O que fazer para manter o crescimento de uma loja virtual? Como escalar o negócio e aumentar o faturamento? Muitos negócios já têm uma base de clientes consolidada e um faturamento considerável, mas encontram desafios para atingir novas marcas de receita.
Isso acontece porque muitos empreendedores continuam usando as mesmas estratégias de crescimento — já utilizadas no momento inicial da empresa. Para levar o seu negócio a outro patamar, é preciso criar estratégias robustas, diferente das usadas anteriormente, guiando a marca para outro nível.
Por isso, preparamos um guia especial sobre o assunto. Neste e-book gratuito, você confere dicas para cada estágio do negócio e em que focar para aumentar o faturamento. Baixe o material gratuito e coloque a sua empresa nos trilhos do sucesso!
O que é faturamento?
Faturamento é a soma dos valores de todas as vendas de produtos e/ou serviços de uma empresa em determinado período. Em geral, costuma-se considerar períodos mensais ou anuais para as análises.
Sendo assim, esse indicador financeiro está relacionado ao volume de vendas e os preços cobrados dos produtos ou serviços oferecidos.
É importante mencionar que faturamento não é sinônimo de lucro. Isto é, a métrica considera somente os valores recebidos e não as despesas e os custos da empresa.
💡 Saiba mais: Quais são os principais indicadores financeiros da empresa?
Para que serve o faturamento?
O faturamento é uma importante métrica para acompanhar o desempenho das vendas de um negócio, ter uma gestão financeira eficaz e calcular as tributações que devem ser pagas.
Além disso, ele serve para:
- Mensurar outros indicadores importantes para a saúde financeira do negócio, como o fluxo de caixa e o lucro;
- Definir o porte da empresa (MEI, microempresa, empresa de pequeno, médio ou grande porte);
- Classificar o negócio no regime tributário correto e, assim, calcular os impostos que devem ser quitados junto ao governo.
Como calcular o faturamento de uma empresa?
Como você viu até aqui, o faturamento é a soma dos valores das vendas de produtos ou serviços durante um período determinado, sem considerar os custos.
A fórmula para calculá-lo é:
Faturamento = quantidade de itens vendidos x preço de venda
Por exemplo, se uma loja virtual vendeu 200 produtos em um mês a R$ 50 cada, o faturamento mensal foi de R$ 10 mil.
Por meio do acompanhamento desse número, fica mais fácil identificar, ao longo do tempo, se o negócio está aumentando as vendas, melhorando o ticket médio e, até mesmo, com uma margem de lucro saudável para o negócio.
Como aumentar o faturamento da empresa?
Existem diferentes formas para aumentar o faturamento da empresa. Algumas das mais comuns são:
- Ter uma boa gestão financeira;
- Precificar corretamente os produtos;
- Criar boas estratégias de marketing;
- Focar na conquista de novos clientes;
- Criar estratégias para aumentar o ticket médio;
- Fidelizar os clientes;
- Entre outras ações.
No entanto, quando e como aplicar cada uma delas? É sobre esse e outros assuntos que abordaremos neste material gratuito.
Em parceria com a Conta Simples, desenvolvemos um guia completo com dicas e exemplos práticos de lojas virtuais com faturamento milionário para você se inspirar!
Nele, você encontra:
- Onde focar em cada estágio de crescimento;
- 9 práticas para ir de R$ 100 mil a R$ 1 milhão em faturamento;
- Exemplos reais de lojas que faturam centenas de milhares em vendas.
Baixe já o material e alavanque o crescimento do seu negócio!