Reduzir gastos no e-commerce envolve otimizar operações e fazer uma boa gestão do estoque e de fornecedores. Veja algumas dicas para aumentar o seu lucro:
Tenha uma boa gestão de estoque
Uma boa gestão de estoque exige organização e controle adequados. Isso significa classificar os produtos de forma estratégica, organizando-os por categorias, tipos, demanda ou valor.
Nesse sentido, o método ABC é uma prática recomendada, já que permite categorizar os itens de acordo com sua importância e valor para a empresa, focando nas mercadorias mais valiosas e com maior impacto financeiro.
Além disso, o uso de um sistema de gestão de estoque, como um software ERP, pode facilitar o monitoramento em tempo real, evitando excessos ou falta de produtos e reduzindo a ocorrência de erros manuais.
Negocie com fornecedores
Manter uma boa relação com os fornecedores é essencial para garantir a continuidade do fornecimento e negociar condições mais vantajosas. Discutir prazos de entrega flexíveis e descontos por volume, por exemplo, pode reduzir os custos de reposição de estoque.
Fora isso, ter fornecedores alternativos ajuda a prevenir interrupções no fornecimento, caso haja imprevistos com o seu parceiro principal.
Calcule o giro de estoque
Calcular o giro de estoque regularmente também permite analisar a eficiência do uso do capital investido em produtos.
Isso porque o cálculo indica quanto tempo o estoque leva para ser renovado em um determinado período. Produtos com alto giro indicam uma boa eficiência de gestão, enquanto itens com baixo giro podem exigir ajustes na estratégia de compras ou vendas.
Para chegar a esse valor, é possível calcular o giro de estoque dividindo o custo das mercadorias vendidas pelo estoque médio.
Escolha uma boa plataforma de e-commerce
Escolher uma plataforma de e-commerce econômica é mais um diferencial importante para reduzir gastos.
Aqui, você pode optar por soluções como a Nuvemshop, que oferece a possibilidade de criar uma loja virtual grátis, por exemplo.
A ferramenta permite a integração com outros canais, sem limites de vendas, produtos, usuários ou visitas. Você também pode conectar seu e-commerce com o Google Shopping, Instagram, Facebook, TikTok e marketplaces.
Além disso, para os planos a partir de R$ 59 mensais, a plataforma disponibiliza mais de 60 layouts gratuitos e dispõe de parcerias com os melhores intermediadores de pagamento do varejo online, como Mercado Pago, Moip, PagSeguro, PayPal etc.
Reduza custos com embalagem
Ao comprar embalagens em maior quantidade, você pode aproveitar descontos por volume, reduzindo o custo unitário. Por isso, escolha pacotes simples, mas seguros, que protejam o produto sem exagerar nos gastos.
Automatize processos
Por fim, automatize tarefas repetitivas, como o envio de e-mails e o atendimento ao cliente, utilizando ferramentas como chatbots.
Além disso, um software de gestão integrada, como um ERP, pode centralizar todas as operações da loja, reduzindo a necessidade de mão de obra e minimizando erros, o que também reduz os custos com refações e o tempo gasto com essas atividades.