O que é webinar? Significado, como funciona e guia para fazer
- Um webinar é um seminário ou apresentação realizada online, geralmente ao vivo, que permite a interação em tempo real entre o apresentador e a audiência;
- O formato pode ser usado em estratégias de marketing para educar, vender, treinar ou gerar leads para o negócio;
- Para fazer um webminar, escolha um tema relevante, defina uma plataforma de transmissão, promova o evento e interaja com a audiência durante a apresentação.
Se você tem um negócio digital e quer se conectar com novos clientes ou simplesmente construir mais autoridade para a sua empresa, investir na apresentação de um webinar pode ser uma excelente estratégia.
Isso porque, em um cenário cada vez mais virtual, esses eventos online desempenham um papel fundamental no lançamento de produtos, cursos e na apresentação de um negócio para os consumidores.
Se você quer fidelizar clientes e aumentar o reconhecimento da sua marca, entender o significado de webinar e como funcionam essas apresentações pode ser uma boa opção para a sua estratégia de crescimento. Ficou interessado? Então, continue a leitura!
O que é webinar?
Webinar é a abreviação da expressão “web-based-seminar”, que significa “seminário feito na internet”. Ou seja, é uma apresentação realizada online que permite a interação entre o apresentador e a audiência.
De forma resumida, são apresentações, palestras ou workshops transmitidos online ou pré-gravados. Em todos os casos, a ideia é que as pessoas possam assistir de qualquer lugar com acesso à internet, fazer perguntas e participar de discussões.
Geralmente, o webinar é apresentado com um tema específico para determinado público-alvo. O objetivo pode ser atrair o público, ajudar os leads a avançarem no funil de vendas, fornecer uma demonstração do produto ou serviço ao vivo e promover a retenção de clientes.
Assim, essa é uma ferramenta popular para treinamento, marketing, e educação, usada por empresas e educadores para compartilhar conhecimento e engajar o público.
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Como funciona um webinar?
Os webinars são realizados por meio de plataformas ou softwares de conferência online, como Google Meet, Zoom ou YouTube.
Eles são fáceis de realizar, principalmente se comparados aos eventos presenciais, afinal, em vez de alugar um local grande e pagar por hospedagens caras, o webinar precisa de apenas um site de hospedagem para ser realizado.
Basicamente, funciona assim:
- Planejamento: o organizador define o tema, o público-alvo e o formato do webinar. Então, convida os participantes e promove o evento;
- Registro: os convidados se inscrevem por meio de um link de registro e recebem um e-mail com detalhes sobre como acessar o evento;
- Apresentação: durante o evento, o apresentador compartilha sua tela e pode usar webcam e microfone para se comunicar.
- Interação: geralmente, os participantes também podem fazer perguntas via chat, responder a enquetes e interagir;
- Follow-up: ao final, o organizador pode enviar uma pesquisa para obter feedback e avaliar o sucesso do webinar, além de seguir com leads ou informações adicionais prometidas durante o evento.
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Quais são as vantagens de fazer um webinar?
Agora que você já sabe o que é um webinar, listamos abaixo alguns dos benefícios de realizar esse evento para promover ou engajar a sua empresa. Confira:
1. Apresentar um produto ou serviço
Os webinars são uma excelente ferramenta para as empresas apresentarem seus serviços e produtos. Na verdade, esses eventos podem ser utilizados para educar possíveis clientes sobre a missão e os valores do negócio.
Assim, o consumidor consegue tirar suas dúvidas no momento da apresentação e você tem mais chances de que ele vire um comprador, afinal, ele vai entender verdadeiramente o valor do produto que você vende.
2. Engajar o público
Os webinars criados para engajar o público são uma excelente oportunidade para fazer com que os clientes retenham a informação de maneira mais efetiva.
Sendo assim, por meio de perguntas e respostas, o ouvinte pode se sentir mais confiante em tirar dúvidas. Como resultado, ele entende mais profundamente o que você está oferecendo. Além disso, é uma forma de manter o público participando e atento a tudo que você está falando.
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3. Gerar novos leads
Não há como negar que os webinars são uma excelente ferramenta de networking. Isso porque, com vários participantes, você pode conseguir o contato de potenciais clientes.
Além disso, para participar do webinar, por exemplo, o participante precisa enviar seu e-mail, nome e área de atuação. Como resultado, isso permanece no banco de dados da empresa.
E o melhor: se tiverem realmente gostado do seu webinar, as chances de eles se tornarem consumidores fiéis e interessados na sua marca é muito maior. Sendo assim, você consegue leads de qualidade.
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4. Aumentar a autoridade online
O marketing de conteúdo é uma peça-chave na hora de mostrar para os clientes o valor de uma empresa. Por meio de um conteúdo valioso e de qualidade, você consegue chamar a atenção dos consumidores, fazendo com que eles entendam que você domina o assunto sobre o qual está falando e pode ajudá-los com seus problemas.
O webinar atua da mesma forma. Por meio dele, você consegue mostrar para os possíveis clientes que a sua organização tem a solução para o problema que eles estão enfrentando. Assim, à medida que conhecem e confiam na sua marca, sua autoridade online é aumentada.
Como fazer um webinar?
Um webinar de sucesso requer bom planejamento e um conteúdo que agrade o público. Para te ajudar com isso, aqui estão algumas dicas valiosas para fazer um webinar de sucesso:
1. Planeje o webinar com antecedência
Para que o seu webinar faça sucesso, você precisa planejá-lo com antecedência. Então, em primeiro lugar, faça uma pesquisa de sites de hospedagem para entender qual é o melhor para o seu evento.
Para essas funcionalidades, existem o Zoom, Google Meet e outras plataformas populares que permitem que o público interaja nos comentários ou simplesmente levante a mão para fazer perguntas.
Além disso, é preciso decidir quem vai apresentar o seminário, qual será o tempo de duração e quantas pessoas serão convidadas para o evento. Tudo isso deve estar claro para que você corra menos riscos de ter imprevistos em cima da hora.
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2. Entenda o objetivo do seu webinar
Lembre-se de que a estrutura do evento, o conteúdo e sua estratégia de divulgação variam de acordo com seus objetivos. Por isso, seja claro desde o início sobre o que você deseja alcançar.
Isso vai te ajudar a criar um conteúdo relevante, atrair pessoas realmente interessadas no tema e, principalmente, manter o foco durante a preparação e apresentação, o que é fundamental para atingir o objetivo do negócio, seja ele educar, vender, treinar ou gerar leads.
3. Participe de outros webinars para tirar insights
É difícil imaginar como se preparar para um evento desses se você nunca participou de um. Então, se você não tiver muita experiência na área, busque participar de alguns webinars para entender como preparar o seu.
Anote tudo o que achar interessante, desde a abertura do evento até a forma como o palestrante fala. Em seguida, veja o que você pode implementar em sua própria apresentação e o que pode te trazer ideias para usar com uma abordagem diferente.
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4. Crie uma apresentação interativa e interessante
Fazer bons slides é a garantia de que você terá um material de apoio para guiar toda a sua apresentação. Por isso, certifique-se de adicionar os principais pontos abordados na conversa para garantir que você não esqueça nenhum tópico.
Além disso, lembre-se de que esse é um recurso valioso para prender a atenção do público. Elementos interativos, como enquetes, perguntas, e respostas, ajudam a esclarecer pontos importantes e garantem que os participantes entendam melhor o conteúdo.
5. Promova seu webinar nas redes sociais
Comece a promover seu webinar nas redes sociais com várias semanas de antecedência. Para isso, compartilhe prévias do que os participantes aprenderão na sessão e convide seus seguidores a enviar perguntas alguns dias antes do evento.
Se você estiver realizando um webinar pago, considere oferecer um desconto especial para seus seguidores das redes sociais. Assim, eles podem se sentir mais interessados em participar do evento.
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6. Reserve um tempo para perguntas
Em um seminário ao vivo, os apresentadores sempre oferecem um tempo para perguntas. Essa é uma maneira de os convidados se sentirem mais engajados e, claro, tirarem suas dúvidas.
Sendo assim, em um webinar, você deve separar um tempo no final do evento para que as pessoas exponham suas percepções e tirem dúvidas. Essa troca é fundamental para que o público entenda que você está disposto a oferecer o máximo possível de informações de valor.
7. Surpreenda o público
É fato: as pessoas adoram surpresas. Então, reservar um espaço para isso durante a sua apresentação é uma ótima maneira de gerar interesse dos participantes.
Que tal, por exemplo, trazer um convidado especial que tenha relação com o tema da apresentação? Outra ideia é oferecer um e-book gratuito para os participantes ou promover um desconto interessante para quem assistiu até o final.
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O que fazer depois do webinar?
Webinar realizado com sucesso? Não pense que acabou. Na verdade, um bom workshop precisa de alguns toques a mais após a realização do evento.
Em primeiro lugar, é fundamental enviar um e-mail de agradecimento para os participantes. Isso porque seu evento não teria sido um sucesso sem o seu público. Então, certifique-se de que eles entendam o quanto você ficou agradecido por meio de uma simples mensagem de agradecimento.
Além disso, não se esqueça de fazer uma pesquisa de satisfação. Isso é importante para você entender a percepção das pessoas em relação ao evento realizado. Eles amaram ou não gostaram, tem sugestões a fazer? Foi útil para o dia a dia?
Abaixo seguem algumas sugestões de perguntas que podem ser realizadas:
- Como você classificaria sua experiência com o webinar em uma escala de 1 a 10?
- Você teve alguma dificuldade técnica durante a transmissão?
- Você sentiu que conseguiu tirar algum aprendizado durante a apresentação?
- O que podemos fazer para melhorar os nossos próximos webinars?
- De quais tópicos você mais gostou? E de quais você menos gostou?
Essas perguntas podem ser úteis para te ajudar a entender melhor a visão dos participantes sobre o evento. No entanto, se você quiser um modelo de pesquisa de satisfação pronto, recomendamos que você faça o download gratuito do nosso e-book para te ajudar de maneira mais fácil e rápida. Veja abaixo:
Preparado para fazer um webinar de sucesso?
Esperamos que este artigo tenha conseguido responder as suas principais dúvidas sobre o que é um webinar. Agora que você já sabe o que fazer durante esse evento online, não perca tempo e comece já a preparar o seu seminário virtual para engajar o público.
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