O que é TikTok for Business, vantagens e como usar a plataforma?
- TikTok Business é a plataforma de gerenciamento de anúncios da rede social. A ferramenta permite a administração de campanhas e estratégias de conteúdo para negócios que desejam aumentar o alcance;
- Os principais tipos de anúncio do TikTok for Business são Brand Takeovers, In-feed Videos, Hashtag Challenges e Branded Effects;
- Para usar o TikTok For Business, primeiro, defina o objetivo da iniciativa. Então, segmente a audiência para corresponder ao seu público-alvo. Para finalizar, determine o orçamento da campanha e faça o upload da mídia escolhida.
Trabalhar a marca de uma empresa nas redes sociais praticamente se tornou um pré-requisito para negócios que desejam se diferenciar no mercado. Não é para menos, esses canais oferecem oportunidades de maior alcance e reconhecimento para empresas de qualquer porte. Mas como gerenciar tantas contas ao mesmo tempo? É possível com o TikTok Business.
O TikTok for Business é uma ferramenta de gerenciamento de anúncios, campanhas, dados, acessos e permissões na rede social. De forma resumida, a plataforma é um espaço dedicado exclusivamente para negócios que desejam expandir as suas marcas no TikTok.
Então, quer saber o que é, quais são as vantagens e como funciona o TikTok for Business? Continue com a leitura deste conteúdo! Vamos lá?
O que é TikTok for Business?
TikTok Business é a plataforma de gerenciamento de contas de anúncios da rede social. A ferramenta permite a administração de campanhas e estratégias de conteúdo para negócios que desejam aumentar o alcance no TikTok.
Nesse sentido, o recurso permite que as empresas controlem as principais funções focadas na criação de anúncios, como a administração das atividades da conta, o controle de orçamento e segurança de acesso.
Em outras palavras, o objetivo do TikTok Business é concentrar em uma única plataforma as soluções que a rede social oferece para as marcas que querem investir em anúncios pagos no canal.
💡Saiba mais: Como funciona o TikTok?
Quais são as vantagens do TikTok for Business para empresas?
O TikTok permite que a sua empresa alcance pessoas de diferentes regiões. De acordo com o estudo Digital 2024: Global overview report, até abril de 2024, a rede social reuniu 98,59 milhões de usuários ativos no Brasil, que é o terceiro país com maior número de participantes no canal.
Como o aplicativo é utilizado em diferentes regiões, ao investir em campanhas de anúncios para divulgar a sua loja no TikTok, a marca pode alcançar uma audiência nacional e atrair clientes de outras localidades.
Se você tem uma loja virtual, por exemplo, poderá fazer o uso do TikTok Business para divulgar o seu negócio, desde que a entrega possa ser feita nesses estados.
Os anúncios no TikTok também são uma boa oportunidade para incentivar os usuários a se envolverem com a sua marca. É possível oferecer cupons de desconto para os seguidores, por exemplo.
💡Saiba mais: Como ganhar dinheiro com o TikTok?
Além disso, empresas que utilizam o TikTok for Business para gerenciar anúncios podem:
- Criar mensagens automáticas na conta para quando usuários da rede social entrarem em contato;
- Ter acesso a guia de conteúdos e cases de campanhas divulgados por empresas que utilizam o TikTok Business;
- Possibilidade de responder perguntas enviadas por usuários em formato de vídeos;
- Entre outras vantagens.
💡Saiba mais: Aprenda tudo sobre como usar o TikTok
Tipos de anúncios do TikTok Business
É possível criar quatro tipos de anúncios no TikTok Business. Confira os detalhes de cada um a seguir:
Brand Takeovers
Esse tipo de campanha permite a criação de anúncios de três a cinco segundos que podem ser no formato de vídeo ou apenas imagens.
In-feed Videos
Também conhecido como Vídeos no Feed, esse modelo possibilita a criação de vídeos-anúncio de até 60 segundos de duração. A maior vantagem desse tipo de campanha é que a mídia funciona com o som ativado no feed do usuário.
💡Saiba mais:
- Aprenda o passo a passo de como fazer vídeo no TikTok
- Como editar vídeos no TikTok?
Hashtag Challenges
O Hashtag Challenges, ou Desafio de hashtag, em português, envolve em uma marca criar uma campanha, filmá-la e desafiar os usuários a fazerem o mesmo sob uma determinada hashtag.
O objetivo é gerar mais engajamento e reconhecimento de marca do negócio dentro da rede social.
💡Saiba mais: Guia completo para ganhar seguidores no TikTok
Branded Effects
Esse tipo de anúncio permite a criação de filtros personalizados. Com o Brand Effects, uma marca pode criar máscaras faciais e objetos 3D para os usuários da rede utilizarem em suas publicações em vídeo.
Se você vende maquiagem pela internet, por exemplo, pode criar um filtro de lápis de olho para promover o seu negócio.
💡Saiba mais: Como montar uma loja de maquiagem virtual?
Como usar o TikTok for Business?
Como na criação de qualquer tipo de campanha em redes sociais, para ter sucesso com a divulgação paga da sua marca no TikTok, é preciso ter um objetivo de anúncio. Isto é, o que você pretende alcançar com a sua estratégia? Para isso, faça e responda a perguntas como:
- Trazer mais visitantes para um site?
- Gerar mais engajamento em seu perfil?
- Atrair mais clientes?
- Gerar reconhecimento de marca?
Tendo isso definido, considere os seguintes pontos:
Escolha o seu público-alvo
Ao criar campanhas no TikTok for Business, existem duas opções de audiência: customizada e automática.
Na escolha personalizada, você é quem decide para quem o seu anúncio será distribuído, basta selecionar na plataforma as seguintes opções:
- Localização;
- Gênero;
- Idade;
- Linguagem;
- Interesses gerais;
- Tipo de interações em vídeos.
💡Saiba mais: Público-alvo: entenda o que é e como definir para o seu negócio
Caso a sua opte pela audiência automática, o próprio TikTok faz a distribuição da sua campanha.
Determine o orçamento
Ao criar uma estratégia de anúncio, é importante definir o quanto de valor será investido para trazer retorno ao seu negócio, ou seja, é preciso calcular o ROI (Retorno sobre o Investimento).
No TikTok Business, o orçamento pode ser diário, com valor mínimo de R$ 5 para impulsionar uma campanha, ou vitalício, com valor mínimo de R$ 70.
Junto com a definição do valor a ser investido, estipule também o período em que a campanha ficará no ar.
💡 Saiba mais: Como escrever uma boa bio para TikTok?
Faça o upload da mídia
Tendo todos os passos acima definidos, faça o upload do vídeo ou imagem da campanha e publique o anúncio.
Depois dessa etapa, você poderá acompanhar quantas pessoas estão sendo impactadas pela estratégia e quais estão sendo os resultados em impressões, cliques e conversão.
Como criar conta no TikTok for Business?
O passo a passo para se cadastrar no TikTok Business é o seguinte:
- Acesse a página do TikTok for Business e clique no botão criar agora;
- Opte por vincular um e-mail ou um telefone à sua conta. Também é possível acessar o TikTok Business direto com a sua conta da rede social;
- Depois de preenchidas todas as informações requeridas, clique em Sign Up;
- Pronto! Após configurar a conta com as informações do seu negócio, você já consegue utilizar o TikTok Business.
Como integrar loja virtual e TikTok?
Agora que você sabe como usar o TikTok for Business, já pensou em integrar sua loja virtual com a plataforma e criar anúncios de forma muito mais prática?
Com a Nuvemshop, parceira de marketing certificada pela plataforma, é possível sincronizar seu catálogo com a rede e criar campanhas de anúncios de forma mais rápida com o TikTok Ads Manager. Lojistas que já tem alto volume de vendas e utilizam a Nuvemshop Next também podem contar com um gerente de contas para auxiliar na integração com o TikTok e na criação de estratégias de marketing.
A seguir, confira um passo a passo para sincronizar os produtos da sua loja virtual Nuvemshop com o TikTok em poucos minutos:
Pronto para começar a usar o TikTok Business em seu negócio?
Ao longo deste artigo vimos as vantagens de usar o TikTok Business para marcas que desejam se comunicar com o público que utiliza a rede social. Porém, é preciso criar uma boa estratégia para ter sucesso com as campanhas.
Com a Nuvemshop, o lojista consegue integrar sua loja não apenas ao TikTok Business, mas a outras plataformas de anúncios, como Google Shopping e Meta Ads. Isso permite que eles sincronizem seus catálogos de produtos, facilitando a criação de anúncios direcionados e otimizados.
Assim, os anúncios no TikTok, por exemplo, podem direcionar os usuários diretamente para a loja virtual, aumentando a visibilidade dos produtos, melhorando o engajamento com o público-alvo e potencializando as vendas. Essa sinergia entre plataformas de anúncios e a gestão centralizada proporcionada pelo TikTok Business e Nuvemshop é essencial para lojistas que desejam maximizar sua presença online e alcançar resultados expressivos.
Caso você esteja procurando uma solução para aumentar as vendas do seu negócio, crie uma loja grátis na plataforma da Nuvemshop. É simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! Ou, se já vende online e quer escalar ainda mais o negócio, conheça a Nuvemshop Next, solução para lojas em expansão.