Monte sua loja de dropshipping

Venda sem se preocupar com estoque, embalagens ou entregas. Teste a Nuvemshop por 7 dias grátis e abra sua loja de dropshipping ainda hoje!

Como funciona o dropshipping?

A melhor plataforma de dropshipping

  • Comece com pouco investimento

    Esqueça os gastos para montar estoque. No dropshipping, você só paga pelos itens depois que vender, o que libera seus investimentos para atrair clientes, melhorar o atendimento e potencializar os processos do negócio.

  • Ofereça um catálogo completo

    Faça parcerias com fornecedores de dropshipping nacionais e internacionais para enriquecer seu catálogo. Escolha os melhores parceiros e conte com produtos inovadores a preços competitivos para cativar os clientes.

  • Tenha tempo para decolar o seu negócio

    Sem se preocupar com estoque, embalagens e envio, você pode se dedicar e investir para criar as melhores estratégias de marketing digital e aumentar o alcance da sua loja de dropshipping por meio de anúncios pagos.

Como começar seu negócio

Testar 7 dias grátis

Sua loja de dropshipping conectadas aos melhores fornnecedores

Dropshipping nacional

Encontre os melhores fornecedores de dropshipping nacionais e evite taxações e demora na entrega dos produtos. Instalando aplicativos como Drop Nacional, Reserva INK, Printful e Dropify, você tem acesso a uma rede de parceiros em todo o Brasil.

Dropshipping internacional

Faça dropshipping com conexão direta com fornecedores da China por meio de aplicativos, como o Dropi e 3Cliques, instalados na sua loja Nuvemshop. Você automatiza a importação de mercadorias e gerencia todos os pedidos pelo seu e-commerce.

Pronto para começar no dropshipping?

Encontre os melhores produtos para dropshipping e descubra como a Nuvemshop pode te ajudar em cada segmento.

Vá além: separamos conteúdos para você se aprofundar

Perguntas frequentes sobre dropshipping

Dropshipping é um modelo de logística em que a empresa responsável pela venda atua como intermediária entre o consumidor e o fornecedor.

Ou seja, o lojista recebe o pedido, gerencia o pagamento, cuida do atendimento e envia a solicitação para o fornecedor, que é o responsável por separar, embalar e enviar o produto ao cliente.

Isso permite que o lojista venda sem precisar de um estoque próprio. Por isso, o dropshipping também é chamado de venda sem estoque ou terceirização de estoque, uma vez que toda a parte logística fica a cargo do fornecedor parceiro.

O dropshipping funciona assim: o cliente faz um pedido na sua loja, você retira a sua parte do lucro e repassa o pedido ao fornecedor. O parceiro separa a mercadoria e cuida do envio do produto para o consumidor.

Ou seja, você foca na venda e na gestão da sua loja de dropshipping, enquanto o fornecedor lida com o estoque e a entrega.

No entanto, vale lembrar que também é sua responsabilidade enviar o código de rastreio dos itens e acompanhar o processo de envio. Assim, se houver qualquer problema na entrega ou com a qualidade do produto, é seu dever prestar suporte ao consumidor e intermediar o processo de troca ou reembolso.

O dropshipping traz inúmeras vantagens para empreendedores digitais, principalmente aqueles que estão começando a vender pela internet. Confira as principais:

Baixo investimento inicial

A vantagem que mais chama a atenção de empreendedores para o dropshipping é a possibilidade de começar um negócio online com pouco investimento inicial, já que não é preciso manter um estoque próprio.

Isso porque, quando você abre um e-commerce, o maior custo é o da compra de produtos para revenda e armazenamento. Assim, ter uma loja de dropshipping é uma forma de fugir desse gasto e começar mesmo com pouco dinheiro.

Menor complexidade de gestão

O fato de o dropshipping dispensar o empreendedor da gestão logística também é um grande diferencial para quem está começando a vender online.

Afinal, os processos de armazenagem, controle de estoque, separação, embalo e envio estão entre os mais complexos do comércio eletrônico. Logo, os dropshippers têm a vantagem de não se preocupar com essa parte, deixando a responsabilidade para os fornecedores.

Variedade de produtos

Com uma loja de dropshipping, é possível disponibilizar um catálogo de produtos mais completo e variado, já que não é preciso lidar com os custos de manter todos esses produtos armazenados em estoque.

Assim, um único lojista pode ter parceria com diversos fornecedores de dropshipping nacionais e internacionais, o que permite experimentar diferentes nichos de produtos e atrair clientes de todos os tipos.

Foco nas vendas e no marketing

Outra vantagem do dropshipping é a possibilidade de focar todos os esforços nas vendas e no marketing da sua loja virtual. Isso porque, nesse caso, não é necessário pensar nas tarefas operacionais associadas à gestão de estoque e logística.

Assim, fica mais fácil construir uma marca de destaque no mercado e garantir uma experiência do cliente diferenciada, impulsionando o crescimento do negócio.

Maior escalabilidade

Ter uma loja de dropshipping também permite que o lojista expanda o negócio de forma mais ágil e com menos custos. Basta contratar mais fornecedores e expandir seu catálogo, sem precisar adquirir mais espaço ou aumentar o investimento em mercadorias.

Ou seja, o processo de adicionar ou remover produtos no dropshipping é simples. Isso torna possível ajustar-se rapidamente a novas tendências e demandas, sem os riscos de excesso ou falta de estoque.

As etapas para montar um negócio de dropshipping são as mesmas adotadas na criação de qualquer loja virtual, com exceção da estrutura logística. Confira o passo a passo:

1. Escolha um nicho de mercado

O primeiro passo para começar no dropshipping é escolher um nicho de mercado. Você pode procurar por segmentos menos concorridos, onde haja oportunidades para novos lojistas, ou entrar em segmentos já consolidados, buscando competir com preço e qualidade.

Para decidir em qual nicho apostar, faça uma pesquisa de mercado ampla e considere sua familiaridade com os produtos, além da facilidade para encontrar fornecedores para esse tipo de mercadoria.

2. Faça a mineração de produtos

Mineração é um processo de busca detalhada para selecionar os melhores produtos para vender por dropshipping. Você pode fazer essa pesquisa manualmente, por meio de listas de fornecedores, ou usando ferramentas específicas para encontrar fabricantes.

O objetivo é encontrar produtos vencedores, ou seja, que tenham qualidade, alto volume de vendas e uma boa margem de lucro. Se possível, sempre teste os itens escolhidos antes de vendê-los para garantir que tenham uma boa qualidade e satisfaçam as expectativas dos consumidores.

3. Crie um plano de negócio

Ter uma loja de dropshipping também exige a criação de um plano de negócio completo. Nesse documento, você deverá especificar vários pontos sobre a sua empresa, tais como:

  • Nome da loja (razão social e nome fantasia);
  • Quadro societário (pode ser um negócio individual ou com sócios);
  • Segmento de mercado;
  • Público-alvo;
  • Fornecedores;
  • Produtos comercializados;
  • Plataforma de e-commerce utilizada;
  • Planejamento financeiro;
  • Definição do processo de compra;
  • Plano de marketing.

4. Escolha seus fornecedores

Encontrar fornecedores é uma das etapas mais importantes do processo, já que eles serão responsáveis pelo envio dos produtos aos seus clientes. Aqui, você deve selecionar distribuidores que trabalhem com esse modelo logístico e que já tenham experiência no segmento.

Na hora de selecionar fornecedores de dropshipping nacionais ou internacionais, considere os seguintes critérios:

  • Qualidade e variedade de produtos;
  • Preço das mercadorias e margem de negociação;
  • Agilidade no processo de separação e entrega;
  • Gestão de estoque (é indicado que o fornecedor tenha ferramentas de integração para evitar rupturas de estoque);
  • Reputação do fornecedor no mercado.

Lembre-se de que o fornecedor será responsável por uma parte essencial da experiência do cliente. Por isso, certifique-se de escolher parceiros que garantam entregas ágeis e produtos de qualidade.

5. Defina sua plataforma de e-commerce

No dropshipping, é essencial ter uma plataforma de e-commerce que dê suporte para esse modelo logístico e facilite sua gestão. Na Nuvemshop, por exemplo, você pode montar seu negócio sem estoque a partir do plano Essencial com várias opções de integrações — teste por 7 dias grátis!

Entre os aplicativos para dropshipping da plataforma, estão o AliExpress by Dropi, Drop Nacional, CJ Dropshipping by Dropi, Dropify e 3 Cliques.

Com essas soluções, você consegue conectar sua loja virtual a fornecedores do Brasil e do mundo inteiro, minerar produtos, gerenciar pedidos facilmente, automatizar o estoque, acompanhar entregas em tempo real e muito mais.

Ao mesmo tempo, você conta com uma plataforma de e-commerce completa, com layouts profissionais, meios de pagamento e de envio integrados, checkout eficiente e todos os recursos de segurança para você e para seus clientes.

6. Invista em marketing

O marketing digital será essencial para promover seu negócio de dropshipping. Para isso, você pode utilizar estratégias orgânicas, como a produção de conteúdo em redes sociais, e também táticas de tráfego pago, como anúncios. Veja algumas ideias:

  • Produção de conteúdo em redes sociais como Instagram, Facebook e TikTok;
  • Criação de anúncios segmentados nas redes sociais;
  • Distribuição de cupons de desconto;
  • Criação de campanhas de e-mail marketing;
  • Investimento em anúncios online por meio do Google Ads.

Na Nuvemshop, você conta com várias estratégias de marketing para promover sua loja de dropshipping, como cupons de desconto, promoções, banners promocionais, recuperação de carrinhos abandonados e muito mais. Teste por 7 dias grátis e aproveitar todos esses recursos.

7. Cuide do atendimento ao cliente

Por fim, o atendimento ao cliente requer atenção máxima no dropshipping. Portanto, disponibilize diversos canais de contato para seus consumidores, como e-mail, chat online, telefone e WhatsApp.

Além disso, ofereça um FAQ para solucionar as dúvidas mais frequentes. Procure ter o tempo de resposta mais ágil possível e cuide também do pós-venda, coletando feedbacks e avaliações dos clientes.

Os melhores produtos para dropshipping são aqueles que têm alta demanda, menor concorrência e uma boa margem de lucro. Algumas opções são:

  • Roupas;
  • Acessórios para celular;
  • Eletrônicos;
  • Itens de casa e decoração;
  • Brinquedos;
  • Artigos esportivos;
  • Maquiagem e cosméticos;
  • Produtos ecológicos;
  • Games e itens de informática;
  • Utensílios de cozinha.

Depois de escolher o seu segmento, ainda vale a pena encontrar nichos específicos dentro desse mercado. No segmento de roupas, por exemplo, você pode se especializar em peças fitness, moda praia ou roupas femininas.

Isso vai ajudar a diminuir a concorrência e aumentar as chances de sucesso, já que é uma forma de oferecer produtos direcionados a um público mais segmentado e engajado.

Você pode encontrar bons fornecedores para dropshipping participando de grupos e fóruns para receber indicações, como o Facebook e o Reddit. Mas, se você tem uma loja virtual de dropshipping, pode se conectar com os principais parceiros e fornecedores da AliExpress por meio de aplicativos integrados à sua loja.

Não, fazer dropshipping não é crime. Desde que os produtos vendidos sejam adquiridos ou fabricados legalmente pelo fornecedor, ele tem o direito de vendê-los como preferir.

No entanto, é preciso que o negócio esteja regularizado. A classificação de atividade mais próxima de dropshipping é a de intermediador de negócios. Assim, para não ter complicações judiciais, o empreendedor precisa seguir as regras existentes para esse modelo logístico e para o comércio eletrônico.

O dropshipping tem potencial para ser lucrativo, já que é possível começar com um baixo investimento inicial e expandir o negócio sem precisar lidar com os desafios de logística e armazenamento. Por isso, sim, trabalhar com dropshipping vale a pena.

No entanto, é preciso ter disposição para estudar esse modelo, pesquisar quais os melhores produtos para o seu público, montar um bom catálogo e investir tempo e energia na sua loja. Além disso, é necessário dedicar-se a estratégias de marketing, principalmente mídia paga (ou seja, anúncios), para aumentar o alcance dos produtos e atrair mais clientes.

Na Nuvemshop, você pode criar a sua loja de dropshipping com 7 dias de teste grátis para começar o seu negócio. Depois da avaliação gratuita, é possível continuar com qualquer opção a partir do plano Essencial, que custa R$ 59/mês.

Existem opções de aplicativos para dropshipping gratuitos e pagos. O aplicativo Dropi, por exemplo, oferece quatro opções de plano, partindo do Básico — gratuito, com limite de dez produtos na loja e taxa de 5% por transação — até o Diamante Plus — sem limite de produtos e taxa de transação, com fornecedores nacionais e internacionais por R$ 250 mensais.

Já o Drop Nacional tem dois planos: o Profissional, por R$ 89 mensais, sem taxa de transação, limite de mil produtos e acesso a fornecedores nacionais, do AliExpress e CJ Dropshipping; e o Diamante, por R$ 250 mensais, todas as funcionalidades do plano Profissional e sem limite de produtos.

O 3 Cliques, por sua vez, é totalmente gratuito (não tem mensalidade). Além disso, a plataforma garante produtos até 20% mais baratos do que na AliExpress. Para mais opções de apps para dropshipping, visite nossa Loja de Aplicativos.

Gostou da Image 1 oportunidade Image 2 de fazer dropshipping?

Crie sua loja com a Nuvemshop e faça a integração automaticamente com os fornecedores do AliExpress!

Testar 7 dias grátis

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência

Ao continuar a usar este site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies