6 melhores técnicas de SEO para um site
As principais técnicas de SEO para site são:
- Defina palavras-chave relevantes
- Escreva conteúdos de qualidade
- Trabalhe nas metas title e metas description da sua página
- Tenha cuidado com as imagens
- Trabalhe o link building
- Tenha um site com design responsivo
Quer entender a importância dessa estratégia para o seu negócio? Continue a leitura deste artigo!
Quem faz vendas pela internet sabe que um dos principais desafios do e-commerce é aparecer nas primeiras posições do Google. Por isso, é preciso conhecer as técnicas de SEO, ou seja, estratégias de otimização de site que visam atrair mais visitantes para a sua página e aumentar a taxa de conversão do seu negócio.
Com o método bem trabalhado, é possível destacar a sua loja virtual da concorrência, se tornar referência no mercado e aumentar as suas vendas.
Então, vamos conhecer as principais técnicas de SEO para o seu site? Continue a leitura deste guia completo e saiba como chegar nas primeiras posições do Google!
O que são técnicas de SEO?
Técnicas de SEO são um conjunto de estratégias de otimização em páginas na internet para melhorar o posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de pesquisa, como o Google, Bing, Yahoo, entre outros.
SEO é a sigla para Search Engine Optimization — ou otimização para mecanismos de busca, em português. Com a metodologia é possível configurar o seu site de vendas, por exemplo, para ser exibido nas primeiras posições de uma busca orgânica, isto é, o resultado que um determinado motor de busca considerou relevante para os usuários sem que seja necessário investir em valores para aparecer ali.
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Importância das técnicas de SEO
Uma pesquisa realizada pela HubSpot revelou que mais de 80% do tráfego de um site começa com uma consulta de busca. E esse é um dos motivos para conhecer e investir em técnicas de SEO no seu site. Outros benefícios são:
Atrai visitantes qualificados
Vamos supor que você venda comida pela internet, mais especificamente, bolos caseiros.
Em um mercado tão competitivo, uma boa estratégia de SEO fará com que uma pessoa que digite “bolo de chocolate caseiro” na barra de pesquisa do Google encontre a página da sua loja virtual nas primeiras posições do buscador.
Então, podemos entender que trabalhar técnicas de SEO em seu site pode atrair visitantes qualificados para o seu negócio, ou seja, pessoas realmente interessadas em comprar o seu produto ou serviço.
💡 Saiba mais: O que é pesquisa por voz e como funciona? [+ dicas de SEO]
Traz mais visibilidade
Técnicas de SEO permitem que a página do seu negócio seja encontrada mais facilmente pelos algoritmos de indexação dos mecanismos de busca.
Por indexar, entende-se colocar o seu site no índice do Google, por exemplo, para que ele possa ser encontrado nos resultados de buscas feitas pelos usuários.
💡 Saiba mais: Como indexar site no Google?
Como resultado de uma boa estratégia, o seu site de vendas pode ser melhor posicionado dentre outras páginas de uma mesma pesquisa. Isso significa, portanto, mais visitantes em para a sua página de vendas.
Garante mais confiabilidade
Estar entre os principais resultados de pesquisa, garante ao seu site mais confiabilidade.
Um potencial cliente pode se sentir mais seguro ao acessar e comprar produtos de um site bem posicionado nos buscadores de pesquisa.
💡 Saiba mais: SEO para e-commerce: guia completo para otimizar sua loja virtual
6 técnicas de SEO para otimizar seu site
Agora que você já sabe o que são técnicas de SEO e as suas principais vantagens, veja a seguir como melhorar o posicionamento do seu site nos principais mecanismos de busca:
1. Defina palavras-chave relevantes
O primeiro passo para ficar entre os primeiros resultados do Google é fazer uma pesquisa de palavras-chave relevantes para o seu negócio.
Para isso, tente entender quais são os termos que as pessoas utilizam na internet para pesquisar assuntos relacionados a sua empresa, utilizando um buscador de palavras-chave.
Uma ferramenta gratuita para isso é o Ubbersugeest. Com o recurso, basta digitar uma palavra-chave ou URL referente ao seu negócio para ter acesso as principais métricas relacionadas a busca. Veja:
Além das principais palavras-chave:
Aqui, lembre-se de escolher uma ou duas palavras-chave principais para não nichar demais a sua busca.
💡 Saiba mais:
- O que é Planejador de palavras-chave do Google e como usá-lo?
- 20 melhores ferramentas de SEO para otimizar seu site
2. Escreva conteúdos de qualidade
Para se destacar da concorrência, a máxima “conteúdo é rei” continua sendo válida como uma técnica de SEO relevante.
💡 Saiba mais: O que é marketing de conteúdo?
Após selecionar as palavras-chave principais relacionadas ao seu negócio, é preciso entregar informações úteis e relevantes para o seu cliente.
Se você vende pela internet, uma boa maneira de atrair consumidores para o seu negócio é criar um blog, canal que ajuda a a trabalhar a autoridade da sua marca.
Isso porque é possível postar conteúdos que respondam as dúvidas dos clientes, divulgar seus produtos como solução e compartilhar sua expertise sobre o assunto. Aqui, lembre-se de ser original.
💡 Saiba mais: Confira as melhores dicas de SEO para blog
3. Trabalhe nas meta titles e meta descriptions da sua página
Meta title é o título da sua página que será exibido nos resultados de pesquisa de um buscador. Já a meta description é o texto que aparece na descrição do Google, por exemplo. Veja:
Esses dois elementos são técnicas de SEO on page importantes para se posicionar entre as primeiras posições dos mecanismos de pesquisa.
Para isso, é importante trabalhar com palavras-chave importantes em cada uma delas para o seu negócio.
Vale lembrar que existe uma recomendação de tamanho para o título, de 55 caracteres, e para a descrição, de 145. Nessa última, lembre-se de oferecer informações de forma mais clara e útil possível.
💡 Saiba mais: O que são metas tags?
4. Tenha cuidado com as imagens
Ao trabalhar com técnicas de SEO, é comum esquecer de incluir o nome das imagens de uma página e o atributo alt, isto é, uma breve descrição da foto.
Essa é uma prática importante para que os algoritmos do Google consigam “ler” a sua imagem e entender que o seu conteúdo é relevante para os usuários. Nessa etapa, lembre-se de explicar o conceito da imagem.
💡 Saiba mais: Como fazer otimização para SEO em marketplaces?
5. Trabalhe o link building
Link building é o processo de inserção de um link de outros sites em suas próprias páginas e vice-versa.
O objetivo dessa técnica de SEO é melhorar a autoridade do seu site e fortalecer palavras-chave referentes ao seu negócio.
💡 Saiba mais: Guia de melhores práticas para SEO off page
6. Tenha um site com design responsivo
Um site com um design responsivo é uma página acessível a qualquer tipo de dispositivo, desktop ou mobile.
Por isso, se a sua loja virtual não tiver formatação compatível com essas tecnologias, é possível que os motores de pesquisa não considerem o seu site relevante para a busca.
A Nuvemshop, por exemplo, oferece esse benefício para todas as lojas que usam a plataforma de e-commerce, além de contar com uma tecnologia de estabilidade do servidor, que permite que os e-commerces fiquem no ar durante 99,9% do ano.
Confira abaixo um guia completo de como ter uma loja otimizada na Nuvemshop:
Agora que você já sabe o que tem que fazer, é só criar a sua loja e aproveitar os benefícios do SEO! 😉
Entendeu como trabalhar as técnicas de SEO?
Como vimos, conhecer técnicas de SEO é fundamental para destacar o seu e-commerce no seu nicho de mercado.
Em um cenário cada vez mais competitivo, é importante que você trabalhe a otimização do seu site para se posicionar com relevância nos principais mecanismos de pesquisa.
Por fim, se você deseja potencializar suas vendas com um site responsivo, crie uma loja virtual grátis com a Nuvemshop! É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙