Criar uma loja de dropshipping de livros segue o mesmo roteiro de um e-commerce tradicional. Confira o passo a passo:
1. Escolha um nicho de mercado
No mercado livreiro, você pode criar uma loja virtual generalista, que oferece diversas categorias, ou focar em um nicho de mercado específico. Por exemplo, existem lojas dedicadas a segmentos como livros didáticos, livros de espiritualidade, livros de negócios, livros infantis, etc.
É importante levar em consideração as oportunidades do setor e também sua familiaridade com determinadas editoras e gêneros.
2. Faça a mineração de produtos
Mineração de produtos é um processo de busca detalhada para selecionar os melhores livros para vender por dropshipping. Você pode fazer essa pesquisa manualmente, por meio de listas de fornecedores ou por meio de ferramentas específicas para encontrar fabricantes.
O objetivo é encontrar os produtos chamados de “vencedores”, ou seja, que tenham qualidade, alto volume de vendas e uma boa margem de lucro. Preferencialmente, você deve testar os itens escolhidos antes de vendê-los em sua loja virtual, para garantir que satisfaçam as expectativas dos consumidores.
No caso do mercado de livros via dropshipping, é muito comum que os produtos de maior sucesso sejam os best-sellers.
3. Crie um plano de negócio
Para ter sucesso com a sua loja de dropshipping de livros, também é importante criar um plano de negócio, que funciona como um roteiro completo do funcionamento da empresa. Veja alguns pontos que não podem faltar:
- Nome da loja (razão social e nome fantasia);
- Dados dos sócios (ou do empresário individual);
- Plataforma de e-commerce utilizada;
- Segmento de mercado;
- Público-alvo;
- Fornecedores;
- Livros comercializados;
- Planejamento financeiro;
- Definição do processo de compra;
- Plano de marketing.
4. Escolha seus fornecedores
Essa é uma das etapas mais importantes de um negócio de dropshipping de livros, já que seus fornecedores serão responsáveis por toda a logística. Então, selecione distribuidores e editoras que estejam habituados ao modelo de venda sem estoque.
Além disso, considere critérios como qualidade dos livros, margem de negociação, agilidade do envio e suporte oferecido ao lojista.
5. Defina sua plataforma de e-commerce
No dropshipping de livros, é essencial ter uma plataforma de e-commerce que dê suporte para esse modelo logístico e facilite sua gestão. Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar seu negócio online sem estoque a partir do plano Essencial com várias opções de integrações para dropshipping — teste por 7 dias grátis!
Entre os aplicativos para dropshipping da plataforma, estão o AliExpress by Dropi, Drop Nacional, CJ Dropshipping by Dropi, Dropify e 3 Cliques. Com essas soluções, você consegue conectar sua loja virtual a fornecedores do Brasil e do mundo inteiro, encontrar os melhores produtos, repassar pedidos em massa, automatizar o estoque, acompanhar entregas em tempo real e muito mais.
Ao mesmo tempo, você conta com uma plataforma de e-commerce completa, com layouts profissionais, meios de pagamento e de envio integrados, checkout eficiente e todos os recursos de segurança.
6. Invista em marketing
O marketing digital é um ponto-chave para promover seu negócio de dropshipping de livros. Veja algumas estratégias que funcionam bem:
- Criar perfis nas principais redes sociais em que seus clientes estão, como Facebook, Instagram e TikTok;
- Criar um blog e escrever resenhas de livros, usando o marketing de conteúdo para atrair clientes;
- Produzir vídeos com informações sobre obras e publicar em plataformas como YouTube, Instagram e TikTok;
- Criar anúncios segmentados nas redes sociais;
- Distribuir cupons de desconto;
- Criar campanhas de e-mail marketing;
- Investir em anúncios online por meio do Google Ads.
Na Nuvemshop, você também conta com várias estratégias de marketing para promover sua loja virtual de livros, como cupons de desconto, promoções, banners promocionais, recuperação de carrinhos abandonados e muito mais. Se você quer que sua marca de dropshipping alcance mais pessoas, é só testar por 7 dias grátis e aproveitar todos os recursos.
7. Cuide do atendimento ao cliente
Por fim, o atendimento ao cliente é decisivo para prosperar com o dropshipping de livros. Então, ofereça diversos canais de contato para seus consumidores, como e-mail, chat online, telefone e WhatsApp.
Além disso, tire as dúvidas dos clientes rapidamente, buscando o menor tempo de resposta com a melhor qualidade possível.