O dropshipping de camisetas é um modelo de logística em que você vende o produto por meio de uma loja online própria, mas sem ter um estoque da mercadoria. Veja como funciona:
1. Busca por fornecedores de dropshipping
O primeiro passo para fazer dropshipping de camisetas é encontrar um fornecedor confiável que trabalhe com esse modelo de logística. Esse é um ponto importante, já que nem todos os distribuidores aceitam trabalhar dessa maneira.
Para que o seu negócio dê certo, é essencial que o parceiro tenha experiência com esse tipo de acordo. Afinal, toda a reputação do seu negócio vai depender da qualidade do serviço prestado por esse profissional.
2. Integração do catálogo de produtos
Depois de separar algumas opções de fornecedores de camisetas para dropshipping, você deve avaliar cada um deles em relação à qualidade do tecido, a variedade de opções e a possibilidade de customização, caso queira vender camisetas personalizadas.
Além disso, vale verificar se o parceiro tem integração com a sua plataforma de e-commerce. Isso vai permitir que você adicione os produtos ao seu catálogo de forma muito mais prática, sem precisar cadastrar as informações de cada item individualmente.
3. Consumidor faz o pedido
Com o catálogo já integrado, os produtos do fornecedor passam a aparecer também na vitrine da sua loja virtual. Com isso, o consumidor vai acessar o site e fazer o pedido normalmente, assim como em um e-commerce com estoque próprio.
Aqui, é importante lembrar que não é obrigatório informar ao consumidor que a venda é realizada por meio de dropshipping.
No entanto, se você trabalha com parceiros internacionais, pode valer a pena repassar essa informação para respaldar a sua empresa de possíveis prazos de envio mais longos do que o de costume.
4. Lojista repassa o pedido para o fornecedor
Depois de receber o pedido, você irá repassá-lo para o fornecedor, que se tornará o responsável pela separação, embalagem e envio da mercadoria.
Nesta etapa, usar uma plataforma que permita a integração direta com fornecedores faz toda a diferença, já que isso vai permitir que esse processo aconteça de forma automática.
Assim que o cliente fizer o pedido na sua loja, ele já será encaminhado para o parceiro.
Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar a sua loja virtual de dropshipping com sete dias de teste grátis e fazer a integração total do seu negócio com milhares de fornecedores por meio de aplicativos como AliExpress by Dropi, DropNacional, CJDropshipping e 3Cliques.
5. Fornecedor cuida do envio
A próxima etapa é o envio da mercadoria — que, como vimos, é uma tarefa do fornecedor. Esse é o grande diferencial do dropshipping de camisetas para uma venda tradicional.
Isso porque, aqui, você não precisa se preocupar com a parte logística da venda. Na prática, o lojista atua como uma ponte entre o fornecedor e o cliente final, adicionando uma espécie de comissão a cada pedido (a margem de lucro) por intermediar a transação.
6. Lojista monitora todo o processo
Apesar de não ser o responsável direto pelo envio do produto, é importante lembrar que, ao divulgar a mercadoria na sua loja, você se torna responsável por garantir que o consumidor receba o que comprou.
Por isso, é preciso monitorar de perto todo o processo de envio. Isso inclui, por exemplo, solicitar o código de rastreio para enviar ao cliente, certificar que a mercadoria chegou na data prevista e em bom estado.
Caso alguma coisa aconteça durante o trajeto, também é sua tarefa entrar em contato com o fornecedor para resolver a situação. Ou seja, assim como acontece em qualquer negócio, a sua responsabilidade só termina quando o cliente recebe o seu produto como esperado.