O que é varejo digital e como funciona?

Dicas exclusivas no seu e-mail
Assinar
Empreendedores Nuvemshop com sua loja online

 Varejo digital é à venda de produtos e serviços por meio de plataformas online, como lojas virtuais, marketplaces, redes sociais, e-commerce e outras formas de comércio eletrônico. Nesse tipo de negócio, todo o processo de escolha de mercadorias e pagamento é feito pela internet. 


Vender produtos e serviços somente em uma loja física é coisa do passado. Hoje, todo empreendedor precisa aproveitar as oportunidades que o varejo digital oferece.

Afinal, com um negócio online, você pode alcançar muito mais clientes, reduzir custos e ainda otimizar processos. Seja com uma loja virtual, um marketplace, perfis nas redes sociais ou outro canal de venda.

Se você quer empreender online, precisa conferir este artigo completo sobre varejo digital e entender suas vantagens, práticas e tendências. Então, vamos começar a leitura? 👀

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é varejo digital?

Varejo digital é o comércio voltado ao consumidor final realizado pela internet. Nesse modelo, os produtos são vendidos diretamente às pessoas por meios digitais, como e-commerce, redes sociais e e-mail marketing.

Você deve se lembrar dos conceitos de atacado e varejo. No atacado, são vendidas quantidades maiores de produtos por fabricantes e distribuidores. Já o varejo é formado pelos revendedores que vendem diretamente ao consumidor, no modelo que chamamos de B2C (Business to Consumer, ou da empresa para o consumidor).

Logo, o varejo digital se caracteriza pelo comércio de produtos e serviços em quantidades menores para o consumidor por meio de canais de venda online. Esses canais podem ser uma loja virtual, um marketplace, um perfil de rede social ou mesmo um e-mail marketing.

Vale ressaltar que esse mercado cresceu muito nos últimos anos, impulsionado pelo avanço da transformação digital. Segundo dados do NuvemCommerce 2022, em março de 2021 foi registrado o maior mês da história em volume de vendas do comércio eletrônico no país, com R$ 35,2 bilhões de faturamento — um aumento de 72,2% em comparação ao ano anterior.

💡 Saiba mais: O que é varejo? Vantagens, desafios e dicas do comércio varejista

Qual a diferença entre varejo digital e varejo físico?

A principal diferença é que o varejo digital envolve canais de venda online, enquanto o varejo físico é realizado presencialmente, em um estabelecimento ou no contato direto com o consumidor. Veja alguns exemplos de canais utilizados para cada tipo de comércio:

Canais de venda do varejo digital Canais de venda do varejo físico
Loja virtual Loja física
Marketplace Porta a porta
Aplicativo Eventos presenciais
Página ou perfil em rede social Televendas
E-mail marketing Veículo (Ex.: food truck, venda de produtos no porta-malas)
Landing page Comércio ambulante
Canal do YouTube Show room
WhatsApp Revenda direta
Plataforma de infoprodutos Mala direta

Fica fácil perceber que estamos falando de dois universos bem diferentes, certo? Mesmo assim, a tendência é que esses dois mercados se unam para oferecer uma experiência de compra mais completa ao consumidor.

Por exemplo, hoje é muito comum integrar a loja física à loja virtual, de modo a ampliar os canais de venda e atender os clientes nos mais diversos meios.

💡 Saiba mais: Como ter uma loja virtual integrada com a física?

Se você quer uma inspiração para migrar para o varejo, precisa conhecer a história da Autêntica Retrô, uma loja de camisas esportivas vintage que foi do atacado offline para o varejo online e aumentou suas vendas em quase 6 vezes. Veja agora e tenha ideias:

🚀 Conheça o case de sucesso: Autêntica Retrô: do atacado offline ao sucesso no varejo online

Como funciona o varejo digital?

O varejo digital funciona de maneira bem diferente do varejo físico. Veja quais são os principais pontos:

Estrutura

A estrutura do varejo digital é muito mais simples do que a do varejo físico. Afinal, você não precisa se preocupar em alugar um espaço, planejar a mobília, contratar diversos funcionários para atender os clientes, entre outras demandas da loja física.

Para vender pela internet, você pode começar em um marketplace e nas redes sociais. Nesse caso, basta ter espaço para armazenar seus produtos e um computador para gerenciar o negócio.

Conforme o negócio cresce, vale a pena criar uma loja virtual para vender com exclusividade. De qualquer forma, todos os modelos de varejo virtual exigem apenas um sistema e um canal de venda online para empreender.

💡 Saiba mais: Como empreender do zero?

Horário de funcionamento

No varejo digital, o horário de funcionamento não é limitado como no tradicional. Sua loja fica aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive em finais de semana e feriados.

Somente o atendimento é limitado ao horário comercial. No entanto, você também pode usar chatbots (robôs de conversação) e assistentes virtuais para atender clientes a qualquer hora.

💡 Saiba mais: Como criar um site?

Modelo de vendas

Quando você tem uma loja virtual ou vende em um marketplace, adota o modelo de self service sales (autosserviço de vendas, em tradução livre). Isso significa que seu cliente consegue comprar seus produtos sozinho, sem precisar falar com um vendedor ou aguardar algum retorno da empresa.

Isso torna o processo comercial mais ágil e facilita o aumento das vendas. Mas também há casos em que o varejo digital depende da interação com um vendedor, como nas empresas que ainda vendem somente pelo WhatsApp ou pelas redes sociais.

💡 Saiba mais: O que é varejo 4.0 e como aderir ao comércio da era digital?

Logística

A logística é uma das áreas mais importantes do varejo digital. Afinal, os produtos são comprados pela internet e precisam ser entregues no endereço do cliente ou em pontos de retirada.

Logo, você precisa planejar sua gestão logística, trabalhando com os Correios ou transportadoras para entregar os pedidos aos seus clientes. Ainda é possível trabalhar com dropshipping, um modelo de estoque terceirizado em que o fornecedor fica responsável pela separação e envio dos produtos.

💡 Saiba mais: Como planejar a logística do seu negócio?

Pagamentos

O pagamento online é outro grande pilar do varejo digital. Hoje, existem vários meios de pagamento que podem ser usados na internet, como boleto bancário, cartão de débito e crédito, Pix, transferência digital e carteiras digitais.

Quanto mais opções você oferecer ao seu cliente, melhor, já que o consumidor busca conveniência no pagamento de suas compras online.

💡 Saiba mais: Tudo sobre formas de pagamento

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Relacionamento com o cliente

O relacionamento com o cliente no varejo digital se dá por meio de canais como e-mail, chat, aplicativos de mensagens, SMS e, eventualmente, telefone. Além disso, é possível utilizar ferramentas de automação para enviar promoções e lançamentos aos clientes.

É importante conhecer todas as etapas da jornada do cliente para oferecer um atendimento satisfatório e alcançar a fidelização. Por isso, é recomendável utilizar um software CRM (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente) para otimizar essa área no varejo digital.

💡 Saiba mais: Guia sobre atendimento ao cliente

Marketing

O marketing digital é a principal estratégia de divulgação utilizada no varejo online. Ele abrange duas principais frentes:

💡 Saiba mais: O que é análise digital e como fazer?

Quais são as vantagens de investir no varejo digital?

São muitas as vantagens de investir no varejo digital e levar seu negócio para a internet.

Confira as principais:

Ampliar o alcance do negócio

O varejo digital não tem fronteiras quando o assunto é alcance de público. Você pode vender para o Brasil e para o mundo todo com uma loja virtual, por exemplo.

Logo, as oportunidades de negócio se multiplicam e você consegue vender sem a limitação da localização.

Trabalhar em casa

Trabalhar pela internet é um sonho para muita gente. Com o varejo digital, você pode gerenciar suas vendas online sem precisar sair de casa.

Reduzir custos

Os custos de uma operação de varejo digital são muito inferiores aos do varejo físico. Ao abrir um negócio online, você economiza em locação de espaço, mobília, equipamentos, funcionários e muito mais.

Você pode, inclusive, trabalhar com dropshipping e não ter nem o custo do estoque.

💡 Saiba mais: Quanto custa montar uma loja virtual?

Automatizar operações

O varejo digital permite que diversos processos sejam automatizados no seu negócio. O próprio cliente pode comprar seus produtos e fazer o pagamento. Ao final da compra, sua loja virtual pode enviar notificações automáticas de separação, envio e rastreamento do pedido.

Ainda é possível automatizar o atendimento e o marketing. Uma das facilidades do varejo digital é poder criar campanhas de e-mail marketing automáticas, por exemplo.

💡 Saiba mais: 15 ferramentas de e-mail marketing totalmente grátis

Integrar diferentes canais de vendas

O varejo digital permite que você integre diferentes canais de vendas para alcançar clientes em todos os meios. Você pode, por exemplo, conectar sua loja virtual às principais redes sociais, como Facebook e Instagram, ou ainda ao WhatsApp.

💡 Saiba mais: Como integrar a sua loja virtual ao Facebook para vender mais?

Acompanhar indicadores de desempenho

No varejo virtual, é mais fácil saber se você está no caminho certo graças aos indicadores de desempenho. São métricas como número de visitantes, tempo de sessão, volume de conversões, entre outras que mostram como anda o desempenho da sua empresa.

💡 Saiba mais: 7 KPIs que todo e-commerce deve acompanhar e como medi-los

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Quais são as tendências do varejo digital?

Diversas tecnologias, ferramentas e modelos comerciais vêm surgindo para inovar o varejo digital. Conheça as principais tendências do setor:

💡 Saiba mais: O que esperar do futuro do varejo?

Figital

Figital é um modelo de vendas, marketing e atendimento ao cliente que as empresas utilizam para integrar canais online e offline e criar uma experiência mais completa para o consumidor. O termo vem do inglês phygital, sendo uma combinação entre as palavras físico (physical) e digital.

O figital é necessário para atender às exigências do omnichannel — uma estratégia que se baseia na integração total entre as frentes online e offline do negócio. Dessa forma, o cliente consegue transitar facilmente entre os diferentes canais de venda e atendimento da empresa, tendo a sensação de que tudo está conectado.

Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) permite que sistemas reproduzam o raciocínio humano e aprendam a realizar tarefas a partir de tendências e padrões. No varejo digital, essa tecnologia é usada para criar apps inteligentes que fazem recomendações baseadas no comportamento do consumidor, além de análises preditivas que mostram os caminhos do mercado.

A IA também é usada para aperfeiçoar cada vez mais a linguagem dos chatbots, aumentando sua eficiência no atendimento ao cliente.

Realidade aumentada (RA)

A realidade aumentada (RA) é uma tecnologia que permite integrar elementos virtuais com o mundo físico. Por meio de uma câmera digital, é possível sobrepor objetos digitais sobre uma imagem real, como se ambos estivessem no mesmo ambiente.

Com ela, os consumidores podem interagir com produtos de lojas virtuais no conforto de suas casas. Basta usar a câmera do celular para visualizar os itens em qualquer ambiente e, em sistemas mais avançados, até experimentá-los.

Realidade virtual (RV)

O uso de um óculos de realidade virtual (RV) permite ter uma experiência imersiva no varejo digital. Com esse dispositivo, o consumidor pode passear por uma loja virtual como se estivesse na loja física, rompendo definitivamente a barreira entre esses dois mundos.

Mapas de calor

Os mapas de calor, do inglês heat maps, são ferramentas que mostram as áreas do site mais engajantes para o usuário. Na imagem ou vídeo, os tons quentes representam os pontos de maior interação, enquanto os tons frios mostram os pontos menos visitados durante a navegação.

Com essa tecnologia, fica mais fácil analisar o desempenho do seu negócio online no varejo digital e criar estratégias para aumentar a interação dos visitantes com seu site.

💡 Saiba mais: O que é e como fazer uma análise de mercado?

Como entrar no mercado de varejo digital?

Existem três principais caminhos para entrar no mercado de varejo digital. Conheça cada um deles:

Criar sua loja virtual do zero

Criar uma loja virtual é a forma mais eficiente de entrar no mercado de varejo digital. Para isso, você só precisa ter um plano de negócio e escolher uma boa plataforma de e-commerce.

Na Nuvemshop, por exemplo, você consegue montar uma loja virtual sem conhecimentos técnicos e de forma totalmente gratuita. Nosso sistema oferece diversos recursos importantes, tais como:

  • Diversos layouts profissionais para você personalizar;
  • Interface simples e fácil de usar;
  • Catálogo de produtos intuitivo;
  • Meios de pagamento integrados;
  • Meios de envio integrados;
  • 99,9% de uptime (tempo com a plataforma no ar);
  • Suporte técnico de especialistas
  • Dezenas de aplicativos para integrar ao seu negócio.
Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Integrar sua loja física a uma loja oline

Se você já tem uma loja física, pode criar uma loja online e integrar os dois negócios facilmente. Na Nuvemshop, você consegue subir os produtos do seu catálogo no sistema e conectá-lo ao seu ponto de venda.

Começar a vender por meio de marketplaces

Se você está começando nas vendas online, um caminho possível é o marketplace. São plataformas que funcionam como um shopping online onde os vendedores se cadastram e pagam uma taxa para anunciar e vender seus produtos, como Mercado Livre, Americanas.com e Amazon.

A desvantagem é que, ao vender em marketplaces, você enfrenta uma grande concorrência e tem dificuldade para promover sua marca. Por isso, um caminho alternativo é criar sua loja virtual própria e fazer a integração com as principais plataformas de vendas online.

💡 Saiba mais: Como fazer integração com marketplace no e-commerce?

Entendeu o que significa varejo digital?

Esperamos que você tenha tirado todas as suas dúvidas sobre o varejo digital e tenha condições de começar seu negócio online a partir de agora. Afinal, são muitas oportunidades na internet esperando por você!

Então, crie sua loja virtual gratuita na Nuvemshop e aproveite o crescimento do e-commerce no Brasil. E não precisa se preocupar com a parte técnica: qualquer pessoa consegue criar uma loja do zero! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre varejo digital

Varejo digital é o comércio voltado ao consumidor final realizado pela internet. Nesse modelo, os produtos são vendidos diretamente às pessoas por meios digitais, como e-commerce, redes sociais e e-mail marketing.

A principal diferença é que o varejo digital envolve canais de venda online, enquanto o varejo físico é realizado presencialmente, em um estabelecimento ou no contato direto com o consumidor.

Alguns exemplos de tecnologias para o varejo digital são chatbots, realidade aumentada (RA), realidade virtual (RV), inteligência artificial e mapas de calor.

As principais vantagens são ampliar o alcance de novos clientes, não ter limitação de horário de funcionamento, poder trabalhar em casa, reduzir custos e poder automatizar operações.

Faça como milhares de negócios e crie a sua loja

Criar loja grátis

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies