Como gerar vantagem competitiva no mercado? [+ exemplos]
- Vantagem competitiva é o diferencial que torna uma empresa superior às demais em seu nicho de mercado. Consiste nas estratégias que permitem que uma empresa se destaque da concorrência e obtenha melhores resultados;
- Investir em gerar uma vantagem competitiva para sua empresa, que não seja fácil de ser copiada, pode atrair novos clientes, aumentar a lucratividade e gerar destaque no mercado;
- Para criar uma vantagem competitiva é fundamental analisar a concorrência, entender o público, reduzir os custos, investir em sustentabilidade e otimizar o atendimento ao cliente.
Você já parou para pensar o que faz uma empresa se destacar em mercados concorridos? A resposta está na vantagem competitiva. Essa estratégia é importante para qualquer negócio que busca conquistar uma base fiel de clientes e crescer de forma saudável.
Por isso, ao longo deste conteúdo, vamos entender tudo sobre vantagem competitiva, por que investir nessa estratégia e como gerar uma para o seu negócio.
Então, para se aprofundar nesses conceitos, separe o bloco de notas e continue a leitura do artigo! 📝
O que é vantagem competitiva?
Vantagem competitiva é o atributo de uma empresa que a diferencia da concorrência. Ou seja, é a capacidade que uma organização tem de se destacar em meio aos seus concorrentes, oferecendo algo que os diferencia e que chama a atenção do público.
Essa vantagem pode se apresentar de diversas formas, como qualidade final do produto, preços mais baixos, soluções inovadoras, atendimento ao cliente diferenciado e responsabilidade social nas ações empresariais, por exemplo.
Sendo assim, investir em elaborar uma vantagem competitiva para seu negócio faz com que ele se destaque dentro do seu nicho de mercado. Com isso, é possível atrair mais clientes e fazer com que aqueles indecisos escolham a sua marca em detrimento das outras.
Vantagem competitiva por Michael Porter
As 5 forças de Porter foram desenvolvidas por Michael Porter e são utilizadas para analisar a competitividade de um mercado. São elas:
- Rivalidade entre os concorrentes: identificar a disputa entre as empresas do mesmo segmento;
- Ameaça de entrada de novos concorrentes: analisar a facilidade das empresas novatas se solidificarem no mesmo segmento que o seu;
- Ameaça de produtos substitutos: entender as novas soluções no mercado que podem deixar o seu produto para trás;
- Poder de negociação dos clientes: entender a lei da oferta e da demanda e se adaptar às necessidades do consumidor;
- Poder de negociação dos fornecedores: procurar bons fornecedores e firmar contratos vantajosos.
Assim, podemos entender que a Teoria de Porter serve para mostrar os principais fatores que podem representar uma vantagem competitiva para a sua empresa, mas que também podem gerar riscos a ela.
Por isso, as 5 forças de Porter devem fazer parte do planejamento estratégico da empresa. Então, no momento da estruturação do negócio, é importante analisar as principais forças e definir como elas podem ser utilizadas a seu favor.
Por que investir em vantagem competitiva?
Oferecer uma vantagem competitiva é extremamente importante e pode trazer diversos benefícios para o crescimento saudável da sua empresa. Algumas razões para investir na vantagem competitiva são:
Atrai clientes
Um dos principais motivos para investir em criar uma vantagem competitiva é a atração de clientes. Independentemente do diferencial adotado, o seu foco será gerar valor nos seus produtos e chamar a atenção de potenciais clientes que vão optar pela sua empresa, em vez da concorrência.
Isso acontece porque os consumidores tendem a escolher empresas que oferecem algum tipo de benefício no momento da compra, o que pode ser alcançado por um produto de qualidade ou atendimento ao cliente humanizado, por exemplo.
💡 Saiba mais: Como atrair clientes?
Aumenta a lucratividade
Com o aumento das vendas gerado por clientes atraídos pela estratégia de vantagem competitiva, a consequência esperada é o aumento do lucro da empresa.
Ou seja, com o destaque da empresa no mercado é possível atrair novos clientes e também fidelizá-los. Assim, é natural que o seu negócio caminhe para estabelecer uma boa base de clientes fiéis e lucrativos.
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Gera destaque no mercado
Por fim, investir em vantagem competitiva para seu negócio pode gerar maior destaque no mercado perante as empresas concorrentes.
Isso porque, com a vantagem competitiva, os consumidores tendem a escolher a sua empresa. Com isso, muitos clientes tendem a se identificarem com o propósito da marca e, com o tempo, podem até se tornar embaixadores e contribuir para o destaque do negócio no mercado.
Como gerar vantagem competitiva?
Agora que você já sabe o que é vantagem competitiva e que estratégia é fundamental no processo de estruturação da sua empresa, vamos conferir como a vantagem competitiva pode ser gerada. Veja a seguir:
Analise a concorrência
Em um mercado com vários concorrentes, o primeiro passo para gerar uma vantagem competitiva que traga benefícios para seu negócio é caprichar na análise da concorrência.
Isso porque, monitorar os negócios que oferecem soluções ciliares as suas pode auxiliar na etapa de planejamento e na identificação de oportunidades capazes de impulsionar suas vendas ou prejudicá-las.
Para isso, avalie os pontos fortes e fracos dos principais rivais, observe os preços oferecidos, a qualidade do atendimento ao cliente, a periodicidade de promoções e outros aspectos que julgar necessário.
Determinar um método de pesquisa pode ajudar a realizar essa análise, você pode escolher, por exemplo, a análise SWOT (ou FOFA) que consiste em identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de cada concorrente.
💡 Saiba mais: Benchmarking: o que é, como fazer e vantagens dessa análise
Entenda seu público
O processo de identificação do público-alvo da sua empresa é fundamental para gerar uma vantagem competitiva eficiente.
Saber quem são seus clientes, suas reais necessidades e como seu produto pode solucionar seus problemas é um dos passos mais importantes desse processo.
Para montar uma estratégia mais eficiente, sugerimos que dê um passo além da definição do público-alvo e busque montar uma persona para sua empresa, ou seja, a representação semificticia de um cliente ideal.
Ou seja, além dos dados gerais identificados previamente, defina também os comportamentos, os hobbies, os desejos e os desafios do dia a dia, por exemplo. Essas informações são importantes para gerar uma vantagem competitiva capaz de atrair uma audiência mais qualificada.
💡 Saiba mais: O que é segmentação de mercado e quais as vantagens?
Reduza custos
Uma das principais formas de competir com a concorrência é melhorar a eficiência da sua empresa. Para isso, é necessário reduzir os seus custos operacionais.
Assim, a sua empresa consegue oferecer preços competitivos no mercado, sem prejudicar a margem de lucro. Ou seja, reduzir os custos impacta diretamente na capacidade da sua empresa de atrair clientes e manter a sustentabilidade financeira.
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Invista em sustentabilidade
Adotar práticas para se tornar uma empresa sustentável pode ser uma ótima forma de gerar vantagem competitiva, caso esse seja um fator relevante para seu público-alvo e o tipo de produto vendido.
Para isso, é possível investir em práticas sociais e ambientes no dia a dia da empresa, como a adoção de ações alinhadas com fatores culturais, investimento em tecnologia verde, incentivo a igualdade e inclusão e ainda o uso de logística sustentável para reduzir emissão de poluentes.
💡Saiba mais: O que é transporte sustentável e por que é importante?
Otimize o atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente de qualidade pode ser um fator para a construção da vantagem competitiva da sua empresa.
Tratar os clientes de forma personalizada, criar uma relação de proximidade, responder rapidamente às solicitações e oferecer múltiplos canais de atendimento são formas de proporcionar experiências positivas e diferenciadas aos consumidores.
Ou seja, caprichar no atendimento ao cliente pode ser o diferencial entre o seu negócio e o concorrente. Afinal, clientes bem tratados tendem a voltar a fazer negócio com sua empresa, aumentando as chances de fidelização e satisfação.
💡 Saiba mais: Como encantar clientes?
Exemplos de vantagem competitiva
Por fim, vamos conferir exemplos de sucesso de vantagem competitiva em empresas reais. Veja a seguir:
Nubank e a inovação
O Nubank foi precursor do modelo de banco digital no Brasil e, com isso, inovou o setor financeiro ao oferecer uma experiência bancária 100% digital e simplificada.
Ou seja, a vantagem competitiva da empresa foi elaborada a partir das necessidades do seu público. A empresa aproveitou a insatisfação das pessoas com os serviços bancários tradicionais e transformou essas dores em seu diferencial.
Para isso, a fintech eliminou as burocracias tradicionais, quase zerou as taxas abusivas e criou um ambiente digital e totalmente intuitivo para realizar as transações bancárias.
💡 Saiba mais: O que são serviços financeiros e quais os principais?
Natura e a sustentabilidade
Com o aumento da preocupação global com o meio ambiente, a Natura se destaca como marca que promove práticas sustentáveis e atrai consumidores que buscam produtos ecológicos.
A empresa investe em inovações sustentáveis, como uso de ingredientes naturais, processos produtivos de menor impacto ambiental, incentivo à reciclagem e uso de materiais renováveis.
Sendo assim, todas essas ações servem como vantagem competitiva para seus produtos e reforça a imagem da marca como responsável e inovadora no mercado de cosméticos.
💡 Saiba mais: O que são produtos sustentáveis e como começar a vender?
Nuvemshop e soluções personalizadas
A plataforma de e-commerce Nuvemshop investiu no desenvolvimento de soluções próprias que facilitam o dia a dia dos lojistas que as utilizam.
A solução de pagamento própria da empresa é o Nuvem Pago e serve para facilitar a gestão financeira das lojas virtuais. Com ele, é possível oferecer diversas formas de pagamento de forma simples e segura.
Além disso, com o meio de pagamento, os lojistas têm acesso a taxas operacionais competitivas e acesso mais rápido aos recebimentos.
A Nuvemshop também investiu na criação do Nuvem Envio, solução que simplifica toda a logística do e-commerce. Ao optar por ele é possível oferecer diferentes tipos de frete para os clientes e contar com todos os dados centralizados no painel de administração da loja online, o que facilita o processo da gestão de envios dos pedidos.
Ou seja, juntas, essas soluções personalizadas atuam como uma das vantagens competitivas da maior plataforma de e-commerce da América Latina e são responsáveis por atrair empreendedores que desejam expandir suas operações.
Descobriu a vantagem competitiva da sua empresa?
E aí, conseguiu definir uma vantagem competitiva para seu negócio? Esperamos que este guia tenha sido útil para entender os benefícios da vantagem competitiva e como gerar uma para sua empresa.
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