de urgência para potencializar as chances de finalizar a venda. Nesse caso, é importante frisar que, após o período determinado, a oferta não estará mais disponível.

💡Saiba mais: Gatilhos mentais: o que são e como utilizá-los para gerar vendas?

17. Seja consistente no seu ciclo de vendas

O passo final é manter a consistência do bom trabalho que vem sendo feito. É importante que, ao definir um conjunto de ações e métodos que funcionam, você entenda seu ciclo de vendas como um caminho definido a ser percorrido.

Para isso, tenha regras claras sobre os padrões de tratamento e abordagens. Não se esqueça de ter todos os detalhes alinhados com a sua equipe, para que todos estejam na mesma página em todas as frentes.

💡Saiba mais: Ciclo de vendas: o que é e como otimizar o seu?

Por que treinar a equipe para ter sucesso em vendas?

Seja um vendedor experiente ou alguém que está dando os primeiros passos na área, todos desejam ter sucesso na carreira. Se você tem uma empresa, é natural que um dos seus maiores objetivos seja potencializar as vendas, não é mesmo?

Em ambos os casos, dominar técnicas de oratória, persuasão e empatia são fundamentais para atrair clientes e, com isso, ter sucesso nas vendas.

Independentemente do tipo de venda mais comum na sua empresa, é importante dar suporte ao time comercial para que, cada vez mais, eles consigam trazer clientes engajados, que façam compras recorrentes e indiquem sua empresa para outras pessoas.

Portanto, investir em cursos, treinamentos e capacitação dos funcionários são etapas cruciais para melhorar o atendimento aos potenciais clientes e aumentar as vendas do seu negócio.

💡 Saiba mais: Como aumentar as vendas?

Já sabe como ter sucesso em vendas?

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas sobre como alcançar sucesso em vendas. O mundo do empreendedorismo está cheio de desafios. Por sorte, muitas estratégias foram testadas no passado, deixando um legado de conhecimento sobre quais são as melhores práticas.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre sucesso em vendas

Não existe fórmula mágica para alcançar o sucesso. Apesar disso, existem alguns fatores considerados mais importantes quando falamos de conquistar clientes. É necessário conhecer seu cliente a fundo e usar o rapport para convencê-lo de que seu produto ou serviço é capaz de resolver seus problemas.

Para obter sucesso em vendas, antes você precisa estabelecer metas. Separe-as entre curto e longo prazo, com um caminho definido a ser percorrido. Em seguida, é necessário conhecer a fundo seu público-alvo. Só assim você poderá se comunicar de forma assertiva e convencer seus potenciais clientes de que seu produto ou serviço é o melhor. Além disso, é importante ser sincero e criar diretrizes para seu ciclo de vendas, com padrões de abordagem e tratamento.

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