O que é Symphony Creative Studio e como usar a IA do TikTok?
Você já passou horas tentando criar conteúdo para as redes sociais do seu negócio? Se a sua resposta foi sim, saiba que você não está sozinho! Para boa parte dos empreendedores, criar novos conteúdos para as redes, especialmente os vídeos, é um grande desafio.
Mas a boa notícia é que o TikTok lançou uma nova ferramenta de inteligência artificial (IA) que promete facilitar — e muito — na hora de criar vídeos profissionais para divulgar produtos na plataforma: o TikTok Symphony Creative Studio.
O recurso faz parte do “TikTok Symphony”, um conjunto de ferramentas alimentadas por IA que permite criar roteiros, avatares digitais e até gerar vídeos com inteligência artificial em poucos cliques e sem precisar ser um especialista no assunto.
Se você quer entender como funciona a ferramenta e como ela pode ser útil para o seu e-commerce, continue a leitura! Neste artigo, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre a nova IA do TikTok. Confira!
O que é o Symphony Creative Studio do TikTok?
Symphony Creative Studio é a ferramenta de criação de vídeos com inteligência artificial do TikTok. Lançada globalmente em novembro de 2024, a proposta da ferramenta é facilitar a criação de vídeos para o TikTok Ads, serviço de anúncios pagos da plataforma.
Para isso, o novo recurso oferece uma série de funcionalidades que servem para ajudar os empreendedores e criadores de conteúdo a desenvolverem vídeos criativos e profissionais de forma rápida e sem a necessidade de muita experiência técnica.
Com o Symphony Creative Studio você pode, por exemplo:
Gerar vídeos de produtos a partir da sua descrição
Um dos recursos mais esperados pelos lojistas, o gerador automático de vídeos permite transformar descrições de produtos em vídeos prontos para anunciar qualquer item no TikTok.
Basta informar os detalhes do produto ou adicionar a URL do item na sua loja virtual e carregar imagens ou vídeos curtos mostrando detalhes da mercadoria. Em poucos minutos, a ferramenta vai gerar várias opções de vídeo inspirados nas tendências em alta no TikTok e prontos para usar nos seus anúncios.
💡 Saiba mais: Dicas profissionais para fazer vídeos de produtos
Criar um avatar digital para narrar seus vídeos
Se você prefere criar conteúdos humanizados, outra funcionalidade da IA do TikTok que tem tudo para se tornar uma das suas preferidas é a opção de criar avatares que simulam pessoas reais para apresentar os vídeos.
Aqui, a ferramenta oferece uma série de avatares prontos de várias etnias e em diferentes ambientes para você escolher o que melhor se encaixa no conteúdo. Além disso, também é possível personalizar a voz e o idioma em que o roteiro será narrado — com a opção em português já disponível para uso.
E, se você é do time que não abre mão de estar à frente da marca, outro recurso que estará disponível em breve vai permitir criar um avatar totalmente personalizado a partir das suas próprias características, sendo possível importar até mesmo a sua voz para o personagem.
Vale ficar de olho: ser influenciador digital do próprio negócio é uma tendência do e-commerce para os próximos anos — e essa ferramenta do Symphony Creative Studio pode te ajudar a começar nesse mercado.
"As pessoas gostam dessa relação de proximidade, de ver a dona da marca também como o rosto da marca."
💡 Saiba mais: Como ser um influenciador digital do seu negócio?
Adicionar dublagem e tradução aos conteúdos
Para quem vende produtos para fora do Brasil, mais uma funcionalidade que veio para facilitar na hora de criar anúncios no TikTok é a ferramenta de dublagem e tradução instantânea de qualquer vídeo.
Basta carregar o arquivo em português e escolher o idioma para o qual você quer dublar ou traduzir a legenda — com a opção, inclusive, de fazer a sincronização labial para que o conteúdo fique o mais natural possível e acessível em vários idiomas.
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Editar vídeos de forma rápida com recursos em alta
Por último, o editor de vídeos integrado ao Symphony Creative Studio permite fazer ajustes nos elementos de inteligência artificial adicionados ao vídeo e incluir outros recursos, como músicas em alta no TikTok e transições mais usadas pelos usuários.
Tudo isso para garantir que, em poucos minutos, qualquer pessoa consiga criar um anúncio que seja relevante e atenda aos requisitos da plataforma para se destacar e ser entregue ao maior número de usuários possível.
💡 Saiba mais: Como funciona o TikTok? Tudo que você precisa saber sobre a plataforma
Como funciona a criação automática de vídeos no Symphony Creative Studio?
Como vimos, a criação automática de vídeos funciona com base em inteligência artificial. O usuário fornece as informações básicas e a IA do TikTok combina elementos como imagens, textos e áudios para criar um vídeo personalizado.
Imagine, por exemplo, uma loja virtual de velas aromáticas que está lançando um novo produto. Com o Symphony Studio, basta carregar imagens ou vídeos curtos desse item e descrever o roteiro desejado para a inteligência artificial. Veja um exemplo:
“Use as imagens da vela em um ambiente aconchegante e inclua um texto animado destacando: ‘Velas aromáticas artesanais que exalam pela casa toda’. Adicione também uma música suave ao fundo e um avatar narrando a frase ‘Conheça a coleção AromaZen e transforme seu espaço.’ ao final do vídeo.”
Em poucos minutos, você terá um conteúdo exclusivo e pronto para publicar na plataforma!
Além disso, um dos grandes diferenciais desse recurso é que o Creative Studio tem uma parceria com a Getty Images, que é uma das maiores plataformas de licenciamento de imagens, vídeos e músicas do mundo.
Isso garante que todo conteúdo gerado no Symphony Studio seja liberado para uso comercial. Ou seja, você pode usar o material gerado para anunciar produtos sem se preocupar com direitos autorais, já que imagens, vídeos e áudios são totalmente licenciados.
Por que vale a pena acompanhar a novidade?
Assim como a maioria das novas funcionalidades que surgem nas redes sociais, alguns recursos do Symphony Creative Studio ainda não estão disponíveis em português ou foram liberados apenas para uma pequena parcela dos usuários.
No entanto, a previsão é de que a ferramenta esteja totalmente liberada em breve. Por isso, acompanhar essas atualizações é essencial para aprender a usar os novos recursos a favor da sua marca quanto antes.
Especialmente para as pequenas e médias empresas que, geralmente, não contam com grandes equipes ou orçamentos para investir em marketing, esse pode ser um grande diferencial para se destacar na plataforma.
"Para o pequeno empreendedor, o TikTok é revolucionário. Você não precisa de orçamento para competir com grandes marcas. Se o seu conteúdo é relevante, ele será entregue para as pessoas."
Mas, se você ainda não está convencido de que a ferramenta de inteligência artificial do TikTok pode ser útil para o seu negócio, veja alguns motivos que vão te fazer mudar de ideia:
Anúncios em vídeo convertem mais
De acordo com uma pesquisa divulgada pela revista Exame, anúncios em vídeo geram uma taxa de compra 48% maior do que publicidades estáticas (apenas com imagens).
Quando pensamos no TikTok, existe ainda um fator adicional: segundo a plataforma, os anúncios criados especificamente para o canal conseguem aumentar a intenção de compra dos usuários em até 37%.
Mas, para marcas que estão em várias redes sociais, criar conteúdos específicos para cada canal é uma tarefa que exige muito tempo e esforço. Por isso, o Symphony Creative Studio é uma forma rápida e prática de não só criar, como também adaptar conteúdos de outras redes para os padrões do TikTok na hora de anunciar.
UGC está em alta
UGC é a sigla para User Generated Content, ou Conteúdo Gerado por Usuário, em português. Na prática, é todo conteúdo produzido pelo consumidor de uma marca e compartilhado online, como o review ou resenha de um produto.
Em e-commerces, por exemplo, a inclusão de conteúdos UGC pode aumentar a taxa de conversão em até 161%, segundo levantamento feito pela plataforma Bazaar Voice.
A ideia é que ter pessoas reais usando os produtos tem se mostrado uma prova social mais confiável aos olhos dos consumidores. E, embora os vídeos criados com o Symphony Creative Studio não sejam, de fato, conteúdos UGC, eles cumprem o papel de humanizar o anúncio por meio dos avatares digitais.
💡 Saiba mais: O que é UGC (Conteúdo Gerado por Usuário) e como usar essa estratégia?
O Tiktok está crescendo
Por último, vale lembrar que o TikTok continua crescendo a cada ano. E se engana quem pensa que essa ainda é uma rede usada só pelos jovens, pois também existe um crescimento significativo entre os usuários acima de 45 anos.
Todo esse público quer não apenas se entreter, mas também comprar. Segundo dados do TikTok World 2024, 61% dos usuários fizeram uma compra diretamente no TikTok ou depois de ver um anúncio na plataforma.
E, se você quer aprender a fundo como usar o TikTok na sua estratégia de vendas, confira as dicas de Silvia Belluzzo, diretora de marketing para pequenas e médias empresas no TikTok, no podcast Segue a Linha:
🎙️ Ouça o podcast: Como usar o TikTok e transformar engajamento em vendas, com Silvia Belluzzo, no YouTube, Spotify e Apple Podcasts
Como começar a usar o Symphony Creative Studio?
Para começar a usar o Symphony Creative Studio, basta criar uma conta do TikTok for Business e acessar a página inicial do Symphony Studio, que está liberada para todos os usuários.
Se você já vende pela internet, a dica também é fazer a integração da sua loja virtual com a sua conta do TikTok, pois isso vai facilitar na hora de importar informações dos produtos para criar anúncios na plataforma — que é a principal função do Creative Studio.
Dica: a Nuvemshop é parceira de marketing certificada do TikTok. Então, se você tem uma loja na plataforma, pode fazer essa integração de forma simples e rápida seguindo o tutorial abaixo:
👉 Confira: Como integrar o TikTok Ads com a sua loja Nuvemshop?
Ao acessar o Symphony Creative Studio, é possível ver todas as funcionalidades inclusas. Basta clicar e a própria ferramenta oferece um tutorial básico indicando o passo a passo para começar a usar cada recurso.
No entanto, vale lembrar que algumas funções ainda não estão disponíveis em português ou não foram liberadas para uso de todos os usuários. Se for o caso, você verá uma mensagem indicando a limitação.
Entendeu como funciona o Symphony Creative Studio?
Não é segredo que o TikTok tem conquistado uma atenção cada vez maior dos consumidores. E, para se destacar entre os concorrentes, é importante estar atento às novidades da plataforma — e isso inclui o lançamento do Symphony Creative Studio no Brasil.
Mas, para quem quer realmente lucrar na internet, o segredo é contar com uma loja virtual própria e usar outros canais para atrair os consumidores para o seu negócio.
Se você está pronto para dar esse passo, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop ainda hoje e integre o seu e-commerce com as principais plataformas e redes sociais do mercado de forma fácil, rápida e sem precisar de conhecimentos técnicos para começar! 💙