O que significa take away e como funciona esse serviço?

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Pontos principais do artigo:
  • Take away significa “levar para fora” ou “para viagem”. No contexto dos restaurantes, ela representa o pedido para retirada;
  • Ou seja, a expressão é utilizada para descrever o serviço em que você compra comida em um estabelecimento e retira para consumir em outro lugar;
  • Na Nuvemshop, você pode criar a sua loja virtual com 7 dias de teste grátis e vender comida pela internet com frete personalizado para facilitar as suas entregas.

Se você vende comida, seja em um espaço físico ou virtual, sabe que a entrega é um dos maiores desafios desse tipo de negócio, não é mesmo? Mas uma solução tem se tornado cada vez mais comum para ajudar a solucionar esse problema: o take away.

Esse é um tipo de serviço em que o próprio consumidor tem a opção de ir até o restaurante e retirar o seu pedido. Assim, é possível oferecer mais comodidade para quem não quer arcar com a taxa de entrega, além de aumentar a margem de lucro do estabelecimento.

Ficou em dúvida e quer saber se é possível adotar esse modelo no seu negócio? Então, continue a leitura! Neste artigo, vamos entender o que é take away, como funciona, quais as vantagens e como implementar. Confira!

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O que significa take away?

Take away é uma expressão em inglês que significa tirar, levar ou remover. No contexto de restaurantes, lanchonetes ou empreendimentos de food service, a expressão representa o pedido para retirada, quando o próprio cliente busca o alimento na loja.

Quem tem o costume de comprar ou vender comida pela internet, por exemplo, provavelmente já viu a opção de “Retire no estabelecimento” como meio de entrega. Na prática, esse é o modelo de serviço do take away traduzido para o mercado brasileiro.

💡 Saiba mais: Ideias de comida para fazer em casa, vender e ganhar dinheiro

Como funciona o serviço de take away em restaurantes?

O take away funciona de forma bem simples, dividido em quatro etapas básicas:

  • Pedido: cliente faz o pedido pelo site, aplicativo, telefone ou mesmo no próprio estabelecimento e seleciona a opção de retirar no balcão;
  • Pagamento: o consumidor pode pagar de forma online junto com o pedido (mais comum) ou no momento da retirada;
  • Preparo: o restaurante prepara a comida normalmente e adiciona uma embalagem que mantenha a temperatura e a qualidade durante o transporte;
  • Retirada: ao receber a mensagem que o pedido está pronto, o cliente vai até o local e retira o seu pedido para consumir onde preferir.

Ou seja, o modelo funciona de forma parecida com o Click & Collet de lojas online, em que o cliente pode fazer uma compra no meio virtual e retirar o item no ponto físico. A única diferença é que, nesse caso, alguns restaurantes também permitem que o consumidor faça o pedido no próprio estabelecimento.

O Subway, por exemplo, que é uma das maiores redes de fast food do Brasil, oferece a opção para que os clientes montem o seu sanduíche na loja e levem para viagem. Esse é um exemplo de venda take away.

Qual a diferença entre take away, drive-thru e delivery?

Take away, drive-thru e delivery são formas de fazer pedidos nos restaurantes sem consumir o alimento naquele local. Aqui, a principal diferença entre as opções é a forma como o pedido vai ser entregue ao consumidor.

Isso porque, no take away, o cliente vai pessoalmente até o local para retirar a refeição. Já no drive-thru, ele faz o pedido e recebe a comida no carro, em um balcão de atendimento específico para veículos, sem precisar entrar no restaurante.

Por fim, o delivery é a famosa entrega por motoboy ou ciclista, muito comum nos apps de comida. Nesse caso, o consumidor faz o pedido e o restaurante é o responsável por fazer a entrega no endereço indicado, sem que o cliente precise sair de casa.

💡 Saiba mais: Como montar um delivery em casa?

Quais as vantagens do take away?

Além de ser uma opção de entrega extra, o take away pode oferecer algumas vantagens importantes para o seu negócio. Veja algumas das principais:

Custos menores para começar

Quando comparado a outros modelos, como o drive-thru ou o delivery, o take away exige um investimento inicial menor, já que não é necessário contratar um entregador ou montar uma grande infraestrutura de estacionamento para receber os veículos.

Para quem está começando um negócio do zero ou tem um restaurante de pequeno porte, esse pode ser um grande diferencial para conseguir um lucro maior nas vendas e acumular capital para reinvestir e expandir a empresa.

Diferencial para atrair mais clientes

Além de reduzir o custo para o empreendedor, o take away também é uma opção mais barata para o consumidor, que não precisa arcar com as taxas de entrega. Assim, essa pode ser uma maneira de atrair mais clientes para o negócio.

Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar a sua loja online para contar com todas as vantagens de vender comida em um e-commerce próprio e oferecer o take away por meio do frete personalizado, que está disponível em todas as opções de planos com 7 dias de teste grátis!

👉 Confira: Como configurar entrega personalizada na minha Nuvemshop?

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Menos limitações de cardápio

Ao contrário do delivery, em que alguns pratos podem não ser viáveis para entrega, o take away permite que o cliente escolha qualquer item do cardápio, já que ele mesmo será responsável por buscar e transportar o alimento.

Os bolos decorados, por exemplo, são difíceis de serem transportados por motoboys. Mas, com a opção de retirada, o cliente pode buscar soluções mais seguras para transportar o pedido, como ir acompanhado de outra pessoa.

💡 Saiba mais: Como montar uma loja de bolo caseiro para vender?

Como adotar o take away no seu negócio?

Como vimos, uma das grandes vantagens do take away é que é um modelo de operação simples de ser implementado. Então, se você gostou da ideia e pensa em adotar no seu negócio, veja algumas dicas para começar:

Peça informações dos clientes

Caso você ofereça a opção de pagamento na retirada, é importante cadastrar os dados dos clientes para evitar prejuízos, como alguém que faz um pedido, mas não aparece para retirá-lo.

Outra dica é vender por meio dos apps de entrega de comida, como iFood ou Uber Eats. Isso porque eles já têm essas informações dos consumidores, o que traz mais segurança caso seja necessário fazer uma cobrança adicional, por exemplo.

Se precisar de ajuda, você também pode utilizar a nossa planilha gratuita de cadastro de clientes:

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Prepare um espaço para retirada

Também vale a pena reservar um espaço específico no restaurante para a retirada dos pedidos. Isso vai otimizar o tempo dos clientes e evitar que possíveis filas ou conversas atrapalhem as pessoas que estão consumindo no local.

Aqui, o ideal é que seja uma área de fácil acesso para todos. Mas você também pode usar placas de sinalização para indicar onde os pedidos de take away devem ser retirados.

Treine os colaboradores

Por último, lembre-se de treinar os seus colaboradores para lidar com essa logística de entrega, o que é fundamental para garantir uma experiência positiva e a fidelização dos clientes que utilizam esse modelo.

Isso inclui, por exemplo, saber gerenciar o tempo para que o pedido não fique pronto muito antes ou depois do horário combinado. Assim, o consumidor poderá retirar o item na temperatura ideal e em perfeitas condições.

Entendeu o que é take away?

Se você ainda não sabia o que significa take away, esperamos que este conteúdo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto e te preparado para adotar esse modelo de operações no seu negócio.

E, se você quer aumentar ainda mais as vendas, que tal começar a vender comida pela internet com a Nuvemshop? Crie sua loja virtual ainda hoje e conte com os recursos de frete personalizado para facilitar as suas entregas! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre take away

Take away é um modelo de serviço no qual o consumidor faz um pedido em um restaurante, seja presencialmente, por telefone ou por meio de aplicativos, e retira o alimento pessoalmente para consumir em outro local.

No take away, o cliente vai pessoalmente retirar a refeição. Já no delivery, o pedido é entregue por um motoboy, enquanto no drive-thru, o cliente faz o pedido e recebe a comida no carro, em um balcão de atendimento específico para veículos.

O cliente faz o pedido e recebe uma notificação do restaurante quando a sua refeição estiver pronta. Nessa hora, ele deve ir até o local para retirar o pedido e consumir onde preferir, como em casa ou no trabalho.

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