O que é usabilidade e como melhorar a do seu site?
- Usabilidade é a a facilidade com que os usuários podem navegar, interagir e realizar tarefas dentro desse ambiente, seja ele um site, uma plataforma de e-commerce, um software de simulação ou qualquer espaço digital que complementa o mundo real;
- Ela é importante porque garante que sites e aplicativos sejam fáceis de usar, melhorando a experiência do usuário e aumentando a conversão em vendas;
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Você sabe o que é usabilidade? Quando uma empresa decide investir em um site, um aplicativo ou qualquer tipo de produto, ela, automaticamente, implanta soluções que possibilitam a atração de novos consumidores.
No entanto, para ter sucesso no mundo online atualmente é preciso apostar no conceito de usabilidade, que deixa seu negócio atrativo e facilita o acesso do cliente às informações desejadas.
Muitos proprietários de comércios online sabem que a tecnologia provoca mudanças significativas capazes de encantar os usuários que visitam um site e de cativar os clientes que encontraram naquela loja a solução que precisavam. Portanto, é preciso estar por dentro de aspectos que aperfeiçoem ainda mais a experiência do usuário.
Então, para saber mais sobre o que é usabilidade e descobrir qual é a sua importância, é só seguir a leitura do conteúdo. Vamos lá?
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O que é usabilidade?
Usabilidade diz respeito a construir um ambiente virtual prático em que um usuário encontre com facilidade o que procura.
Alguns donos de e-commerce ainda desconhecem a importância da experiência que os visitantes têm em um site e que ela pode ser decisiva na permanência ou na busca por outro negócio que atenda às necessidades dos clientes.
Afinal, o consumidor atual quer fazer investimentos com um negócio que transmita confiança e que facilite sua vida.
Logo, estudar esse tema e entender as nuances que traz é uma alternativa para se manter atualizado no mercado, continuar atento às tendências que melhoram seus processos e pensar de forma estratégica e antecipada.
Por que a usabilidade é importante?
Você já deve ter desinstalado um aplicativo porque era difícil de navegar ou até mesmo fechado um website porque as informações eram confusas, certo? Isso ocorre quando a empresa desenvolvedora não se preocupa em implementar o conceito de usabilidade.
Isso porque é a aplicação da usabilidade garante que uma ferramenta apresente apenas as informações essenciais e imprescindíveis às necessidades do público que sua empresa deseja atingir.
Sendo assim, a usabilidade é importante e precisa ser considerada no momento de desenvolver sites e aplicativos, já que garante um melhor desempenho da ferramenta por meio de elementos que dialogam com o usuário.
Além disso, é importante lembrar que é interessante causar uma boa primeira impressão e se colocar no lugar do usuário para entender as necessidades, uma vez que isso ajudará na conversão e na melhora do tráfego da sua loja online, por exemplo.
💡Saiba mais: Guia completo para aumentar o tráfego orgânico do seu site
Quais são os componentes da usabilidade?
De acordo com Nielsen Jakob, doutor dinamarquês especializado em ciência da computação, a usabilidade pode ser definida por cinco componentes. Veja, abaixo, quais são eles:
- Facilidade de aprendizado: os usuários conseguem realizar tarefas básicas na aplicação desde o primeiro uso?
- Eficiência de uso: depois de aprender as tarefas básicas, quanto tempo os usuários levam para realizá-las?
- Facilidade de memorização: depois de um período sem acessar a ferramenta, os usuários conseguem utilizá-la novamente sem grandes dificuldades?
- Erros: quando existem erros, são graves e quão difícil é para um desenvolvedor corrigi-los?
- Satisfação objetiva: a interface é agradável para os usuários?
Como desenvolver a usabilidade?
Fazer com que seu e-commerce seja atraente aos olhos do atual consumidor requer esforços de todos os que estão envolvidos no seu negócio. Afinal, a usabilidade só será bem desenvolvida se a equipe acreditar na sua importância.
Confira, a seguir, algumas atividades que podem ser feitas para aplicar a usabilidade em seu negócio:
1. Foco em conversão
Fique atento à reputação que sua marca tem na web e trabalhe com informações que ajudem a converter visitantes em consumidores.
Depoimentos de clientes, promotores, cases de sucesso e outros aspectos que maximizem a relevância da sua imagem devem ser compartilhados para que os usuários tenham convicção da eficiência do seu negócio. Esse será um bom modo de impulsionar sua taxa de conversão.
2. Acesso mobile
O smartphone é uma tecnologia que facilita a vida das pessoas. Os aplicativos ajudam a melhor gerenciar a rotina e a busca por soluções na web. Logo, a usabilidade também deve ser pensada para atender aos usuários mobile.
Não deixe de trabalhar com o design responsivo e adeque seu site à tela de um celular e a diferentes tipos de dispositivos móveis, como tablets.
💡Saiba mais: O que é loja virtual com design responsivo e como criar uma?
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3. Testes de carregamento de conteúdo
É importante trabalhar com elementos que impressionem e encantem os visitantes. Para isso, é necessário realizar vários testes antes de fazer o compartilhamento de conteúdos online. Isso vai impedir que os clientes tenham uma experiência ruim, como se deparar com páginas que não carregam corretamente.
Se isso não for verificado, o usuário poderá se frustrar e ter uma má experiência com o seu negócio, deixando de comprar com a sua marca.
💡Saiba mais: Teste A/B: o que é e como usar?
4. Ferramentas de acompanhamento de desempenho
Os avanços tecnológicos permitiram que muitas ferramentas digitais surgissem a fim de trazer mais qualidade aos serviços prestados e melhorar a performance de um site.
Por isso, é necessário conhecer algumas delas e colocá-las dentro da sua rotina de trabalho. Elas ajudarão a deixar seu negócio atualizado, além de melhorar o posicionamento da sua marca.
O Pagespeed Insights do Google, por exemplo, faz a análise dos elementos da sua página e sugere o que é preciso para que a velocidade de carregamento do seu e-commerce melhore. A ferramenta afirma que os melhores desempenhos estão nas páginas que levam até 5 segundos para carregar.
É interessante, também, ver as métricas no Google Analytics. Afinal, é por meio das informações disponíveis nessa ferramenta que sua empresa consegue enxergar pontos positivos e negativos que precisam ser trabalhados. Isso ajuda a ver boas oportunidades de vendas e de fidelização de clientes.
Não esqueça de transmitir o quanto a sua loja virtual é segura e trabalha com diretrizes que protegem os dados dos seus consumidores, como o checkout transparente, por exemplo.
Pronto para pensar na usabilidade do seu e-commerce?
Como você notou durante a leitura deste artigo, é preciso que o e-commerce apresente uma boa usabilidade na intenção de aumentar as oportunidades de vendas e diminuir os casos de carrinhos abandonados ou demais desistências.
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