O que é venda consignada e quais são as vantagens?
- Venda consignada é quando um fornecedor ou fabricante deixa seus produtos com um vendedor ou loja e recebe de volta os itens que não foram vendidos;
- É um ótimo modelo para fabricantes iniciantes, pois o revendedor não se responsabiliza pelo estoque que não foi comercializado e tende a aceitar o negócio com mais facilidade;
- Para o lojista, a venda pro consignação é vantajosa porque proporciona novos produtos para o catálogo, facilita o controle de estoque e contribui para um fluxo de caixa mais organizado.
Em uma relação comercial, quase todas as questões podem ser combinadas de acordo com a preferência das partes envolvidas. A venda consignada é uma dessas modalidades em que o fornecedor e o lojista podem determinar juntos o que funciona melhor para eles.
Ela funciona a partir de um acordo em que o lojista fará a divulgação e venda de certos produtos e, caso eles sobrem no estoque depois de determinado período de tempo, eles podem ser devolvidos ao fornecedor. Essa relação apresenta uma série de benefícios e pode ser interessante para alguns negócios online.
Portanto, neste artigo, vamos entender o que é a venda consignada, como ela funciona e quais são as vantagens e desvantagens dessa modalidade. Vamos lá?
O que é venda consignada?
Venda consignada é uma parceria estratégica firmada entre o produtor ou o fornecedor de um produto e a loja que o vende. Nessa relação, o negócio coloca os produtos à venda mediante a um acordo de que, aqueles itens que não forem vendidos em determinado período de tempo, voltam para o distribuidor da mercadoria.
Basicamente, a consignação ou contrato estimatório é um tipo de procedimento de venda no qual o risco é do fornecedor, que se responsabiliza pelos produtos que sobraram. A ideia é que o vendedor seja responsável por arcar com os custos apenas daquilo que foi vendido e, o que sobrou, é devolvido.
Para produtores e fabricantes iniciantes, essa é uma excelente forma de convencer grandes lojas a colocarem o seu produto em exposição. Afinal, há um risco sempre que uma loja decide adquirir um produto que não conhece ou não sabe qual o nível de aceitação do público. Esse tipo de acordo reduz a chance de erros ou prejuízos.
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Por que vender no consignado?
Para quem está começando há pouco tempo ou tem um produto que não é conhecido em determinada região, a venda consignada pode ser o caminho ideal para atrair clientes.
Isso porque você terá maior visibilidade e alcance se mais lugares toparem vender o seu produto. Por isso, esse tipo de estratégia é uma ótima forma de alcançar novos mercados e localidades.
Além disso, para o lojista, a venda consignada permite testar, de forma mais segura e com menos riscos, a preferência do seu mercado, além de evitar problemas como o estoque parado.
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Quais são as vantagens da venda consignada?
Já mencionamos porque é importante fazer a venda consignada mas, para além da possibilidade de alcançar um mercado ainda maior, essa modalidade também apresenta outros benefícios.
Confira as principais vantagens da venda em consignação:
Fluxo de caixa
No caso de vendas presenciais, é possível estabelecer uma venda consignada com pouco tempo de recolhimento dos produtos que não foram vendidos.
Já para uma loja virtual, esse tipo de venda fica ainda mais fácil, já que basta enviar remessas com números de produtos específicos — começando com números menores e ir adequando a demanda caso ela aumente.
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Acesso a novos produtos
Adotando a venda consignada, tanto para a loja quanto para o produtor, é possível aumentar as vias de acesso para esses novos produtos.
Para o produtor, mais exposição é sempre bem-vindo e pode levar a suas vendas a outro patamar. Para as lojas, é um acesso mais fácil a itens que estão por dentro das tendências.
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Controle de estoque facilitado
A venda consignada permite ao lojista ter volumes menores de produto em suas mãos, diminuindo a necessidade de grandes espaços para estocagem e armazenamento.
Para o fornecedor, isso torna possível ter maior controle de estoque, enviando sempre um número específico de itens para cada lojista e prevendo a necessidade de reabastecimento.
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Testar locais de vendas
A venda consignada permite que todos os envolvidos na cadeia comercial possam identificar quais produtos que ainda não estão sendo vendidos em lojas de determinado segmento, mas poderiam ser comercializados.
Por exemplo, uma loja de bolsas que começa a vender lenços ou artigos de higiene pessoal em tamanhos menores para o transporte diário. A loja pode primeiro fazer um teste para verificar se realmente faz sentido ter aqueles itens ali.
Desvantagens da venda consignada
Ainda que seja uma modalidade muito interessante, a venda consignada também apresenta algumas questões. Isso não significa que ela deve ser completamente descartada, apenas que é preciso pensar nos prós e nos contras antes de apostar na estratégia.
Conheça as desvantagens da venda consignada e algumas atitudes que você pode tomar para evitá-las:
Produtos parados
Os produtos parados na venda consignada são um grande problema. Isso porque, além de significar uma renda que não entrou, também pode marcar o fim da parceria entre produtor ou fornecedor e uma loja.
Para driblar essa situação, é importante buscar entender o que levou ao desinteresse do seu público-alvo para aquele item. Ele foi bem divulgado? As pessoas sabem que ele está sendo vendido naquela loja? Essas questões fazem muita diferença.
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Data de validade
Para o produtor ou fornecedor, os itens com data de validade podem ser um grande problema na venda consignada. Após um tempo, se não são vendidos, eles provavelmente não poderão ser recolhidos e comercializados em outro lugar pois já passaram do vencimento.
Nesse caso, é interessante ter períodos mais curtos de renovação do estoque e, ao mesmo tempo, buscar uma organização logística que garanta a redistribuição dos itens antes do vencimento.
Por exemplo, se uma loja A vendeu bastante e já solicitou mais itens, mas a loja B não vendeu nem metade, é mais interessante já fazer o recolhimento na loja A e levar os itens para a loja B.
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Dependência de terceiros
Nas vendas tradicionais, depois do negócio feito ninguém depende de ninguém. Na consignação, o produtor ou fornecedor e o lojista dependem diretamente uns dos outros. Seja para estimular as vendas ou adotar estratégias de divulgação, para fazer o repasse dos valores ou entregar mais produtos caso seja necessário.
Para garantir que tudo corra bem, é importante que as partes tenham uma boa comunicação e busquem sempre se ajudar.
Entendido o que é venda consignada?
Agora que você já conhece a venda consignada e quais são seus pontos fortes, vale analisar se esse modelo faz sentido para o momento do seu negócio. Caso ache válido, faça alguns testes para entender como a estratégia irá se adaptar ao dia a dia da sua empresa.
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