4 principais tipos de lojas virtuais [+ideias lucrativas para começar]
- Existem quatro principais tipos de lojas virtuais: os marketplaces, as plataformas de e-commerce, os sites open source e as redes sociais;
- Para escolher o modelo de loja ideal, é preciso considerar as necessidades do seu negócio, o investimento necessário e a capacidade de crescimento na plataforma;
- Na Nuvemshop, você pode empreender de forma profissional com uma loja virtual totalmente gratuita que inclui tudo o que você precisa para começar a vender.
Se você quer montar um negócio online, é fundamental entender quais tipos de lojas virtuais existem para que você possa escolher ao que mais atende ao seu modelo de negócio e suas necessidades de venda.
Se a sua empresa é uma filial, por exemplo, é necessário seguir o mesmo modelo da marca matriz. Mas, se você está começando um negócio do zero, tem a liberdade de escolher o modelo de loja que faça mais sentido para você.
Por isso, este conteúdo foi construído para te ajudar a conhecer os principais tipos de loja para vender pela internet. Então, se você tem vontade de criar uma empresa, continue a leitura, porque vamos te explicar tudo! Vamos lá?
Quais são os tipos de loja?
Os tipos de lojas virtuais mais comuns no mercado hoje são:
- Marketplaces;
- Plataformas de e-commerce;
- Open source;
- Redes sociais.
A seguir, vamos entender um pouco mais sobre cada uma para te ajudar a escolher a que tenha mais a ver com o seu tipo de negócio.
💡 Saiba mais: Quais são os principais tipos de comércio?
Marketplaces
Os marketplaces são como um grande shopping virtual, no qual vários lojistas têm a oportunidade de expor seus produtos e alcançar clientes a qualquer hora e em qualquer lugar, como na Shopee, no Mercado Livre ou na Amazon.
Eles funcionam de forma simples, eficaz e econômica, já que não é preciso arcar com os custos de construir um site de vendas do zero. No entanto, vale ficar atento, pois os marketplaces cobram uma comissão para cada venda realizada na plataforma.
Isso porque, de modo geral, os marketplaces atuam como intermediários, oferecendo aos compradores toda a gama de produtos que abrigam, facilitando o trabalho dos vendedores e garantindo a segurança no processo de compra e venda.
💡 Saiba mais: Como vender em marketplaces?
Plataformas de e-commerce
Já as plataforma de e-commerce são como uma estrutura pronta para que você tenha a sua própria loja online de forma independente. Funciona como um serviço por assinatura, no qual você paga mensalmente para que o seu site continue no ar 24 horas por dia e sete dias por semana.
Nesse caso, você conta com toda a facilidade do marketplace, mas com o diferencial de ter mais autonomia para personalizar layout, oferecer diferentes meio de envio ou cadastrar várias formas de pagamento de acordo com a sua preferência.
Esse é um dos tipos de lojas virtuais mais comuns, principalmente para quem quer expandir o negócio no futuro. Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar a sua loja virtual totalmente gratuita e migrar para uma das opções de planos pagos apenas quando — e se — achar necessário.
Tudo isso sem abrir mão da audiência dos marketplaces, já que a plataforma também permite fazer a integração direta do seu catálogo de produtos para vender nos dois lugares de forma simples e fácil. Faça o teste!
Open source
Open source é um modelo de desenvolvimento que oferece ao usuário acesso total ao código-fonte da página, o que significa torna possível modificar e personalizar qualquer coisa na página desde que você tenha os conhecimentos técnicos necessários.
Essa é uma boa opção para quem deseja controle total de seu ambiente de e-commerce. No entanto, é uma alternativa mais popular entre empresas de grande porte, que contam com um time interno de desenvolvimento e TI.
💡 Saiba mais: Como criar um site?
Redes sociais
Hoje, as redes sociais atuam como canais digitais completos. Além de serem plataformas nas quais usuários de todo o mundo podem se conectar e trocar fotos, vídeos e informações, atualmente Instagram, Facebook, TikTok e outras redes também se consolidaram como canais de venda.
Essa é uma forma de começar a vender online sem custo inicial, pois as plataformas não realizam nenhum tipo de cobrança dos empreendedores. No entanto, existe uma grande limitação de vendas, já que todo o processo acontece de forma manual — desde o atendimento ao cliente até o pagamento.
Essa pode ser uma boa opção entre os tipos de lojas virtuais no início, mas torna a ideia de negócio totalmente dependente do seu tempo para responder cada consumidor. Por isso, vale a pena pesar os prós e contras antes de tomar uma decisão.
💡 Saiba mais: Como vender pelas redes sociais?
10 ideias de tipos de lojas lucrativas
Agora que você já sabe quais são os principais modelos de lojas virtuais, chegou o momento de conferir tipos de lojas para se inspirar e abrir a sua. Veja abaixo:
1. Loja de lingerie
Uma pesquisa realizada pelo IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial) mostrou que o mercado de moda íntima movimenta cerca de R$ 3,6 bilhões por ano. Afinal, as lingeries são usadas em todas as épocas do ano e, por isso, a demanda pelos produtos é grande.
Assim, esse é um dos tipos de lojas virtuais que mais vendem. Entretanto, para ter sucesso no mercado de roupas íntimas, é preciso apostar na qualidade dos produtos e também na diversidade. Fique atento!
💡Saiba mais: Como montar uma loja de lingerie?
2. Loja de bolsas
O desejo de muitas mulheres é ter diversas bolsas no guarda-roupa. Isso porque, atualmente, as pessoas buscam por uma bolsa específica para cada look e, com isso, a venda desse produto disparou.
Além disso, existem diversos modelos, cores, tamanhos e finalidades. Por isso, ao montar uma loja de bolsas, escolha um público específico e aposte em trazer as novas tendências para sua vitrine virtual.
💡Saiba mais: Como montar uma loja de bolsas?
3. Loja de bijuterias
Ao optar por abrir uma loja virtual de bijuterias, você pode escolher entre fabricar suas próprias peças ou encontrar bons fornecedores para revender os produtos.
Existem diversas peças que podem ser vendidas nesse tipo de loja, como: anéis, pulseiras, tornozeleiras, colares e muito mais. Ao abrir esse tipo de loja, uma ideia interessante montar kits de produtos para aumentar o lucro da sua empresa.
💡Saiba mais: Como montar uma loja de bijuterias?
4. Loja de produtos naturais
A busca por um estilo de vida saudável tem aumentado nos últimos anos. Logo, a procura por esse tipo de loja virtual também cresce a cada dia. Dados apresentados pelo Euromonitor, por exemplo, mostraram que o Brasil é o quarto país que mais vende alimentos e bebidas saudáveis no mundo!
Então, investir nesse modelo de loja pode ser uma ótima ideia para ter lucro alto. Você pode vender produtos como pasta de amendoim, multivitamínicos, barras de proteína, óleo de coco e muito mais.
💡Saiba mais: Como montar uma loja de produtos naturais?
5. Loja de alimentos e bebidas
Com a pandemia do covid-19, muitas pessoas começaram a comprar alimentos e bebidas pela internet. Esse é um hábito que se tornou comum para os brasileiros e, mesmo agora, muitos consumidores preferem continuar comprando online.
Por isso, apostar na venda de alimentos e bebidas pela internet pode ser uma ótima ideia de loja virtual e uma forma de lucrar sem precisar investir muito dinheiro.
Você pode optar por vender brownies, bolos, marmitas fitness, biscoitos, licor e muito mais. Use a sua criatividade e o seu talento na cozinha para criar receitas únicas e fidelizar os clientes.
💡Saiba mais: Como vender comida pela internet?
6. Loja de artesanato
Se você busca por uma renda extra, fazer artesanato para vender online também pode ser um ótimo caminho. Atualmente, muitas pessoas buscam por produtos únicos e feitos à mão, por isso comercializar a sua própria arte pode garantir um bom lucro no fim do mês.
Aqui, o primeiro passo é definir qual tipo de artesanato você vai vender. Existem inúmeras opções, como pins, velas aromáticas, sabonetes, laços de cabelo e muito mais. Basta escolher aquilo que você mais se identifica e colocar a mão na massa.
💡Saiba mais: Como vender arte na internet?
7. Loja de moda feminina
O setor de moda e vestuário não só está entre os tipos de loja que mais vendem, como também tem um dos maiores tickets médios do e-commerce brasileiro. Segundo dados do NuvemCommerce, em 2023, a média gasta pelos consumidores nessas lojas foi de R$ 260,80 por pedido.
Boa parte desse faturamento vem das lojas com foco em mulheres, já que os produtos femininos são top vendas em todos os tipos de loja. Por isso, se você quer começar um negócio com altas chances de lucro, essa é uma ótima ideia.
💡Saiba mais: Como montar uma loja virtual de roupas?
8. Loja de decoração
De acordo com o Sebrae, uma loja de decoração pequena fatura, em média, R$ 35 mil ao mês. Considerando que a margem de lucro do comércio fica entre 10% e 20%, possível lucrar entre R$ 3,5 mil e R$ 7 mil com essa ideia de loja.
Além disso, o setor de Casa & Jardim teve o 5º maior ticket médio entre os tipos de loja virtual, segundo o levantamento interno realizado pela Nuvemshop. Por isso, se você tem afinidade com o universo de decoração, essa também é uma excelente opção.
💡Saiba mais: Como abrir uma loja de decoração?
9. Loja de perfumaria e cosméticos
Cosméticos e perfumes são produtos de uso diário e recorrente, garantindo uma base constante de clientes. Isso faz com que a demanda por produtos de beleza e autocuidado seja alta — e com a expectativa de crescer ainda mais.
Por isso, os cosméticos e perfumes também estão entre as ideias de lojas virtuais que oferecem mais oportunidades para os empreendedores. Você também pode garantir um lucro ainda maior apostando nos kits de produtos ou combos promocionais de auto cuidado.
💡Saiba mais: Como montar uma loja de cosméticos?
10. Loja de eletrônicos
Por fim, os eletrônicos, que têm o segundo maior ticket médio entre os tipos de lojas virtuais que mais vendem, segundo levantamento do NuvemCommerce, não poderiam deixar de fechar essa lista com ideias para começar a empreender.
Esse é um mercado que exige um investimento inicial mais alto. Por isso, uma boa alternativa pode ser começar a vender sem estoque por meio do dropshipping. Se você quiser saber como esse mercado funciona, confira o nosso guia completo abaixo:
💡Saiba mais: O que é dropshipping e como funciona?
Independentemente da sua escolha, lembre-se de precificar os produtos corretamente para conseguir ter lucro em suas vendas. Considere os custos fixos (ligados ao funcionamento do negócio), os variáveis (preço de compra de cada item, por exemplo) e a margem de lucro (porcentagem que se espera ganhar).
Quais são os nichos de lojas virtuais que dão mais dinheiro?
Tudo entendido sobre os tipos de loja virtual mais utilizados no meio digital? Agora, vamos passar pelos nichos que dão mais lucro. Veja abaixo:
- Cosméticos;
- Confecções;
- Bijuterias;
- Construção e ferramentas;
- Alimentação;
- Variedades;
- Calçados;
- Decoração;
- Eletrônicos.
💡Saiba mais: Ideias de produtos para vender na sua loja online
Tudo entendido sobre os tipos de loja?
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil e tenha conseguido responder às suas principais dúvidas sobre os tipos de loja mais comuns no mercado.
Como visto ao longo do artigo, é muito importante saber qual é a categoria que mais se encaixa com as necessidades do seu negócio para que o seu negócio a tenha mais chances de sucesso. ✨
E, se você quer começar com um site de vendas próprio, que tal criar a sua loja virtual grátis na Nuvemshop? É fácil, rápido e você não precisa de conhecimentos técnicos para começar a vender e lucrar! 💙