O que é White Hat e como aplicar as boas estratégias de SEO?
- White Hat SEO são técnicas de otimização baseadas nas diretrizes recomendadas pelos buscadores para melhorar o ranking de um site nos resultados de pesquisa;
- Alguns exemplos de boas práticas são o uso de palavras-chave, criação de conteúdo de qualidade, foco na experiência do usuário e link building;
- Se você tem uma loja virtual e quer garantir que ela apareça nas melhores posições do Google, aprenda tudo sobre o assunto no nosso guia completo e gratuito de SEO para e-commerce.
Você sabia que nove a cada dez brasileiros pesquisam no Google antes de fazer uma compra? Os dados foram divulgados pelo próprio buscador e indicam uma necessidade cada vez maior dos lojistas: a de estar entre as primeiras posições dos motores de busca.
E, para alcançar esse resultado sem risco de punições para o seu site, é preciso entender as boas práticas de otimização, também conhecidas como White Hat SEO.
Se você é novo no assunto ou não sabe por onde começar, não se preocupe! Neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o que é White Hat e dar exemplos de boas práticas do SEO de chapéu branco. Confira!
O que é White Hat no SEO?
White Hat (ou chapéu branco, em português) é um conjunto de técnicas de otimização para mecanismos de busca com foco em melhorar o ranking de um site nos resultados de pesquisa. O diferencial dessa estratégia é que ela é baseada nas diretrizes e práticas recomendadas pelos próprios buscadores, como o Google.
Ou seja, em vez de usar truques ou “hacks” para enganar os motores de busca, o White Hat SEO foca em conquistar melhores classificações para o site. O intuito é oferecer uma experiência verdadeiramente positiva para o usuário, com conteúdo relevante e de qualidade.
Para quem quer viver de e-commerce, por exemplo, seguir as práticas de SEO White Hat é a melhor maneira de conquistar um crescimento sustentável e de longo prazo na internet, evitando punições que podem reduzir ou até mesmo bloquear a visibilidade da sua marca nos resultados de pesquisa.
💡 Saiba mais: O que é tráfego orgânico e como aumentar as visitas de um site?
Como fazer White Hat? 5 exemplos de SEO chapéu branco
Depois de entender o que é White Hat, é hora de colocar a mão na massa e aprender como fazer boas otimizações. Para isso, separamos os cinco principais exemplos de SEO chapéu branco. Veja:
Palavras-chave
Palavras-chave são os termos que as pessoas usam para encontrar informações, produtos ou serviços no Google. Se você vende semijoias, por exemplo, o termo “cordão folheado a ouro” pode ser relevante para a sua loja virtual.
Ao usar essa palavra-chave nos títulos e descrições das suas páginas relacionadas a esse tipo de produto, você aumenta as chances de seu site aparecer nos resultados de pesquisa quando alguém pesquisar por esse termo.
Esse é o fundamento base do SEO e uma das otimizações White Hat mais fáceis de colocar em prática, já que é possível descobrir termos relevantes usando ferramentas gratuitas, como o Google Trends e o Planejador de palavras-chave do Google.
💡 Saiba mais: Melhores ferramentas de SEO para otimizar seu site
Conteúdo de qualidade
O grande objetivo dos mecanismos de busca é oferecer a melhor resposta possível à dúvida do usuário. Então, se você quer que o seu site apareça nas primeiras posições, é fundamental produzir conteúdo útil, que resolva problemas e entregue valor às pessoas.
E não se engane: não estamos falando apenas de textos. Se você tem um e-commerce, um conteúdo relevante inclui boas fotos dos produtos, avaliações de consumidores e qualquer tipo de informação que possa ser valiosa para os usuários.
No site da LV Store, por exemplo, cliente Nuvemshop, as páginas de produto oferecem imagens de boa qualidade das peças, vídeos, provador virtual, fotos de clientes reais e feedbacks de quem já comprou.
Tudo isso, além de ser considerado como um exemplo de White Hat SEO pelos motores de busca, também ajuda a atrair visitantes e aumentar as vendas, o que é o principal objetivo de quem tem um negócio na internet.
💡 Saiba mais: Guia do marketing de conteúdo para e-commerce
Meta title e descriptions
Meta Title e Meta Description são, respectivamente, o título e a descrição das páginas que aparecem nos resultados do Google. Veja um exemplo:
Apesar de simples, esses são fatores determinantes para os buscadores na hora de posicionar e aumentar a taxa de cliques de um site. Isso porque esse tipo de recurso serve para informar do que se trata a página, sendo o primeiro contato com o assunto abordado e ajudando o usuário a decidir se deve ou não acessá-la.
A ideia aqui é descrever claramente o que as pessoas vão encontrar ao clicar, sempre usando a palavra-chave de forma natural. Mas fique atento! Tenha cuidado para não usar títulos enganosos para chamar atenção, pois isso pode ser considerado uma prática negativa.
💡 Saiba mais: O que é slug de URL e para que serve?
Em sites maiores, acaba se tornando difícil criar conteúdo de qualidade para tantas páginas. Por isso, os lojistas da Nuvemshop contam com um recurso de inteligência artificial para escrever titles e descriptions otimizadas para SEO de forma automatizada.
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Facilidade de navegação
Outro fator que pode fazer toda a diferença na hora de indexar um site no Google é a facilidade de navegação. Ou seja, se o seu site tem uma organização clara e intuitiva, que permite que os usuários encontrem o que procuram de forma fácil.
Quando essa estrutura é clara, os motores de busca também conseguem rastrear e indexar o conteúdo de forma mais eficiente. Isso garante que todas as páginas sejam encontradas e, principalmente, ranqueadas nas pesquisas.
Além disso, se a experiência do usuário é positiva durante a navegação, é menos provável que ele abandone o site. Na prática, isso funciona como um bom sinal para os buscadores, que tendem a considerar o seu site como relevante e classificá-lo melhor.
💡 Saiba mais: O que é um menu de navegação e como configurar?
Link building
O link building é mais um exemplo de White Hat SEO que não poderia ficar de fora dessa lista. Aqui, estamos falando sobre o processo de obter links de outros sites apontando para o seu — os famosos backlinks.
No geral, quanto maior o número de links indicando a sua página, mais ela é considerada relevante. Por isso, essa estratégia de parceria com outros sites é uma das técnicas de SEO mais antigas e que mais pode impactar na sua classificação.
No entanto, é preciso ter cuidado para não cair nas armadilhas dos links comprados. No White Hat, as menções devem ser recebidas de forma orgânica pela qualidade do conteúdo. Esquemas de compra ou troca de link podem surtir efeito contrário e gerar penalizações. Por isso, fique atento!
💡 Saiba mais: O que é SEO off page, como fazer e quais as melhores práticas?
Qual é a diferença entre White Hat e Black Hat?
Ao contrário do que acontece no White Hat, existem técnicas que, ao invés de otimizar o conteúdo, tentam “enganar” os algoritmos para ganhar posições na página de pesquisa de forma mais fácil. Esse é o Black Hat SEO.
Esse tipo de estratégia manipula as boas práticas de SEO, distorcendo ou abusando das técnicas recomendadas para conseguir resultados rápidos. Isso inclui, por exemplo:
- Repetir a palavra-chave de forma exagerada no conteúdo (keyword stuffing);
- Exibir versões diferentes de uma página para os motores de busca e para os usuários;
- Comprar links de outros sites;
- Replicar conteúdo de outros portais sem agregar valor;
- Esconder palavras-chave em uma página usando texto da mesma cor do fundo;
- Deixar links irrelevantes nos comentários de fóruns apenas para gerar backlinks;
- Entre outros.
Embora pareça um caminho mais fácil, vale lembrar que as práticas de Black Hat violam as diretrizes dos buscadores. Ou seja, elas podem fazer com que um site receba punições sérias, que podem chegar até ao banimento da lista de resultados do Google.
Por isso, se você quer ter um negócio de longo prazo na internet, a melhor alternativa é construir uma base sólida para a sua marca.
Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar a sua loja virtual grátis e contar com todos os recursos de marketing e vendas para fazer o seu e-commerce crescer de forma sustentável, sem precisar recorrer a truques ou cair em armadilhas.
Hacker White Hat: quem são os “hackers do bem”?
Por fim, se você está pesquisando sobre o que é White Hat, também pode se interessar por uma outra definição para o termo que não está relacionada à SEO: os hackers do bem.
Um hacker White Hat, também conhecido como hacker ético, é alguém que explora sistemas ou redes de computadores para encontrar falhas de segurança de um site e fazer recomendações de melhoria.
Empresas como Google e Facebook, por exemplo, oferecem programas de recompensa para usuários que relatam vulnerabilidades em seus sistemas. Essa é uma forma de incentivar os hackers éticos a encontrarem brechas antes que elas sejam exploradas por criminosos, fortalecendo a segurança digital.
💡 Saiba mais: O que é cyber security e como atuar na área?
Tudo certo sobre o que é White Hat SEO?
O White Hat, ou SEO de chapéu branco, é uma das estratégias de marketing digital mais importantes para quem quer conquistar o seu lugar nas primeiras posições do Google. Por isso, esperamos que este conteúdo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto.
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