O que é Threads do Instagram e como usar a rede social?

- O Threads do Instagram é uma rede social que permite o compartilhamento de textos de até 500 caracteres, links, fotos e vídeos de até cinco minutos;
- Para usá-lo, é preciso ter uma conta no Instagram e fazer o download do aplicativo Threads, que está disponível para tanto para Android quanto para iOS;
- Ter o perfil da empresa na rede social pode ser importante para aumentar o reconhecimento de marca, promover produtos, criar promoções e gerar engajamento. Baixe grátis o calendário de conteúdo e planeje suas publicações.
A Meta, marca responsável pela administração do Facebook, do WhatsApp e do Instagram, lançou em 2023 o Threads, uma rede social focada em conversas, semelhante ao X (ex-Twitter) e ao Bluesky.
Conectado a uma conta no Instagram, o aplicativo permite que os usuários ou marcas compartilhem ideias, promoções e notícias em postagens com até 500 caracteres ou em vídeos de até cinco minutos. Interessante, não é?
Então, se você quer saber melhor o que é o Threads, para que serve e com usar a ferramenta em sua estratégia de marketing digital e vendas, continue com a leitura deste conteúdo. E, para planejar todas as publicações desta e das suas outras redes sociais, baixe grátis o calendário de conteúdo da Nuvemshop!
O que é Threads?
Threads é um aplicativo de microblog vinculado ao Instagram. A ferramenta, criada pelo grupo Meta, permite o compartilhamento de textos de até 500 caracteres, além de links, fotos, animações e vídeos de até cinco minutos.
A ideia do serviço, que foi criado para concorrer com o Twitter, é que os usuários expressem opiniões sobre um assunto em alta, dividam as suas rotinas, façam promoções de produtos ou serviços, entre outros.
Por isso, assim como na rede social concorrente, as informações são apresentadas em formato de thread (o que deu origem ao nome da rede social).
O termo, que já era popular no Twitter, está relacionado às conversas que seguem uma linha, ou seja, um usuário pode fazer um comentário sobre a publicação no mesmo post, criando uma conversa em sequência e formando uma thread. Vamos dar mais detalhes sobre isso a seguir, acompanhe!
📹 Veja também: Como vender no Threads?
O que significa Threads?
O termo “threads” significa “tópicos” em inglês. A escolha do nome está alinhada à dinâmica de interação dentro da rede social, em que cada publicação pode ser entendida como um tópico de discussão, ao qual outros usuários podem responder, ampliando o debate e criando fios de conversa que se conectam entre si.
Esse formato é similar ao que acontece no X (antigo Twitter) e no Bluesky, redes concorrentes que também utilizam a lógica de encadeamento de postagens para facilitar a interação entre os usuários.
Desse modo, ao adotar esse nome, a Meta quis reforçar a proposta do Threads como um ambiente voltado à conversação contínua e pública, destacando-se como uma alternativa às demais redes sociais, mas mantendo sua identidade visual.
Além da referência ao encadeamento de publicações, o nome Threads pode ser associado à ideia de conexões e tecidos sociais. Assim como um fio (thread) é um componente essencial para criar tecidos, a rede social visa conectar pessoas e ideias, permitindo que interajam de maneira fluida e espontânea.
Por fim, o Threads não foi um nome escolhido por acaso, e sim uma estratégia da Meta para reforçar sua aposta em uma nova plataforma, utilizando a base de usuários já consolidada do Instagram para acelerar a adesão das pessoas.
Desde o seu lançamento, a plataforma tem passado por constantes atualizações para aprimorar suas funcionalidades e competir com os grandes nomes do mercado.
De onde surgiu o Threads?
O Threads surgiu como uma resposta da Meta à crescente demanda por uma alternativa ao antigo Twitter, especialmente após a aquisição da plataforma por Elon Musk, em 2022.
Depois da compra, diversas mudanças controversas foram implementadas no X, como a monetização do selo de verificação, restrições no alcance das postagens e modificações na moderação de conteúdo, o que levou muitos usuários a buscarem plataformas alternativas.
Observando essa oportunidade, a Meta começou a desenvolver o Threads no início de 2023, utilizando a infraestrutura do Instagram para facilitar a adoção da nova rede social. A ideia era criar um espaço de microblog acessível e intuitivo, permitindo que os usuários do Instagram participassem de conversas públicas sem precisar criar uma conta separada.
O lançamento oficial do Threads ocorreu em 5 de julho de 2023, inicialmente disponível em regiões como Américas, Ásia e Oceania, mas enfrentando um adiamento na União Europeia devido às regulamentações de privacidade digital do bloco.
O sucesso foi imediato: a plataforma ultrapassou 30 milhões de usuários em menos de 24 horas, impulsionada pela integração direta com o Instagram. Além de atrair um grande público insatisfeito com o X, a Meta diferenciou o Threads ao focar em uma experiência de uso simplificada, sem anúncios inicialmente, e promovendo um ambiente de discussão mais amigável.
Como criar uma conta no Threads?
A seguir, veja passo a passo como entrar no Threads do Instagram e começar a usar o aplicativo:
Tenha uma conta no Instagram
Para usar o Threads, é preciso ter uma conta no Instagram. Caso você ainda não tenha, siga o passo a passo abaixo:
- Baixe o app do Instagram na App Store (iOS) ou na Google Play Store (Android);
- Depois de instalar o aplicativo, toque no botão Abrir;
- Cadastre-se com um e-mail ou número de telefone e toque em Avançar;
- Pronto! A sua conta no Instagram está criada.
💡 Saiba mais: Como recuperar conta no Instagram?
Baixe o Threads
Com a sua conta do Instagram em mãos, chegou a hora de baixar o Threads. Para isso:
- Acesse a loja de aplicativos do seu celular;
- O Threads está disponível para download em sistemas Android e iOS;
- Na página inicial, toque em Entrar com o Instagram;
- Preencha o seu perfil com uma mini bio ou link para algum site;
- Se preferir, pode selecionar a opção para Importar do Instagram;
- Abra o app do Instagram, acesse as suas notificações — no símbolo de coração — e aprove o seu acesso;
- Por fim, volte ao aplicativo do Threads e escolha entre perfil público ou privado;
- Toque em Continuar;
- Leia como o aplicativo funciona e toque em Entrar no Threads.
💡 Saiba mais: Como ser verificado no Instagram?
Como usar o Threads em uma estratégia de vendas?
O Threads do Instagram foi o mais absoluto sucesso na sua inauguração. Em apenas sete horas, a rede já tinha mais de 10 milhões de usuários cadastrados, segundo dados da Forbes.
E, apesar da nova plataforma ter perdido força com o tempo, já que as pesquisas indicam que mais de 80% dos usuários deixaram de acessar a ferramenta, essa ainda pode ser uma boa oportunidade para aumentar o reconhecimento de marca entre um público mais nichado que segue ativo na rede social.
Se você já tem uma conta comercial no Instagram, por exemplo, usar o Threads pode ajudar a fortalecer a sua estratégia na rede e tornar o seu negócio mais conhecido pelos clientes.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para aumentar as vendas com a nova rede social. Confira a seguir:
Divulgar produtos
O Threads permite o compartilhamento de links externos. Ou seja, a plataforma pode ser usada para divulgar páginas de produtos do seu negócio ou direcionar o usuário para um link de pagamento.
Como exemplo, podemos citar a ação das Lojas Americanas para vender chocolates. A marca usou a nova rede social para divulgar uma promoção do produto KitKat e direcionou os usuários para a página de pagamento. Veja:
Assim, se você tem uma loja virtual, por exemplo, usar o Threads pode ser uma estratégia eficiente para se livrar de estoque parado e divulgar combos promocionais ou produtos específicos que você queira impulsionar a saída.
💡 Saiba mais: Como fazer uma queima de estoque?
Criar promoções
Uma outra dica para aproveitar os recursos da rede social é criar códigos promocionais com link direto para a compra.
No lançamento da plataforma, marcas como a Magazine Luiza e a Kabum usaram dessa estratégia para aumentar as suas vendas. Veja:
💡 Saiba mais: Como anunciar uma promoção no Instagram?
Anunciar novidades
Anunciar uma nova coleção ou linha de produtos é ótimo para atrair novos clientes, já que atiça a curiosidade e deixa as pessoas mais atentas ao lançamento.
Nesse sentido, o Threads pode ser muito eficiente, já que permite o compartilhamento de vídeos de até cinco minutos, além de posts com até 500 caracteres. Por isso, seja criativo e tente usar mensagens que remetem a sua coleção. Veja um exemplo da Riachuelo:
💡 Saiba mais: Como atrair clientes no Instagram e aumentar o alcance do seu negócio?
Compartilhar avaliações de clientes
Outro ponto positivo do Threads é que ele é mais um espaço que permite que marcas compartilhem opiniões de clientes sobre um produto ou serviço, estimulando a prova social.
No perfil comercial da Shein na rede social, podemos ver a estratégia sendo aplicada:
Como promover um produto ou serviço no Threads?
Atualmente, o Threads não exibe anúncios tradicionais em seu feed. No entanto, a Meta está implementando ferramentas de conteúdo de marca na plataforma, permitindo que empresas e influenciadores colaborem em conteúdos patrocinados.
Essas ferramentas, semelhantes às disponíveis no Instagram, permitem que os criadores identifiquem claramente quando uma postagem é resultado de uma parceria paga, utilizando etiquetas como “Parceria paga com” para manter a transparência com o público.
A Meta recomenda que, enquanto as ferramentas específicas estão sendo implementadas, os influenciadores indiquem parcerias pagas por meio de texto e hashtags nas postagens, assegurando que os seguidores estejam cientes das colaborações comerciais.
Embora o Threads ainda não ofereça anúncios tradicionais, a introdução dessas ferramentas de conteúdo de marca abre oportunidades para que empresas e criadores promovam produtos e serviços de maneira autêntica e transparente.
Espera-se que, à medida que a plataforma continue a crescer, mais recursos de monetização sejam disponibilizados para anunciantes e criadores.
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Tudo certo para começar a usar o Threads?
Ao longo deste artigo, vimos o que é o Threads do Instagram e como a rede social funciona. Se for usar a ferramenta em sua estratégia de vendas, lembre-se de entender o tom de voz da sua marca antes de criar os conteúdos.
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