O que é tráfego para e-commerce e como atrair mais visitantes?
Pontos principais do artigo:
- Quanto mais visitantes uma loja virtual recebe, mais oportunidades de venda ela tem. Por isso, gerar tráfego para e-commerce é tão importante;
- No geral, esse tráfego pode ser orgânico (de motores de busca), pago (de anúncios), direto (de pesquisa) ou social (de redes sociais);
- Para atrair visitantes qualificados, é preciso ter um bom planejamento, fazer a segmentação de público, escolher os canais certos e contar com uma boa plataforma de e-commerce;
- Na Nuvemshop, você pode criar uma loja virtual grátis e integrar sua loja online às principais plataformas de anúncio para atrair tráfego para o seu site de vendas.
Se você é um empreendedor ou empreendedora à frente de uma loja virtual, sabe que o tráfego para e-commerce é um dos recursos mais valiosos do seu negócio, certo? Afinal, ele não representa apenas o número de visitantes no seu site, mas também o número de potenciais clientes.
Nesse cenário, existem duas oportunidades principais: o tráfego orgânico (que vem dos motores de busca, como o Google) e o tráfego pago (que vem dos anúncios pagos, como o Instagram Ads).
Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas e descobrir como fazer uma boa gestão de tráfego para e-commerce, garantindo visitantes prontos para se tornarem futuros clientes no seu site de vendas. Tudo certo? Então, vamos lá!
O que é tráfego no e-commerce?
Tráfego no e-commerce se refere à quantidade de pessoas que acessam o site da sua loja virtual em um determinado período. Todos os usuários que entram no seu e-commerce, mesmo que não fechem a compra, são considerados como tráfego.
Esse é um conceito importante para quem quer vender na internet. Isso porque, geralmente, quanto mais tráfego você atrair, mais oportunidades terá de converter esses visitantes em clientes.
Imagine, por exemplo, uma loja virtual de roupas. Se esse e-commerce recebe mil usuários por dia e dez deles fazem uma compra, a sua taxa de conversão de visitantes em clientes é de 1%.
Se o dono dessa loja conseguir gerar mais tráfego para o e-commerce trazendo dois mil usuários por dia e mantendo a mesma taxa de conversão, agora terá 20 vendas diárias.
Ou seja, em boa parte dos casos, mais visitantes significam mais vendas.
4 tipos de tráfego para sua loja virtual
O tráfego para e-commerce pode vir de diversas fontes, como motores de busca, redes sociais, anúncios pagos, entre outros. A seguir, veja os quatro principais tipos de tráfego que você pode trazer para a sua loja online:
Tráfego orgânico
Tráfego orgânico são pessoas que encontram o site por meio de motores de busca, como o Google. Nesse caso, o usuário está procurando por uma informação ou produto e acaba encontrando o seu e-commerce naturalmente.
Esse é um tráfego gratuito, baseado na qualidade do conteúdo e na otimização do seu site para mecanismos de busca por meio do SEO (Search Engine Optimization, ou, em tradução livre, Otimização para Motores de Busca).
Aqui, vale lembrar que o tráfego orgânico é construído a longo prazo e à base de muito trabalho. Isso porque é preciso conquistar autoridade de mercado e a confiança dos buscadores para aparecer entre as melhores posições e ficar mais visível para os usuários.
💡 Saiba mais: SEO para e-commerce: guia para otimizar sua loja virtual
Tráfego pago
Tráfego pago é o tipo de visitante que um e-commerce atrai por meio de anúncios pagos nos buscadores (como Google Ads) ou nas redes sociais (como Facebook Ads). Aqui, o dono do site paga um determinado valor para promover a sua loja e atrair usuários.
Esse tipo de estratégia pode trazer resultados mais rápidos, no entanto, exige um investimento inicial — que nem sempre é baixo. Geralmente, a forma mais comum de anunciar é o CPC (Custo por Clique). Nesse caso, você paga uma quantia em dinheiro sempre que alguém clica no anúncio e é redirecionado para o site — independentemente de essa pessoa fazer a compra no seu e-commerce ou não.
💡 Saiba mais:
- O que é mídia paga, como investir e principais plataformas
- 7 dicas de tráfego pago para iniciantes no e-commerce
Tráfego direto
Tráfego direto são usuários que chegam ao e-commerce digitando o URL do site na barra de endereços do navegador, sem o intermédio do Google ou de anúncios. No caso da Nuvemshop, por exemplo, o tráfego direto são os visitantes que chegam ao nosso site digitando “www.nuvemshop.com.br”.
Esse tipo de tráfego para e-commerce acontece quando as pessoas já conhecem o site, por isso, é mais comum para grandes empresas. Nesse caso, os visitantes estão buscando especificamente pela sua loja e é um grande sinal de que o branding do seu negócio, ou seja, o reconhecimento de marca, está consolidado.
💡 Saiba mais: O que é branding e como fazer a gestão da sua marca?
Tráfego social
Tráfego social são os visitantes que acessam a sua loja online por meio das redes sociais, como Facebook, Instagram ou TikTok. Aqui, as pessoas chegam ao site clicando em links compartilhados nas suas redes, seja na bio, nas postagens, nos comentários ou nas mensagens.
Esse também é um tipo de tráfego orgânico, já que não estamos falando de anúncios nas redes sociais, mas de pessoas que encontram um link que as direciona para a sua loja de forma natural ao usar a plataforma.
💡 Saiba mais: Como vender pelas redes sociais?
Como gerar tráfego na minha loja virtual?
Existem diversas técnicas de marketing que podem te ajudar a gerar mais tráfego para e-commerce. E, para te ajudar nessa tarefa, listamos as oito principais estratégias para atrair visitantes para a sua loja virtual. Confira:
📘 Confira o e-book: Plano de marketing pronto [+ exemplos]
Tráfego pago em buscadores
Os buscadores são os sites que os usuários usam para encontrar informações ou produtos na web. Assim, quando você anuncia em plataformas como Google Ads ou Bing Ads, os seus anúncios podem aparecer nos resultados de pesquisa mesmo que essa pessoa ainda não conheça o seu site.
Nesse caso, os anúncios são exibidos quando as pessoas pesquisam palavras-chave relacionadas ao seu produto ou serviço. Ou seja, essa é uma forma de atrair um tráfego altamente qualificado.
Imagine, por exemplo, que você tem uma floricultura online. Uma pessoa que está pesquisando por flores para comprar, poderia facilmente encontrar um anúncio da sua loja e se interessar em acessá-la.
💡 Saiba mais: Como anunciar no Google Ads?
Anúncios nas redes sociais
De acordo com uma pesquisa divulgada pela Forbes, o Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais em todo o mundo. Isso significa que anunciar em plataformas como Facebook Ads, Instagram Ads ou YouTube Ads pode ser uma estratégia poderosa para direcionar mais visitantes para a sua loja virtual.
Aqui, a grande vantagem é que também é possível criar anúncios para conquistar mais seguidores, melhorar o engajamento da conta, captar leads para e-mail marketing, entre outros. Ou seja, é um recurso que pode contribuir para toda a sua estratégia.
💡 Saiba mais: Quanto custa anunciar no Facebook Ads?
Redes sociais comerciais
Além de anunciar, também é importante manter uma presença ativa nas redes sociais. Afinal, um estudo da OpinionBox revelou que mais de 70% dos usuários também usam as redes para pesquisar produtos e empresas antes de comprar e até mesmo fazer compras diretamente na plataforma.
Então, lembre-se de postar conteúdo relevante para o seu público, ter frequência nas publicações e interagir com os seus seguidores nestes canais. Tudo isso ajuda a criar um relacionamento mais próximo com os clientes e facilitar a aceitação quando você quiser promover produtos ou direcionar tráfego para o seu e-commerce.
Não sabe por onde começar? Não tem problema! Preparamos um cronograma de postagens no Instagram totalmente gratuito para te ajudar nessa jornada. Faça o download abaixo:
Boa descrição de páginas e produtos
O Google tende a classificar melhor as páginas com conteúdo de alta qualidade, o que pode garantir que o seu negócio apareça entre as primeiras respostas para uma busca e receba um maior volume de tráfego orgânico.
Então, se você tem uma loja virtual e quer aparecer no topo do buscador para atrair mais visitantes, a dica é garantir boas descrições para páginas de categorias e produtos.
Descreva cada item detalhadamente, adicionando todas as informações que possam ser úteis para o Google entender o seu produto e para o usuário não ter nenhuma dúvida que o impeça de fechar a compra. Nada de descrições repetidas ou simplistas demais, capriche em cada item!
📘 Confira o e-book: Modelos editáveis para descrição de produtos
Otimização das imagens do site
O Google Imagens também pode ser uma ótima fonte de tráfego para e-commerce. Mas, para isso, é preciso fazer algumas otimizações nas imagens dos produtos, como mantê-las em um tamanho adequado e adicionar o texto alternativo.
Na prática, o texto alternativo, também conhecido como “alt text“, serve para fornecer uma descrição textual do que existe na imagem. Dessa forma, o Google consegue entender o que ela significa e classificá-la nos seus resultados de pesquisa.
Além disso, esse também é um recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência visual que usam leitores de tela ou para situações em que a imagem não pode ser exibida, como quando a conexão de internet é lenta. Portanto, é um recurso essencial.
💡 Saiba mais: Guia para editar fotos para loja virtual
Blog no WordPress
Ter um blog em sua loja virtual é uma forma de se aprofundar em assuntos relacionados ao seu nicho de mercado, aumentar o nível de autoridade no segmento, gerar mais tráfego para o e-commerce, educar o público sobre as suas soluções e construir um relacionamento com a sua audiência durante o processo de compra.
Imagine que você tem um e-commerce de moda, por exemplo. No seu blog, você pode falar sobre tendências, estilo, novas coleções e peças que estão na moda. Agora, imagine que, em cada um desses conteúdos, você adicione links para produtos do seu site.
Além de oferecer uma informação útil para o usuário, você estará despertando nele o desejo de visitar a sua loja e adquirir o produto que foi citado. Dessa forma, é possível não apenas aumentar o tráfego no e-commerce, mas aumentar o tráfego de usuários realmente interessados em fazer uma compra.
💡 Saiba mais: Passo a passo como criar um blog no WordPress
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para manter os clientes engajados e informados sobre ofertas, atualizações e conteúdo relevante. Mas, além disso, ele também pode direcionar tráfego para o seu site por meio de links em seus e-mails.
Assim como o blog, o e-mail é uma estratégia de relacionamento com o cliente que pode ser usada para informar os assinantes sobre novos produtos ou relembrá-los de visitar o site para concluir uma ação, como uma compra inacabada — o famoso remarketing.
💡 Saiba mais: Como criar um e-mail personalizado grátis?
Presença em marketplaces
As cinco maiores plataformas de marketplaces detêm quase 80% de todas as vendas online no Brasil. Isso significa que usar essa ferramenta também pode ajudar a aumentar a visibilidade do seu negócio e direcionar tráfego adicional para o seu e-commerce.
Isso porque os clientes que navegam em plataformas como Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza, Via e Amazon, por exemplo, tendem a fazer vários comparativos de preço antes de fechar uma compra. Logo, é possível oferecer ofertas exclusivas para quem visitar a sua loja virtual.
💡 Saiba mais: 7 dicas para vender em marketplaces
Dicas e estratégias de tráfego pago para e-commerce
Os anúncios são uma das formas mais rápidas de atrair visitantes para um site — principalmente se você tem um negócio novo que ainda não é muito conhecido.
Pensando nisso, separamos algumas dicas e estratégias de tráfego pago para e-commerce que você não pode deixar de seguir. Veja:
Tenha um bom planejamento
Antes de começar a investir em anúncios pagos, é preciso ter em mente quais são os objetivos esperados com essa estratégia e quais caminhos serão utilizados para alcançá-los. Aqui, é preciso definir:
- Onde os anúncios serão veiculados?
- Qual será o público-alvo?
- Qual o orçamento disponível?
- Qual o retorno esperado: vendas? Visitas? Reconhecimento de marca?
Ter esse planejamento sólido vai ajudar a evitar gastos desnecessários e aumentar o retorno sobre o investimento (ROI) das campanhas. Então, antes de dar o primeiro passo, faça um planejamento detalhado da estratégia.
💡 Saiba mais: O que é plano de mídia e 4 passos para criar o seu
Faça a segmentação de público
Segmentar seu público significa direcionar seus anúncios para grupos específicos de acordo com as características da sua persona, como região demográfica, gênero, idade, interesses ou comportamentos.
Se você tem uma loja de lingerie que só atende em São Paulo, por exemplo, não vai querer que seus anúncios sejam vistos por homens que moram em Minas Gerais. Nesse caso, você estaria pagando para divulgar o seu negócio para um público que não tem interesse no seu produto.
Por isso, fazer a segmentação garante que seus anúncios sejam vistos por pessoas mais propensas a visitar o seu site e fazer uma compra, garantindo um tráfego mais qualificado para o seu e-commerce e um melhor aproveitamento dos recursos investidos.
💡 Saiba mais: O que é full commerce e como adotar no varejo online?
Escolha os canais certos
Selecionar os canais de publicidade apropriados também é uma etapa essencial na gestão de tráfego pago para e-commerce. Afinal, se o seu público usa principalmente o Instagram, não adianta fazer anúncios no TikTok.
Nesta etapa, é preciso fazer um estudo do público-alvo para entender quais são as redes que eles mais usam e como consomem conteúdo nessas plataformas. Dessa forma, é possível escolher o melhor tipo de anúncio para cada objetivo.
💡 Saiba mais: 8 passos para fazer um anúncio que vende
Garanta uma boa plataforma
Por fim, de nada adianta atrair mais tráfego para o seu e-commerce se a plataforma não suportar o volume de visitantes ou não oferecer uma boa experiência de navegação para os usuários.
Por isso, é preciso contar com um serviço que possa garantir um carregamento rápido, adaptação para dispositivos móveis e segurança no checkout para o consumidor e também para o lojista.
💡 Saiba mais: Como ativar o checkout transparente PagSeguro na sua loja?
Além disso, uma boa dica é escolher uma plataforma de e-commerce que ofereça integração com as principais plataformas de anúncios. Dessa forma, todo o processo se torna muito mais simples e prático, mesmo para quem não tem muitos conhecimentos técnicos no assunto.
Na Nuvemshop, por exemplo, você tem a melhor integração com Google Ads do mercado e ainda pode veicular anúncios do seu catálogo de produtos nas principais redes sociais, como Facebook, Instagram e TikTok.
Tudo certo para divulgar o seu e-commerce?
Como vimos, atrair tráfego para e-commerce não é uma tarefa tão difícil. Com as estratégias certas, você pode conseguir um número cada vez maior de visitantes e, consequentemente, aumentar as vendas e o faturamento do seu negócio.
E, se você ainda não tem um e-commerce próprio para anunciar nas principais plataformas, que tal criar a sua loja virtual grátis na Nuvemshop? É rápido, fácil e você não precisa de conhecimentos técnicos para começar a vender. Esperamos por você! 💙