YouTube Shorts: o que é, como criar e como monetizar?
- O YouTube Shorts permite o compartilhamento de vídeos curtos de até 3 minutos, competindo diretamente com o TikTok e com os Reels do Intagram;
- Criar Shorts é uma maneira de engajar sua audiência, ganhar mais inscritos e ter maior potencial de viralização na plataforma. Além disso, você pode monetizar seus vídeos curtos e ganhar dinheiro com anúncios;
- Aproveite e baixe nossos banners de YouTube gratuitos para promover seu canal na sua loja virtual.
Sabemos que a internet está sempre lançando novas tendências e para não ficar para trás é preciso surfar na mesma velocidade e investir nas inovações. Foi isso que a maior plataforma de vídeos do mundo online fez ao criar o YouTube Shorts.
O formato de vídeos curtos tem feito sucesso no mundo online com o TikTok e também com o Reels do Instagram. Sendo assim, no final de 2020, a modalidade para vídeos curtos foi criada pelo YouTube.
Se você quer saber mais sobre o YouTube Shorts, conferir o passo a passo para criar seu vídeo e ainda entender como usar a ferramenta na estratégia de marketing da sua empresa é só seguir a leitura. Vamos lá?
💡 Saiba mais: Como usar o estúdio de criação do YouTube para decolar seu canal
O que é YouTube Shorts?
YouTube Shorts é a funcionalidade da rede social que permite o compartilhamento de vídeos curtos de até 3 minutos. Foi criada após o sucesso do TikTok e do Reels do Instagram. Sendo assim, tem o funcionamento muito parecido com essas plataformas.
Inicialmente, os vídeos podiam ter até 60 segundos. Mas, a partir de 15 de outubro de 2024, o YouTube resolveu estender a duração para até 3 minutos, atendendo a uma demanda dos criadores de conteúdo.
Com o YouTube Shorts, é possível participar das tendências do mundo online, gravar tutoriais rápidos, participar de desafios de dança e muito mais! Para tornar o vídeo mais interessante, o aplicativo permite diversas edições, como alterar a velocidade da gravação, adicionar filtros e incluir legendas.
Sabemos que o YouTube é a maior plataforma de vídeos no formato horizontal na internet, ou seja, é possível assistir ao conteúdo em diversos dispositivos, como no computador e em SmartTVs.
Entretanto, com a popularização do smartphone e dos vídeos rápidos, a plataforma lançou o YouTube Shorts com vídeos verticais que só podem ser visualizados por aparelhos celulares.
💡Saiba mais:
- Como criar um canal no YouTube e ganhar dinheiro?
- O que é SEO para Youtube e como otimizar seus vídeos?
Como criar vídeo para o YouTube Shorts?
Abaixo, confira o tutorial para criar um vídeo para o YouTube Shorts usando o smartphone:
1. Faça login no YouTube e, na página inicial, clique em “+” e escolha a opção “Criar um Short”:
- Depois, é só começar a gravar o vídeo clicando no botão central ou selecionar vídeos da galeria. Nessa parte, é necessário definir o tempo de duração do conteúdo que pode ser de 15 ou 60 segundos. Também é possível adicionar efeitos e muito mais.
- Agora, é o momento de revisar o seu vídeo. Você pode aproveitar para inserir música, narração, filtros, texto e outros.
- Por fim, insira informações como o título do vídeo e legenda, define a visibilidade e clique em “Enviar Shorts”. Pronto, o seu vídeo de curta duração será postado no YouTube!
💡Saiba mais: Guia de como fazer vídeos para o YouTube
Veja um exemplo de Short publicado pela Nuvemshop:
Quais são as vantagens de usar o YouTube Shorts?
Se você está pensando em adicionar os YouTube Shorts na sua estratégia de vídeo marketing, veja quais são as principais vantagens:
Engajamento da audiência
Os vídeos curtos têm o poder de engajar os consumidores devido à sua agilidade. Bastam alguns segundos ou minutos de atenção para absorver o conteúdo e fixar sua marca na mente.
Então, é recomendado usar o YouTube Shorts para aumentar seu brand awareness (reconhecimento de marca).
Potencial de viralização
O YouTube está interessado em promover os Shorts para concorrer com o TikTok e com o Instagram. Por isso, os vídeos curtos da plataforma têm maior potencial de viralização.
Se você queria criar um conteúdo viral e bombar sua empresa na internet, esse é o momento.
Aumento de inscritos
Os Shorts também são excelentes chamarizes para aumentar o número de inscritos no seu canal. Afinal, é mais fácil e rápido descobrir vídeos curtos, além de ser uma ótima forma de despertar interesse para outros conteúdos.
Facilidade para criar vídeos
Está sem tempo para criar, editar e publicar um vídeo no YouTube? Com o Shorts, esse processo é muito mais prático e rápido, permitindo que você aumente a frequência das suas publicações tendo menos trabalho.
Como ganhar dinheiro com o YouTube Shorts?
A monetização do YouTube Shorts teve início em 1º de fevereiro de 2023. Desde então, os criadores de conteúdo podem ganhar dinheiro com anúncios assistidos entre os vídeos no Feed do Shorts.
Para começar a monetizar, você precisa ativar e aceitar os termos do Módulo de monetização dos Shorts. Lembrando que os seguintes tipos de conteúdos não são aplicáveis para ganhar dinheiro:
- Shorts sem conteúdo original, como clipes de filmes, programas de TV e reprodução de conteúdo alheio;
- Visualizações automatizadas feitas com bots;
- Visualizações de Shorts inconsistentes com as diretrizes de conteúdo da plataforma.
Outro detalhe importante é que a receita dos anúncios exibidos entre os vídeos do Feed dos Shorts é destinada a um fundo e usada para recompensar os criadores de Shorts e cobrir os custos do licenciamento de músicas. Dessa forma, o valor pago pelo YouTube é de 45% do total arrecadado no Fundo dos criadores.
Como usar o YouTube Shorts na estratégia de marketing da sua empresa?
O YouTube Shorts pode ser usado para atrair clientes e gerar vendas quando incluído na estratégia de marketing da sua empresa da forma correta. Para te ajudar, separamos abaixo algumas dicas para ter sucesso com a funcionalidade. Confira:
Conheça seu público-alvo
Antes de tudo, é necessário conhecer o público-alvo da sua empresa. Isso porque, ao falarmos do YouTube Shorts, as possibilidades são inúmeras e nem todos os públicos gostam das trends que estão bombando, como os desafios de dança, por exemplo. Então é necessário entender qual tipo de conteúdo é atrativo para os seus clientes.
Para ter sucesso em sua estratégia de marketing, indicamos que crie uma persona para o seu negócio, ou seja, um personagem semifictício para representar o seu cliente ideal.
Dessa forma, levante todos os dados possíveis sobre esse personagem, como quais as redes sociais preferidas, quais formatos de vídeo gostam de assistir, qual a idade, quais os horários em que estão conectados, qual a profissão etc.
Você pode construir a persona com base nos clientes já existentes em seu negócio. Para isso, envie pesquisas, realize entrevistas e busque o máximo de informações possíveis sobre eles.
Com isso, a sua empresa consegue definir quais os melhores tipos de conteúdos, o tom de voz da marca e construir uma estratégia certeira para atingir seu público-alvo.
💡Saiba mais: Buyer persona: como identificar o seu cliente ideal?
Responda às perguntas dos clientes
Com certeza a sua marca recebe dúvidas de consumidores todos os dias, certo? Uma forma inteligente de responder essas questões é criar um Short no YouTube. Até porque mais de um cliente pode ter a mesma dúvida e, ao respondê-la dessa forma, você pode alcançar mais pessoas.
Então, uma dica é separar as principais questões que a sua marca recebe e criar um vídeo de 60 segundos respondendo. Depois disso, é só divulgar o vídeo por outras redes sociais, como WhatsApp e Instagram. Com isso, você pode atrair novos seguidores para o YouTube e aumentar o engajamento com a sua empresa.
💡 Saiba mais: O que são tags para YouTube?
Aposte nas histórias
Outro tipo de estratégia que costuma atrair a atenção das pessoas é o storytelling, ou seja, a capacidade de contar histórias a partir de narrativas envolventes para criar conexões.
Sabendo disso, você pode criar Shorts no YouTube contando a história da sua marca ou um case de sucesso, por exemplo. Lembre-se de trabalhar na construção de uma narrativa autêntica para despertar a curiosidade e a identificação com o público.
💡Saiba mais: Como contar histórias que vendem com o storyselling?
Analise os dados de desempenho
Por último, mas também muito importante, se dedique a analisar os dados de desempenho do seu YouTube Shorts. Isso porque de nada adianta investir na publicação de diversos vídeos sem saber se estão gerando algum resultado.
Para isso, o YouTube oferece dados e relatórios sobre o desempenho dos Shorts. Assim, é possível entender qual público está gostando dos vídeos e interagindo, além de conferir quais Shorts são mais populares. Todo esse processo de análise é importante para criar conteúdos relevantes para sua persona.
💡Saiba mais: Como vender no YouTube: passo a passo para começar
Tudo certo sobre YouTube Shorts?
Esperamos que este conteúdo tenha esclarecido o que é o YouTube Shorts e como fazer uso da ferramenta para impulsionar a estratégia de marketing digital do seu negócio. Lembre-se de que, antes de aderir a uma nova rede social, é importante verificar se o público-alvo da sua empresa faz uso dessa plataforma. Assim, você garante o sucesso da sua marca.
E, se você ainda não vende online, que tal criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop? Com certeza os seus clientes fazem o uso da internet para realizar compras, então aumente as suas chances de fechar vendas criando seu site agora mesmo!