Passo a passo para fazer artesanato e vender pela internet
- O passo a passo de como vender artesanato pela internet envolve criar uma loja virtual, divulgar os produtos e prestar um bom atendimento;
- Escolha meios de pagamento e envio compatíveis às preferências do seu público-alvo;
- Com a Nuvemshop, você cria uma loja grátis e vende para todo o Brasil, sem a necessidade de conhecimentos técnicos.
Já pensou em transformar um hobby em profissão e ainda ganhar dinheiro com isso? Pois saiba que essa é uma realidade para muitas pessoas no Brasil, e a tecnologia veio para democratizar ainda mais esse tipo de trabalho. Mas, afinal, como vender artesanato pela internet? É sobre isso que falaremos neste artigo!
Continue a leitura e conheça mais seis dicas para impulsionar o seu negócio de artesanato, além de seis sites e plataformas pelos quais você pode vender os seus produtos. Vamos lá? 🎨
1. Defina o canal de venda por onde seus produtos serão ofertados
O primeiro passo para começar a vender artesanato online é escolher o canal de venda que melhor atende às suas necessidades. Existem marketplaces e sites para vender artesanato especializados nesse tipo de comércio, mas ter a sua própria loja virtual ou utilizar as redes sociais também são ótimas opções.
Abaixo, vamos nos aprofundar melhor em cada um deles. Confira!
Loja virtual própria
Em qualquer nicho de mercado do varejo, ter a sua própria loja virtual garante uma postura profissional ao seu negócio, transmitindo mais confiança para o cliente na hora de realizar suas compras. Por isso, buscar uma boa plataforma de e-commerce é a primeira opção da nossa lista para criar um site atraente.
A grande vantagem é a possibilidade de ter o seu endereço próprio na internet — algo como: www.nomedasualoja.com.br —, além de poder personalizar o seu site, deixando-o com a identidade visual da sua marca.
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Utilizando plataformas como a Nuvemshop, por exemplo, você mesmo pode criar a sua loja virtual grátis, de forma simples e intuitiva, sem a necessidade de conhecimentos técnicos e com a possibilidade de começar a vender no mesmo dia.
Conheça a história de uma empreendedora da área de crochê que começou no marketplace e alcançou o sucesso com sua loja virtual própria na Nuvemshop:
🚀 Conheça o case de sucesso: Ateliê Pontos e Fios: do marketplace à independência da loja virtual
Por ser mais profissional, essa é a opção adequada para crescer e fortalecer a sua marca. Mas, para que isso de fato aconteça, é preciso ter dedicação na hora divulgar seu site, investindo, por exemplo, em técnicas de SEO e marketing digital.
Elo7
Além de ter seu próprio e-commerce para vender artesanatos, fazer a integração com um marketplace especializado no segmento pode te ajudar a escalar o negócio. Nesse sentido, uma opção bastante interessante é o site Elo7.
Por já ser conhecido por divulgar produtos feitos à mão ou sob encomenda, pessoas que se interessam por esses tipos de mercadoria costumam fazer buscas diretamente pela plataforma de venda de artesanato. Dessa maneira, a chance de ser encontrado por clientes mais propensos à conversão também cresce.
Por lá, é possível criar o seu perfil de vendedor e cadastrar os produtos que você deseja ofertar. Para isso, as tarifas cobradas do artesão variam de acordo com a exposição escolhida, sendo 12% para a modalidade clássica e 18% para a plus, que garante prioridade nas buscas e ajuda a vender no Elo7.
💡 Saiba mais:
- Como montar uma loja de artigos religiosos
- Como fazer pano de prato para vender e lucrar na internet?
Mercado Livre
Outra opção de marketplace — desta vez, não tão nichado — é o Mercado Livre. Considerado como um dos maiores shoppings online da América Latina, a empresa viu seu faturamento crescer 185% com a pandemia do coronavírus. Isso representa uma oportunidade de ouro para divulgar seus artesanatos.
Como a concorrência nessa plataforma também pode ser grande, é importante que você ofereça diferenciais para convencer o cliente a comprar da sua loja. Algumas dicas são apostar em um preço competitivo e ofertar produtos únicos e diferenciados.
Assim como a opção anterior, as tarifas também variam de acordo com o produto anunciado e o grau de exposição. Mas, para os pedidos abaixo de R$ 79, existe uma taxa fixa de R$ 5.
💡 Saiba mais: Aprenda como calcular preço de artesanato
📹 Veja também: Vender no Mercado Livre vale a pena?
Marketplace do Facebook
Entrando no universo das redes sociais, o marketplace do Facebook também se torna um excelente canal de vendas para os seus trabalhos artesanais. As vantagens são muitas, a começar pela isenção de qualquer custo ou taxa na hora de cadastrar os itens que você vai vender.
Outros benefícios são a possibilidade de integrar a página no Facebook com a sua loja virtual e a criação de anúncios e publicações patrocinadas dentro da própria rede social, aumentando, assim, a exposição dos seus produtos.
Já a principal desvantagem de utilizar o marketplace do Facebook está no fato de a plataforma não ser integrada a nenhum meio de envio e pagamento. Ou seja, a entrega e a cobrança dos artesanatos devem ser combinadas entre o vendedor e o comprador.
💡 Saiba mais: Como vender pelo Facebook?
O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no Brasil e no mundo e, por isso, torna-se também uma excelente vitrine para divulgar os trabalhos artesanais que você produz.
Além de ser uma plataforma totalmente visual — na qual você pode explorar diferentes ângulos e conteúdos sobre os seus produtos —, assim como no Facebook, também é possível criar anúncios pelo Instagram Ads.
Se você não tem uma loja virtual, toda a negociação de envio e entrega dos produtos terá que ser feita pelo próprio direct do aplicativo. Mas, se você já tem um e-commerce, poderá utilizar o Instagram Shopping integrado com o seu site. Assim, o usuário tem acesso ao seu catálogo de produtos por ali e, na hora de comprar, é direcionado para a sua loja.
📹 Veja também: Como vender pelo Instagram?
Da mesma forma que o Instagram, o Pinterest também é uma maneira de vender artesanato pela internet grátis. A rede social é totalmente focada no visual e te dá a oportunidade de explorar o uso das fotos dos seus produtos, em diversos ângulos e cenários.
Por ser uma plataforma na qual as pessoas navegam buscando por inspirações, é uma ótima pedida para divulgar trabalhos manuais e artesanais.
Além disso, a novidade é que, com o Pinterest Ads, também é possível criar anúncios, alcançar mais usuários e conquistar vendas dentro do aplicativo.
2. Tenha um planejamento de marketing digital
Seja qual for a ferramenta escolhida para vender artesanato na internet, é essencial ter uma estratégia de marketing digital bem consolidada. Isso vai garantir que você esteja explorando os melhores canais para divulgar a sua marca e os seus produtos.
Nossa dica é apostar no marketing de conteúdo, utilizando técnicas de SEO para rankear nas primeiras páginas dos mecanismos de busca, como o Google.
Além disso, ter um gerenciamento efetivo das suas redes sociais, garante que você esteja mais próximo do seu público, aumentando o alcance e o engajamento das suas publicações.
O planejamento de posts patrocinados — em plataformas como Facebook, Instagram e Pinterest, por exemplo — também faz parte de uma estratégia de marketing digital.
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3. Tire fotos atrativas dos seus produtos
Com certeza você já ouviu dizer que “uma imagem vale mais do que mil palavras”, certo? Mas a verdade é que uma boa imagem pode valer muito mais do que qualquer outro argumento de venda. Então, invista na produção de fotos dos seus artesanatos.
E isso não quer dizer que você precise contratar um fotógrafo profissional. Com o seu próprio smartphone é possível tirar fotos incríveis. Nossa dica, então, é se atentar à iluminação, aos ângulos clicados e à edição das imagens.
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4. Crie descrições detalhadas
Pelo fato de não poder tocar ou ver o produto fisicamente, comprar pela internet ainda gera desconfiança em muitas pessoas. Pensando nisso, caprichar na descrição — seja vendendo produtos pela loja virtual própria ou pelas redes sociais — transmite mais confiança ao seu cliente.
No caso de artesanatos, busque dar detalhes, como diferenciais, cores e todas as dimensões de cada peça. Lembre-se de também adaptar a linguagem ao público-alvo que você pretende atingir.
Outra dica é aproveitar o espaço destinado à descrição para listar os principais benefícios do produto, agregando mais valor a ele.
💡 Saiba mais: Ideias de artesanato para vender e ter uma renda extra
💡 Saiba mais: Como fazer uma boa descrição de produtos no e-commerce?
5. Ofereça diferentes métodos de pagamento
Como qualquer venda feita pela internet, oferecer diferentes métodos de pagamento é uma boa opção para que o cliente sinta que tem o poder de escolha ao comprar determinado item.
Cartão de crédito, boleto bancário, transferência e Pix são modalidades de pagamento para e-commerce com diferentes características. Vale analisar cada uma delas e buscar o equilíbrio para disponibilizar opções que também sejam boas para você como lojista.
💡 Saiba mais: Formas de pagamento para usar na sua Nuvemshop
6. Configure os meios de envio
Também é importante oferecer diferentes meios de envio na sua loja virtual, como Correios e transportadoras. Para produtos artesanais, é comum a configuração de um frete com prazo adicional para confecção, de modo que o cliente saiba que leva um tempo até a produção e envio do item.
Na Nuvemshop, por exemplo, você pode usar o aplicativo Frete Hero para informar prazos adicionais de entrega automaticamente. Assim, cada produto artesanal pode ter seu prazo personalizado, garantindo que o consumidor saiba exatamente quando será entregue.
7. Invista em embalagens personalizadas
Ao receber uma encomenda comprada pela internet, é bem provável que a expectativa do seu cliente esteja lá no alto. Imagine, então, a felicidade dele se você puder surpreendê-lo já com a embalagem?
Produtos artesanais costumam transmitir uma sensação de cuidado e personalidade. Por isso, caprichar na embalagem pode deixar o seu consumidor ainda mais satisfeito com a compra que ele fez.
💡 Saiba mais: Unboxing experience: o que é e como usar para vender mais?
Tenha em mente que, nesse caso, os detalhes fazem toda a diferença. Você pode, por exemplo, imprimir um carimbo personalizado com o logo da sua marca. Ou, então, enviar um cartãozinho com uma mensagem carinhosa ao cliente. Esse é o momento de abusar da sua criatividade!
💡 Saiba mais: Embalagem para artesanato: ideias simples e criativas
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Pronto para vender artesanato?
E aí, gostou do conteúdo? Esperamos que você saia daqui sabendo como vender artesanato pela internet e pronto para começar! O meio online tornou-se um espaço cheio de possibilidades para os mais variados nichos. Se antes os artesanatos se limitavam a pequenas tendas na rua, hoje você tem chances de viralizar e alcançar milhares de pessoas com seus produtos.
E, se você está convencido a criar a sua própria loja virtual para vender seus artesanatos pela internet, te convido a criar sua loja grátis na plataforma da Nuvemshop. Por lá, você cadastra todos os seus produtos e pode começar suas vendas hoje mesmo! Esperamos por você. 💙