Varejo online: qual o panorama em 2023?
- O varejo online é a venda de produtos e serviços pela internet, permitindo que consumidores comprem de qualquer lugar, a qualquer momento, utilizando plataformas digitais como sites e aplicativos;
- Para ter sucesso no varejo online, ofereça uma experiência de compra fluida, com um site rápido e seguro, produtos bem descritos, opções variadas de pagamento e atendimento ao cliente eficaz;
- O varejo online amplia o alcance geográfico, reduz custos operacionais, facilita a personalização da oferta e permite mensurar resultados com precisão para ajustar estratégias rapidamente.
Muitas pessoas têm vontade de explorar o varejo online, mas sentem-se intimidadas pela variedade de caminhos. Visto que esse é um meio em expansão, as possibilidades são quase que infinitas. Para você ter ideia, até 2025, é esperado que o mercado virtual atinja a marca de US$ 7 trilhões em todo o mundo.
Isso corresponderá a quase um quarto de tudo o que é consumido no planeta. A transição do mercado físico para o e-commerce vem acontecendo a passos largos e deverá continuar escalando nos próximos anos.
Então, para que você entenda melhor o panorama do varejo online em 2023, fizemos este artigo com alguns dados essenciais e um passo a passo de como começar no segmento. Se quer saber mais, continue com a leitura! 🤓
O que é varejo online?
Varejo online refere-se ao comércio de serviços e produtos com foco no meio virtual. Isto é, no lugar de lojas físicas, nesse modelo de negócio, o principal canal de vendas é a internet.
Com um cenário cada vez mais favorável para o e-commerce, a maioria das empresas já entendeu a necessidade de se voltar para esse setor. Isso porque, ao não se adaptarem às mudanças nos hábitos de consumo, as chances de ficar para trás e perder espaço para a concorrência são maiores.
Nesse sentido, migrar para o varejo digital tornou-se uma transição natural para a maioria dos lojistas.
Além disso, modalidades de negócio como o dropshipping, que permite empreender sem estoque, tornaram ainda mais democrático o processo para novos empreendedores começarem a investir no meio virtual.
💡 Saiba mais: O que é atacarejo, como funciona e quais as vantagens?
Qual o panorama atual do varejo online?
Impulsionado principalmente pela pandemia da Covid-19, o e-commerce passou por uma rápida aceleração nos anos de 2020 e 2021.
Segundo a pesquisa Webshoppers, da Ebit/Nielsen, em 2020, o e-commerce brasileiro cresceu 41% em relação ao ano anterior, faturando 87,4 bilhões de reais.
Já em 2021, mesmo sendo um ano sem grandes medidas de isolamento social, o faturamento do mercado virtual cresceu mais 26,9% em relação a 2020. Números bastante expressivos, não é?
Agora, com o distanciamento social não sendo mais a regra, como ficou esse cenário?
Segundo levantamento feito pela SmartHint, o crescimento acumulado do número de vendas no e-commerce foi de 8,65% em 2022.
Isso significa que, independentemente de fatores externos e eventos globais, a tendência é de que o comércio eletrônico siga se expandindo nos próximos anos. Não só isso, podemos estar vendo a consolidação desse modelo de comércio como a escolha principal da maioria das pessoas.
Portanto, investir nesse setor é uma aposta bastante inteligente atualmente. Além do cenário favorável, o mercado virtual torna-se uma opção ainda mais interessante quando consideramos que você pode começar do conforto da sua casa.
💡 Saiba mais: O que é varejo 4.0 e como aderir ao comércio da era digital?
Como começar no varejo online?
Agora que você conhece mais a fundo as possibilidades do setor, preparamos um passo a passo de como investir no varejo digital. Confira:
1. Defina seu nicho de atuação
O primeiro passo para começar a atuar no varejo digital é escolher o seu nicho de mercado. Pense bem: com que setores você tem maior familiaridade? Existe algum tipo de produto que você conheça mais a fundo, ou, até mesmo, saiba produzir você mesmo?
Fatores como afinidade com a área escolhida serão importantes, visto que você dedicará uma boa parte do seu tempo a isso. Então, para fazer uma escolha com maiores chances de sucesso, tente encontrar um nicho que cruze interesse pessoal e demanda no mercado.
💡Saiba mais: O que é nicho de mercado e como definir?
2. Faça uma análise de mercado
Com seu nicho escolhido, é preciso conhecer esse mercado e suas possibilidades mais a fundo. Isto é, você deve buscar respostas sobre alguns elementos essenciais do varejo, como por exemplo:
- Quais os melhores fornecedores do nicho?
- Quem são seus principais concorrentes?
- Quais os custos mensais de um negócio dessa natureza?
- Quais são as melhores plataformas de e-commerce?
- De que forma sua concorrência está se posicionando?
- Que estratégias de marketing digital são mais assertivas para o setor?
Para escolher os melhores caminhos logo de início, é preciso ter o máximo de informações possíveis. Ao responder essas perguntas, você estará um passo mais próximo de ter o seu próprio e-commerce de sucesso.
💡Saiba mais: O que é análise de mercado e como fazer uma para o seu negócio?
3. Conheça seu público-alvo
Quando falamos de varejo digital, outro ponto essencial é saber para quem se está vendendo, ou seja, o seu público-alvo.
Seu público-alvo é o conjunto de pessoas com características comuns mais propícias a serem impactadas pelo seu negócio. Isto é, ele é um reflexo do seu consumidor médio.
Ao saber quem é sua audiência, você poderá se comunicar com seus potenciais clientes de forma mais assertiva, falando a mesma língua e tocando nos pontos mais sensíveis para eles.
Dessa forma, será mais fácil aumentar o seu faturamento e convencê-los de que você tem o melhor produto ou serviço do mercado.
💡Saiba mais: Público-alvo: entenda o que é e como definir o do seu negócio
4. Desenhe o seu plano de negócios
Plano de negócios é um documento que reúne todas as principais informações da sua empresa, indo desde o nicho de atuação, até o lucro planejado, objetivos, missões e valores do seu negócio.
Em resumo, o seu plano terá uma visão geral do seu empreendimento, de forma que você não se desvie dos seus objetivos e propósitos. Além disso, é por meio dele que você avaliará o progresso feito e poderá planejar os próximos passos da sua empresa.
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5. Faça um plano de marketing
Por fim, com o seu negócio já bem estruturado, é hora de usar as melhores estratégias para levá-lo até a sua audiência. Nesse sentido, é fundamental ter um plano de marketing robusto e profissional, personalizado para o seu modelo de negócio e público-alvo.
Para isso, você pode contratar profissionais da área ou estudar você mesmo. Uma boa opção é seguir páginas que produzam conteúdos com esse foco e fazer cursos online sobre o assunto.
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O varejo online provou ser um meio fértil e resistente a crises. Como consequência, muitas pessoas que se permitiram arriscar conseguiram mudar de vida e conquistar sua independência financeira.
A verdade é que, considerando os números, o melhor momento para apostar no e-commerce é agora.
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