15 estratégias para lucrar mais com as vendas de Natal em 2024
- O Natal é a data comercial mais importante do varejo. Logo, as vendas de Natal são uma das maiores oportunidades para lojas online aumentarem o seu faturamento;
- Algumas estratégias para aumentar as vendas no Natal são: criar boas promoções, facilitar o pagamento, usar estratégias de marketing e oferecer frete grátis;
- Segundo dados do NuvemCommerce, o volume de mercadorias vendidas no Natal aumentou 33,56% em 2023. Baixe o relatório completo e prepare-se para as vendas deste ano.
As festas de fim de ano estão entre as datas comerciais mais importantes do varejo e as vendas de Natal são decisivas para impulsionar o faturamento do ano. Mas, para alcançar esse objetivo, é importante se planejar com antecedência.
A boa notícia é que esse esforço tem grandes chances de ser recompensado. Apenas em 2023, as PMEs alcançaram R$ 309 milhões de faturamento com as vendas de fim de ano.
Pensando nisso, preparamos este guia completo com dicas, ideias e estratégias que vão te ajudar a atrair mais clientes e aumentar as vendas de Natal. E, se você não quer perder nenhuma oportunidade, aproveite para baixar também o calendário comercial completo para 2024:
O que vender no Natal?
De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em 2023, os produtos mais vendidos no Natal são:
- Roupas (60%);
- Perfumes/cosméticos (37%);
- Calçados (36%);
- Brinquedos (33%);
- Acessórios (21%).
Mas se engana quem pensa que as oportunidades acabam por aí. Lojas físicas e virtuais do setor alimentícios, por exemplo, também ganham cada vez mais espaço entre os consumidores com itens como:
- Panetones artesanais;
- Doces natalinos;
- Ceias de natal prontas;
- Doces gourmets;
- Chocolates em geral.
💡 Saiba mais: Ideias de produtos para vender no Natal
Como vender mais no Natal?
O Natal é uma das épocas que mais movimentam o comércio. Em outras palavras, essa é uma grande oportunidade para aumentar as vendas. Por isso, listamos aqui as melhores dicas de como vender mais no Natal. Veja a seguir:
1. Crie boas promoções
O Natal está entre as principais datas do calendário comercial e talvez seja o momento em que as lojas mais disputam a atenção do consumidor. Dessa forma, oferecer boas promoções é uma das melhores maneiras de se destacar e aumentar as vendas de Natal.
Lembre-se de que as ofertas devem ser atrativas, mas nunca representar um prejuízo para a sua loja virtual. Portanto, calcule com atenção a margem de lucro sobre os produtos e estabeleça um valor mínimo e máximo de desconto para cada item.
Além disso, adotar o modelo de desconto progressivo ou “compre um, leve dois” também é uma forma de chamar a atenção do consumidor e aumentar o faturamento, já que incentiva os clientes a gastarem mais para receber mais vantagens.
💡 Saiba mais: Como fazer promoções?
👉 Ferramenta grátis: Calculadora de desconto
2. Use as redes sociais
As redes sociais também são uma das melhores maneiras de aumentar a visibilidade da sua marca. Esse é um ponto essencial quando pensamos em como vender mais no Natal, já que o objetivo é alcançar o maior número possível de pessoas.
Então, aposte em manter uma presença nas principais redes sociais para empresas, como Instagram, Facebook, TikTok e Twitter, e use esse espaço para divulgar promoções, promover produtos e se aproximar dos clientes. Assim, é mais provável que eles lembrem da sua empresa na hora de fazer as compras de fim de ano.
Nesse caso, algumas ideias para chamar a atenção do público e aumentar o faturamento das vendas online é fazer posts com dicas de presentes que tenham no seu site ou criar promoções especiais para seus seguidores, como um cupom de desconto exclusivo.
💡 Saiba mais: Como vender pelas redes sociais?
3. Personalize o layout da loja
Adicionar um layout personalizado para o Natal não é só uma questão de estética, mas também uma estratégia de vendas. Esse tipo de mudança visual pode ajudar a atrair a atenção do cliente para categorias específicas da sua loja online.
Então, além da personalização tradicional de cores natalinas, considere adicionar um banner de Natal na home, nas páginas de categoria e nas páginas de venda, por exemplo. Dessa forma, é possível direcionar o usuário para promoções especiais ou produtos mais vendidos.
Lembre-se de que a estética pode até não ser tudo, mas é uma parte importante. Isso porque a aparência de uma loja influencia a maneira como o consumidor se sente em relação a ela, o que pode impactar diretamente na sua decisão de compra.
Se você já vende pela internet, aproveite para baixar gratuitamente nossos banners de Natal e usar na sua loja virtual. Confira abaixo:
E, se precisar de inspirações, confira quais foram os 10 melhores layouts da Nuvemshop neste ano:
💡 Saiba mais: 10 melhores layouts da Nuvemshop em 2024
4. Habilite as avaliações de clientes
Você já procurou as avaliações sobre um produto antes de comprá-lo? Se a sua resposta foi sim, saiba que a do seu cliente também. Segundo dados do Instituto Reclame Aqui, mais de 90% dos compradores leem pelo menos um comentário antes de decidir comprar.
Manter essas avaliações em destaque na página de produtos, por exemplo, é uma forma de passar mais confiança e segurança para quem ainda não conhece a sua marca.
Portanto, peça para seus clientes escreverem suas opiniões sobre a mercadoria, o processo de entrega e a experiência de compra. Essa é uma prova social valiosa e que pode influenciar diretamente a decisão de outros consumidores.
💡 Saiba mais: Como funciona o Google Avaliações do Consumidor?
👉 Confira: Como habilitar Google avaliações do consumidor na sua Nuvemshop?
5. Faça parceria com influenciadores
Assim como as avaliações, os influenciadores ajudam a aumentar a confiança das pessoas na sua marca. Isso porque, além de expor o seu negócio para um público maior, eles podem influenciar na decisão de compra dessas pessoas.
No entanto, para que seja uma parceria de sucesso, é importante que o perfil de seguidor do influenciador seja parecido com o público-alvo da sua loja. Dessa forma, é possível garantir que a “propaganda” seja direcionada às pessoas que realmente podem ter interesse no seu produto.
Se você tem uma loja Nuvemshop, pode encontrar o influenciador ideal por meio do aplicativo OVNI. Basta adicionar o produto que quer divulgar e o app mostra a proposta apenas para influenciadores que estejam alinhados ao seu negócio. Muito útil, não é?
💡 Saiba mais: Como contratar um influenciador digital?
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6. Monte listas de presente
Presentear nunca é uma tarefa fácil, principalmente para quem tem pouco tempo para pesquisar e descobrir boas opções de presente. Nesse cenário, oferecer uma lista de sugestões pode ser o empurrão que faltava para o fechamento da venda.
Você pode sugerir opções por faixa de preço, categoria de produtos ou perfil do presenteado. Nesses exemplos, algumas sugestões de categoria podem ser “Presentes até R$ 100”, “Presentes decorativos” e “Presentes para mães”.
Vale lembrar que essa é uma boa estratégia para direcionar os consumidores para produtos específicos que você deseja destacar ou que tenham maior margem de lucro. Além disso, também é possível listar itens relacionados e incentivar o consumidor a comprar mais produtos em um mesmo pedido, aumentando o ticket médio da compra.
💡 Saiba mais: O que é venda cruzada e quais as suas vantagens?
7. Ofereça diferentes formas de pagamento
Diferentes tipos de clientes têm preferências diversas para pagar suas compras. O Pix, por exemplo, se tornou a forma de pagamento mais comum entre os brasileiros, mas muita gente ainda se sente mais segura usando o cartão de crédito ou o boleto bancário.
Por isso, o ideal é oferecer a maior variedade possível de meios de pagamento para compras online. Isso permite alcançar um número ainda maior de consumidores e tornar a compra mais acessível para todos.
Se você é lojista da plataforma de e-commerce da Nuvem Shop, a ferramenta tem uma solução própria de pagamento: o Nuvem Pago. Com ele, é possível aceitar pagamentos com isenção da tarifa de venda via Pix, cartão de crédito, transferência, link de pagamento e boleto bancário.
8. Invista em anúncios pagos
Outra maneira de divulgar a sua loja virtual para mais pessoas e aumentar as vendas de Natal é investir em anúncios pagos nas redes sociais (Instagram Ads, Facebook Ads e TikTok Ads) e nos mecanismos de busca (Google Ads).
Nesse caso, você compra um espaço nessas plataformas para promover a sua marca, produtos e ofertas específicas. Em troca, a solução exibe o seu anúncio para pessoas que estejam procurando por ofertas parecidas ou que já visitaram o seu site em algum momento.
Apesar de exigirem um custo inicial, os anúncios pagos permitem que você segmente o público de acordo com a idade, localização, comportamento de compra e muito mais. Isso permite que você alcance as pessoas certas, investindo para aparecer apenas para aquelas que têm mais chances de fechar uma compra.
💡 Saiba mais: O que é mídia paga e quais são as principais plataformas de anúncio?
9. Reforce o estoque dos produtos
Todas as dicas e ideias deste artigo têm um único objetivo: aumentar as vendas de Natal da sua loja. E, se tudo der certo, o seu estoque precisa estar preparado para atender a esse aumento na demanda.
Isso porque se um cliente chega até o seu site procurando por um produto específico que está esgotado, é mais provável que ele busque o mesmo item em outra loja do que mude a ideia do presente.
Então, para não perder vendas por falta de mercadorias, lembre-se de reforçar o estoque com antecedência para evitar os atrasos dos fornecedores. Considere também ter um estoque extra para os produtos que têm mais saída ou que são o carro chefe do seu negócio.
Não tem ideia de como organizar o seu estoque para o fim de ano? Então, baixe nossa planilha gratuita e monitore os índices de entrada, saída e vendas em tempo real. Veja abaixo:
📈 Confira a planilha: Planilha controle de estoque
💡 Saiba mais: Como montar uma ceia de Natal para vender?
10. Garanta uma entrega rápida
A maior preocupação de quem decide fazer as compras de Natal pela internet é que os presentes não cheguem a tempo. Por isso, uma das estratégias mais importantes para aumentar as vendas de fim de ano é oferecer uma entrega rápida.
Se você tem uma loja Nuvemshop, pode garantir entregas com o melhor prazo e o menor custo por meio do Nuvem Envio, a nossa solução de frete própria. Para isso, usamos um algoritmo inteligente para selecionar a melhor opção entre transportadora ou Correios, reduzindo os custos com frete e garantindo a entrega no menor tempo possível.
Além disso, o Nuvem Envio também permite o rastreamento das encomendas. Dessa forma, os clientes podem acompanhar o status do pedido e se certificar de que a encomenda será entregue antes do Natal.
💡 Saiba mais: Opções de frete para sua loja Nuvemshop
11. Ofereça frete grátis
O frete é mais um fator que influencia diretamente na decisão de compra do consumidor. De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, mais de 70% das pessoas que compram online desistem de um produto devido ao custo de entrega.
Não à toa, o frete grátis é um dos benefícios preferidos dos consumidores e, talvez, o maior diferencial competitivo que o seu negócio pode ter no período das vendas de Natal.
No entanto, assim como nos descontos, é preciso ter cuidado para que esse benefício não se transforme em prejuízo. Portanto, algumas estratégias para oferecer frete grátis podem ser limitá-lo a compras acima de determinado valor ou em categorias específicas de produtos.
Outra ideia é restringir a entrega sem custo apenas para algumas regiões. Para isso, você pode usar a nossa calculadora de frete e simular os custos de envio para qualquer estado do país.
👉 Ferramenta grátis: Calculadora de frete
12. Crie vale-presentes
Mesmo com as listas de sugestões, muitas pessoas ainda ficam em dúvida ou não têm tempo para escolher o presente ideal. Por isso, uma aposta para facilitar a vida dos clientes e aumentar as vendas de Natal é oferecer a opção de vale-presente.
Na prática, o vale-presente (ou gift card) funciona como um cartão pré-pago que pode ser usado para fazer compras na loja. Uma pessoa compra o cartão com determinado valor e presenteia para que outra pessoa possa comprar o produto que preferir.
O modelo já é tradicional nas lojas físicas, mas também tem se tornado cada vez mais comum no e-commerce, principalmente em datas comemorativas.
👉 Confira: Como instalar o Meu Gift Card na sua Nuvemshop?
13. Ofereça cashback
Cashback significa dinheiro de volta, que é a prática de devolver parte do valor gasto pelo consumidor em forma de crédito na loja. No universo do e-commerce, essa é uma estratégia de marketing comum para aumentar o número de vendas e o ticket médio de cada compra.
Uma vez que o consumidor tenha um saldo disponível na loja, é muito provável que ele faça outra compra para consumir esse valor. Além disso, o valor do cashback é proporcional ao valor da venda, então, também é provável que o cliente compre mais itens para receber um crédito ainda maior.
Esse tipo de oferta é uma boa oportunidade para aumentar as vendas de Natal e pode ser feito de forma simples. Nas lojas Nuvemshop, por exemplo, é possível configurar a opção de cashback por meio do aplicativo Smartbis e também do aplicativo Nummus Cashback.
💡 Saiba mais: Como usar o cashback para fidelizar clientes?
14. Tenha embalagens de presente
É comum que quem compra presentes online mande a entrega direto para a casa da pessoa presenteada. Nesse caso, ter uma embalagem especial contribui não só para facilitar a compra, mas também para conquistar um novo cliente — quem vai receber o produto.
Isso porque a embalagem não serve apenas para preservar a mercadoria, ela também faz parte da experiência de compra. Uma embalagem bonita chama a atenção do consumidor e ajuda a construir uma imagem de valorização do cliente.
Mesmo que a embalagem para os Correios precise seguir um modelo padrão mais resistente, é possível colocar essa personalização no pacote que envolve diretamente a mercadoria e em tags de presente com mensagens de Feliz Natal.
👉 Confira: Como embalar meus produtos?
15. Reforce a equipe de atendimento
Um dos principais diferenciais das compras online é que o consumidor faz todo o processo sozinho, sem a ajuda de vendedores. Ainda assim, podem surgir dúvidas sobre promoções, entrega, detalhes da mercadoria, etc.
Por isso, lembre-se de reforçar a equipe de atendimento para este período. É importante que todo o time esteja preparado para tirar as dúvidas de forma rápida e eficiente em todos os canais de venda da empresa.
Para manter a excelência no atendimento e garantir a satisfação dos clientes mesmo com o aumento da demanda, pode ser interessante oferecer treinamentos, criar outros turnos de trabalho ou contratar funcionários temporários para fortalecer a equipe.
💡 Saiba mais: Frases prontas para o atendimento ao cliente
Preparado para aumentar as vendas de Natal?
Ao longo deste artigo, vimos como você pode aumentar as vendas de Natal da sua loja virtual. Esperamos que essas dicas tenham sido úteis e te ajudem a preparar o seu negócio para começar o ano com o faturamento lá em cima.
E, se você já vende online, que tal potencializar ainda mais as vendas criando uma loja grátis com a Nuvemshop? É fácil, rápido e você não precisa de conhecimentos técnicos para começar a vender! 💙