O que é WhatsApp Pay e como ativar?
O WhatsApp liberou recentemente sua nova ferramenta de pagamentos, o WhatsApp Pay. A novidade permite que os usuários efetuem e recebam pagamentos online, dentro do próprio aplicativo. Incrível, não é?
O serviço foi aprovado pelo BACEN (Banco Central) após uma longa avaliação dos eventuais riscos da ferramenta. A ideia é evitar danos à concorrência e à privacidade dos usuários. Com o sinal verde para funcionar no país, certamente, essa é uma ferramenta que irá trazer mudanças para o e-commerce nacional.
Então, vamos entender tudo sobre o WhatsApp Pay: como ativar, o que é e vantagens!
O que é o WhatsApp Pay?
WhatsApp Pay é uma ferramenta que permite transferir valores para os seus contatos e efetuar pagamentos de serviços diversos que atendam pelo WhatsApp.
Se você já vende online, este recurso pode te ajudar a simplificar o recebimento das vendas feitas por meio do aplicativo.
O WhatsApp Pay está disponível para dispositivos Android e iOS nas versões convencional e Business. Para utilizá-lo, é necessário cadastrar um cartão de débito de um dos bancos integrados à ferramenta. Vamos falar sobre essa opção mais a frente.
💡 Saiba mais: Como fazer a automação do WhatsApp para vender mais?
Como funciona o WhatsApp Pay?
Com o WhatsApp Pay, você consegue fazer pagamentos a fornecedores, parceiros e serviços essenciais de sua loja em poucos cliques. Não são cobradas taxas pelas transferências, mas há limite para o envio e o recebimento de dinheiro pelo aplicativo:
- Envio de até R$ 1.000 por transação — é possível mandar mais de R$ 1.000 por dia, mas em transferências separadas;
- Cada usuário pode receber até 20 transferências por dia;
- Há um limite de R$ 5.000 por mês para cada tipo de operação, ou seja, R$ 5.000 para recebimentos e outros R$ 5.000 para envio.
Já para pagamentos de pessoas físicas para contas empresariais, não há limite de transações ou quantias. O prazo para recebimento dos valores é de até dois dias úteis e a taxa por transação aplicada ao vendedor é de 3,99%.
💡 Saiba mais: Como criar um script de vendas pronto para WhatsApp?
Como ativar o WhatsApp Pay?
Se você ainda não tem uma conta do WhatsApp Business, baixe o aplicativo e crie uma nova.
Para que a ferramenta de pagamentos funcione corretamente, você vai precisar da ativação de uma conta da Cielo. Se você ainda não é cliente, acesse a página Cielo para E-commerce, selecione a melhor solução para o seu tipo de negócio e crie sua conta:
Feito isto, você também vai precisar ativar o Facebook Pay dentro da sua conta no WhatsApp. Para isso, vá até Configurações > Pagamentos > Serviços > Facebook Pay > Receber pagamentos por vendas. Nesta etapa, você irá preencher um cadastro, conectar sua conta Cielo e finalizar a ativação.
Assim que a ativação for efetivada, você poderá receber os valores transferidos pelo WhatsApp diretamente na sua conta bancária. Lembrando que todas as transações serão processadas pela Cielo, então, sem uma conta ativa, não será possível usar a ferramenta.
Quem pode usar o WhatsApp Pay?
As transações do WhatsApp Pay só funcionam entre pessoas físicas, ou para quitação de valores de produtos ou serviços no WhatsApp Business. Para usar o recurso, é preciso ter uma conta bancária com cartões de débito, pré-pago ou com as bandeiras Visa ou Mastercard de um desses bancos:
- Banco do Brasil;
- Banco Inter;
- Bradesco;
- Itaú;
- Mercado Pago;
- Next;
- Nubank;
- Sicredi;
- Woop Sicredi.
Até o momento, cartões de crédito não são válidos no WhatsApp Pay. Futuramente, a proposta é trabalhar com essa opção de pagamento, para o caso de pagamentos de compras de produtos e serviços em estabelecimentos que usam a conta comercial.
Quem pode receber pelo pagamento do WhatsApp?
Clientes dos mesmos bancos citados acima, que tenham uma conta bancária e um cartão de débito habilitado, podem receber valores pelo WhatsApp Pay.
Não é possível enviar pagamentos para quem não tem conta em um dos bancos parceiros do WhatsApp. Para receber, também é preciso se cadastrar no sistema.
Por que usar o WhatsApp Pay para fazer transações?
Esta é uma boa notícia para todos os usuários do aplicativo, já que a ferramenta promete revolucionar a forma de realizar transferências no país. Inclusive, o Brasil é o primeiro país a utilizar a função de pagamentos com exclusividade.
Para lojistas que já vendem em e-commerce, contudo, isto vai além de uma novidade; essa pode ser uma nova oportunidade de gerar conversões e vendas online, e, consequentemente, aumentar o lucro de suas lojas virtuais.
Sabemos que o WhatsApp tem uma aderência gigantesca. Lançado em 2009, o aplicativo conta atualmente com cerca de 130 milhões de usuários ativos só no Brasil e já superou o uso dos queridinhos SMSs, além de se tornar a principal ferramenta de troca de mensagens.
Hoje é muito comum encontrarmos negócios que optam por atendimento ao cliente via WhatsApp. Afinal, em meio a tantas inovações na forma de se comunicar, nem todos estão dispostos ao suporte por e-mail ou telefone. A dinâmica da troca de mensagens instantâneas acaba oferecendo uma experiência de compra muito mais positiva para os consumidores mais ansiosos.
Com a chegada da função de pagamentos, o processo de vendas por meio do WhatsApp ficou mais robusto. Além de facilitar a troca de mensagens, os clientes poderão fazer o pagamento diretamente no aplicativo sem que você precise gerar um boleto ou direcioná-los para outra página, aumentando as chances de conversão.
WhatsApp Pay é seguro?
Embora no passado o aplicativo tenha registrado alguns vazamentos de informações particulares, o CEO da companhia, Mark Zuckerberg, garante que os dados tenham criptografia e são armazenados em um sistema de proteção altamente seguro.
De qualquer forma, todo cuidado é válido. A empresa reforça a importância de não compartilhar dados com estranhos e sempre manter as ferramentas de segurança ativas, como o reconhecimento facial, biometria, senhas de desbloqueio e principalmente o código PIN de seis dígitos, que pode ser solicitado pelo aplicativo na etapa de confirmação das transações.
A autenticação de duas etapas também é recomendada para garantir maior proteção aos usuários. Esta solução adicional de segurança funciona com a validação de um endereço de e-mail para confirmar a autenticidade da conta. Em caso de tentativas de golpe, isso pode ajudar o usuário a recuperar o acesso com mais agilidade.
💡 Saiba mais: Como vender pelo WhatsApp?
Tudo certo sobre o que é WhatsApp Pay?
Cada vez mais, ferramentas como o WhatsApp são uma mão na roda para nos aproximar de nossos clientes. Uma boa estratégia de divulgação e comunicação pode transformar uma ferramenta simples de mensagens em um canal de vendas efetivo para sua loja virtual.
Desta forma, não perca tempo e comece a levar sua marca para as redes sociais. Isso vai alavancar o alcance do seu negócio, aumentando significativamente os seus resultados. 😎
Antes de ir, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e ofereça benefícios exclusivos aos seus clientes fiéis do WhatsApp. Alcance novos públicos e potencialize suas vendas com uma presença forte nas principais ferramentas e vitrines virtuais com a ajuda da plataforma número um da América Latina! 💙