Tamanhos das imagens do post para Instagram: guia para usar a rede social
- O tamanho ideal para um post no Instagram é de 1080x1080 pixels (quadrado), 1080x1350 pixels (vertical) ou 1080x566 pixels (horizontal);
- Para Reels, Stories e IGTV, este padrão é outro;
- Caso precise ajustar suas imagens antes de criar novas publicações, use o Redimensionador de Imagens online e gratuito da Nuvemshop.
Há uma série de regras que devem ser seguidas para você postar conteúdos de qualidade, com imagens bonitas e bem editadas de acordo com o seu objetivo e com a plataforma usada.
Quer entender qual o tamanho do post no Instagram e outras redes sociais, como Facebook, Pinterest e TikTok? Então, pegue papel e caneta para anotar todas as dicas e usá-las nas publicações da sua loja virtual!
Qual é o tamanho do post no Instagram?
O tamanho do post no Instagram para fotos quadradas é de 1080 x 1920 pixels para Instagram Stories, IGTV e Reels. Imagens quadradas no feed do Instagram devem seguir a proporção de 1080 x 1080 pixels; 1080 x 566 pixels se o formato for horizontal ou 1080 x 1350 pixels caso a postagem seja vertical.
A seguir, veja qual o tamanho para post no Instagram ideal para cada tipo de publicação. Acompanhe:
Tamanho feed Instagram
O feed do Instagram é onde aparecem todas as publicações dos perfis seguidos ou alinhados ao seu interesse. Ou seja, é uma linha do tempo infinita na qual os usuários conseguem ver as publicações de todas as páginas relacionadas às suas preferências.
Para fazer uma publicação no feed, as imagens podem ter três formatos distintos: quadrado, retrato e paisagem.
💡 Saiba mais: Como tirar fotos bonitas de produtos para Instagram? 13 dicas
Quadrado
A proporção ideal para esse formado de feed de Instagram, isto é, o quadrado, é de 1:1, e o tamanho do post deve ter por volta de 1080 px por 1080 px. Isso quer dizer que a largura e a altura da imagem devem ter a mesma medida.
Retrato
Para publicações em tamanho retrato, ou seja, na vertical, a resolução deve ter 1080 px por 1350 px e a proporção precisa ser 4:5. Neste tamanho de feed de Instagram, isso quer dizer que a largura da foto é menor que sua altura.
Esse tamanho de post para Instagram é ideal para preencher toda a tela do smartphone do usuário, garantindo uma experiência mais imersiva. Dessa forma, as chances de ter mais engajamento com a publicação são maiores.
Paisagem
Por fim, as fotos em formato paisagem, ou horizontais, costumam ter o tamanho de 1080 px por 566 px, uma proporção de 16:9. Nesse caso, a largura da imagem é maior que sua altura.
Esse formato de feed de Instagram é ideal para fotografias panorâmicas, aquelas que passam uma sensação de amplitude por retratarem paisagens ou espaços grandes. No entanto, esse tamanho de post para Instagram não é a melhor opção para adicionar textos ou destacar algum item, como fotos de produtos.
💡 Saiba mais: Como tirar fotos para e-commerce?
Tamanho de Stories do Instagram
O tamanho dos stories do Instagram é 1080 px por 1920 px, o que corresponde a uma proporção de 9:16. De forma resumida, os Stories são publicações que aparecem na parte superior da página do Instagram e permanecem disponíveis por 24 horas.
O tempo de duração de um único Story é de 15 segundos, por isso é importante não adicionar muito texto, já que os usuários não conseguirão ler tudo tão rápido.
💡 Saiba mais: Guia completo para editar fotos no Instagram
📹 Veja também: Como tirar boas fotos para o Instagram e site da sua loja?
Qual o tamanho dos vídeos para Instagram?
Também é importante conhecer o tamanho do post em vídeo no Instagram, já que os usuários costumam engajar mais com esse tipo de conteúdo. Veja abaixo os formatos ideais:
Formato de feed de Insatagram
Seguindo a mesma lógica dos tamanhos das imagens no feed do Instagram, os vídeos podem ter os tamanhos quadrado, retrato e paisagem. Portanto, os tamanhos são os seguintes:
- 1080 px por 1080 px;
- 1080 px por 1350 px;
- 1080 px por 566 px.
No entanto, tente priorizar os vídeos na horizontal e com menos de 4 GB. Em relação à duração, o conteúdo não pode passar de 60 segundos.
Tamanho para Stories do Instagram
Os vídeos nos Stories devem obedecer o tamanho de 1080 px por 1920 px para que seu conteúdo ocupe toda a tela do celular do usuário. Quanto à duração, os vídeos são exibidos por até 15 segundos, mas nada impede que você faça uma produção mais longa e a exiba em mais de um Story.
💡 Saiba mais: Tamanho de anúncios do Facebook: especificações e formatos
Tamanho do Reels do Instagram
O Instagram Reels é o concorrente direto do TikTok e tem feito sucesso de uns tempos para cá. A boa notícia para você que produz conteúdo na rede social é que as proporções são as mesmas que os vídeos dos Stories.
Ou seja, priorize o tamanho 1080 px por 1920 px, que corresponde a uma proporção de 9:16. Em relação à duração, os vídeos do Reels podem ter até 30 segundos.
Além disso, é importante ter atenção ao tamanho da pré-visualização desse tipo de conteúdo. Os usuários que entram no seu feed do Reels veem a capa dos vídeos no formato retrato, com a proporção de 4:5.
Por fim, confira o infográfico com os tamanhos dos principais posts do Instagram:
Qual é o tamanho do post em outras redes sociais?
Agora que você já sabe qual o tamanho do post no Instagram, seja vídeo ou imagem, chegou o momento de entender como as outras redes sociais exibem esse tipo de conteúdo. Confira:
Apesar de ter perdido força nos últimos anos, o Facebook segue sendo uma das redes sociais mais acessadas pelas pessoas na internet. Para postar nessa rede social sem que sua imagem perca qualidade, é preciso seguir as medidas abaixo:
- Post no feed: 1080 px por 1080 px, 1080 px por 608 px ou 1080 px por 1350 px;
- Vídeo: 1920 px por 1080 px no formato paisagem, ou seja, na horizontal;
- Imagens de links: a foto será cortada pelo próprio Facebook no tamanho 1200 px por 630 px;
- Imagem do perfil: 180 px por 180px;
- Carrossel: 1080 px por 1080 px;
- Stories: 1080 px por 1920 px;
- Imagem da capa de eventos: 1200 px por 628 px;
- Imagem de capa do perfil ou fanpage: 828 px por 315 px no desktop e 640 px por 360 px em dispositivos móveis;
- Imagem de capa do grupo: 1640 px por 856 px no desktop e 1640 px por 664 px em dispositivos móveis.
TikTok
O TikTok é a rede social queridinha do momento, voltada para a criação de vídeos curtos, dublagens, duetos e reações, um tipo de vídeo conhecidos como reactions.
As medidas ideais de posts no TikTok devem ser as seguintes:
- Imagem do perfil: 200 px por 200 px;
- Vídeo do feed: 1080 px por 1920 px, na proporção de 9:16.
Também é importante saber que os vídeos no TikTok devem ter de 15 segundos até três minutos de duração. Os tipos de arquivo aceitos pela plataforma são MP4 ou WebM, com resolução mínima de 540 pixels.
Além disso, é possível publicar vídeos na horizontal, ou seja, no formato paisagem, mas o ideal é produzir conteúdos na vertical, para ele ocupar toda a tela do dispositivo do usuário e retê-lo mais.
💡Saiba mais: Aprenda tudo sobre como usar o TikTok
O Pinterest é uma plataforma completamente visual, um lugar onde os usuários vão para buscar referências para tudo que precisarem, como decoração de casa, moda, maquiagem, jardinagem etc.
O tamanho de post no Pinterest é o seguinte:
- Imagem do perfil: 720 px por 720px;
- Capa das pastas: 200 px por 200 px;
- Pins: 1000 px por 1500 px, na proporção de 2:3.
O WhatsApp é o maior aplicativo de mensagens instantâneas no Brasil. É por esse motivo que muitas empresas investem na criação da conta comercial do WhatsApp para vender pela plataforma.
Pensando na criação de conteúdo, o tamanho das imagens deve ser o seguinte:
- Imagem de perfil: 192 px por 192px;
- Thumbnail na conversa: 600 px por 600px;
- Imagem da capa para WhatsApp Business: 590 px por 340 px;
- Imagem e vídeo no status: 1080 px por 1920 px.
Ainda é importante saber que o WhatsApp permite o envio de vídeos nos formatos 3GP e MPEG4. O tamanho máximo de vídeos permitido pela plataforma é de 16 MB, e os vídeos postados no status podem ter até 30 segundos.
💡Saiba mais: Como vender pelo WhatsApp: 14 dicas para ter sucesso com a estratégia
O LinkedIn é uma rede social empresarial que oferece várias oportunidades para quem está em busca de uma oportunidade de trabalho ou para quem deseja atrair clientes.
Se você trabalha com produção de conteúdo para a rede social, é importante ficar de olho nas seguintes medidas:
- Imagem de perfil: 300 px por 300 px;
- Imagem de capa: 1536 px por 768 px;
- Imagem no feed: 1200 px por 1200 px;
- Link e imagem: 1200 px por 627 px.
💡Saiba mais: Aprenda como fazer marketing no LinkedIn
YouTube
O YouTube é a maior plataforma de vídeos do mundo e uma excelente ferramenta para produzir conteúdos. Por esse motivo, é extremamente importante ter uma estratégia de marketing digital voltada para essa rede social.
Os tamanhos de post mais usados no YouTube são:
- Imagem de perfil: 800 px por 800 px;
- Capa do canal: 1546 px por 423 px.
Contudo, é importante ficar atento à exibição desses arquivos em cada tipo de tela. Veja como ficam os tamanhos em alguns dispositivos:
- TV: 2560 px por 1440 px;
- Computadores: 2560 px por 423 px;
- Tablet: 1855 px por 423 px;
- Smartphones: 1546 px por 423 px.
💡Saiba mais: Como vender no YouTube: passo a passo para começar
Embora o Twitter seja uma rede social voltada para o texto, a plataforma também admite postagens de imagens, vídeos e GIFs.
Veja, a seguir, quais os tamanhos ideais para posts no Twitter:
- Imagem do perfil: 800 px por 800 px;
- Imagem de capa: 1500 px por 500 px, na proporção 3:1;
- Imagem do feed: 1200 px por 1200 px, 1600 px por 900 px ou 800 px por 418 px.
Também é importante saber que são aceitas imagens nos formatos PNG, GIF e JPEG. Em relação aos vídeos, os formatos ideais são MP4 ou MOV.
💡 Saiba mais: Guia de marketing no Twitter
Telegram
O Telegram é uma plataforma voltada para a troca de mensagens instantâneas na nuvem. Ele é o maior concorrente do WhatsApp e seu número de usuários no Brasil cresce em razão da gama de ferramentas que a plataforma oferece.
Veja, abaixo, quais são os tamanhos de imagem ideais:
- Imagem de perfil: 140 px por 140 px;
- Vídeo de perfil: 140 px por 140 px, entre cinco e 15 segundos;
- Vídeo nas conversas: até 2 GB de tamanho, no formato MP3.
Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta que ajuda as empresas a serem encontradas pelos usuários no Google e no Maps.
As imagens adicionadas na plataforma podem ter os seguintes tamanhos:
- Imagem de perfil: 800p x por 800 px;
- Publicação: 1920 px por 1080 px.
O próprio Google Meu Negócio recomenda que as imagens estejam nos formatos JPG ou PNG, com um arquivo entre 10 KB e 5 MB. Além disso, é ideal que as fotos estejam nítidas, com boa iluminação e sem aplicação de filtros.
🎥 Veja também: Como turbinar as publicações no Instagram?
E, se você ainda não tem um site de vendas, que tal montar uma loja virtual na Nuvemshop? Com um e-commerce, seus clientes do Instagram e outras redes sociais podem finalizar as compras no site. Assim, você consegue divulgar seu negócio em diferentes canais de venda e, ainda assim, ter tempo para focar no crescimento da sua marca!
Já sabe todos os tamanhos de post no Instagram?
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender qual o tamanho de um post no Instagram mais adequado para o tipo de publicação que você deseja fazer.
Embora as redes sociais sejam muito diversas, assim como os formatos de imagens aceitos por elas, é importante produzir conteúdos de qualidade, que sejam interessantes, bem feitos e alinhados ao interesse do seu público-alvo. Caso contrário, não será possível engajar a audiência e gerar vendas para o seu negócio.
E, se você já vende pelas redes sociais, que tal criar sua loja virtual grátis para fortalecer sua estratégia? A Nuvemshop pode ajudar você a vender de maneira profissional para milhares de pessoas. 💙