11 tipos de clientes e como atendê-los com sucesso

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Pontos principais do artigo:
  • Conhecer os diferentes tipos de clientes é fundamental para adequar as estratégias de vendas e atendimento a cada perfil;
  • Os principais tipos de clientes são: cliente negociador, cliente fiel, cliente grosseiro, cliente apressado, cliente carente, cliente indeciso, cliente não comunicativo, cliente analítico, cliente da concorrência, cliente especialista e cliente informal;
  • Se você quer mais agilidade para atender os diferentes perfis de consumidores, baixe nosso guia de respostas prontas para clientes gratuito!

Já pensou em quantos tipos de clientes diferentes sua empresa tem que atender? Hoje, o consumidor está mais diversificado do que nunca — e é fundamental conhecer cada perfil para atrair, reter e fidelizar seu público.

Ao identificar os principais tipos de clientes e como interagir com cada um deles, você se destaca da concorrência e abre portas para o sucesso do seu negócio. Afinal, o consumidor é o personagem central do mundo empresarial e merece total atenção.

Vamos ajudar você a construir vantagem competitiva mostrando quais são os principais tipos de clientes e como atender cada um deles. Confira, ainda, dicas e promoções para atraí-los. Pronto para a leitura?

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Por que conhecer os tipos de clientes?

Conhecer os tipos de clientes é fundamental para criar uma conexão verdadeira com o público-alvo da sua marca. Isso porque entender quem são os seus clientes possibilita o planejamento de estratégias de marketing capazes de se aprofundar nas necessidades e desejos dessas pessoas.

Ao aplicar estratégias centradas no cliente, sua empresa se aproxima cada vez mais dos consumidores, criando uma relação sólida. Esse vínculo tende a facilitar a fidelização dos clientes que, ao se sentirem valorizados e compreendidos, se tornam promotores da marca, realizando o marketing boca a boca e contribuindo com o processo de atração de novos clientes.

O primeiro passo para entender seu tipo de cliente é a definição da persona do seu negócio, ou seja, a representação semifictícia do cliente ideal. Com isso, é possível realizar a segmentação de clientes e agrupar consumidores com base em suas características similares, como hobbies, hábitos de consumo e idade.

Esses dados facilitam o processo de identificação de padrões e necessidades que podem ser exploradas na personalização das campanhas de marketing para torná-las mais assertivas.

Ou seja, entender seu tipo de cliente auxilia no momento de colocar suas dores no centro da estratégia de marketing para tornar o produto a melhor resposta para os problemas do público-alvo.

Assim, os clientes tendem a se identificar com as campanhas e sentem que a empresa realmente entende suas necessidades e se preocupa com elas, o que tende a aumentar as chances de gerar vendas.

Por fim, entender os tipos de clientes que sua empresa atende permite que seu time de marketing e vendas consiga se adaptar de forma mais rápida às mudanças no comportamento do consumidor.

Ou seja, compreender os diferentes perfis da clientela pode ser uma ferramenta poderosa para auxiliar a forma como você conduz seu negócio e ainda pode torná-lo mais competitivo em meio a concorrência.

💡Saiba mais: O que é retenção de clientes?

11 principais tipos de clientes

Entender os diferentes tipos de clientes e suas particularidades é importante para personalizar o atendimento e, consequentemente, aumentar as chances de gerar vendas.

Ao entender cada perfil é possível desenvolver estratégias de atendimento mais eficazes, capazes de fidelizar aqueles que têm maior interesse pelo seu negócio. Confira os onze principais tipos de clientes:

  • Cliente negociador;
  • Cliente fiel;
  • Cliente grosseiro;
  • Cliente apressado;
  • Cliente carente;
  • Cliente indeciso;
  • Cliente não comunicativo;
  • Cliente analítico;
  • Cliente da concorrência;
  • Cliente especialista;
  • Cliente informal.

Agora, vamos aos detalhes para lidar com cada um deles.

1. Cliente negociador

O cliente negociador tenta sempre barganhar em busca de conseguir melhores condições no momento da compra. Esse cliente tende a buscar descontos, questionar o preço e comparar as ofertas com empresas concorrentes.

O negociador é persistente e busca sempre pelo melhor custo-benefício. Então, é necessário argumentar na negociação e mostrar por que a sua empresa é a melhor para fazer negócio, destacar os pontos positivos do seu produto e ser flexível, até onde for possível sem causar prejuízos.

💡Saiba mais: O que são técnicas de negociação e para que servem?

2. Cliente fiel

O cliente fiel já tem um vasto histórico de compras com experiência positiva na sua empresa e continua a fazer negócio sempre que necessário. Esse é um tipo de cliente embaixador da sua marca que, além de comprar, costuma indicar a loja nas redes sociais ou no boca a boca para amigos e parentes.

Para manter esse cliente fiel à sua empresa e fortalecer o relacionamento é preciso mostrar o quanto ele é valorizado. Então, busque oferecer atendimento de qualidade, convide para lançamentos de novas coleções, ofereça benefícios exclusivos e recompensas, como programas de fidelidade e brindes.

3. Cliente grosseiro

Fazer negócio com um cliente grosseiro é um desafio para qualquer vendedor. Este tipo de cliente é aquele que se comunica de forma rude e impaciente durante a negociação, sem motivo aparente.

Entretanto, é importante saber se o cliente grosseiro está agindo dessa forma por ter tido uma experiência prévia negativa com a empresa. Então, para atender o cliente grosseiro, é essencial manter a calma, o profissionalismo e ouvir atentamente as queixas e preocupações do consumidor mostrando empatia e reconhecendo seus sentimentos.

Busque sempre resolver o problema de maneira eficaz e veja o momento como uma oportunidade para recuperar a confiança do cliente.

💡Saiba mais: O que é experiência do cliente e como melhorar a do seu negócio?

4. Cliente apressado

O cliente apressado está sempre inquieto, preocupado com as horas e busca rapidez e eficiência no atendimento. Para atender este tipo de cliente é necessário que o vendedor seja objetivo, ágil e evite qualquer atraso que possa gerar frustração.

Ou seja, neste atendimento a paciência é essencial para não oferecer uma experiência de compra ruim, o que pode transformá-lo em um cliente grosseiro em uma nova oportunidade.

Em uma loja virtual, oferecer checkout rápido pode melhorar a experiência de compra para clientes apressados. A plataforma de e-commerce da Nuvemshop, por exemplo, oferece o Nuvem Pay, uma carteira digital que possibilita aos clientes guardarem seus dados pessoais e de entrega para agilizar o processo de compra em um novo acesso.

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5. Cliente carente

Seguindo a lista de tipos de cliente, temos o cliente carente, que precisa de atenção especial no processo de compra. Por se sentir inseguro ou ansioso, ele busca por exclusividade e apoio para tomar suas decisões.

Este tipo de cliente tende a ser muito emocional, busca conversar sobre assuntos pessoais e realiza muitas perguntas e, muitas vezes, ainda precisa de acompanhamento pós-venda.

Por isso, é necessário oferecer um atendimento personalizado, atencioso e ter um suporte dedicado pronto para responder suas dúvidas e ouvir suas preocupações. Assim, é possível criar uma relação de confiança e torná-lo um cliente fiel à marca.

💡 Saiba mais: Como ganhar a confiança do cliente e vender mais

6. Cliente indeciso

Este tipo de cliente vai apresentar dificuldade em tomar a decisão de compra e pode voltar atrás diversas vezes antes de fechar negócio. Para tornar a experiência de compra do cliente indeciso positiva, é necessário estar pronto para ajudá-lo a avaliar a necessidade da compra.

Então, esteja preparado para responder diversas dúvidas que possam surgir, realizar perguntas simples para entender a sua real necessidade e para mostrar os benefícios do produto. Além disso, mostre confiança e empatia durante o atendimento, assim você tende a ganhar a confiança do cliente que tende a ficar mais tranquilo e seguro.

Para os clientes indecisos, ter acesso a depoimentos de outros consumidores pode ser decisivo no processo de compra. Se você tem uma loja virtual, vale a pena incluir feedbacks de clientes diretamente na página de descrição do produto. Esses depoimentos funcionam como prova social e ajudam a construir confiança e facilitar decisões de compra dos clientes indecisos.

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7. Cliente não comunicativo

O cliente não comunicativo, ou simplesmente tímido, também costuma ser bastante desafiador. Isso porque é difícil entender as suas necessidades reais para oferecer o melhor produto e atendimento, o que o torna um mistério para os vendedores.

Para este tipo de cliente é necessário fazer perguntas que o incentivem a detalhar suas necessidades Além disso, tenha paciência, tome cuidado para não ser invasivo e dê espaço para que eles se sintam confortáveis.

💡Saiba mais: Técnicas de persuasão para aumentar suas vendas

8. Cliente analítico

O tipo de cliente analítico tende a avaliar todos os detalhes possíveis sobre o produto ou serviço antes de tomar uma decisão. Para ter sucesso com esse cliente, é necessário mostrar segurança e estar preparado para oferecer informações claras e detalhadas.

Então, busque demonstrar o funcionamento do produto, apresente dados que destaquem seus benefícios e mostre depoimentos de clientes satisfeitos.

9. Cliente da concorrência

Se um cliente da concorrência busca a sua empresa, o seu objetivo deve ser mostrar por que a sua marca é a melhor opção. Então, destaque os diferenciais do seu produto e ofereça vantagens adicionais, como descontos exclusivos para primeira compra ou teste grátis dos seus serviços.

Tente construir um relacionamento com esse cliente, demonstrando real interesse pelas suas necessidades e dores. Além disso, solicite feedback para entender os pontos que o consumidor valoriza na concorrência e que podem ser aplicados em sua empresa.

10. Cliente especialista

O cliente especialista é aquele que possui um profundo conhecimento sobre o produto ou serviço que está adquirindo. Para ter sucesso nessa venda, é necessário estar preparado para responder perguntas mais técnicas e demonstrar a eficácia e o impacto do produto na prática.

Assim, reconheça a expertise do cliente, mas, ao mesmo tempo, demonstre confiança ao fornecer informações que mostrem seu alinhamento com as tendências e necessidades do mercado. Esse comportamento reforça sua credibilidade e mostra que está preparado para atender às demandas do setor.

11. Cliente informal

Por fim, temos o cliente informal, que busca uma abordagem mais descontraída e casual nas negociações. Aqui, é importante deixar o cliente à vontade, mas ter cuidado para não ultrapassar os limites de liberdade na relação de compra e venda.

Para isso, siga o seu discurso de forma transparente, sempre alinhado com a missão, visão e valores do negócio. Deixe o cliente à vontade e dê espaço para conversa, mas direcione sempre para o cunho profissional.

Tipos de promoção para atrair clientes

Ter uma boa estratégia de promoções é essencial para atrair todos os tipos de clientes e prosperar seu negócio. Confira alguns tipos de promoção para aplicar em sua empresa:

Porcentagem de desconto

O tipo de promoção de porcentagem de desconto é muito utilizada por lojas físicas e virtuais.

Ela oferece uma redução no percentual do preço original de um produto ou serviço e pode ser aplicada em produtos individuais, categorias inteiras em troca de coleção, por exemplo e até mesmo em compras acima de determinado valor.

A porcentagem de desconto é muito utilizada para liquidação de lojas, ofertas especiais e para atrair novos clientes.

💡Saiba mais: Estratégias para criar uma campanha de desconto

Pague X Leve Y

Outra promoção muito usada é a do tipo “Pague X Leve Y”. Nela, o cliente paga por uma quantidade específica de produtos e recebe uma quantidade adicional sem custo.

A “Pague X Leve Y” é muito utilizada para incentivar o cliente a comprar mais, além disso auxilia no processo de queima de estoque e aumenta o volume de vendas.

Promoção desconto progressivo

Por fim, temos o desconto progressivo que consiste em oferecer descontos maiores conforme a quantidade de produtos adquiridos em uma compra. Assim, o desconto incentiva os clientes a comprar mais para economizar mais.

Por exemplo, um desconto de 5% para compras até 100; 10% para compras acima de R$ 100 e assim sucessivamente.

Esse tipo de promoção é muito utilizada por e-commerce para incentivar um maior volume de saída de itens, o que contribui para o aumento do ticket médio do negócio.

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Anotou os principais tipos de clientes?

Com a leitura deste artigo, você conheceu os principais tipos de clientes e como garantir que a experiência de compra de cada um seja a melhor possível. Portanto, invista alguns minutinhos para identificar quais tipos de clientes são mais frequentes no seu negócio e, junto ao time de vendas, monte estratégias personalizadas para lidar com cada um deles.

Lembre-se de que, independente do tipo de cliente que você está atendendo, é sempre importante manter a calma, o profissionalismo e estar preparado para responder quaisquer tipos de perguntas sobre seu produto ou serviço.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre tipos de clientes

Os principais tipos de clientes são: cliente negociador, cliente indeciso, cliente fiel, cliente grosseiro, cliente apressado, cliente carente, cliente não comunicativo, cliente analítico, cliente da concorrência, cliente especialista e cliente informal.

As principais promoções são: desconto progressivo, porcentagem de desconto e pague x leve y.

Os tipos de clientes são perfis criados com base no comportamento, personalidade e necessidade dos consumidores.

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