O que é venda direta e como lucrar com o modelo?
- Venda direta é a comercialização de produtos em um ambiente não varejista, por exemplo, em casa, online ou em outros locais que não sejam uma loja;
- As principais vantagens das vendas diretas são comercializar produtos para diversos clientes, construir relacionamentos duradouros, manter uma base de clientes, desenvolver confiança em relação aos produtos vendidos, aumentar as redes de contato e aprimorar habilidades de vendas;
- Para fazer uma venda direta, você deve escolher uma marca e produto, adquirir itens com um fornecedor, escolher os canais de vendas e começar a vender para os consumidores.
Se você quer aumentar suas vendas, saiba que a venda direta pode ser uma forma eficaz de construir um negócio flexível e de baixo custo. Isso porque ela permite que você reduza custos de publicidade, evite despesas de um ponto comercial e construa relacionamentos duradouros com os clientes.
Então, interessou-se pelo assunto? Continue lendo e descubra o que é venda direta e como ela pode aumentar ainda mais a conversão do seu negócio no artigo de hoje. Vamos lá?
O que é venda direta?
Venda direta é a comercialização de produtos em um ambiente não varejista, por exemplo, em casa, online ou em outros locais que não sejam uma loja.
Essa estratégia elimina intermediários envolvidos na distribuição, como atacadistas e centros de distribuição regionais. Em vez disso, os produtos são enviados diretamente do fabricante para a empresa de vendas, depois para o representante ou distribuidor e, finalmente, para o consumidor.
A Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) define a venda direta como “um sistema de comercialização de produtos e serviços por meio do relacionamento entre empreendedores independentes e seus clientes, fora de um estabelecimento comercial fixo”.
No Brasil, esse mercado começou a se desenvolver com as vendas porta a porta e, mais recentemente, passou por uma transformação digital. Hoje, o sistema de venda direta tem como principais canais as lojas online, redes sociais (social selling) e aplicativos de comunicação, como o WhatsApp.
💡Saiba mais: Passo a passo para começar a vender pelo WhatsApp
Segundo a World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), o Brasil ocupa a 7ª posição no mercado global de venda direta, atrás apenas dos Estados Unidos, da Coreia do Sul, da Alemanha, da China, do Japão e da Malásia. Atualmente, são mais de 4 milhões de empreendedores dessa área ativos no país.
💡Saiba mais: Como ter sucesso com as vendas?
Quais as vantagens das vendas diretas?
Agora que você já sabe o que é a venda direta, chegou a hora de compreender quais são os objetivos dessa estratégia e como ela pode ser um grande diferencial no seu negócio. Confira abaixo:
Construir relacionamentos com os clientes
A prioridade das vendas diretas é fazer com que seus clientes te deem atenção e tempo. Por isso, é uma boa estratégia para estabelecer um relacionamento duradouro com os consumidores.
Para isso, é preciso conhecer seu cliente e determinar seus pontos fortes, fracos e necessidades, de modo que você possa oferecer uma solução.
Nesse contexto, a nossa dica é sempre acompanhar novos clientes em potencial para construir novos relacionamentos e garantir a fidelização dos consumidores.
Ter em mãos registros de clientes
Um banco de dados de clientes completo permite construir e rastrear suas redes, comunicar-se periodicamente com os clientes e distribuir diferentes materiais de marketing, como atualizações de produtos ou boletins informativos por e-mail.
Sendo assim, estando em contato diretamente com o cliente final, é possível entender o que realmente ele precisa. Nesse caso, a venda direta pode ser um coringa em relação às informações dos consumidores.
Se você ainda não reuniu os dados de seus compradores, baixe nossa planilha de cadastro de clientes gratuita e comece o quanto antes:
Desenvolver confiança em relação aos produtos
Os empreendedores que confiam em seus produtos e em sua capacidade de atender às necessidades dos clientes vendem mais.
Sendo assim, a investir na estratégia de venda direta, o vendedor que estiver na linha de frente precisará ser apaixonado e conhecer o produto com detalhes. Afinal, é por meio disso que mais negociações podem ser realizadas.
Aumentar as redes de contato
Suas estratégias de marketing de rede devem ser o centro de seu negócio de venda direta. É importante ter relacionamentos mutuamente benéficos com seus colegas, comunicar-se com eles e aprender suas dicas de vendas.
Além disso, a venda direta é uma ótima oportunidade para você aumentar todos os seus contatos, seja com fornecedores ou consumidores finais.
Melhorar as habilidades de venda
Suas habilidades de conversação e escuta podem ajudá-lo a construir relacionamentos duradouros com os clientes e a desenvolver um negócio de sucesso.
Nesse sentido, a venda direta pode ser muito benéfica para te ajudar a conquistar mais consumidores, fazendo com que você se torne um especialista no que está fazendo.
💡Saiba mais: Confira dicas para atrair clientes para a sua loja virtual
Quais são os modelos de venda direta?
A venda direta é uma estratégia que pode ser muito benéfica para o comerciante e para o consumidor final. Nesse contexto, se você quer conhecer mais sobre o assunto e os modelos de venda direta, confira abaixo nossa lista:
Venda direta de nível único
Esse tipo de venda direta geralmente é feito face a face, por exemplo, por meio de apresentações porta a porta ou individuais. Ainda assim, também pode ocorrer online. Como resultado, os vendedores obtêm sua receita de comissões de vendas e bônus ocasionais da empresa da qual obtêm seus produtos.
Atualmente, muitos representantes de vendas utilizam lojas virtuais para comercializar seus produtos diretamente aos consumidores.
Na Nuvemshop, por exemplo, é possível organizar um catálogo online com todos os itens da marca, personalizar o layout, acompanhar os pedidos de perto e oferecer diversas formas de pagamento.
Venda por catálogo
Nesse modelo, a venda direta é feita por meio de catálogos oferecidos pelas empresas. Logo, o papel do vendedor é atuar como representante da marca e oferecer os produtos listados aos clientes.
É o modelo de vendas que consagrou marcas como Avon e Natura. Hoje, os catálogos dessas empresas também são digitais e permitem a compra dos produtos pela internet.
Vendas de host ou plano de festa
Esse tipo de venda ocorre em um ambiente coletivo. O principal método de geração de leads (potenciais clientes que fornecem algum tipo de contato) é organizar um evento social e oferecer produtos à venda.
Os vendedores, então, usam o modelo de vendas conhecido como “plano de festa” (do inglês, party plan) como uma fonte para negócios futuros, perguntando aos clientes se eles gostariam de organizar seus próprios eventos de vendas também.
Pense na marca Mary Kay como um dos exemplos clássicos de vendas diretas, já que costumam organizar eventos sociais para vender mercadorias e encontrar recrutadores quando não estão fazendo vendas individuais.
Marketing multinível (MLM)
Se você é um vendedor de negócios multinível, seu foco principal é o recrutamento de membros, não o produto em si. Sendo assim, o que torna o MLM diferente de outros tipos de venda direta é a receita obtida por meio dele.
Isso porque ela é baseada nas comissões de vendas e nas vendas feitas por outros parceiros de negócios recrutados para a empresa.
Os MLMs são populares entre as pessoas que querem trabalhar em casa, mas pode ser arriscado participar devido às altas taxas iniciais, cotas difíceis de cumprir e pagamento dependente dos recrutas. Além disso, é preciso ter atenção para não acabar caindo em um esquema de pirâmide.
Da mesma maneira que o exemplo anterior, o marketing multinível também usa o modelo de plano de festa, mas para recrutar novos vendedores enquanto vendem produtos.
💡 Saiba mais: O que são cotas de vendas e como defini-las?
Como melhorar a estratégia de venda direta?
O mercado de vendas diretas pode ser muito lucrativo para empreendedores. Veja como começar nesse ramo:
Escolha o produto certo
O segredo do sucesso no sistema de venda direta é escolher o produto certo para começar seu negócio independente. Procure selecionar uma marca que esteja em alta e prefira itens com os quais você tenha familiaridade.
Por exemplo, se você tem experiência no mercado da beleza, pode ter sucesso revendendo cosméticos, uma vez que já entende desse universo.
Conheça seu público-alvo
É fundamental conhecer o público-alvo da sua marca para começar a atuar com vendas diretas. Você deve considerar aspectos como gênero, faixa etária, classe socioeconômica, hábitos de consumo, necessidades, entre outros fatores.
Para facilitar seu estudo, você pode criar personas, isto é, personagens semifictícias que representam seu cliente ideal. Dessa forma, você saberá como direcionar sua abordagem para o perfil de cliente da marca.
💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?
Verifique as condições do fornecedor
Antes de se tornar representante, consultor ou revendedor de uma marca, analise com calma as condições do contrato. Prefira empresas que pagam boas comissões e oferecem suporte e benefícios aos seus revendedores.
E, claro, fuja de empresas que obrigam o vendedor a comprar grandes quantidades de produtos sem perspectiva de venda.
Ofereça atendimento personalizado
A venda direta deve focar no atendimento personalizado, já que essa é a grande vantagem de tratar diretamente com o cliente.
Então, procure tirar todas as dúvidas do consumidor e atuar como um consultor, indicando produtos que realmente fazem sentido para ele.
💡 Saiba mais: Guia sobre atendimento ao cliente
Invista em marketing digital
Por fim, é importante que você promova seus produtos na internet para conseguir alcançar mais clientes nas vendas diretas. Confira algumas estratégias de marketing que você pode usar:
- Divulgue seus produtos em redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e Tik Tok;
- Crie campanhas de e-mail marketing para informar seus clientes sobre ofertas, promoções e descontos especiais;
- Use o marketing de conteúdo para atrair clientes com informações relevantes, como modos de usar dos produtos e lançamentos;
- Faça remarketing para exibir anúncios e ofertas aos consumidores que visitaram sua loja virtual ou abandonaram o carrinho antes de fechar a compra;
- Use a estratégia de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca) para otimizar seus conteúdos e ficar bem posicionado no Google quando seus clientes pesquisarem por palavras-chave relacionadas à sua loja.
Tudo certo sobre o que é venda direta?
Esperamos que você tenha entendido o que é venda direta e como lucrar com esse modelo de negócio. Se você quer começar a vender com o mínimo de custos, abrir uma loja online pode ser uma ótima ideia para alcançar mais clientes na internet.
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