O que é UGC (Conteúdo Gerado por Usuário) e como usar essa estratégia?

Conteúdo criado por humano
UGC Creator cria conteúdos exclusivos para marcas em seu celular.
Pontos principais do artigo:
  • UGC é o Conteúdo Gerado por Usuário, ou seja, todo conteúdo produzido por clientes reais da sua marca e compartilhado online para inspirar outras pessoas;
  • O mercado de UGC no Brasil cresce cada vez mais, uma vez que esse tipo de conteúdo traz mais engajamento e promove conexões mais autênticas com o público nas redes sociais;
  • Quem tem uma loja virtual pode aproveitar o UGC para gerar mais conversões em páginas de produto e promover a marca online com um custo menor. Baixe nosso plano de marketing pronto e aplique essa estratégia!

Quando os anúncios já não funcionam mais como antigamente, entra em cena o conteúdo gerado por usuários. Por isso, se você ainda não sabe o que é UGC, chegou a hora de entender esse conceito e aproveitar tudo o que seus clientes publicam sobre a sua marca na internet.

Por exemplo, sabe as avaliações dos clientes no seu site e os comentários sobre produtos nas suas redes sociais? É um tipo de conteúdo gerado por usuários, que traz mais credibilidade para a sua empresa, ao mesmo tempo que representa uma forma valiosa de divulgação

Afinal, nada gera mais confiança e sensação e autenticidade do que opiniões de pessoas reais. Concorda? Então, venha com a gente para entender o que é UGC, como funciona e como aplicar no seu negócio.

Aproveite e baixe nosso plano de marketing grátis para traçar estratégias de UGC para o seu e-commerce:

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Agora sim, vamos à leitura!

O que é UGC?

UGC significa User Generated Content, ou Conteúdo Gerado por Usuário, em português. Ou seja, é todo conteúdo produzido pelo consumidor de uma marca e compartilhado online.

O grande diferencial do UGC é o fato de ser feito por pessoas comuns. Esse tipo de conteúdo pode ser produzido de forma totalmente espontânea, como uma avaliação de produto em um site, ou incentivado pela empresa com uma ação de marketing, como um concurso online.

Outros exemplos de UGC são depoimentos de clientes, posts em redes sociais, publicações em fóruns, resenhas de produtos, vídeos de unboxing etc.

Para as marcas, o UGC é uma estratégia altamente valiosa, porque traz mais autenticidade à divulgação de produtos e serviços. Em tempos de crise de confiança, os consumidores querem, cada vez mais, encontrar depoimentos genuínos de outras pessoas, em vez de avalanches de anúncios.

Quer uma prova? Um famoso estudo da consultoria Nielsen descobriu que 92% dos consumidores confiam mais em recomendações de pessoas do que em anúncios de empresas.

Isso explica porque 56% das marcas líderes globais estão focando suas estratégias de marketing digital em UGC, de acordo com o relatório State of Marketing Report 2024.

Então, se você tem um negócio online e quer mais visibilidade, vamos mostrar por que vale a pena embarcar na tendência de conteúdo gerado pelo usuário.

O que são UGC creators?

Um UGC creator (ou criador de UGC) é um criador de conteúdo que não tem uma grande audiência e não se classifica como um influenciador digital. Dessa forma, são pessoas comuns que experimentam produtos e serviços de empresas e criam conteúdos sobre elas.

Em tese, um conteúdo só pode ser chamado de UGC se for produzido de forma espontânea por clientes reais, ainda que incentivado pela empresa com uma ação de marketing.

Porém, com a popularização do conteúdo gerado por usuário, está surgindo uma categoria de criadores de UGC profissionais. São pessoas comuns, com poucos seguidores nas redes, que produzem conteúdo de forma mais livre para as marcas e disputam sua atenção em plataformas de influenciadores.

Geralmente, esses criadores cobram preços bem inferiores aos praticados por influencers, como veremos a seguir.

Qual é a diferença entre UGC Creator e influenciador digital?

A creator economy (economia de criadores) tem avançado tão rapidamente que as fronteiras entre o criador de UGC e o influenciador digital já se confundem. Um exemplo é a prática de contratar UGC Creators por meio de plataformas — o que seria uma contradição, já que o criador pago entra na categoria de influenciador.

Em muitos casos, o criador começa como UGC, com poucos seguidores, e evolui para se tornar um nanoinfluenciador (entre 1 mil e 10 mil seguidores) e, mais tarde, um microinfluenciador (entre 10 mil e 100 mil seguidores).

Inclusive, com uma busca rápida no Instagram, é possível encontrar diversos perfis de criadores de UGC e pessoas que ensinam como se tornar um UGC creator.

Perfis mostram o que é UGC e quem são os UGC Creators.

Para separar bem as coisas, confira nossa tabela comparativa que diferencia UGC creators de influenciadores:

Tabela comparativa entre o influenciador digital e o UGC creator.

Confira os dados em detalhes e, se quiser, copie e cole a tabela:

Critério Criador de UGC Influenciador digital
Objetivo de marketing Indicado para promover marcas de forma autêntica e humanizada, com o máximo de espontaneidade. Indicado para acessar comunidades qualificadas e segmentadas, quando a marca busca engajamento junto a um público-alvo específico.
Audiência Poucos seguidores (geralmente, entre 100 e 5 mil). Audiência considerável e segmentada, desde nanoinfluenciadores (entre 1 mil e 10 mil seguidores) até megainfluencers (mais de 1 milhão de seguidores).
Remuneração A contrapartida pode ser a própria visibilidade, produtos da marca ou um cachê baixo. A remuneração é mais alta e depende das métricas do influenciador. O pagamento pode ser negociado em valores fixos ou percentual de receita de vendas, por exemplo.
Processo de produção de conteúdo O criador fica responsável por toda a produção do conteúdo, seja um Reel, um post ou um Story, por exemplo. O controle também é menor e há mais liberdade na criação. Cada empresa determina o processo de produção do conteúdo, mas, em geral, há um briefing mais direcionado e etapas de aprovação mais complexas.

 

💡 Saiba mais: O que é marketing de influência e como usar essa estra

5 motivos para usar UGC no seu negócio

Quer bons motivos para usar o UGC no seu negócio digital? Confira uma lista convincente:

1. Aumento das conversões

O poder de conversão do conteúdo gerado por usuários é impressionante.

De acordo com um levantamento feito pela plataforma de UGC Bazaar Voice, a inclusão de conteúdos UGC em páginas de produto pode aumentar a taxa de conversão do e-commerce em até 161%.

Isso acontece porque os consumidores preferem ver fotos de pessoas reais utilizando os produtos — e a decisão de compra vem mais rápido com essa prova social. Além disso, imagens de clientes transmitem mais confiança e autenticidade no e-commerce.

No tópico de exemplos, vamos conhecer vários cases de sucesso que utilizam essa estratégia em suas lojas virtuais. Então, continue com a gente!

2. Maior engajamento

O UGC também é magnético para usuários, que tendem a interagir mais com conteúdos criados por pessoas reais — gente como a gente! Segundo o relatório The State of Community Powered Marketing 2024, o conteúdo gerado por usuários aumenta em até 28% o engajamento em publicações de redes sociais.

A explicação é que não há prova social mais eficiente do que a voz de pessoas comuns. Isso se torna ainda mais relevante em um cenário de propagação de desinformação e, ao mesmo tempo, excesso de publicidade.

Para se livrar dos filtros da propaganda, as pessoas procuram por experiências verdadeiras que só o UGC pode oferecer.

3. Maior retorno sobre o investimento

Segundo dados da plataforma de criadores Brandlovers, o conteúdo gerado por usuários tem o poder de gerar até 11 vezes mais ROI (Retorno sobre o Investimento) para as empresas, em comparação com os anúncios tradicionais.

Esse resultado é explicado pelo menor custo das ações UGC e seu excelente desempenho. Afinal, os consumidores estão sedentos por conteúdo autêntico, que já não é encontrado na publicidade tradicional.

4. Menor custo

O UGC pode sair de graça para a empresa ou ter um custo mínimo. Geralmente, a contrapartida oferecida ao criador é a própria visibilidade nas redes sociais da marca, ou, ainda, um prêmio como um kit de produtos.

Mesmo no caso de sorteios e concursos, o custo tende a ser menor do que em uma campanha publicitária tradicional. Além disso, vale reforçar que o ROI é maior, como vimos no tópico anterior.

5. Coleta de feedback e divulgação simultâneas

Já parou para pensar que o UGC é uma forma de divulgar sua marca e coletar feedbacks do seu público ao mesmo tempo? Empresas que usam essa estratégia conseguem coletar insights realmente úteis dos criadores enquanto promovem campanhas engajantes na internet.

💡 Saiba mais: Como pedir feedback ao cliente? [dicas e textos prontos]

Tipos de conteúdo gerado por usuários

Agora, vamos conhecer os principais tipos de conteúdo gerado por usuários que você pode utilizar na sua estratégia de marketing. Acompanhe:

Avaliações e depoimentos de clientes

O UGC mais clássico são as avaliações e depoimentos de clientes. Grande parte das marcas já utiliza esse recurso para aplicar o gatilho mental de prova social, incentivando novas compras a partir da experiência dos consumidores.

Avaliações loja virtual VegPet

Exemplo de avaliações do Google da loja virtual VegPet.

Posts em redes sociais

As redes sociais são um terreno fértil para o UGC, especialmente Instagram, TikTok e YouTube. Nessas plataformas, as marcas se esforçam para estimular a produção de conteúdo de usuários e conseguir autorização para republicar imagens, vídeos e comentários positivos.

Os formatos campeões de UGC são os Reels e Stories do Instagram, vídeos do YouTube e vídeos do TikTok. Lembrando que as publicações em redes sociais podem ser feitas espontaneamente ou incentivadas por uma ação da marca, como um concurso cultural, um sorteio ou um desafio.

Concurso cultural da Speedo durante o Carnaval.

Concurso cultural da Speedo durante o Carnaval. Reprodução: Speedo.

Perguntas e respostas

Seções de perguntas e respostas como aquela que encontramos no Perfil de Empresa (Google Meu Negócio) do Google são um tipo de UGC interessante. Nesse tipo de página, os consumidores podem fazer perguntas sobre a empresa, que tem a chance de promover seus produtos na resposta.

Como criar e coletar UGC para o seu negócio

Agora sim, vamos ao passo a passo para incentivar a criação de UGC para o seu negócio e aproveitar os benefícios dessa estratégia. Acompanhe:

Crie hashtags

Criar hashtags é o primeiro passo para promover campanhas de UGC nas suas redes sociais. Por exemplo, a marca de câmeras GoPro utiliza a hashtag #GoProFamily para rastrear mais facilmente as imagens dos clientes utilizando seus produtos.

Posts marcados com a hashtag da GoPro para estratégia de UGC.

Assim, você pode promover atividades entre seus seguidores e utilizar uma hashtag para identificar os conteúdos produzidos.

Crie campanhas nas redes sociais

Como vimos, as marcas têm o papel de incentivar a produção de conteúdo pelos usuários. Uma das formas mais eficazes de fazer isso é criar campanhas e desafios nas suas redes sociais.

Você pode pedir para que os seguidores comentem ideias de novos produtos, deem feedbacks ou contem histórias que passaram com a marca, por exemplo. Também vale estimular a produção de vídeos experimentando produtos e serviços.

Depois, é só coletar os melhores conteúdos com suas hashtags e reproduzir nas suas redes sociais no formato UGC.

Interaja ativamente com seu público

O UGC pode surgir em qualquer lugar: em um comentário, em uma mensagem direta, em uma repostagem etc. Por isso, é fundamental que você interaja ativamente com seu público nas redes sociais, respondendo os comentários e as mensagens o tempo todo.

O community manager, ou gerente de comunidade, costuma ser o profissional responsável por acompanhar todas as menções à marca e responder os usuários. Logo, esse colaborador deve ter uma visão estratégica para estimular a produção de UGC em suas interações com o público.

Promova eventos

Eventos são ótimas oportunidades para coletar UGC exclusivo e de qualidade. Uma das estratégias mais utilizadas é criar espaços instagramáveis no local, incentivando o público presente a compartilhar publicações em suas redes sociais.

💡 Saiba mais: Como fazer um evento? Guia completo

Promova concursos e sorteios

Os tradicionais concursos e sorteios têm um lugar especial na estratégia de conteúdo produzido por usuários. Um concurso cultural é sempre uma boa pedida, pois elimina os custos e burocracias dos sorteios e tem uma mecânica simples.

Você pode, por exemplo, fazer um concurso para eleger a melhor frase sobre a marca, o melhor Reel sobre um produto ou a melhor ideia de novo produto — as possibilidades são infinitas.

Já os sorteios costumam engajar mais, já que oferecem premiações como contrapartida. Da mesma forma, você pode criar uma mecânica que exige a produção de conteúdo sobre a marca para que o usuário participe e concorra aos prêmios.

💡 Saiba mais: Como fazer sorteio no Instagram: regras e passo a passo

Incentive avaliações

As avaliações são um dos formatos mais puros de UGC que existem online. Então, facilite e incentive o envio de opiniões e feedbacks dos seus clientes.

Nas lojas virtuais, é interessante destacar as avaliações e depoimentos de clientes para valorizar os produtos. Quem tem uma loja virtual na Nuvemshop, por exemplo, pode utilizar diversos aplicativos para coletar e exibir avaliações, como Lily Reviews, RATrustVox e Smartarget Reviews.

Aproveite o pós-venda

O pós-venda é um momento propício para coletar UGC em forma de avaliações e feedbacks. Por isso, esse passo deve estar previsto no seu processo comercial e padronizado.

Na hora de pedir avaliação de clientes, lembre-se de personalizar a mensagem, chamando a pessoa pelo nome e mencionando o produto comprado. Isso cria uma conexão mais próxima, mostrando que a sua empresa realmente se importa em entender a experiência de cada consumidor.

Quem vende na Nuvemshop, por exemplo, pode fazer essa personalização de forma simples e automatizada usando o Nuvem Marketing, solução de automação exclusiva para lojistas da plataforma.

Com a ferramenta, é possível não só automatizar o envio de e-mails com o pedido de avaliação após a compra, mas também recuperar carrinhos abandonados, enviar cupons personalizados e muito mais. Baixe o app na Loja de Aplicativos Nuvem e teste grátis por 15 dias!

Use seu programa de fidelidade

Já pensou em oferecer recompensas a seus clientes fiéis para produzirem conteúdo para a sua marca? Você pode fazer isso por meio de um programa de fidelidade, criando premiações específicas para consumidores inscritos que criarem algum tipo de UGC.

Por exemplo, imagine uma campanha que premia clientes com cupons de desconto em troca de um Reel utilizando os produtos da marca.

Utilize plataformas de UGC

Hoje, já existem diversas plataformas online que conectam marcas a pequenos criadores de conteúdo que produzem UGC. Alguns exemplos são Brandlovrs, Bloomer e The Creator.

Pode parecer contraditório, já que a espontaneidade é uma característica do conteúdo gerado por usuários. No entanto, com o crescimento desse mercado, vem se tornando comum a prática de contratar UGC creators por meio de plataformas de influência.

Aqui na Nuvemshop, por exemplo, temos aplicativos que conectam lojas virtuais a influenciadores e criadores de UGC, como Viral e OVNI.

Reproduza o UGC em diversos canais

Uma das grandes vantagens do UGC é que você pode reproduzir o mesmo conteúdo em diversos canais — desde que peça autorização ao autor, é claro. Você pode, por exemplo:

  • Transformar avaliações positivas de clientes do seu site em anúncios no Instagram;
  • Utilizar artes criadas por clientes para promover campanhas online com banners e anúncios;
  • Pegar vídeos de unboxing do YouTube e transformá-los em Reels e vídeos de TikTok;
  • Adicionar fotos e vídeos do Instagram de clientes à suas páginas de produtos.

As possibilidades são muitas. Então, use sua criatividade e espalhe o UGC pelos seus canais!

Exemplos reais de uso do UGC

Vamos conferir alguns cases de sucesso que mostram como usar o UGC na prática. Confira:

LV Store usa “Steal the Look”

A LV Store, case de sucesso da plataforma Nuvemshop Next, usa a estratégia de UGC na seção “Steal the Look” de sua loja virtual. A página mostra os looks que as clientes montam com as peças da marca e publicam no Instagram.

Seção de UGC da LV Store.

Dessa forma, a LV Store aproveita o conteúdo gerado espontaneamente por seu público para inspirar novas consumidoras.

Naah Store promove Nuvemshop Next

A Naara Risseto, dona da loja virtual de moda feminina Naah Store, fez um Reel no Instagram indicando a Nuvemshop Next como sua plataforma de e-commerce preferida para empreendedores.

Ela ressaltou o atendimento personalizado que é oferecido na Nuvemshop Next, que faz toda a diferença para o crescimento da loja virtual. Além disso, frisou que a plataforma é fácil de mexer, permitindo ajustes e personalizações sem burocracia.

Quer mais controle sobre o seu negócio e suporte dedicado? Então, você precisa conhecer a Nuvemshop Next, a plataforma para e-commerces que não param de crescer:

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Grasse valoriza seus clientes

A Grasse é uma loja virtual de semijoias e cliente da Nuvemshop Next. A marca tem uma seção exclusiva no site para conteúdos UGC, onde utiliza as imagens de suas clientes do Instagram para promover os produtos.

Captura de tela da seção da Grasse que mostra o que é UGC.

Chilli Beans convoca UGC creators

A Chilli Beans ganhou destaque no marketing de criadores com uma ação exclusiva de UGC no Instagram da marca. Para isso, a empresa selecionou UG creators por meio da plataforma Seu Influencer, utilizando como critérios a “clareza na fala” e a “relação com a marca”.

Das 450 pessoas que se inscreveram na plataforma, 20 pessoas foram selecionadas, e o conteúdo gravado por 18 delas foi usado. Veja o exemplo da criadora de UGC Chiara:

Captura de tela da ação de UGC da Chilli Beans.

Boticário faz dueto no TikTok

O Boticário revolucionou o UGC ao ativar um novo formato de mídia do TikTok, chamado de Mission Duet (Missão Dueto, em português). A empresa convidou seus seguidores — chamados carinhosamente de “Boti Lovers” — a cocriarem produtos por meio da ferramenta.

Em um vídeo criado pela marca, um profissional de produto aparece na fábrica da Boticário, anotando todos os pedidos de novos produtos sugeridos pelos usuários.

Imagem utilizada no Dueto TikTok do Boticário.

Outback promove comentários de clientes

O Outback trabalha fortemente sua estratégia de UGC, utilizando, principalmente, comentários de seus clientes nas redes sociais. Neste exemplo, a marca aproveitou um comentário de uma cliente no próprio Instagram para divulgar sua promoção com brinde.

Captura de tela de ação UGC Outback.

Bubbaloo coleta histórias de ghosting

A marca de chicletes Bubbaloo criou uma campanha de UGC incentivando seus seguidores a compartilharem histórias de ghosting (prática de desaparecer repentinamente da vida de alguém quando não se tem mais interesse).

Os usuários que participaram receberam descontos especiais via direct message (mensagem direta) no Instagram. Já a empresa aproveitou os comentários para gerar conteúdo engajante e aumentar sua visibilidade.

Ação de UGC o que é da Bubbaloo.

Cuidados ao utilizar o UGC no marketing

Agora que você sabe como utilizar o conteúdo gerado por usuários no seu marketing, vamos fechar com os cuidados necessários para aplicar essa estratégia. Preste atenção:

Modere o conteúdo

Normalmente, o conteúdo gerado por usuários não seguirá as diretrizes da marca e, por isso, precisa passar por uma moderação cuidadosa. Verifique se a mensagem é compatível com o seu branding e se está alinhada aos valores da empresa.

Além disso, é preciso checar o perfil da pessoa que criou o conteúdo, para não correr o risco de dar visibilidade a alguém que não atende aos critérios da marca. Lembre-se: sua reputação será automaticamente associada ao criador do UGC!

Estabeleça critérios de qualidade

Nem todo UGC servirá para promover sua marca, já que o conteúdo não tem um briefing específico — com exceção de campanhas contratadas. Por isso, tenha sempre critérios claros para selecionar o que vale a pena, como adequação à linguagem da marca, clareza nas informações e qualidade das imagens produzidas.

Peça permissão para utilizar conteúdos

Mesmo que o conteúdo gerado por usuários seja compartilhado publicamente, a marca precisa pedir autorização para repostar as informações. Isso evita problemas com a exposição de dados pessoais, que é regulamentada pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

Se você ainda não tem uma política de privacidade clara no seu site, use nossa ferramenta gratuita para criar uma:

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Tenha cuidado com direitos autorais

É preciso ter cuidado redobrado com os direitos autorais ao utilizar o UGC. Isso porque é muito comum que os usuários compartilhem conteúdos com músicas, imagens e outros materiais que pertencem a terceiros.

Se você republicar um conteúdo protegido por direitos autorais, pode acabar tendo que indenizar o detentor.

Ficou claro o que é UGC e como utilizar no seu marketing?

Depois dessa aula de UGC, esperamos que você aproveite essa tática para impulsionar seu marketing digital com conteúdos mais autênticos. Lembre-se de explorar comentários positivos e se conectar com seus seguidores para extrair o melhor conteúdo.

Se você já tem um negócio digital e quer dar o próximo passo no seu crescimento, conheça a solução perfeita: a plataforma Nuvemshop Next, que tem todas as ferramentas de marketing necessárias para colocar você entre os grandes do mercado! 🚀

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre o que é UGC

UGC significa User Generated Content, ou Conteúdo Gerado por Usuário. Podemos classificar dessa forma todo tipo de conteúdo feito pelo próprio consumidor de uma marca, de forma voluntária ou incentivada pela empresa.

Um UGC creator (ou criador de UGC) é um criador de conteúdo que não tem uma grande audiência e não se classifica como um influenciador digital. Dessa forma, são pessoas comuns que experimentam produtos e serviços de empresas e criam conteúdos sobre elas.

Hoje, com o avanço da publicidade digital, você pode se tornar um produtor de conteúdo especializado em UGC (também chamado de UGC creator ou criador de UGC). Para isso, monte um portfólio, participe de campanhas de UGC promovidas por empresas nas redes sociais e utilize plataformas como Brandlovrs, Bloomer e The Creator.

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