Quais são os novos tamanhos de post no Instagram em 2025?
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- O novo tamanho padrão para post no Instagram é o formato retrato, seguindo a proporção 4:5, que preenche toda a tela do smartphone;
- Ainda é possível publicar no tamanho quadrado ou horizontal, mas as imagens serão cortadas na visualização do feed;
- Caso precise ajustar suas fotos antes de criar novas publicações, use o Redimensionador de Imagens online e gratuito da Nuvemshop.
Se você usa as redes sociais com frequência, já viu que existe um novo tamanho de feed no Instagram em 2025. E, como sabemos, a experiência visual faz toda a diferença para aumentar o engajamento na plataforma, por isso, é importante ficar atento a essa mudança.
Afinal, uma boa publicação consegue gerar bastante impacto no público, fortalecer a imagem da marca, divulgar produtos e até concretizar vendas. Mas, para isso, é importante criar conteúdos alinhados às exigências da plataforma, prestando atenção ao tamanho do post no Instagram.
Assim, além das regras que já conhecemos sobre postar conteúdos de qualidade, com imagens bonitas e bem editadas, também é preciso conhecer o novo formato da plataforma — e aprender como se adequar a ele.
Quer entender qual o tamanho do post no novo formato do Instagram em 2025? Então, continue a leitura e confira um guia completo para publicar imagens com as medidas recomendadas pelas principais redes sociais.
E, se precisar de ajuda para ajustar o tamanho de um conteúdo antes de postar, use o redimensionador de imagens gratuito da Nuvemshop:
Qual é o novo tamanho do post no Instagram em 2025?
O novo tamanho para o feed do Instagram é de 1080 x 1350 px, seguindo a proporção 4:5, já adotada pelas publicações em formato retrato. A diferença é que, com a atualização, as imagens passam a ser exibidas também no formato retangular (não mais quadrado) no feed da rede social.
No entanto, a atualização muda apenas o tamanho do feed do Instagram. Na prática, os usuários podem continuar publicando imagens também no formato quadrado ou paisagem — nesse caso, apenas a visualização será ajustada no perfil.
Veja qual o tamanho para post no Instagram ideal para cada tipo de publicação:
Quadrado
Considerado o formato padrão do Instagram por muito tempo, as imagens quadradas seguem a proporção 1:1, com tamanho de 1080 px por 1080 px. Nesse caso, a largura e a altura da imagem devem ter a mesma medida.
Retrato
Escolhido como o novo tamanho oficial para o feed do Instagram em 2025, publicações em tamanho retrato seguem a proporção 4:5, com tamanho aproximado de 1080 px por 1350 px. Neste formato, a largura da foto é menor que sua altura, formando um retângulo vertical.
Paisagem
Por fim, as fotos em formato paisagem, ou horizontais, costumam ter o tamanho de 1080 px por 566 px, uma proporção de 16:9. Nesse caso, a largura da imagem é maior que sua altura, ideal para fotos panorâmicas.
💡 Saiba mais: Como tirar fotos bonitas de produtos para Instagram?
Por que o feed do Instagram mudou?
Segundo o CEO da empresa, Adam Mosseri, o novo tamanho do feed busca melhorar a experiência de visualização para aumentar ainda mais a quantidade de interações com as publicações.
Isso porque esse tamanho de post para Instagram é ideal para preencher toda a tela do smartphone do usuário, garantindo uma experiência mais imersiva. Dessa forma, as chances de se ter mais engajamento com a publicação — e com a plataforma — são maiores.
No entanto, se você prefere as imagens quadradas, saiba que a atualização também trouxe uma ferramenta de edição para ajustar a visualização do conteúdo. Ou seja, você ainda pode publicar no formato quadrado e usar a ferramenta para adicionar bordas na visualização do feed e evitar que a imagem seja cortada.
Para isso, basta seguir o passo a passo:
1. Clique nos três pontinhos no canto superior direito da publicação
2. Selecione a opção “Ajustar prévia”
3. Clique em “Ajustar”
Ao selecionar a opção de “Ajustar”, você também poderá editar a cor das bordas clicando em “Plano de fundo”.
💡 Saiba mais: Guia completo para editar fotos no Instagram
Tamanho de Stories do Instagram
O tamanho dos stories do Instagram é 1080 px por 1920 px, o que corresponde a uma proporção de 9:16. De forma resumida, os Stories são publicações que aparecem na parte superior da página do Instagram e permanecem disponíveis por 24 horas.
Tamanho dos vídeos para Instagram
Desde 2024, a única maneira de publicar vídeos no Instagram é por meio dos Reels. Nesse caso, as proporções são as mesmas que os vídeos dos Stories: 1080 px por 1920 px, que corresponde a uma proporção de 9:16.
No entanto, é importante ter atenção ao tamanho da pré-visualização desse tipo de conteúdo. Isso porque, no perfil, os Reels seguem o mesmo tamanho do feed do Instagram. Ou seja, formato retrato, com a proporção de 4:5.
Assim, se a sua publicação tem uma capa com algo escrito, por exemplo, é importante que esse conteúdo esteja dentro desse formato. Caso contrário, a imagem será cortada no feed e os usuários só verão a mensagem ao clicar no Reel.
Dica: é importante conhecer o tamanho do post em vídeo no Instagram, já que os usuários costumam engajar mais com esse tipo de conteúdo.
Qual é o tamanho do post em outras redes sociais?
Agora que você já sabe qual o tamanho do post no Instagram, seja vídeo ou imagem, chegou o momento de entender como as outras redes sociais exibem esse tipo de conteúdo. Confira:
Apesar de ter perdido força nos últimos anos, o Facebook segue sendo uma das redes sociais mais acessadas pelas pessoas na internet. Para postar nessa rede social sem que sua imagem perca qualidade, siga as medidas abaixo:
- Post no feed: 1080 px por 1080 px, 1080 px por 608 px ou 1080 px por 1350 px;
- Vídeo: 1920 px por 1080 px no formato paisagem, ou seja, na horizontal;
- Imagens de links: a foto será cortada pelo próprio Facebook no tamanho 1200 px por 630 px;
- Imagem do perfil: 180 px por 180px;
- Carrossel: 1080 px por 1080 px;
- Stories: 1080 px por 1920 px;
- Imagem da capa de eventos: 1200 px por 628 px;
- Imagem de capa do perfil ou fanpage: 828 px por 315 px no desktop e 640 px por 360 px em dispositivos móveis;
- Imagem de capa do grupo: 1640 px por 856 px no desktop e 1640 px por 664 px em dispositivos móveis.
💡Saiba mais: O que é Facebook e como usar a rede social em 2025?
TikTok
O TikTok é a rede social queridinha do momento, voltada para a criação de vídeos curtos, dublagens, duetos e reações, um tipo de vídeo conhecidos como reactions.
As medidas ideais de posts no TikTok devem ser as seguintes:
- Imagem do perfil: 200 px por 200 px;
- Vídeo do feed: 1080 px por 1920 px, na proporção de 9:16.
Também é importante saber que os vídeos no TikTok devem ter de 15 segundos até três minutos de duração. Os tipos de arquivo aceitos pela plataforma são MP4 ou WebM, com resolução mínima de 540 pixels.
Além disso, é possível publicar vídeos na horizontal, ou seja, no formato paisagem, mas o ideal é produzir conteúdos na vertical, para ele ocupar toda a tela do dispositivo do usuário e retê-lo mais.
💡Saiba mais: Aprenda tudo sobre como usar o TikTok
O Pinterest é uma plataforma completamente visual, um lugar onde os usuários vão para buscar referências para tudo que precisarem, como decoração de casa, moda, maquiagem, jardinagem etc.
O tamanho de post no Pinterest é o seguinte:
- Imagem do perfil: 720 px por 720px;
- Capa das pastas: 200 px por 200 px;
- Pins: 1000 px por 1500 px, na proporção de 2:3.
💡Saiba mais: Como vender no Pinterest e alavancar o seu negócio?
O WhatsApp é o maior aplicativo de mensagens instantâneas no Brasil. É por esse motivo que muitas empresas investem na criação da conta comercial do WhatsApp para vender pela plataforma.
Pensando na criação de conteúdo, o tamanho das imagens deve ser o seguinte:
- Imagem de perfil: 192 px por 192px;
- Thumbnail na conversa: 600 px por 600px;
- Imagem da capa para WhatsApp Business: 590 px por 340 px;
- Imagem e vídeo no status: 1080 px por 1920 px.
Ainda é importante saber que o WhatsApp permite o envio de vídeos nos formatos 3GP e MPEG4. O tamanho máximo de vídeos permitido pela plataforma é de 16 MB, e os vídeos postados no status podem ter até 30 segundos.
💡Saiba mais: Como vender pelo WhatsApp e ter sucesso neste canal
O LinkedIn é uma rede social empresarial que oferece várias oportunidades para quem está em busca de uma oportunidade de trabalho ou para quem deseja atrair clientes.
Se você trabalha com produção de conteúdo para a rede social, é importante ficar de olho nas seguintes medidas:
- Imagem de perfil: 300 px por 300 px;
- Imagem de capa: 1536 px por 768 px;
- Imagem no feed: 1200 px por 1200 px;
- Link e imagem: 1200 px por 627 px.
💡Saiba mais: O que é LinkedIn e como usar a rede social profissional?
YouTube
O YouTube é a maior plataforma de vídeos do mundo e uma excelente ferramenta para produzir conteúdos. Por esse motivo, é extremamente importante ter uma estratégia de marketing digital voltada para essa rede social.
Os tamanhos de post mais usados no YouTube são:
- Imagem de perfil: 800 px por 800 px;
- Capa do canal: 1546 px por 423 px.
Contudo, é importante ficar atento à exibição desses arquivos em cada tipo de tela. Veja como ficam os tamanhos em alguns dispositivos:
- TV: 2560 px por 1440 px;
- Computadores: 2560 px por 423 px;
- Tablet: 1855 px por 423 px;
- Smartphones: 1546 px por 423 px.
💡Saiba mais: Passo a passo de como vender no YouTube
Embora o Twitter seja uma rede social voltada para o texto, a plataforma também admite postagens de imagens, vídeos e GIFs.
Veja, a seguir, quais os tamanhos ideais para posts no Twitter:
- Imagem do perfil: 800 px por 800 px;
- Imagem de capa: 1500 px por 500 px, na proporção 3:1;
- Imagem do feed: 1200 px por 1200 px, 1600 px por 900 px ou 800 px por 418 px.
Também é importante saber que são aceitas imagens nos formatos PNG, GIF e JPEG. Em relação aos vídeos, os formatos ideais são MP4 ou MOV.
💡 Saiba mais: Guia de marketing no Twitter
Telegram
O Telegram é uma plataforma voltada para a troca de mensagens instantâneas na nuvem. Ele é o maior concorrente do WhatsApp e seu número de usuários no Brasil cresce em razão da gama de ferramentas que a plataforma oferece.
Veja, abaixo, quais são os tamanhos de imagem ideais:
- Imagem de perfil: 140 px por 140 px;
- Vídeo de perfil: 140 px por 140 px, entre cinco e 15 segundos;
- Vídeo nas conversas: até 2 GB de tamanho, no formato MP3.
💡 Saiba mais: Como criar um grupo de vendas no Telegram e ter sucesso?
Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta que ajuda as empresas a serem encontradas pelos usuários no Google e no Maps.
As imagens adicionadas na plataforma podem ter os seguintes tamanhos:
- Imagem de perfil: 800p x por 800 px;
- Publicação: 1920 px por 1080 px.
O próprio Google Meu Negócio recomenda que as imagens estejam nos formatos JPG ou PNG, com um arquivo entre 10 KB e 5 MB. Além disso, é ideal que as fotos estejam nítidas, com boa iluminação e sem aplicação de filtros.
💡 Saiba mais: Como aparecer no topo do Google em 2025?
Se você usa as redes sociais para vender, sabe que elas podem fazer toda a diferença na hora de atrair clientes e tornar a sua marca mais conhecida no mercado. No entanto, vale lembrar que vender só pelas redes sociais pode não ser sustentável a longo prazo.
Afinal, esses são canais que demandam uma venda manual, em que o lojista precisa estar a frente de todas as etapas para responder o cliente, enviar o link de pagamento, informar sobre o envio, acompanhar o pós-venda, entre outros.
Por isso, adicionar um site de vendas à sua estratégia é essencial para automatizar a operação e escalar os resultados. Isso porque, com um e-commerce, seus clientes do Instagram e outras redes sociais podem finalizar as compras no site. Assim, você consegue divulgar seu negócio em diferentes canais de venda e, ainda assim, ter tempo para focar no crescimento da sua marca.
"Na minha cabeça, o site era como um catálogo. Mas, vendo todos os recursos que a Nuvemshop tinha, eu percebi que o poder de venda que um site tem é muito grande. Eu não precisava mais fazer todo o trabalho sozinha no Instagram."
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Já sabe todos os tamanhos de post no Instagram?
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender qual o tamanho de um post no Instagram mais adequado para o tipo de publicação que você deseja fazer.
Embora as redes sociais sejam muito diversas, assim como os formatos de imagens aceitos por elas, é importante produzir conteúdos de qualidade, que sejam interessantes, bem feitos e alinhados ao interesse do seu público-alvo. Caso contrário, não será possível engajar a audiência e gerar vendas para o seu negócio.
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