12 estratégias para vender mais no e-commerce
As vendas no e-commerce envolvem a exposição de produtos em uma plataforma digital, onde o cliente escolhe, adiciona ao carrinho, seleciona o método de pagamento e define a entrega. Após a confirmação do pagamento, o pedido é processado, embalado e enviado. O cliente recebe o produto e pode acompanhar o status da entrega.
Aumentar as vendas no e-commerce é o desejo de todo empreendedor que se arrisca no universo virtual. Afinal, esse é um mercado que bombou depois da pandemia e que ainda deve continuar lucrativo por muito tempo.
Segundo levantamento realizado pela Nuvemshop, por exemplo, as pequenas e médias empresas online registraram um aumento de mais de 40% nos pedidos em 2024 quando comparado ao anterior — e a expectativa é que esse número cresça mais nos próximos meses.
Então, se você vende pela internet, mas ainda não sabe o que fazer para impulsionar o negócio, continue a leitura! Neste artigo, vamos entender como funcionam as vendas no e-commerce e o que fazer para aumentar o faturamento do seu negócio! Vamos lá?
Antes de começar, que tal ter todas as ferramentas necessárias para vender mais em seu negócio online? Baixe agora o material sobre como aumentar a receita em sua loja virtual:
O que é e-commerce?
E-commerce, também conhecido como comércio eletrônico, é uma modalidade de negócio na qual as transações ocorrem totalmente em meios digitais. Isso quer dizer que todo o processo — desde a escolha dos produtos pelo cliente até o pagamento dos pedidos — é feito online.
A única etapa realizada no mundo físico, na verdade, é a logística, que envolve o armazenamento, o transporte e a entrega de produtos que são vendidos online.
Além disso, vale destacar que o e-commerce é baseado em estratégias de marketing digital para divulgar e promover os itens comercializados. Afinal, como todo o processo acontece online, é preciso contar com essas técnicas para atrair clientes e concretizar as vendas.
Mas, como o nosso foco neste conteúdo será no processo de vendas no e-commerce, vamos deixar um material completo e gratuito para ajudar você a estruturar o plano de marketing da sua loja. Faça o download gratuito abaixo:
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Como funcionam as vendas no e-commerce?
Para que fosse possível entender a jornada de compra do cliente e atuar de forma efetiva para fechar um negócio, é comum usarmos o funil de vendas, que é um modelo usado para mapear os momentos-chave do fluxo de conquista do consumidor.
Quando pensamos em um fluxograma de vendas para e-commerce, esse funil é dividido nas seguintes etapas:
1. Atração
A prospecção de clientes é a primeira etapa do processo de vendas. Ela consiste em aumentar ao máximo a visibilidade da sua loja na internet e atrair possíveis compradores para sua loja online.
Na prática, isso pode ser feito de duas maneiras: usando técnicas de SEO para e-commerce para melhorar o posicionamento do seu site nas buscas de forma gratuita ou investindo em anúncios pagos nas principais plataformas, como Google Ads e Instagram Ads.
💡 Saiba mais: O que é tráfego para e-commerce e como atrair mais visitantes?
2. Engajamento
Mesmo depois de chegar ao seu e-commerce, é importante lembrar que os consumidores ainda estão no início da jornada de compra. Ou seja, eles ainda não têm uma decisão formada sobre como ou onde comprar o que desejam.
Por isso, a segunda etapa é manter os usuários engajados no seu site. E, para isso, é preciso contar com um boa estrutura para atrair o interesse dessas pessoas, como:
- Um site atraente e fácil de navegar;
- Boas fotos dos produtos;
- Informações detalhadas sobre os itens na descrição;
- Feedback positivo de outros clientes;
- Selos de segurança.
Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar a sua loja virtual grátis e explorar mais de 60 layouts profissionais e totalmente personalizáveis disponíveis de forma gratuita na nossa Loja de Temas.
💡 Saiba mais: Sites que usam a Nuvemshop para se inspirar
Além disso, a partir do plano Essencial, a plataforma oferece uma funcionalidade exclusiva que usa inteligência artificial para criar descrições de produtos de forma automatizada em poucos segundos, economizando tempo do lojista e garantindo uma experiência completa para o consumidor.
3. Consideração
Depois de conhecer e navegar pela sua loja, o consumidor começa a considerar a decisão de compra. No entanto, ainda é comum que ele faça comparativos de preços e pesquise em outros sites antes de fechar a compra.
Por isso, se você quer aumentar o número de vendas no e-commerce, é importante oferecer algum diferencial que ajude o usuário a tomar a decisão de comprar com você. Promoções e cupons de desconto para a primeira compra, por exemplo, são algumas maneiras de incentivar essa ação.
💡 Saiba mais: Como criar uma campanha de descontos?
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4. Decisão de compra
Aqui, os visitantes estão prontos e decididos a fazer a compra. Assim, a sua missão é oferecer uma experiência positiva na hora de fechar o carrinho para garantir a satisfação do cliente e incentivar que ele volte a comprar com você no futuro.
Para isso, algumas dicas que você pode seguir são:
- Garantir um processo de checkout rápido e fácil;
- Oferecer diferentes formas de pagamento;
- Oferecer informações claras sobre opções de envio e prazos de entrega;
- Emitir uma confirmação do pedido;
- Enviar o código de rastreio para o consumidor acompanhar a entrega.
💡 Saiba mais: Guia completo de vendas: tudo o que você precisa saber para vender mais
5. Pós-venda
Por último, não pense que as vendas no e-commerce acabam quando o cliente finaliza a compra. A partir desse momento, tem início o pós-venda, a etapa em que a empresa estabelece um bom relacionamento com o consumidor.
Esse é o momento de oferecer suporte para resolver qualquer possível problema, como atrasos na entrega ou problemas com a mercadoria. Mas, se tudo correu bem, aproveite para pedir que o cliente avalie a compra e ofereça recompensas, como um cupom de desconto para próxima compra.
Isso vai ajudar a criar uma boa experiência do consumidor com a sua marca, o que é fundamental para fidelizar o cliente. Além disso, também é um momento crucial para gerar novas oportunidades de vendas e aumentar o faturamento.
💡 Saiba mais: O que é playbook de vendas, qual a importância e como criar um?
12 estratégias de vendas no e-commerce
Entendendo como funciona o processo de venda no e-commerce, fica mais fácil identificar pontos de melhoria. E, para ajudar você nessa tarefa, preparamos uma lista com 12 estratégias de vendas para lojas online.
Antes de começar, confira as estratégias de crescimento e-commerce de forma resumida:
- Use as redes sociais;
- Otimize o site para os motores de busca;
- Produza conteúdos de qualidade;
- Aposte em mídia paga;
- Disponibilize o chat online;
- Faça cross selling e up selling;
- Ofereça os melhores meios de pagamento;
- Elabore estratégias de recuperação de carrinho;
- Invista em programas de fidelização;
- Tenha atenção à logística;
- Invista em uma boa plataforma de e-commerce;
- Acolha os feedbacks.
Se interessou por alguma dessas soluções? Veja mais detalhes sobre cada uma e como elas podem ajudar a aumentar a venda no e-commerce:
1. Use as redes sociais
Segundo levantamento da Nuvemshop, apenas nos cinco primeiros meses de 2024, as redes sociais representaram quase 25% das vendas das pequenas e médias empresas online, somando mais de 1,6 milhão de pedidos realizados.
Com isso, fica claro que essa é uma estratégia fundamental para aumentar as vendas no e-commerce. Mas, para vender nas redes sociais é preciso dedicar um tempo exclusivo para o planejamento.
Então, antes de começar, defina qual é o seu público-alvo, entenda quais redes sociais ele costuma utilizar e como você vai atuar nessas plataformas. Ou seja, que tipo de conteúdo vai compartilhar, com qual frequência e como vai usar esse canal para direcionar consumidores para sua loja.
Para te ajudar, separamos alguns materiais que podem ser úteis nessa jornada. Veja:
💡 Saiba mais: Guia completo de como vender pelas redes sociais
📘 Confira o e-book: Calendário de conteúdo para as redes sociais
2. Otimize o site para os motores de busca
O SEO — Search Engine Optimization ou, em português, otimização para motores de busca — é uma estratégia de marketing digital que tem o objetivo de colocar as páginas do seu site nas primeiras posições do Google de maneira orgânica. Ou seja, sem que você precise pagar para aparecer como resultado nas pesquisas.
No geral, as principais vantagens de usar SEO são:
- Atrair visitantes qualificados para o site;
- Trazer mais visibilidade para seus produtos e sua marca;
- Passar confiança e credibilidade para quem visitar a página.
Para isso, algumas dicas são definir as palavras-chave relevantes para o seu negócio, ter um site com design responsivo — ou seja, acessível a qualquer tipo de dispositivo — e investir em conteúdo de boa qualidade, como descrições completas e boas imagens dos produtos.
Quer entender tudo sobre SEO e dar uma guinada nas vendas no e-commerce? Confira o material gratuito abaixo:
📘 Confira o e-book: SEO para e-commerce: guia completo
3. Produza conteúdos de qualidade
O marketing de conteúdo é uma prática que consiste na produção de materiais como forma de atrair visitantes e aumentar as vendas no e-commerce por meio de conteúdos que possam ser interessantes para o seu público.
Se você tem uma loja virtual de roupas, por exemplo, produzir conteúdo sobre moda pode ser uma maneira de atrair pessoas que podem se interessar pelos seus produtos. Isso é possível por meio de:
- Blogposts;
- Postagens em redes sociais;
- E-mail marketing;
- Vídeos;
- E-books e infográficos;
- Podcasts.
A produção de conteúdo é fundamental para alimentar sua audiência de assuntos interessantes e ligados ao seu negócio. Essa prática ainda amplia sua visibilidade na internet, reduz o custo de aquisição de clientes (CAC) e educa o mercado sobre sua solução, facilitando na hora da venda.
💡 Saiba mais: 9 estratégias de marketing de conteúdo para e-commerce
4. Aposte em mídia paga
A mídia paga também faz parte das estratégias para aumentar o tráfego de visitantes e as vendas no e-commerce. Mas, nesse caso, o lojista paga para que o seu site ou seus produtos sejam exibidos para os usuários em espaços específicos no Google ou nas redes sociais.
Essa abordagem permite segmentar audiências específicas, alcançando apenas usuários que já demonstraram interesse em algum item do seu site ou até mesmo que chegaram a abandonar o carrinho em algum momento.
Sabe quando você visita uma página de produto em um site e depois fica vendo vários anúncios sobre aquele item? Esse é o poder da mídia paga com o retargeting, que pode ser muito poderoso para te ajudar a aumentar as vendas.
💡 Saiba mais: O que é tráfego pago, quais os tipos e como funciona?
5. Disponibilize o chat online
Considerando que o atendimento ao cliente é um dos fatores mais importantes para o crescimento de um negócio, o chat online também tem se mostrado um grande aliado de lojas virtuais que buscam a excelência no suporte ao consumidor.
Esse é um recurso utilizado para proporcionar uma comunicação mais direta e dinâmica entre a marca e os usuários. Na prática, é como um recurso instalado no site que permite que o visitante envie mensagens instantâneas para a equipe de atendimento.
Entre as principais vantagens de utilizar o chat online no seu e-commerce, podemos citar:
- Atendimento personalizado;
- Histórico de atendimento;
- Respostas rápidas;
- Chatbots que otimizam o atendimento.
Dessa forma, você evita perder vendas caso o cliente precise tirar uma dúvida antes de tomar a decisão de compra.
💡 Saiba mais: Conheça as melhores ferramentas de chat online para e-commerce
6. Faça cross selling e up selling
Cross selling e up selling são técnicas de venda no e-commerce para oferece produtos convenientes ao cliente, de acordo com as suas preferências, e aumentar o ticket médio da compra.
O cross sell, por exemplo, é a chama venda cruzada. Ou seja, quando você apresenta produtos complementares ao que o cliente já comprou. Assim, se o consumidor comprou um smartphone, o vendedor pode oferecer acessórios como fones de ouvido, carregador e capinha.
Já o upsell significa oferecer ao cliente um produto ou serviço mais caro do que o pretendido originalmente. Aqui, podemos apresentar uma versão atualizada do produto ou um item mais moderno que ofereça outras funcionalidades.
💡 Saiba mais: 33 técnicas de vendas para aumentar o lucro de seu negócio
7. Ofereça os melhores meios de pagamento
As formas de pagamento são a maneira como esse processo acontece, como por boleto bancário, cartões de crédito ou Pix. Já os meios os meios de pagamento para e-commerce são as ferramentas responsáveis por garantir essa transação.
No comércio eletrônico, o uso desses aplicativos é praticamente obrigatório, já que, sem eles, não seria possível vender e receber pela internet. Isso porque eles são os grandes responsáveis por auxiliar as operações monetárias entre o consumidor e uma loja virtual.
Na Nuvemshop, por exemplo, todos os lojistas têm acesso gratuito ao Nuvem Pago, que é a solução de pagamento exclusiva da plataforma. Ele já vem ativado automaticamente nas lojas recém criadas, permitindo que o lojista comece a vender rápido e com isenção da tarifa por venda.
Para conhecer outros pontos importantes a considerar no momento de escolher os melhores meios de pagamento para seu e-commerce, separamos uma checklist completa e grátis sobre o tema:
✅ Confira a checklist: Como escolher meios de pagamento
8. Elabore estratégias de recuperação de carrinho
O carrinho de compras virtual é bastante semelhante àquele que usamos nos supermercados. Nele, podemos controlar os produtos que desejamos levar para casa e conferir preços e quantidades.
Contudo, por vezes, o cliente desiste da compra e acaba abandonando o carrinho. É sua função, portanto, entender os motivos que levaram ao abandono e tentar chamar a atenção do visitante para que ele finalize a compra.
Nesse caso, algumas das principais causas de carrinho abandonado são:
- Alto valor de frete;
- Cadastro complexo e demorado;
- Falta de segurança no site;
- Meios de pagamento limitados;
- Falhas técnicas e instabilidade da página;
- Distração do consumidor e esquecimento;
A partir dessas causas é possível melhorar os processos de vendas no e-commerce para que mais clientes finalizem o processo de compra.
Na loja de aplicativos da Nuvemshop, por exemplo, é possível encontrar o Recuperador de Carrinhos, uma solução líder de mercado para melhorar as taxas de conversão da sua loja.
Por meio dele, você consegue enviar mensagens para lembrar os clientes sobre o carrinho abandonado, além de consultar relatórios sobre a taxa de abandono, os produtos mais consumidos e outros dados importantes para o seu negócio.
💡 Saiba mais: Como fazer uma campanha de vendas de sucesso?
9. Invista em programas de fidelização
Pode até ser que uma grande promoção ou um produto inovador consiga atrair clientes, mas é preciso construir um relacionamento e investir em programas de fidelização para que esses consumidores se tornem clientes fiéis.
Aqui, alguns exemplos de programas de fidelização que você pode usar para aumentar as vendas no e-commerce são:
- Dar cashback para clientes que tornem a comprar no site;
- Criar um programa de pontos, que podem ser trocados por produtos ou descontos;
- Oferecer condições especiais para clientes frequentes, como frete grátis;
- Disponibilizar pacotes de benefícios diferentes de acordo com o tempo de permanência do cliente.
💡 Saiba mais: Como promover a fidelização de clientes com cashback?
10. Tenha atenção à logística
A logística no e-commerce abrange todas as atividades necessárias para garantir que os produtos cheguem do vendedor ao cliente final de forma eficiente, segura e pontual. Isso inclui, por exemplo, armazenagem, expedição e entrega das mercadorias.
Para otimizar essas etapas e oferecer a melhor experiência para os clientes, algumas ideias são:
- Fazer um bom controle de estoque;
- Oferecer diferentes opções de frete;
- Priorizar entregas rápidas e confiáveis;
- Oferecer frete grátis para pedidos acima de um determinado valor;
- Enviar o código de rastreamento;
- Acompanhar a entrega dos produtos;
- Escolher uma plataforma de e-commerce que tenha integração com serviços de entrega.
11. Invista em uma boa plataforma de e-commerce
Nenhuma dessas dicas poderá te ajudar as vendas no e-commerce se você não contar com uma boa plataforma que ofereça o suporte necessário para potencializar as vendas e o faturamento do seu negócio.
Aqui, é preciso estar atento às funcionalidades que são oferecidas. É importante garantir que você tenha todos os recursos importantes para a sua empresa e que a plataforma possa acompanhar o crescimento da sua marca.
Na Nuvemshop, por exemplo, você pode começar com uma loja virtual grátis que já oferece todas as ferramentas necessárias para começar a vender na internet. E, conforme o seu negócio cresce, você pode optar por assinar uma das opções de planos pagos para adicionar novas funcionalidades — apenas quando e se quiser.
Quer conhecer um pouco mais sobre nossa solução? No vídeo a seguir, mostramos como a Nuvemshop pode potencializar suas vendas no e-commerce!
🎥 Veja também: Como funciona a Nuvemshop, a melhor plataforma de ecommerce
12. Acolha os feedbacks
Por fim, lembre-se de que ter um bom relacionamento com o seu público, além de entender as suas reais necessidades, pode ser entendido como um diferencial competitivo da sua empresa. Por isso, saber acolher os feedbacks dos clientes deve ser uma das prioridades para quem administra uma loja virtual.
O primeiro passo para isso é incentivar a participação da sua audiência nas pesquisas de satisfação, oferecendo descontos, cupons, brindes, materiais informativos etc. Isso vai aumentar o número de respostas recebidas.
Depois de ter as opiniões em mãos, nunca deixe de agradecer os feedbacks recebidos, sejam eles positivos ou não. Essa é uma forma de demonstrar que você realmente tem interesse em saber como seu cliente se sente e o que ele pensa sobre seus produtos e serviços.
Aprendeu as estratégias de crescimento para e-commerce?
Aumentar as vendas do e-commerce é o desejo de todo empreendedor. E, para isso, é preciso ter atenção a alguns pontos importantes, como os que vimos neste artigo.
Se você está pronto para colocar essas dicas em prática, aproveite para criar a sua loja virtual grátis na Nuvemshop e tirar essa ideia do papel! É rápido, fácil e você não precisa de conhecimentos técnicos para começar a vender e lucrar!💙