O Lean Canvas é um modelo simplificado de plano de negócio que vai ajudar você a planejar todos os pontos da sua nova empresa. Com ele, você pode estruturar um negócio do zero ou analisar o panorama da sua empresa atual.
Além disso, o Lean Canvas é perfeito para apresentar sua ideia de negócio a potenciais investidores e parceiros. Quer ver como é fácil preencher o modelo grátis? Vem com a gente!📝
O que é Lean Canvas?
Lean Canvas é um plano de negócio simplificado utilizado para apresentar novas empresas ou analisar o panorama de um negócio já existente. Ele é projetado para reunir todas as informações essenciais de um empreendimento em uma única página.
Em tradução livre, lean canvas significa “quadro enxuto”. Esse modelo foi criado pelo empreendedor e autor internacional Ash Maurya, que escreveu o best-seller “Running Lean” e contribuiu muito com ferramentas para desenvolver e escalar startups — empresas inovadoras com modelos de negócio escaláveis que operam em ambientes de incertezas.
Na prática, o Lean Canvas é o modelo ideal para criar uma apresentação de negócio concisa e objetiva. Por isso, ele é muito usado para apresentar startups e novas empresas em geral a potenciais clientes, investidores e parceiros.
Originalmente, o Lean Canvas é uma versão simplificada do Business Model Canvas, uma outra ferramenta desenvolvida em 2005 pelo teórico Alexander Osterwalder. Porém, sua grande vantagem é ser enxuto e focar nas soluções que a nova empresa proporciona para resolver os problemas dos consumidores.
Como acessar o template de Lean Canvas?
O template de Lean Canvas é um quadro com nove seções que representam os principais pontos de estruturação de um negócio. Aplicamos esse modelo a um documento online para facilitar a edição e o preenchimento. 😉
Para começar a usar seu modelo de Lean Canvas editável, clique em “Baixar e-book” e, em seguida, faça login com a sua conta do Google. Se você ainda não tiver uma conta do Google, basta clicar em “Criar conta” e seguir os passos para criar uma conta grátis.
Então, é só clicar no botão “Fazer uma cópia” para ter uma cópia exclusiva do documento. Dessa forma, você poderá editar o arquivo online, pelo Google Documentos, e salvá-lo onde quiser dentro do seu Google Drive.
Veja, abaixo, como ficará sua cópia do modelo de Lean Canvas:
Recomendamos que você utilize o Google Documentos para edição online. No entanto, também é possível baixar o documento para edição no Microsoft Word ou outro editor.
Para isso, vá até a opção “Arquivo > Baixar” e escolha o formato desejado.
💡 Saiba mais: O que é Lean Canvas e como estruturar o do seu novo negócio?
Como preencher o template Lean Canvas?
O template de Lean Canvas precisa ser preenchido na ordem correta, para seguir a lógica de construção do seu negócio. Confira a ordem de preenchimento das seções:
- Problema;
- Segmento de clientes;
- Proposta de valor única;
- Solução;
- Canais;
- Fluxos de receita;
- Estrutura de custos;
- Métricas-chave;
- Vantagem injusta.
Veja como fica a ordem aplicada ao quadro:
Agora sim, vamos ao passo a passo completo para preencher seu template Lean Canvas e estruturar seu negócio, com direito a exemplos práticos. Acompanhe:
1. Problema
Descreva três problemas prioritários que o público consumidor do seu segmento pode ter e que precisam de solução. Imagine que o negócio descrito será uma loja virtual de roupas femininas. Nesse caso, teríamos o seguinte exemplo:
- Problema 1: dificuldade em encontrar roupas modernas e com bom caimento;
- Problema 2: falta de informações precisas sobre medidas ao comprar roupas na internet;
- Problema 3: prazo de entrega muito longo em lojas virtuais de roupas.
2. Segmento de clientes
Defina quem são os clientes da sua empresa e como eles podem ser organizados em categorias, de acordo com seus perfis.
Se você tiver mais de um segmento, faça um Lean Canvas diferente para cada um deles. Por exemplo, se você tem dois públicos muito distintos, sendo um deles de meninos adolescentes, de 13 a 18 anos, e outro de homens acima de 50 anos, é uma boa ideia fazer um documento para cada um.
No exemplo da loja de roupas, o público poderia ser “mulheres de 18 a 45 anos, brasileiras, que compram moda pela internet com frequência”.
Para especificar ainda mais seu público-alvo, você pode criar personas, que são personagens que representam seu cliente ideal. Por exemplo, o público acima poderia ser representado pela seguinte persona:
“Mariana, 25 anos, moradora de São Paulo. Mora sozinha com seu cachorro e trabalha como analista de marketing. Não tem tempo para comprar em lojas físicas e procura roupas confortáveis e estilosas pela internet.”
3. Proposta de valor única
No centro do seu Canvas está a Proposta de valor única. Descreva o principal motivo pelo qual seus clientes comprariam o seu produto, o que faz dele diferente e atrativo.
Por que seu público deveria gastar tempo e dinheiro com a solução oferecida pela sua empresa? Aproveite o momento aqui para refletir sobre o seu negócio, pense na resposta para “qual o papel e a diferença da sua empresa no mundo?”.
Para nossa loja de roupas fictícia, a proposta de valor poderia ser “Oferecer peças únicas, modernas e com caimento impecável a um clique de distância, com garantia de entrega rápida”.
4. Solução
Descreva aqui quais são as funcionalidades ou produtos em si oferecidos pelo seu negócio. Não é necessário detalhar cada um deles, mas sim uma ideia geral de como a proposta de valor única do tópico anterior será entregue ao público.
Veja o exemplo da loja de roupas:
- Vestidos, blusas, calças, shorts, saias e conjuntos com opções de cores lisas ou estampas exclusivas;
- Tabela de medidas por peça, com informações sobre elasticidade, e provador virtual;
- Opção de frete para o mesmo dia na Grande São Paulo e desconto no frete expresso para as demais cidades.
5. Canais
Os canais são os meios pelos quais você vai atingir seu público-alvo. Eles também são úteis para te ajudar a aprender mais sobre o seu segmento e o público.
Aqui, você pode listar tanto canais de venda como canais de comunicação — que, hoje em dia, se combinam na jornada do cliente omnichannel. Entre os canais mais comuns, estão a loja virtual, a loja física, as redes sociais e o WhatsApp.
Confira alguns canais que poderiam ser utilizados por uma loja virtual de roupas:
- Loja virtual;
- Instagram;
- TikTok;
- WhatsApp;
- E-mail marketing.
6. Fluxos de receita
Sem lucro nenhuma empresa sobrevive, por isso, reflita: como será o modelo da minha empresa? Haverá um período de teste grátis com assinatura posteriormente? Venda de produtos? Detalhe como o dinheiro vai entrar em seu caixa
Atente-se para ter uma gestão saudável do seu fluxo de caixa. Essa disciplina e atenção são muito importantes desde o início do empreendimento.
Na loja virtual de roupas do nosso exemplo, o fluxo de receita viria exclusivamente da venda de produtos ao consumidor final, no modelo B2C (Business to Consumer, ou de empresa para consumidor). Posteriormente, o negócio poderia adicionar vendas no atacado para empresas, atuando também no modelo B2B (Business to Business, ou de empresa para empresa).
7. Estrutura de custos
Aqui é o momento de listar todos os custos que a empresa terá ao entrar oficialmente no mercado. É importante fazer uma estimativa de gastos fixos e variáveis — desde contas de luz e água a gastos com fornecedores e marketing digital.
💡 Dica: baixe nossa planilha de custos fixos e variáveis grátis para mapear todos os gastos da sua empresa de maneira simples e prática.
Confira o exemplo de estrutura de custos mensais de uma loja virtual de roupas:
Custos fixos mensais | Custos variáveis mensais |
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8. Métricas-chave
Independentemente do tamanho ou pretensão do seu negócio, é preciso ter métricas-chave para monitorar sua performance. Por isso, nesse bloco é preciso descrever quais serão as principais ações e KPIs (Key Performance Indicators, ou indicadores-chave de performance) para avaliar e garantir a retenção de consumidores, além da geração de receitas.
💡 Dica: baixe nossa planilha de indicadores de desempenho grátis para acompanhar as métricas mais importantes para o seu negócio.
Confira exemplos de KPIs essenciais para acompanhar o desempenho de uma loja virtual:
- Faturamento;
- Lucro líquido;
- CAC (Custo de Aquisição de Cliente);
- LTV (Valor do Tempo de Vida do Cliente);
- Taxa de conversão;
- Ticket médio.
9. Vantagem injusta
O último item é considerado um dos mais difíceis de serem preenchidos no Lean Canvas.
A vantagem injusta refere-se ao que sua empresa tem como diferencial. Ou seja, é aquilo que não pode ser copiado ou comprado por outro negócio, como, por exemplo, uma equipe dos sonhos, apoio de especialistas ou os clientes já existentes.
Para nossa loja virtual de roupas, a vantagem injusta seria “O frete mais rápido com a menor taxa de devolução, graças a tecnologias como o provador virtual”.
Vantagens de usar o modelo de Lean Canvas
O modelo de Lean Canvas proporciona diversas vantagens para empreendedores iniciantes ou experientes. Veja as principais:
- Visão estratégica da empresa: você consegue visualizar claramente todos os pontos-chave para o sucesso de um negócio;
- Simplicidade: o Lean Canvas vai direto ao ponto e é muito fácil de preencher;
- Panorama interno e externo: o modelo incorpora fatores internos da empresa e também do mercado ao redor, fornecendo um quadro geral da situação do negócio;
- Valorização do negócio: com o Lean Canvas, você valoriza sua ideia de negócio e mostra o que interessa a potenciais investidores e parceiros.
Pronto para criar seu modelo de Lean Canvas?
Tudo pronto para começar a desenhar e estruturar o seu negócio? Acesse o modelo em branco e preencha com suas ideias, considerando todos os pontos que vimos até aqui.
Assim, seu sonho de empreender vai sair do papel mais cedo do que você imaginava! 🚀