O que é tráfego orgânico e como aumentar as visitas?
Tráfego orgânico são as visitas que acontecem sem a necessidade de investir em anúncios pagos ou patrocinados, provenientes de buscas por determinados termos.
Uma das maneiras mais econômicas e consistentes de conseguir visitantes para o seu site é o tráfego orgânico, ou seja, as visitas provenientes de mecanismos de busca, que não dependem de investimentos em publicidade.
Para se ter ideia da importância que esse tipo de tráfego pode ter, de acordo com uma pesquisa da BrightEdge, ele é a fonte dominante de buscas, responsável por cerca de 53% de todo o tráfego da internet.
Também corresponde a mais de 35% do total de acessos de sites brasileiros, segundo o Panorama de Marketing 2023 da RD Station.
Nesse sentido, vale a pena se aprofundar sobre o que exatamente é o tráfego orgânico, qual a sua importância, diferença com outras fontes de tráfego e, é claro, como aumentá-lo em um site.
Por sorte, trouxemos todas essas informações para você! Acompanhe a gente, então, na busca por mais visitantes qualificados. 🔍📝
O que é tráfego orgânico?
Tráfego orgânico diz respeito às visitas não provenientes de anúncios pagos que um site recebe. Ou seja, pessoas que fazem uma busca na internet e encontram páginas correspondentes, de forma natural.
Para ter tráfego orgânico, é necessário que o site esteja bem posicionado nos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. Dessa forma, conforme os usuários procurarem por determinados termos, encontrarão a informação entre os primeiros resultados do ranking.
Para que isso aconteça, existe uma série de recomendações a serem seguidas, tanto na estrutura técnica quanto no conteúdo das páginas em si, que ajudam a manter um site ou loja virtual relevantes o bastante para serem considerados pelos mecanismos de busca. Falaremos sobre elas mais adiante! 🏃♀️
💡 Saiba mais: Como aparecer no topo do Google [passo a passo]
Quais são os tipos de tráfego?
Além do tráfego orgânico, existem outras formas de se chegar até um site. Também conhecidos como fontes de referência, esses tipos de tráfego formam o conjunto que compõem a audiência de um conjunto de páginas. Então, todos os tipos de tráfego são:
- Orgânico;
- Pago;
- Direto;
- Social;
- Referência.
💡 Saiba mais: O que é gestão de tráfego, para que serve e como fazer?
Entenda mais sobre cada um deles, a seguir:
Tráfego orgânico
Os resultados orgânicos são aqueles posicionados logo após os que têm um indicativo “patrocinado” nos sites de busca e que não necessitam de aporte de investimento para aparecerem.
Esses resultados seguem a lógica de que, quanto mais para cima estiverem, maior será a chance de os interessados clicarem para saber mais, tendo contato com a marca, seu conteúdo e seus produtos ou serviços.
Se um site usar técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para os mecanismos de busca) corretas, ou seja, atender às exigências dos mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo, Yandex) e tiver um conteúdo que entregue informações o mais relevantes possíveis para suprir a intenção de busca daquele determinado termo, é provável que consiga posições privilegiadas nas buscas de seu nicho.
Continue a leitura, pois falaremos mais sobre as técnicas para alcançar sucesso em tráfego orgânico ao longo do texto!
Exemplo de tráfego orgânico
Para exemplificar, consideremos uma empreendedora que tenha um site de produtos de beleza. Vamos supor que ela se dedique a colocar boas fotos de produtos, informações completas sobre eles e, juntamente, traga algum tipo de conteúdo útil para pessoas que costumam comprar cosméticos.
Por exemplo, o site dela tem um blog onde descreve os benefícios dos cosméticos naturais para cada tipo de pele. Talvez, alguém que busque por “produtos naturais para peles maduras” encontre os produtos ou textos do nosso exemplo, clique para saber mais e faça uma compra.
Sendo assim, a empreendedora gastou nada além do seu tempo e esforço para realizar essa venda, pois ela aconteceu de maneira orgânica, ou espontânea. Logo, o custo por aquisição de cliente (CAC) foi baixo.
💡 Saiba mais: Como ranquear um site no Google em 8 passos?
Tráfego pago
O tráfego pago é todo aquele que necessita de investimento em dinheiro para aparecer para quem busca por determinado assunto, produto ou serviço. Deste modo, são anúncios publicitários, que podem aparecer nos mecanismos de busca ou em outras plataformas (como Facebook ou Instagram, por exemplo).
Nesse formato, existe uma segmentação de mercado, ou seja, quem compra os anúncios define quais são os critérios de interesse, visando atingir um grupo de pessoas específico.
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Exemplo de tráfego pago
Para exemplificar, consideremos uma empresa de calçados que queira aumentar suas vendas de sandálias. A equipe de marketing pode recorrer ao Google Ads e direcionar a verba de seus anúncios, fazendo que apareçam apenas para quem atende aos seguintes critérios:
- Demografia: mulheres, entre 18 e 60 anos;
Localização: usuários localizados na cidade de Maceió, em determinado período; - Palavras-chave: busca por “sandálias rasteirinha”, “sandálias tratoradas”, “sandálias de salto”;
- Interesses: preferência por assuntos como moda e acessórios, ou sapatos de acordo com a estação (verão, primavera);
- Comportamento de compra: mulheres que pesquisaram por sapatos femininos recentemente.
Tráfego direto
O tráfego direto também não vem de fontes pagas, mas se difere do orgânico por, como o nome diz, ser acessado diretamente.
Isso quer dizer que os visitantes que vêm por esse meio digitaram manualmente o endereço do site na barra de endereços do navegador, clicaram em um dos endereços na pasta de favoritos ou enviados por eles por algum conhecido. Consequentemente, não vieram por meio da busca por algum termo, redes sociais ou outro site.
Exemplo de tráfego direto
Uma pessoa que vê um endereço eletrônico em um meio impresso, como jornais ou revistas, e digita na web para saber mais sobre uma marca.
Tráfego social
No caso do tráfego social, a pessoa acessa um site ou loja online ao clicar em anúncios em redes sociais, como Instagram, Facebook ou TikTok.
Esse tipo de tráfego também exige investimento financeiro por parte das empresas, sendo que há diversos formatos de publicidade sociais disponíveis, de acordo com cada plataforma e objetivo.
A vantagem é que a publicidade nas redes sociais conversa com um público altamente engajado, e tem custos acessíveis mesmo a pequenas empresas.
Exemplo de tráfego social
Os anúncios do Instagram Ads, por exemplo, que muitas vezes são sutis e se misturam ao feed ou Stories dos usuários, já que exibem produtos de lojas de nichos de mercado similares aos seus interesses.
Referência
Por fim, o tráfego de referência diz respeito às visitas que vieram de outros sites, sem ser da busca orgânica ou de anúncios.
Dessa forma, a fonte pode vir de links em blogs, mídias sociais, fóruns, sites relacionados ou parceiros.
Exemplo de tráfego de referência
Um site de receitas que coloca como sugestão o link para um produto específico para o preparo de uma refeição, por exemplo.
É melhor investir em tráfego orgânico ou tráfego pago?
A decisão de investir em tráfego orgânico ou pago dependerá de diversos fatores, como segmento, orçamento e estratégia de marketing.
Inclusive, são estratégias que podem ser implementadas paralelamente, sendo complementares para empresas que desejam diversificar suas fontes de tráfego e atingir mais pessoas.
Confira, a seguir, o que cada um deles têm a oferecer:
Vantagens e desvantagens do tráfego orgânico
O tráfego orgânico tem um valor de investimento relativamente baixo, pois não exige custos adicionais com publicidade. Ao mesmo tempo, costuma ter mais credibilidade perante o público, já que são resultados exibidos de acordo com a afinidade do tema, qualidade do conteúdo ou popularidade das páginas — e não de maneira imposta, como os anúncios.
A partir do momento em que um site se estabelece na busca orgânica, é comum que o tráfego seja constante.
Por outro lado, o tráfego orgânico exige investimento de tempo e recursos para otimização das páginas e para manter a qualidade de conteúdo. Além disso, é ser uma estratégia de médio a longo prazo, o que pode ser desafiador, dependendo do contexto da empresa e seus objetivos de marketing.
Vantagens e desvantagens do tráfego pago
Em contrapartida, o tráfego pago tem como vantagens o fato de ter uma amostra de público controlada e segmentada de acordo com critérios bastante específicos.
Seus resultados costumam ser mais rápidos que os da estratégia orgânica, mas tem a desvantagem de ser pago, sendo necessário o investimento contínuo em publicidade para conseguir ter consistência e sucesso nas campanhas.Ou seja, sem orçamento destinado aos anúncios, sem tráfego vindo dessa fonte.
6 benefícios do tráfego orgânico
Chegou a hora de conhecer os principais benefícios do tráfego orgânico e colocar a mão na massa, ou melhor, na SERP (a página de resultados do Google). Confira:
- Custo-benefício;
- Tráfego qualificado;
- Credibilidade;
- Visibilidade constante;
- Relacionamento com o consumidor;
- Menos dependência de anúncios.
Entenda cada um deles:
Custo-benefício
A estratégia de tráfego orgânico pode ser muito interessante, principalmente para quem tem um orçamento de marketing limitado e dispõe de tempo para construir sua audiência.
Se a empresa puder contar com alguém na equipe que possa estudar a técnica e investir tempo na melhoria das páginas já existentes e no cadastro eficiente de novos produtos ou conteúdos, não há outros custos extras envolvidos para fazer acontecer.
Tráfego qualificado
Se a marca obtiver sucesso, a visita orgânica costuma trazer um público qualificado, pois impacta pessoas interessadas nos temas, produtos ou serviços que o site oferece.
Ao publicar conteúdo que se relaciona internamente com outras páginas do site, a empresa também aumenta as chances de reter a atenção dos visitantes e convertê-los de alguma maneira.
Credibilidade
Os resultados orgânicos, em geral, são vistos como mais confiáveis que os patrocinados.
Isso porque eles não estão lá devido a investimentos em publicidade, mas porque possuem afinidade com os termos pesquisados e foram cuidadosamente produzidos por alguém, que se deu ao trabalho de pesquisar, interpretar e transcrever a solução para as dúvidas e as dores de seus clientes.
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Visibilidade constante
Um conteúdo orgânico otimizado para SEO pode manter-se entre os melhores resultados por muito tempo, o que traz mais visibilidade para a empresa ou pode significar, inclusive, um aumento na taxa de conversão.
Relacionamento com o consumidor
A modalidade permite à marca criar conexão com seus clientes, pois entrega o que eles procuram e, se bem estruturada, trará novidades sobre o nicho de seu interesse constantemente.
Ao contrário da mídia paga, as visitas orgânicas têm um efeito duradouro, pois oferecem o benefício de informações mais detalhadas, como blog posts, materiais ricos (como e-books) ou infográficos, por exemplo.
💡 Saiba mais: 10 dicas efetivas para aumentar o valor percebido pelo cliente
Menos dependência de anúncios
Como dissemos, a estratégia orgânica não depende de anúncios publicitários para converter vendas.
Isso faz com que a empresa tenha mais flexibilidade a longo prazo para escolher quando e quanto deseja investir em tráfego pago, sem necessariamente depender dele para trazer visitas e vender mais.
Como melhorar o tráfego orgânico? 7 dicas
Finalmente, trazemos as melhores estratégias para aumentar o tráfego orgânico, fazendo com que as pessoas encontrem o seu site ou loja virtual naturalmente.
Nossas principais dicas são:
- Produza conteúdo de qualidade;
- Invista em múltiplos formatos;
- Estude palavras-chave;
- Ofereça uma boa experiência de usuário;
- Otimize o site constantemente;
- Vincule a outras estratégias;
- Analise e ajuste constantemente.
💡 Saiba mais: 16 dicas simples para aumentar o tráfego orgânico do seu site
Veja como conseguir mais tráfego seguindo esses passos:
Produza conteúdo de qualidade
O principal pilar da busca orgânica é o conteúdo. Os motores de busca, como o Google, possuem algoritmos que classificam as páginas de acordo com a relevância de informações que trazem, identificando se estão alinhadas com as expectativas do usuário.
Isto posto, a nossa recomendação é investir no marketing de conteúdo, uma estratégia que tem o objetivo de atrair clientes por meio da oferta de conteúdo relevante, que solucione suas dúvidas e traga dados úteis, a fim de criar relacionamento e aumentar o reconhecimento de marca.
Dessa forma, você pode evoluir as iniciativas, até focar no marketing inbound para captar leads e gerar ainda mais oportunidades de negócio. Essa estratégia é aquela que atrai os visitantes de maneira passiva: ou seja, quando ele busca por algo de seu interesse, encontra os resultados da empresa que foram pensados para aquele momento da jornada de compra.
O importante é manter a consistência e periodicidade, já que assim os buscadores também entenderão que há um esforço genuíno para atender (e bem) aos potenciais clientes, classificando melhor o seu site.
💡 Saiba mais: 9 dicas para bombar no marketing de conteúdo para e-commerce
Invista em múltiplos formatos
A diversidade de formatos nos conteúdos também é uma forma de mostrar preocupação com os interesses do público. Afinal, há muitas formas diferentes de consumir informação e, se o seu site englobar diversas delas, a probabilidade de atingir mais gente aumenta.
Como exemplo, você pode criar blog posts, e-books, podcasts ou vídeos relacionados ao universo do produto que vende, além de disseminar os materiais via e-mail marketing.
Caso não consiga começar com todos eles ao mesmo tempo, comece por aquele com o qual seu público-alvo se identifique mais e, depois, expanda para outros tipos.
Estude palavras-chave
Como o tráfego orgânico se relaciona diretamente com a busca por termos específicos é muito importante que você pesquise os interesses da sua persona e quais são as palavras-chave relevantes para o seu nicho.
Para isso, você pode usar ferramentas como o Ubersuggest, Answer the Public ou ferramentas pagas, como a Semrush ou o Ahrefs. Dessa forma, você consegue procurar por termos para produção de conteúdo, de acordo com o volume de busca.
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Ofereça uma boa experiência de usuário
Outro fator que tem muita relevância para atrair visitas orgânicas é a boa experiência de usuário, também conhecida como UX.
Trata-se de oferecer todos os recursos possíveis para melhorar a usabilidade e fazer com que os seus visitantes consigam encontrar o que procuram de forma clara, rápida e fluida.
Para isso, opte por criar um site que tenha uma boa velocidade de carregamento, menu funcional com categorias de produtos claras, boas imagens e descrições de produtos, além de um design responsivo e convidativo, adaptado para dispositivos móveis.
Paralelamente, lembre-se de sempre corrigir possíveis erros ou problemas técnicos que possam surgir, como redirecionar páginas que foram descontinuadas para outras URLs, substituir imagens e links quebrados, entre outras questões.
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Otimize o site constantemente
A otimização também faz parte da estratégia para conseguir aumentar o tráfego orgânico, já que é um indicativo de que há preocupação com a qualidade de entrega aos usuários.
Otimizar o conteúdo significa usar boas descrições e imagens para os produtos, revisar o conteúdo de blog posts, tornando-os mais atraentes e atualizados, usar palavras-chave e textos objetivos em títulos, meta titles e meta descriptions, incluir texto alternativo na descrição das imagens, entre outras ações.
Tudo isso fará com que os algoritmos dos buscadores entendam sobre o que se trata o seu site, classificando-o segundo os critérios e interesses de quem está buscando algo relacionado a ele.
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Vincule a outras estratégias
Ainda que o tráfego orgânico aconteça naturalmente, não custa nada impulsionar o conteúdo que você teve tanto trabalho para produzir, certo?
Dessa forma, dissemine os textos e páginas que criar nas redes sociais da marca, em grupos de venda do Telegram, via lista de transmissão no WhatsApp ou por e-mail, de acordo com a sua estratégia.
Na verdade, ao receber conteúdo relevante e de interesse, seu público lembra da sua marca e pode, até mesmo, repassar para outras pessoas.
Ainda, você pode fazer parcerias com outros sites ou empresas que se relacionam com o seu nicho, indicando páginas específicas para divulgação na audiência desses terceiros. Certamente, essas iniciativas ajudarão a trazer mais pessoas para o seu domínio.
Analise e ajuste constantemente
Por último, utilize ferramentas de análise para monitorar o desempenho do site e identificar padrões e tendências de tráfego.
Os dados são importantes para entender quais páginas estão performando melhor ou não na busca orgânica, pois assim você conseguirá ajustar o que for necessário para ter mais sucesso.
Para isso, utilize ferramentas como o Google Analytics ou o Google Search Console, que fornecerão todas as informações necessárias para aprimoramento do seu tráfego orgânico.
Tudo pronto para arrasar no tráfego orgânico?
O tráfego orgânico pode ser uma mina de ouro se levado em consideração na estratégia de um negócio. Ele ajuda a dar visibilidade e autoridade para sites, trazendo visitantes interessados em consumir conteúdo de qualidade, independentemente da etapa do funil de vendas em que estão.
Portanto, investir em estratégias orgânicas é uma alternativa de baixo custo, que pode fazer com que seu site alcance ainda mais público, aumentando as chances de crescimento e lucratividade.
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