8 vantagens do marketing digital para o seu negócio

Imagem ilustrativa sobre as vantagens do marketing digital.

Entre as vantagens do marketing digital, estão:

  1. Aparecer para o consumidor;
  2. Alcançar um número maior de clientes;
  3. Comunicar com eficiência para o seu público;
  4. Fazer divulgações imediatas;
  5. Melhorar o atendimento ao cliente;
  6. Garantir autoridade de marca;
  7. Maior custo benefício;
  8. Produzir relatórios de métricas e indicadores.

Confira cada um dos benefícios detalhadamente, a seguir!


Em 2020, 13 milhões de consumidores compraram pela internet pela primeira vez. O e-commerce cresceu cerca de 29%, segundo dados do relatório Webshoppers 43. Os números das vendas online crescem ano após ano. Dentre as vantagens do marketing digital, está a possibilidade de se destacar no mercado online.

O marketing digital representa um conjunto de técnicas e estratégias adotadas para a divulgação de marcas e produtos pelas mídias digitais. Com elas, é possível garantir a presença online da sua marca e conquistar um número muito maior de clientes.

Neste artigo, entenda essas e outras vantagens do marketing digital e veja também como começar a sua estratégia. Boa leitura!

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1. Aparecer para o consumidor

A concorrência nas lojas virtuais é ainda mais complicada que a concorrência no atendimento presencial. Nas vendas físicas, geralmente o consumidor tem disposição para ir em alguns estabelecimentos da região.

Pela internet, o consumidor tem acesso a centenas de lojas com apenas um ou dois cliques. Nesse caso, como ele encontrará o seu produto? Qual o caminho para chegar até ele? O marketing digital é o seu maior aliado para ajudar a sua marca a ser encontrada pelos usuários.

É fundamental investir em uma boa divulgação e em uma comunicação eficiente. Com boas estratégias, planejadas para atender ao seu público-alvo ou nicho de mercado, fica mais fácil garantir que o seu produto seja o escolhido.

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2. Alcançar um número maior de clientes

Segundo dados levantados pela PNAD em 2019, cerca de 87% dos lares do Brasil contam com acesso a internet. Portanto, a internet já é uma realidade para a grande maioria dos brasileiros e, com o marketing digital, é bem mais fácil atingir um número grande de pessoas.

Afinal, a maioria das pessoas usa redes sociais – que são o carro chefe das divulgações online, e por isso é muito importante marcar presença por lá. Elas também podem ser conquistadas com o e-mail marketing, que chega direto na caixa de entrada de quem se inscreveu em alguma coisa da sua divulgação.

Os anúncios pagos também são uma forma excelente de levar o seu produto até um número cada vez maior de pessoas.

💡 Saiba mais: Vídeo marketing: o que é e como utilizar a estratégia digital?

3. Comunicar com eficiência para o seu público

Com o marketing digital, também é possível entender melhor qual o perfil de conteúdo pelo qual o seu público se interessa. Nesse sentido, você pode planejar divulgações que conversem e se encaixem melhor com essas características.

Por exemplo, se o seu público tem um perfil mais geek, nas divulgações você pode sempre puxar a comunicação para referências de ficção científica ou algum universo mágico. Se você trabalhar com roupas para garotas jovens, uma ideia é citar alguns ícones teens que usem alguma roupa que você esteja vendendo.

A ideia é sempre buscar uma comunicação que o seu cliente ideal possa se identificar. Seja com gírias e expressões específicas de cada grupo, referências a pessoas e personagens ou até nas imagens de divulgação.

💡 Saiba mais: Nicho de mercado: aprenda o que é e como definir o seu

4. Fazer divulgações imediatas

Uma grande vantagem da divulgação pelo marketing digital, é poder realizar uma promoção imediata. Utilizando diversos canais de divulgação, é possível publicar um anúncio ou divulgação específicos e, imediatamente, o seu público terá acesso a ela.

Dessa forma, é possível ter uma dinâmica mais rápida, estabelecendo sempre o melhor horário para você ou para o seu cliente.

Um exemplo bom dessas ações imediatas é a promoção “Dormiu, perdeu” feita pela marca de maquiagens “Quem disse, Berenice?”. A promoção oferece sempre preços bons para diversos produtos, mas só fica disponível à noite – geralmente após às 21h.

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5. Melhorar o atendimento ao cliente

A manutenção do contato com o cliente é uma das estratégias usadas no marketing digital, esse contato precisa acontecer antes, durante e depois de uma venda para conquistar a fidelidade do consumidor.

É comum que as marcas façam um bom atendimento apenas antes da venda e esqueçam de qualquer ação após. Garantir um bom atendimento em todas etapas demonstram mais empatia e proximidade com o cliente.

Isso é importante pois, futuramente, se você enviar um e-mail marketing a ele, por exemplo, essa comunicação será melhor recebida. Afinal, o último contato que ele teve com a sua empresa gerou uma lembrança positiva.

6. Garantir autoridade de marca

Já diz o ditado: quem não aparece não é lembrado. Com o marketing digital é possível desenvolver e manter uma autoridade de marca cada vez maior. Essa autoridade é o nível de confiança que o público possui a respeito do seu negócio. Essa é uma percepção que não pode ser forçada e nem comprada, ela é conquistada.

Uma boa estratégia de divulgação, pode aumentar essa confiança. Isso é feito a partir da demonstração do expertise que a marca possui e da qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.

7. Maior custo benefício

Com a divulgação pela internet, a marca pode ter alcances que são orgânicos, isto é, gratuitos, ou a partir de investimentos em dinheiro. De forma orgânica, é possível alcançar mais clientes apostando em campanhas de engajamento gratuito como publicações em que você pede os usuários para marcarem um conhecido.

É claro, elas não são 100% gratuitas, você precisa dedicar tempo e pessoal especializado para que elas possam acontecer – mas isso é o básico para qualquer estratégia de comunicação. No marketing digital, ela apenas possui uma relação de custo benefício maior pois será um investimento baixo para um alcance bem alto.

O engajamento pago pode ser tanto por anúncios, que é a forma mais tradicional, como também com sorteios de produtos ou vouchers, onde os clientes devem marcar outra pessoa na publicação para concorrer. Essas ações podem ser feitas com uma pequena quantia de dinheiro e com certeza trarão resultados para o seu negócio.

8. Produzir relatórios de métricas e indicadores

Para saber se uma estratégia ou ação tem dado certo é muito importante verificar métricas e indicadores. Estes são os números que vão indicar o caminho da sua interpretação. No marketing digital, muita coisa é mensurada, facilitando a produção de relatórios e análise dos resultados.

Diversos indicadores são disponibilizados automaticamente pelas plataformas – como redes sociais ou serviços de e-mail marketing. A partir desse resultado, é possível compreender coisas como o alcance da sua marca, o engajamento gerado, o resultado obtido na estratégia de e-mail marketing, qual canal está trazendo mais vendas para a loja, e muito mais.

💡 Saiba mais: Como fazer e-mail marketing?

Como começar no marketing digital?

Gostou das vantagens e agora quer começar no marketing digital? Não tenha medo! Esse é um mundo que permite bastante experimentação e erro até encontrar o caminho que funciona melhor para você e o seu negócio.

Veja algumas dicas para começar no marketing digital:

📹 Veja também: Como começar do zero no marketing digital?

1. Defina seu objetivo

Para começar a sua estratégia de marketing digital, o primeiro passo é compreender qual o seu objetivo. Essa é uma questão que não precisa ter uma única resposta, mas é muito importante que você saiba o que é mais importante para o seu negócio. Essa definição vai guiar os seus passos na definição das estratégias.

O seu objetivo pode ser:

  • Aumentar as vendas;
  • Ganhar mais autoridade;
  • Ter mais engajamento;
  • Aumentar o número de seguidores;
  • Aumentar a audiência.

Um conceito importante na definição de metas que pode ser usado aqui é o método SMART. Esse método propõe que, para a definição de qualquer meta ou objetivo, é importante que ele cumpra cinco requisitos:

  • Specific – específica: a meta deve ser específica e clara para que todos entendam do que se trata;
  • Measurable – mensurável: a meta deve ser medida com resultados concretos, em números;
  • Attainable – atingível: a meta não pode ser um resultado irreal, precisa ser algo alcançável, atingível;
  • Relevant – relevante: ela deve ser algo importante para o seu negócio;
  • Time based – temporal: é preciso definir um tempo para que ela seja atingida.

Com esses cinco critérios, fica mais fácil criar um objetivo certeiro para a sua estratégia de marketing digital.

2. Desenvolva uma buyer persona

A criação de uma buyer persona é uma tarefa que fará toda a diferença na sua comunicação e no andamento das ações do seu marketing digital. A persona é uma pessoa fictícia, criada a partir do perfil dos clientes do seu negócio combinado com as características do cliente ideal.

Vamos a um exemplo: digamos que você tenha uma empresa que trabalha com soluções financeiras para escolas particulares da Educação Básica. Portanto, logo de cara já temos que a sua persona deve ser alguém vinculado a uma escola particular de Educação Básica.

Provavelmente, ela também precisará ter um cargo importante na escola, pois deve ser alguém com capacidade para decidir contratações e questões de dinheiro da instituição. Outras perguntas que podem ser feitas daqui para frente para definir a persona são:

  • Quais cargos essas pessoas ocupam nas escolas?
  • Geralmente eles são ocupados por homens ou mulheres?
  • Em qual faixa de idade?
  • Qual a situação financeira dessas pessoas?
  • E das escolas que contrataram ou contratariam o seu serviço?

Essas questões podem ser respondidas com pesquisa online, com o time de vendas, a partir do perfil dos clientes ou enviando formulários para os seus prospects. Com essas respostas, você deve construir um perfil de uma única pessoa, com nome, sobrenome, idade, cargo, o que faz e quais são as suas preferências. Ele deverá corresponder a essa ideia geral de quem é o seu cliente – essa é a sua persona.

💡 Saiba mais: Buyer persona: o que é e como criar as da sua empresa?

3. Defina os seus indicadores-chave

Quais são os resultados fundamentais para atingir a meta da sua estratégia de marketing? Esses são os seus indicadores-chave de performance — ou KPIs, de Key Performance Indicators.

A partir deles é que você será capaz de ver o que está realmente dando certo e o que precisa ser melhorado. Eles são também um grande motivador para a sua estratégia! Quando estão apresentando bons resultados, eles impulsionam a estratégia a continuar.

Quando estão demonstrando resultados negativos, são um alerta para alterar o curso da estratégia. Portanto, garantem que a sua empresa tenha tempo de reação. Assim, você nunca será pego de surpresa por um cenário ruim que não poderá mais ser alterado.

Os indicadores-chave mais usados são:

  • Geração de leads;
  • Tráfego;
  • Desenvolvimento do funil de vendas;
  • Custo de aquisição do lead;
  • Custo por visitante;
  • Assinantes da newsletter;
  • Base de e-mails;
  • Origem do tráfego;
  • Receita total;
  • Receita por compra.

💡 Saiba mais: O que é marketing de performance e como aplicar?

4. Comece

Planejamento é muito importante, mas, depois de planejar, o mais importante é colocar a mão na massa! Por isso, mesmo que você ainda tenha dúvidas sobre o que fazer, comece e vá ajustando as coisas. Ao mesmo tempo, continue estudando as práticas do mercado e aperfeiçoando a sua estratégia.

Tudo entendido sobre as vantagens do marketing digital?

Quando falamos de marketing digital, estamos nos referindo a uma série de práticas e técnicas para a divulgação e promoção de produtos por meio das mídias digitais. Ele apresenta muitas vantagens para empreendedores que o utilizam no seu negócio.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre as vantagens do marketing digital

  • Aparecer para o consumidor;
  • Alcançar um número maior de clientes;
  • Comunicação eficiente para o seu público;
  • Fazer divulgações imediatas;
  • Melhorar o atendimento ao cliente;
  • Garantir autoridade de marca;
  • Maior custo benefício;
  • Produzir relatórios de métricas e indicadores.

  • Defina seu objetivo;
  • Desenvolva uma persona;
  • Defina os seus indicadores-chave;
  • Comece.

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