7 passos obrigatórios para quem sonha em viver de e-commerce
- As vendas online crescem a cada ano e cada vez mais pessoas alcançam o sonho de viver apenas do e-commerce;
- Para isso, é necessário se planejar, escolher uma boa plataforma para a sua loja e cuidar da gestão do negócio desde o início;
- Na Nuvemshop, você pode criar a sua loja virtual grátis e viver de e-commerce, construindo o seu próprio negócio e vendendo para todo o Brasil.
Você já pensou em começar um negócio próprio, mas teve medo em razão da instabilidade financeira? Se isso aconteceu com você, saiba que empreender não é um mar de rosas, mas é possível sim viver de e-commerce no Brasil.
Na Nuvemshop, por exemplo, mais de 60% dos lojistas se dedicam exclusivamente à sua loja — e eles garantem um faturamento alto, já que a plataforma acumulou mais de 3,3 bilhões de reais em vendas em 2023, segundo dados da 9ª edição do NuvemCommerce.
Pensando nisso, preparamos este guia com sete passos obrigatórios para quem sonha em conquistar o seu lugar na internet e viver só de e-commerce. Pronto para conferir? Então, vamos lá!
É possível viver de e-commerce?
De acordo com dados divulgados pela Nuvemshop, as pequenas e médias empresas faturaram mais de R$ 945 milhões com vendas online apenas no primeiro trimestre de 2024, um número 34% maior do que no ano anterior.
Quando pensamos no cenário anual, os números são ainda mais positivos, com um crescimento de 22% no faturamento de lojas online em 2023 em comparação a 2022, de acordo com o NuvemCommerce, que é o censo anual do e-commerce brasileiro.
Na prática, isso mostra o quando o comércio eletrônico tem sido uma boa opção para quem quer fazer uma renda extra ou se tornar um empreendedor de sucesso. Então, a resposta é que sim, é possível viver de e-commerce no Brasil!
Como ganhar dinheiro na internet e viver de e-commerce?
Como vimos, não só dá para viver de e-commerce como é possível ganhar muito dinheiro neste mercado. Mas é preciso saber que essa não é uma tarefa tão simples. Então, confira as dicas que você precisa saber para começar:
1. Planejamento
O primeiro passo para quem pensa em viver de e-commerce é se planejar para isso. Afinal, mesmo que você já tenha uma loja física de sucesso, é preciso lembrar que o mercado online funciona de maneira diferente do offline.
O seu público-alvo e os seus concorrentes na internet, por exemplo, provavelmente, não serão os mesmos do seu ponto de venda físico. Por isso, é preciso estudar esse novo mercado, definir objetivos claros, entender o perfil dos consumidores online e analisar a concorrência antes de começar.
Se você está começando a empreender do zero, também é importante se planejar financeiramente para esse momento. Isso porque, embora as lojas virtual tenham um alto potencial de lucro, pode demorar alguns meses até que você consiga realmente viver de e-commerce.
💡 Saiba mais: O que é análise de mercado de uma empresa e como fazer?
2. Nicho de mercado
O nicho de mercado é um recorte mais específico de um determinado segmento que você pretende alcançar com o seu negócio. Imagine, por exemplo, o mercado de moda. Existe o segmento de moda feminina e o nicho de moda fitness feminina, que é mais específico.
Nichos muito amplos podem ser difíceis para quem está começando, pois você terá que disputar com grandes players do mercado. Por outro lado, nichos muito específicos limitam as suas oportunidades de venda. Por isso, o ideal é encontrar um equilíbrio entre demanda suficiente e competição gerenciável.
Aqui, escolher um nicho com o qual você se identifique é uma vantagem importante. Com esse conhecimento, você pode se conectar mais profundamente com seu público-alvo, entendendo a fundo quais são as suas necessidades e desejos — o que se torna um diferencial competitivo do seu negócio.
💡 Saiba mais: 10 nichos mais lucrativos para e-commerces
3. Plataforma de e-commerce
Existem vários criadores de site disponíveis na internet. Mas, se você pretende viver de e-commerce, é importante escolher uma plataforma profissional e que possa acompanhar o crescimento do seu negócio.
Essa ferramenta precisa ser fácil de usar e oferecer todos os recursos que você precisa para começar a vender, como meios de pagamento, diferentes tipos de frete, facilidade para adicionar produtos e opções de personalização para que você possa criar uma identidade visual própria para a sua marca.
Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar a sua loja virtual no plano gratuito mais completo do mercado e contar com todo o suporte necessário para começar a lucrar:
- Isenção da tarifa por venda no Nuvem Pago;
- Fretes até 50% mais baratos que os Correios com o Nuvem Envio;
- Mais de 60 layouts profissionais gratuitos para personalizar;
- Quantidade ilimitada de produtos e visitas;
- Integração direta com as principais redes sociais;
- Trilhas de conhecimento para te ajudar a fazer o seu negócio crescer.
Mas, se você ainda tem dúvidas sobre qual é a melhor plataforma de e-commerce, veja o comparativo entre Nuvemshop e Shopify, por exemplo, que é um dos nomes mais conhecidos no mercado.
💡 Saiba mais: Qual é a melhor opção: Nuvemshop ou Shopify?
4. Gestão do negócio
Gerenciar uma loja online envolve diversos aspectos, como gestão de estoque, processamento de pedidos, logística de envio, fluxo de caixa, entre outros. Para viver de e-commerce, é essencial ter processos eficientes para cada uma dessas etapas.
Uma das grandes vantagens do e-commerce é a possibilidade de fazer todo esse controle usando um sistema de gestão integrado — também conhecido como ERP para e-commerce.
Assim, além de conseguir automatizar tarefas do dia a dia da gestão, também é possível garantir que todas as informações importantes do seu negócio estejam registradas e centralizadas em um único sistema. Isso será essencial para manter a organização da empresa a longo prazo, quando as operações começarem a crescer.
💡 Saiba mais: 6 melhores opções de ERP gratuitos para usar na gestão do seu negócio
5. Divulgação
A internet oferece todas as ferramentas para que você possa vender para pessoas do mundo todo e viver apenas de e-commerce. No entanto, para que isso aconteça, é importante que os usuários consigam encontrar o seu site com facilidade.
Quando estamos começando um novo negócio online, a maneira mais rápida de atrair esses consumidores é através do tráfego pago. Ou seja, quando pagamos para que outras plataformas mostrem o seu site para os usuários, como o Google, o Instagram ou o Facebook.
Todavia, essa estratégia pode não ser financeiramente viável a longo prazo, já que demanda um investimento que nem sempre é baixo. Por isso, também é importante investir em técnicas de SEO para aparecer de forma gratuita no Google quando alguém pesquisar algum termo relacionado ao seu negócio ou ao seus produtos.
Se você é novo nessa área e não sabe por onde começar, confira nosso guia com oito estratégias para gerar tráfego para e-commerce e atrair os primeiros clientes:
💡 Saiba mais: 8 estratégias para gerar tráfego para e-commerce
6. Segurança dos usuários
Um dos maiores desafios de manter um negócio online é garantir a segurança dos usuários. Afinal, o consumidor compartilha com você dados muito sensíveis na hora do pagamento, como endereço, CPF e o CVV do cartão de crédito.
Então, se você pensa em viver de e-commerce, precisa ter a segurança como prioridade. Isso porque, caso as informações de algum cliente sejam vazadas ou ele sofra qualquer tipo de golpe a partir do seu site, a reputação da sua marca pode ficar manchada para sempre.
Para isso, é importante contar com uma plataforma segura e um meio de pagamento que seja confiável. Na Nuvemshop, por exemplo, todas as lojas (inclusive do plano gratuito) possuem o certificado de segurança SSL.
Além disso, usando o Nuvem Pago, a solução de pagamentos própria da plataforma, você conta com um sistema antifraude de ponta, que identifica quando um fraudador tenta realizar uma compra com cartões roubados e realiza o bloqueio da transação imediatamente.
7. Atendimento ao cliente
Por último, vale lembrar que o atendimento humanizado ao cliente é um dos grandes diferenciais dos e-commerces mais lucrativos do mercado.
Lembre-se de que, nas compras online, o cliente não está vendo pessoalmente o produto ou o vendedor. Assim, manter um atendimento eficiente é uma forma de que ele possa tirar todas as suas dúvidas e se sentir mais seguro para finalizar a compra.
Vale também lembrar que esse atendimento não deve acontecer somente no momento da venda. Também é necessário oferecer suporte durante o processo de entrega e também no pós-venda, para garantir a fidelização do cliente.
💡 Saiba mais: 18 dicas de bom atendimento ao cliente para vender mais
Aprenda com quem já vive de e-commerce
A pedagoga Vera Duarte, tinha um hobby: criar brinquedos, fantasias e experiências criativas para divertir os filhos e compartilhar em seu perfil no Instagram (@brincando_juntos). Durante a pandemia da Covid-19, o perfil de Vera cresceu e ela começou a vender alguns de seus brinquedos caseiros.
Em poucos meses, os pedidos aumentaram e ela percebeu que estava diante de uma grande oportunidade de negócio. Então, decidiu criar a sua primeira loja virtual — a Brincando Juntos.
Como o negócio começou a crescer e Vera precisava de uma plataforma com mais recursos, migrou para a Nuvemshop poucos meses depois. O resultado: R$ 470 mil em vendas e um negócio promissor.
A ideia deu tão certo que Vera pediu demissão de seu emprego e viver só de e-commerce, se tornando um dos grandes cases de sucesso da Nuvemshop.
🚀 Conheça o case de sucesso: Brincando Juntos: empreenda como uma mãe que faturou R$ 470 mil
💡 Saiba mais: Cursos de e-commerce gratuitos para vender mais
Pronto para empreender e começar a viver de e-commerce?
O comércio digital é uma porta aberta para quem sonha em empreender. Por isso, esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a organizar o seu planejamento para começar o seu próprio negócio e viver de e-commerce!
Então, que tal dar o primeiro passo criando a sua loja virtual grátis na Nuvemshop? É rápido, fácil e você não precisa de conhecimentos técnicos para colocar o seu e-commerce no ar e começar a vender para todo o Brasil! 💙