O que é e quais as vantagens do CRM?
As principais vantagens do CRM incluem a centralização das informações dos clientes, a melhoria na segmentação de clientes, permitindo estratégias mais direcionadas e eficazes, e o aumento da retenção por meio de um acompanhamento e atendimento personalizados.
O sistema CRM (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português) é considerado uma das tecnologias corporativas mais importantes e em constante evolução. Mas você sabe quais são as principais vantagens do CRM?
Uma delas é a forma como o software utiliza as informações de todo o ciclo de vida dos consumidores em um só lugar, fornecendo insights valiosos tanto para a área de marketing quanto para a de vendas de um negócio.
Dessa forma, não restam dúvidas de que o uso da tecnologia pode ser muito benéfico para os seus resultados.
Então, quer saber para que serve e quais são as vantagens do CRM? Continue com a leitura deste artigo e descubra tudo sobre o assunto. Vamos lá?
O que é CRM e para que serve?
CRM é a sigla para Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português. Em outras palavras, se trata de um sistema de gestão que permite registrar e organizar todos os pontos de contato que um consumidor tem com o vendedor de uma empresa.
Dessa forma, a tecnologia serve para que as empresas tenham mais domínio sobre os seus processos de marketing e vendas e construam um relacionamento duradouro com os clientes, oferecendo a melhor experiência durante todo o processo de compra.
Segundo João Pedro Motta, especialista em economia dos criadores e growth hacking, considerado pela Forbes uma das 30 pessoas mais influentes com menos de 30 anos, ter uma estratégia consistente usando CRM é a chave para o sucesso de um negócio.
"O CRM não é só sobre mandar e-mails ou mensagens em massa. É sobre falar com o cliente certo, no momento certo, com a mensagem certa."
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Por que o CRM é importante?
O sistema CRM é importante para entender o comportamento dos clientes e melhorar a tomada de decisões.
Isso porque a tecnologia facilita que você faça um acompanhamento detalhado de todo o processo de comunicação com o consumidor, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Além disso, o CRM ajuda na construção do funil de vendas de um negócio, já que permite uma visão ampla da jornada de compra do consumidor e na definição de ações adequadas conforme o estágio de amadurecimento da relação.
Na Nuvemshop, você conta com várias opções de CRMs que podem ser integrados à sua loja virtual, como RD Station by Klinko, HubSpot by HAL Brevo, HoopCRM e muito mais.
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💡 Saiba mais: 7 tipos de CRM para se relacionar melhor com os seus clientes
Principais vantagens do CRM para o seu negócio
Agora que você já sabe o que é CRM e para que serve, confira as principais vantagens de adotar a estratégia em seu negócio. Acompanhe a seguir:
1. Conhecer o público-alvo
Por mais simples que possa parecer, o simples fato de você ter todas as informações de cada contato armazenadas em um único local, torna o CRM uma ferramenta de comunicação superpoderosa.
Como uma folha de dicas que garante acesso fácil a informações importantes, um sistema de CRM oferece às suas equipes de vendas, marketing e atendimento ao cliente uma vantagem competitiva muito grande.
Com a ajuda do CRM, por exemplo, você pode salvar todas as atividades, projetos, vendas, mensagens de chat ao vivo, trocas de e-mail, faturas, pedidos, contratos ou solicitações de serviço ao cliente nas quais um contato já esteve envolvido.
Ou seja, um sistema de CRM permite que você conheça melhor quem são seus contatos e o que eles desejam.
2. Segmentar os clientes
Ninguém quer fazer negócios com uma multidão sem rosto, por isso é importante conhecer o seu público-alvo e segmentá-los a partir de uma ferramenta de CRM.
A tecnologia permite que você divida os dados por categorias e critérios, facilitando a criação de listas específicas.
Nesse sentido, quando você sabe a quem está se dirigindo, pode ajustar conscientemente sua estratégia, campanhas e táticas para captar clientes.
Em outras palavras, um bom sistema de CRM ajuda você a saber melhor quem está realmente interessado no que você tem a oferecer, quem ainda está em cima do muro e quem não está nem um pouco interessado.
💡 Saiba mais: Segmentação de mercado: o que é e quais as vantagens? [guia]
3. Melhorar a retenção
Além de ser um grande recurso para encontrar e nutrir seus clientes potenciais e novos, o CRM também é uma ótima ferramenta para manter os clientes existentes satisfeitos.
Um sistema de CRM traz muitos benefícios para a retenção de clientes. Junto ao software, você pode configurar lembretes para orquestrar as suas atividades de marketing, como envio de campanhas por e-mail, ofertas de avaliação gratuita ou pesquisas pós-compra de clientes etc. Tudo no momento certo!
💡 Saiba mais: O que é CRM de vendas e por que investir em um?
4. Antecipar necessidades
Nós tendemos a nos sentir mais confiantes quando sabemos o que esperar e o mesmo se aplica aos negócios.
E uma das vantagens do CRM é ajudar a entender os clientes e todo o ciclo de vendas de um negócio. Portanto, ao estudar esse comportamento, você pode antecipar as necessidades dos consumidores.
Se você conhece o histórico de compras do contato, quais produtos foram adquiridos e quando, os hábitos de consumo e até mesmo como se tornaram seus clientes, é possível apresentar ofertas novas ou melhores de soluções.
💡 Saiba mais: Estratégias de CRM para o seu e-commerce
5. Tornar a comunicação melhor e mais rápida
Um sistema CRM oferece um conjunto de modelos de e-mail personalizáveis e prontos para uso: cartas, documentos, propostas, cotações, convites, boletins informativos, etc.
Outro benefício é que a tecnologia também pode ajudá-lo a redigir SMS e e-mails, além de agendar os seus envios com semanas ou meses de antecedência.
Além disso, com todo o histórico de interação de contatos, o software permite enviar respostas oferecendo soluções rápidas para problemas recorrentes, enviar links para perguntas frequentes, entre outras vantagens.
6. Aumentar a receita e redução de custos
Existem duas maneiras de melhorar a situação financeira de uma empresa: aumentar a receita ou diminuir despesas. As soluções de CRM podem ajudá-lo em ambas as situações.
Mais importante ainda, um sistema de CRM permite a redução dos ciclos de vendas e melhorar as taxas de lucro. Tudo isso porque ajuda a identificar e priorizar contas e esforços de marketing mais lucrativos.
💡 Saiba mais: O que é um sistema de informação gerencial e para que serve?
Quais são as desvantagens do CRM?
Como todo tipo de ferramenta, um sistema de CRM também pode apresentar algumas desvantagens.
Por isso, para te ajudar a entender se a ferramenta é a escolha certa para o seu objetivo, trouxemos alguns pontos desfavoráveis do CRM. Veja a seguir:
Alto custo
A implementação de um sistema de CRM exige um custo considerável por parte da empresa.
Os softwares de CRM são muito caros, já que vêm com pacotes de preços diferentes de acordo com as necessidades das organizações.
Assim, em alguns casos, aumentam as despesas gerais das empresas e pode não ser adequado para pequenas empresas.
Exige treinamento
Para o bom funcionamento do CRM, é necessária uma equipe treinada e qualificada. Nesse sentido, o treinamento de funcionários para utilizar a ferramenta exige um alto custo.
Para o correto funcionamento da tecnologia, os funcionários precisam aprender como usar o CRM. Tudo isso exige grandes investimentos por parte da organização, tanto de dinheiro quanto de tempo.
💡 Saiba mais: CRM ou ERP? Entenda as diferenças e saiba como escolher
Entendido quais são as vantagens do CRM?
Como você viu, as vantagens do CRM são muitas. A tecnologia é essencial para aqueles que querem adquirir capacidade de escalar.
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