O que é vitrine virtual e como criar uma? [guia prático]

Imagem mostrando uma mulher posando para fotos, representando a produção de imagens para uma vitrine virtual

Pontos principais do artigo: 

  • Vitrine virtual é a parte do seu e-commerce onde os produtos à venda são exibidos em detalhes. Nela, você encontra imagens em diferentes ângulos, descrição completa e informações adicionais dos itens, vídeos, comentários e resenhas de consumidores que já os adquiriram entre outras coisas;
  • Alguns tipos de vitrine online são vitrine com produtos promocionais, vitrine com produtos novos, vitrine com produtos mais vendidos, vitrine com produtos por categoria;
  • Ao criar uma loja grátis na Nuvemshop, todos os lojistas têm acesso à  galeria de layouts, que oferece mais de 60  modelos pré-definidos e gratuitos para aplicar em sua loja. Cada layout apresenta suas particularidades estéticas, mas todos permitem que você crie vitrines de produtos, banners, pop-ups promocionais e personalize a página de acordo com a identidade da sua marca.

Para conquistar espaço no e-commerce, oferecer apenas bons produtos e preços baixos não é o suficiente. O contato do cliente com a marca, pensando nos aspectos visuais, também é de extrema importância. Por isso, trabalhar com uma vitrine virtual é, sem dúvidas, uma estratégia essencial para o seu negócio.

Se você quer saber tudo sobre essa forma de exibir seus produtos, prepare o seu bloco de notas e vem comigo aprender como criar uma vitrine virtual. 📓

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é uma vitrine virtual?

Vitrine virtual é a página da sua loja responsável por exibir em detalhes os produtos à venda. Assim como no comércio tradicional, onde as vitrines têm uma produção visual de acordo com a identidade da marca, na vitrine online, este trabalho não deve ser diferente.

Todavia, no e-commerce, os processos para a construção de uma vitrine são diferentes. Sem manequins, placas e itens decorativos, é preciso usar muito da criatividade para produzir imagens e elementos gráficos que ofereçam ao seu cliente uma boa experiência visual — aquele mesmo encantamento que sentimos ao passar em frente a uma loja com uma vitrine super descolada.

A maior parte das lojas criam vitrines na página inicial, essa é uma boa estratégia quando pensamos em dar destaque aos produtos. Porém, você pode criar vitrines de produtos exclusivas dentro do seu site em todas as páginas que quiser. Por exemplo: se você trabalha com moda e deseja anunciar o lançamento de uma nova coleção, é possível criar uma vitrine somente para estes itens em uma landing exclusiva da sua loja.

Como criar uma vitrine virtual?

Antes de dar início à criação da sua vitrine online, seu negócio precisa ter uma identidade visual já definida. Isso é importante para a diretriz do projeto, pois, quando falamos de elementos visuais — como fotos, desenhos, fontes etc — precisamos ter em mente quais cores, formatos e texturas fazem sentido com a nossa marca.

Com a identidade definida, é hora de pensar no layout da sua loja. Para garantir uma boa experiência ao usuário, é recomendado que sua página possua algumas definições:

1. Layout responsivo

Este modelo garante a compatibilidade da página para desktop e smartphones — lojas Nuvemshop já têm esta configuração de layout pré-definida. Além disso, aplicativos como o LandingPage disponibilizam acesso à diversos layouts personalizados e editáveis para a sua loja virtual.

2. Banners e pop-ups bem organizados

Organize os banners de forma que evite poluição visual e não dificutltem a navegação.

3. Cores que não atrapalhem a leitura e não ocultem nenhum elemento

Normalmente, não é recomendado o uso da cor preta em excesso, por exemplo. Pois ela pode atrapalhar a visão de algumas cores mais frias.

4. Imagens e elementos que não comprometam a velocidade de carregamento da página

De acordo com o Google, o tempo ideal de carregamento de um site é em média de três segundos. Portanto, evite arquivos de imagem que tornem o carregamento mais pesado.

💡 Saiba mais: Como personalizar o layout da minha loja virtual

Para dar um bom exemplo do que falamos anteriormente, vou usar a vitrine da loja virtual In The Box.

A empresa tem uma identidade e um público muito bem definidos. Entretanto, existem opções variadas para vitrines virtuais baseadas em diversos conceitos. Aqui, é legal ter em mente o tipo de produto que você vende, o público que compra em sua loja e quais informações seriam interessantes colocar em destaque.

Antes de conferir os exemplos, veja o vídeo abaixo:

Agora, vamos a alguns exemplos:

1. Vitrine com produtos promocionais

Se sua loja trabalha com condições promocionais, criar vitrines para dar visibilidade a essas ações é uma estratégia que, sem dúvidas, vai te ajudar com a taxa de conversão.

Organize seus produtos em promoção e coloque-os em destaque em locais estratégicos da loja.

2. Vitrine com produtos novos

Divulgar as novidades é um ponto-chave para aumentar o engajamento da marca, não é mesmo? Para ajudar com isso, a vitrine online é uma mão na roda.

Destacar os lançamentos é importante para colocar suas novidades no mercado de forma mais assertiva, ampliando as chances de vender.

3. Vitrine com produtos mais vendidos

Outra dica que pode ser útil é dar destaque para aqueles produtos que são vendidos com grande frequência — os favoritos da clientela. Essa estratégia é muito eficaz.

Entendendo o perfil dos seus clientes mais frequentes e fazendo uma boa gestão do estoque, é possível identificar os itens mais vendidos e criar um espaço para destacá-los. Veja o exemplo da loja Boreal Joias:

Vitrine virtual da loja Boreal Joias na categoria mais vendidos

4. Vitrine com produtos por categoria

Se você trabalha com uma grande variedades de produtos, destacá-los em categorias é uma boa estratégia para facilitar a localização dos itens para o comprador e manter uma loja bem organizada, oferecendo uma experiência de compra inesquecível:

Vitrine virtual da loja Boreal Joias com as categorias do site

Vantagens de ter uma vitrine online

Uma vitrine virtual bem construída tende a agregar valor à sua marca e proporciona uma experiência agradável aos visitantes. Isso, consequentemente, amplifica as chances de vendas concluídas, que é o objetivo raiz de todos os lojistas, não é?

Ademais, uma vitrine de produtos bem organizada pode oferecer outros benefícios ao seu e-commerce, como:

1. Criação de vínculo emocional com o consumidor

Os elementos visuais, como: cores, imagens, ilustrações etc, podem causar diversas sensações ao visitante e isso resulta em um certo apego à marca.

2. Fidelização dos clientes

Quando entendemos nosso público-alvo e trabalhamos em campanhas direcionadas a ele (transmitindo as mesma ideias), cada vez mais os tornamos próximos da marca.

3. Maior versatilidade para publicar e divulgar os produtos

Com a possibilidade de criar várias vitrines, você pode variar e ousar nas formas de apresentar seu catálogo.

Deu para ter uma ideia de como é vantajoso ter uma boa vitrine virtual, certo? 😉

3 dicas para criar uma vitrine virtual

Quando falamos de vitrine virtual, pensamos no desafio de garantir, no ambiente virtual, uma experiência visual tão completa quanto a oferecida por uma loja física. Parece difícil, não é? Mas não se preocupe, com algumas práticas e um trabalho bem feito, tudo isso fica mais prático.

Por isso, separei estas três dicas para te ajudar a criar uma vitrine virtual de cair o queixo. Confira a seguir.

1. Utilize boas fotos

Se nas lojas físicas, temos a possibilidade de tocar e experimentar alguns produtos, no e-commerce, a experiência já é bem mais limitada. Portanto, para oferecer ao cliente a visualização que ele precisa para decidir comprar o seu produto, investir em boas fotos é crucial.

Para isso, além de utilizar imagens com qualidade e resolução suficientes para que o cliente possa enxergar todos os detalhes do produto, é importante usar diferentes fotos com vários ângulos. Assim, o consumidor consegue ter uma visualização mais ampla do item, diminuindo o risco de desistência.

Com isso, anote aí alguns pontos principais para levar em consideração na hora de adicionar fotos à sua vitrine:

  • Utilize câmeras que garantam imagens com qualidade a partir de 13 megaPixels;
  • Tire fotos dos produtos de diversos ângulos;
  • Trabalhe em um ambiente com boa iluminação (natural ou artificial);
  • Se possível, utilize modelos ou manequins;
  • Caso contrário, use cabides que permitam uma boa visualização do item por inteiro.

2. Crie vídeos para seus produtos

Ainda falando sobre experiência visual, é possível ir além das imagens e entregar a visualização perfeita dos produtos por meio dos vídeos. Com eles, o cliente pode ter uma visão 360º dos itens, o que é muito importante para a decisão de compra.

Produzir vídeos para os seus produtos é bem mais fácil do que você imagina. Não é necessário investir em uma superestrutura: com um smartphone que possua câmera de alta qualidade, é possível criar pequenos vídeos que irão dar um toque especial para sua vitrine virtual.

Para este tipo de vídeo, foque apenas em exibir o produto de todos os ângulos possíveis e, de preferência, com uma boa iluminação. Evite introduzir ou falar sobre o item —  deixe isso para o campo de descrição.

Veja abaixo, outro exemplo da loja Boreal Jóias:

Vitrine virtual mostrando vídeo

Vamos à lista de dicas para criar bons vídeos para sua loja:

  • Utilize câmeras com qualidade superior a 12 megaPixels;
  • Posicione os produtos em locais bem iluminados e que não possuam texturas que atrapalhem a visualização, como paredes coloridas, por exemplo;
  • Crie vídeos curtos que foquem em exibir os produtos em detalhes, mostrando-o de ângulos diferentes e aproximando os detalhes importantes.

3. Capriche na descrição dos itens

Por último, mas bem longe de ser menos importante, vamos falar sobre a descrição dos produtos. Pode parecer óbvio, mas ainda existem lojas que pecam na hora de fornecer informações sobre os itens.

Portanto, não cometa este erro, foque em oferecer tudo o que o seu cliente precisa saber sobre seu produto. Isso além de aumentar as chances de conversão, também agrega valor aos itens e passa uma sensação de confiança e profissionalismo.

Vamos ao checklist? Anote aí:

  • Forneça todos os dados do produto (tamanho, material, cores, precauções, recomendações de uso etc);
  • Crie uma breve apresentação do item, explicando sobre o que se trata, para que serve e como pode ser usado;
  • Deixe claro se o item é passível de troca e devolução e o prazo para solicitá-las.

Como criar uma vitrine virtual com a Nuvemshop?

Na Nuvemshop, todos os lojistas têm acesso à nossa galeria de layouts, que oferece mais de 50  modelos pré-definidos e gratuitos para aplicar em sua loja.

Cada layout apresenta suas particularidades estéticas, mas todos permitem que você crie vitrines, banners, pop-ups promocionais e personalize a página de acordo com a identidade da sua marca.

Para escolher o modelo ideal para sua loja, basta acessar o painel administrativo e clicar em Minha Nuvemshop > Layout > Escolher outro layout.

Na página seguinte, você encontrará nossa vitrine de layouts. Nela, será possível testar todos os modelos disponíveis e escolher qual se aplica melhor ao seu projeto:

Após ter definido qual layout irá utilizar em sua loja e ter cadastrado os produtos, é hora de criar suas vitrines virtuais.

Por padrão, a plataforma da Nuvemshop já tem uma pré-configuração que permite que você crie vitrines para: destaques, produtos novos e itens promocionais. Para fazer isso, basta acessar o menu Produtos > Ordenar produtos > Destacar produtos.

Nesta página, selecione qual seção você quer criar primeiro e, na barra de busca, pesquise pelos produtos que deseja inserir na vitrine.

Feito isso, em sua página inicial aparecerá uma vitrine organizada em seções com os produtos que você selecionou. 😊

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Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Dica extra: Instagram Collections

O Instagram anunciou recentemente o lançamento do recurso Collections. Com ele, é possível exibir seus produtos em fotos e vídeos em uma aba exclusiva dentro do aplicativo.

Diferente do recurso Instagram Shopping, que direciona o usuário para o seu e-commerce, o Collections irá reunir o seu catálogo com tudo o que o seu consumidor precisa saber sobre seu produto (sem precisar sair da rede social!).

Portanto, se você pensa em investir massivamente em sua loja virtual, saiba que, levar seus itens para as redes sociais é uma grande estratégia para ampliar a visibilidade da sua marca. Confira nesta página do Instagram, mais informações sobre a novidade.

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Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Dica extra 2: crie vitrines automatizadas com o SmartHint

Se você quer oferecer uma experiência mais intuitiva para seus clientes, é possível investir em uma vitrine virtual automatizada. Com o aplicativo SmartHint, você consegue exibir para os usuários vitrines personalizadas com base nas preferências de cada um.

Por meio de uma inteligência artificial, o SmartHint mapeia os principais interesses do usuário e, ao acessar sua loja, reúne os produtos que se conectam com os gostos desse cliente. A partir disso, a ferramenta exibe os itenspor meio de uma vitrine virtual 100% automatizada. Desse modo, o consumidor se depara com ofertas selecionadas especialmente para ele, fazendo com que as chances de conversão aumentem significativamente.

Além disso, o SmartHint oferece busca inteligentepop-ups de retenção com contador regressivo para ofertas relâmpago. A ferramenta é paga e oferece duas opções de planos:

  • Pro: no valor mensal de R$ 400, oferece até 600 mil recomendações mensais, busca inteligente, pop-ups de retenção e painel de controle ilimitado;
  • Enterprise: valor mensal mediante consulta, oferece mais de 600 mil recomendações mensais e, além dos benefícios do plano anterior, tem atendimento e layout personalizado.

Se você já é lojista na Nuvemshop, é possível instalar o SmartHint em sua loja de forma rápida e prática. Confira o passo a passo no tutorial abaixo:

👉 Como instalar o aplicativo SmartHint?

Tudo certo sobre vitrine virtual?

Com a grande concorrência no e-commerce, fazer com que a sua marca tenha um diferencial é um ponto-chave para obter sucesso.

Aposte na sua imaginação e crie vitrines que encantem seus clientes. Com certeza, você irá notar um aumento significativo nos resultados da sua loja.

Ainda não começou a vender na internet? O que acha de criar uma loja virtual gratuita com a Nuvemshop? Conte com a gente para potencializar sua história de sucesso. 🚀

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre vitrine virtual

Vitrine virtual é a página da loja responsável por exibir em detalhes os produtos à venda. Assim como no comércio tradicional, onde as vitrines possuem uma produção visual de acordo com a identidade da marca, na vitrine virtual, esse trabalho não deve ser diferente.

Vitrine com produtos promocionais, vitrine com produtos novos, vitrine com produtos mais vendidos, vitrine com produtos por categoria.

Utilize boas fotos, crie vídeos para seus produtos e capriche na descrição dos itens.

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