Nuvemshop, Tray ou Shopify: qual melhor plataforma para vender?
- A escolha entre Tray, Shopify ou Nuvemshop vai depender do seu objetivo de vendas;
- Se você está procurando por uma plataforma com opções de personalização, a Shopify pode ser a opção ideal. Já a Tray oferece uma série de soluções e serviços de gestão;
- Por fim, ao começar um negócio na Nuvemshop, você tem a possibilidade de criar uma loja virtual grátis, além de a ferramenta permitir fácil integração com as principais soluções do ecossistema.
Escolher a plataforma de e-commerce ideal para o seu negócio online é uma decisão importante, já que o seu objetivo de vendas, a experiência do cliente e o seu lucro dependem diretamente desse recurso. Por isso, é fundamental conhecer as diferenças entre as melhores opções do mercado, como Nuvemshop, Shopify ou Tray.
Nesta etapa, é preciso avaliar cautelosamente o que cada recurso tem a oferecer, evitando possíveis problemas no futuro. Uma sugestão é listar tudo o que você considera crucial para o seu negócio.
O layout, por exemplo, é bom para melhorar as taxas de conversão. Assim, sempre cheque se a plataforma permite configurações mais personalizadas.
Nesse sentido, a Nuvemshop oferece a opção de criar uma loja grátis com mais de 50 temas gratuitos para personalização. A Tray não oferece um plano grátis, mas disponibiliza mais de 40 layouts personalizáveis. Já a Shopify, que também só tem planos pagos, conta com 12 temas gratuitos e 144 layouts pagos.
Todas as plataformas possuem ainda soluções para lojas com alto volume de visitas e pedidos. São elas: Nuvemshop Next, Wake (antiga Tray Corp) e Shopify Plus.
Outro ponto que não pode ser esquecido são os métodos de pagamentos compatíveis com a plataforma, quais são as integrações disponíveis e a qualidade do suporte da empresa.
Então, se você quer responder todas estas questões e ver um comparativo completo entre Nuvemshop, Shopify ou Tray, continue com a leitura deste artigo. Vamos lá?
Nuvemshop
A Nuvemshop é a plataforma líder da América Latina, com mais de 140 mil lojas ativas. Ela é voltada para todos os tamanhos de empresas, desde pequenas e médias até negócios mais robustos.
A solução oferece integração com marketplaces, redes sociais, lojas físicas, além de meios de pagamento, logística, comunicação e marketing — tudo pensado para apoiar suas vendas.
A ferramenta também é otimizada para dispositivos móveis, já que boa parte dos clientes navega e compra por esses smartphones, e conta com mais de 50 layouts profissionais gratuitos para customizar a loja.
A principal vantagem da Nuvemshop para os iniciantes é a possibilidade de criar uma loja grátis, com produtos ilimitados.
Já para negócios com operações mais complexas, a empresa oferece a Nuvemshop Next. Esta solução oferece funcionalidades avançadas, um gerente de contas e atendimento prioritário por WhatsApp para lojas que querem continuar expandindo no e-commerce.
💡 Saiba mais: Sites que usam Nuvemshop para te inspirar
Integrações da Nuvemshop
A Nuvemshop oferece mais de 150 aplicativos e ferramentas integradas na plataforma, que te ajudam a vender mais e facilitam a gestão do seu negócio.
Entre essas opções, estão ERPs, serviços de envio, ferramentas de automação, gerenciamento unificado de e-commerce e lojas físicas e outras. Veja as principais:
- Marketplaces: Mercado Livre, Amazon, Shopee, AliExpress, entre outros;
- Redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok;
- ERPs: Omie, Eccosys, Tagplus, VHsys, Notazz e mais;
- Meios de envio: Nuvem Envio (envios até 50% mais baratos, com fretes a partir de R$ 7,98), Correios (por meio do Nuvem Envio), ASAP Logo, Carries, entre outros;
- Meios de pagamento: Nuvem Pago, GetNet, PagBank, Mercado Pago, PagHiper, PayPal, Cielo, PicPay, etc.
💡 Saiba mais: Como funciona a Nuvemshop e quais as suas vantagens?
Vantagens da Nuvemshop
As principais vantagens de criar uma loja na Nuvemshop são:
- Cadastro de produtos ilimitado: na Nuvemshop, você pode cadastrar quantos produtos precisar, em qualquer tipo de plano, desde o gratuito até os mais robustos;
- Sem tarifas por venda: com o Nuvem Pago, o meio de pagamento próprio da plataforma, não existem tarifas por transação;
- Domínio e certificado de segurança gratuitos: ao criar uma loja na Nuvemshop, é gerado automaticamente um domínio compartilhado para o seu site. Além disso, é disponibilizado o certificado SSL — ou certificado de segurança — para garantir a segurança de todas as lojas ativas na plataforma;
- Painel intuitivo: o painel administrativo da ferramenta é altamente didático e intuitivo. Nele, você tem visibilidade de todas as informações da sua loja virtual divididas em um menu interativo;
- Personalização de layout: a loja pode personalizar os modelos de layout Nuvemshop com autonomia ou fazer personalizações avançadas com desenvolvedores e integrações de apps e APIs.
💡 Saiba mais: 10 motivos para provar que a Nuvemshop é boa para o seu negócio
Desvantagens da Nuvemshop
Se você está procurando personalizar a sua loja, talvez o plano gratuito não seja ideal para o negócio, uma vez que ele limita as alterações na página por não ter o código fonte aberto. No entanto, caso você opte pelo Plano Impulso, esta questão não vai ser um problema.
💡 Saiba mais: Nuvemshop ou Mercado Shops: qual a melhor plataforma?
Planos da Nuvemshop
A Nuvemshop oferece quatro opções de planos. É possível criar uma loja virtual grátis ou escolher entre uma das três opções com valores que variam entre R$ 59 e R$ 389 ao mês.
Além disso, a plataforma também oferece a Nuvemshop Next para empresas em expansão. Algumas vantagens desta solução são um gerente de e-commerce dedicado para acompanhar os resultados da loja e uma série de outros serviços e integrações exclusivos para melhorar a performance do site.
💡 Saiba mais: Qual plano escolher na Nuvemshop?
Tray
A Tray é uma plataforma de e-commerce indicada para pequenos, médios e grandes negócios. Hoje, a empresa faz parte da Locaweb, empresa de hospedagem de sites, e é considerada uma das soluções para criar lojas virtuais mais antigas do mercado.
A ferramenta reúne mais de 11 mil lojistas e oferece uma série de soluções e serviços de gestão, meios de pagamento e impulsionamento das vendas online.
Entre os recursos da plataforma, estão lojas de temas e aplicativos, ferramentas de marketing, soluções de logística e integração com os principais marketplaces do país.
Integrações da Tray
As principais integrações da Tray são:
- Meios de pagamento: GetNet, Vindi, Cielo, Mercado Pago, PagSeguro, entre outros;
- Marketplaces: Mercado Livre, Magalu, Shopee, Amazon, Casa Bahia, etc.;
- Meios de envio: Frete Fácil, Melhor Envio, Track e mais;
- ERPs: AdmNet, Adderi, Fácil 123, entre outros;
- E-mail marketing: LocaWeb, Enviou, Manda, etc.
💡 Saiba mais: Nuvemshop, Vtex ou Tray: qual é a melhor para e-commerce?
Vantagens da Tray
Algumas vantagens da Tray são:
- Acesso ao código-fonte (HTML/CSS/JS) e layouts personalizáveis: é possível criar a sua loja virtual com a identidade visual da sua marca e contar com mais de 40 layouts personalizados e gratuitos;
- Idiomas e moedas diversos para vendas internacionais: com a Tray, é possível expandir as fronteiras do seu negócio e explorar as vendas em outros países;
- Canais de suporte diversos: além da central de ajuda e e-mail em todas as opções de planos, a Tray oferece o atendimento por chat no plano Essencial e o suporte via telefone no plano Expansão.
💡Saiba mais: Comparativo de plataformas: Tray, Shopify Plus, Nuvemshop Next e mais
Desvantagens da Tray
A principal desvantagem da Tray é a falta de um plano grátis para começar a vender pela internet. Além disso, a ferramenta não oferece integração com ferramentas de marketing digital para trabalhar a divulgação de um negócio.
💡Saiba mais: Tray ou Nuvemshop: qual é a melhor opção?
Planos da Tray
Com relação aos preços, a Tray oferece seis planos de assinatura, que vão do Simples ao VIP, variando de R$ 59 a R$ 999 por mês no plano mensal.
💡Saiba mais: Nuvemshop, Tray ou Loja Integrada: qual é a melhor plataforma de e-commerce?
Shopify
A Shopify é uma plataforma de e-commerce canadense. Hoje, a empresa está presente em 175 países e é considerada uma das soluções mais populares do mercado.
A ferramenta permite que empresas de todos os tamanhos gerenciem as suas próprias lojas online de forma eficiente e flexível ao oferecer diferentes funcionalidades, como a possibilidade de criar cartões-presente nas lojas virtuais.
No entanto, a Shopify, apesar de suas muitas vantagens, pode não ser a escolha de plataforma ideal para quem está começando, já que tem preços altos para o mercado brasileiro.
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- Nuvemshop ou Shopify: qual a melhor plataforma para vender?
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Integrações da Shopify
A Shopify tem integração com muitas ferramentas. No entanto, a maioria dos aplicativos é faturada em dólar. Veja algumas das opções:
- Meios de pagamento: EBANX/Juno, Mercado Pago, PagBrasil, entre outros;
- Meios de envio: Frenet, Kangu, Melhor Envio, etc;
- ERPs: Bling, Tiny e mais;
- Marketing: RD Station, Mailchimp, entre outros.
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Vantagens da Shopify
As principais vantagens de vender pela Shopify são:
- Plataforma escalável: Assim como a Nuvemshop, a Shopify pode crescer com o seu negócio, independentemente do tamanho ou complexidade das vendas;
- Oferece 14 dias de teste grátis: a plataforma oferece 14 dias de teste grátis em qualquer plano escolhido;
- Suporte 24/7: a Shopify oferece suporte via chat, e-mail e telefone, ajudando os usuários a resolverem os seus problemas.
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Desvantagens da Shopify
A principal desvantagem da Shopify é a cobrança em dólar e as altas taxas mensais. Esse pode ser um fator limitante para um pequeno empreendedor.
Além disso, personalizações mais complexas na plataforma, como a integração com marketplaces, podem exigir conhecimento de um desenvolvedor web.
💡 Saiba mais: Nuvemshop, Shopify ou Loja integrada: vantagens e desvantagens
Planos da Shopify
Com relação aos custos, a Shopify oferece um teste grátis de 14 dias para avaliação do usuário. Depois desse período, é possível escolher entre três principais planos que custam entre US$ 19 e US$ 399 (entre R$ 95 e R$ 1.995, aproximadamente, na cotação de setembro de 2023).
💡 Saiba mais: Nuvemshop, Iluria ou Loja Integrada: qual a melhor?
Afinal, qual a melhor plataforma de e-commerce: Nuvemshop, Tray ou Shopify?
Escolher entre Nuvemshop, Tray ou Shopify é uma decisão difícil, mas que deve ser tomada a partir das necessidades de vendas e objetivos do seu negócio. No entanto, ao analisar todos os pontos deste artigo, consideramos a Nuvemshop como a melhor opção.
Para começar, a empresa, independentemente do plano escolhido, não estabelece restrição para número de produtos cadastrados, nem quantidade de vendas. Além disso, não é feita a cobrança por views, ou seja, as páginas do seu site podem ser visitadas infinitamente.
Vale também mencionar que, caso o seu negócio ainda precise de ferramentas extras, a Loja de Aplicativos da Nuvemshop pode te ajudar. Nela, você tem acesso a diversos softwares terceirizados que podem ser integrados à sua loja com poucos cliques para potencializar ainda mais o seu e-commerce.
E, se você está pensando em começar a vender pela Nuvemshop, pode criar uma loja grátis ou escolher um plano pago e fazer o teste gratuito por 7 dias.
E aí, tudo certo para escolher entre Nuvemshop, Tray ou Shopify?
Esperamos que este artigo te ajude a escolher entre Nuvemshop, Tray ou Shopify como a melhor opção para o seu negócio. Lembre-se de verificar os prós e contras de cada plataforma antes de decidir.
Se você escolheu a Nuvemshop, te convidamos a criar a sua loja virtual grátis, ou, caso já venda online e esteja pensando em migrar, conheça a Nuvemshop Next. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos para começar a vender. 💙