O Instagram é a rede social que mais cresce no mundo e não utilizar o potencial desse canal para gerar mais vendas em sua empresa é um grande desperdício. Por isso, é fundamental planejar os seus posts. Nesse contexto, um cronograma de postagens no Instagram é indispensável para a sua organização.
Você já viveu a experiência de precisar ter uma ideia para publicar algo sob pressão? Esse cenário gera muita ansiedade e as ideias tendem a não fluir. Dessa forma, todo o processo de compartilhar conteúdo com o seu público deixa de ser interessante e, muitas vezes, surge uma postagem irrelevante por causa da falta de planejamento.
Para que você nunca mais passe pelos perrengues do cenário anterior e consiga se organizar, nada melhor do que um calendário de publicações para redes sociais editável em mãos.
Pensando em te auxiliar nesse processo, desenvolvemos uma planilha para deixar todas as suas ideias de publicações em dia. Então, baixe a sua e confira no conteúdo a seguir como usar seu cronograma, além de dicas sobre os melhores horários para postar no Instagram!
O que é um calendário de postagens para Instagram?
O cronograma de postagens para redes sociais é uma ferramenta que auxilia na gestão e na organização dos conteúdos, principalmente no Instagram. O intuito desse modelo é:
- Auxiliar no planejamento para gerar conteúdos mais relevantes e estratégicos — com tempo hábil para criação;
- Servir como calendário de publicações;
- Melhorar a organização das ideias, horários e aprovações das postagens.
Para bombar no Instagram em 2023, é muito importante usar um calendário de postagens
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Por que usar um calendário de postagens para redes sociais?
Se você quer ter resultados no Instagram e em outras redes sociais, de nada adianta postar apenas por postar. É preciso uma estratégia para que as publicações tenham impacto positivo na divulgação do seu negócio.
Por isso, ter um calendário de postagens editável em mãos irá tornar o seu processo de planejamento muito mais simples, ágil e organizado.
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Como usar o cronograma de postagens no Instagram?
A planilha de planejamento de postagens para Instagram é onde você terá a visão completa de todas as informações sobre seus conteúdos para a rede social. Você verá tudo o que foi planejado e publicado por lá, além de visualizar as análises de cada post.
Confira como preencher cada seção da sua planilha:
Registro
As primeiras colunas são as de registro, que você irá atualizar após fazer a publicação no Instagram. Preencha com as informações de data, dia da semana, hora e registro das interações.
Planejamento de publicações no Instagram
As três primeiras colunas desta sessão devem ser preenchidas com informações importantes para enriquecer de dados o seu calendário de postagens do Instagram. Especifique os seguintes aspectos de cada conteúdo previsto:
- Data da publicação;
- Tema do post (institucional, conteúdo, informacional, produto, curiosidade, dados, promoção, informações sobre o mercado ou notícia);
- Formato (feed, Story, Destaques do perfil, Reels ou live);
- Responsável pela execução (produção e postagem);
- Status: (não iniciado, em produção, pronto para revisão, revisado ou publicado);
- Texto da imagem do post;
- Link (é muito importante direcionar o seu seguidor para algum link fora do Instagram, pois isso garante melhor mensuração dos resultados e demonstra engajamento da parte dele);
- Imagem (quanto maior a riqueza de detalhes, melhor para quem for criar);
- Legenda;
- Observações e referências para criação.
Análise e registro de interações
Toda estratégia digital precisa ser medida e analisada. Por isso, na coluna de registro de interações, deverá ser anotado, após um período de análise definido por você, quantas e quais foram as interações no post.
Extra: quais os melhores horários para postar no Instagram?
Os melhores horários para postar no Instagram são das 11h às 14h da terça-feira e às 11h de segunda a sexta-feira, de modo geral. O melhor dia é terça e o pior, domingo.
Para começar, você pode considerar a tabela abaixo, com os horários que costumam gerar mais engajamento, conforme pesquisa da SproutSocial:
Segunda-feira | 11h e 12h |
Terça-feira | Das 11h às 14h |
Quarta-feira | 11h e 12h |
Quinta-feira | 11h |
Sexta-feira | 11h e 12h |
Sábado | Das 10h às 12h |
Domingo | Entre 9h e 15h |
Na imagem abaixo, é possível observar, nas cores mais escuras, os períodos com melhor engajamento:
Todavia, existem particularidades para cada segmento e cada público. Por isso, observar o comportamento da sua audiência é fundamental para encontrar os melhores horários para a sua marca. Com um calendário de postagens em mãos, você consegue se planejar e ter conteúdo relevante para postar nesses horários.
Para entender os melhores horários e datas para suas publicações alcançarem a sua audiência, vale consultar o seu Instagram e entender em quais períodos seu público está mais ativo na rede.
Para acessar o Instagram Insights e ver o desempenho dos posts do seu perfil, é necessário ter uma conta comercial. Então, basta clicar na sua foto do perfil, no canto inferior direito, como mostra a imagem abaixo.
Feito isso, clique na barra do menu no canto superior direito e selecione a opção “Insights“:
Em Insights, você clica para visualizar os dados divididos por conteúdo, atividade e público. Selecione “Público” para visualizar dados sobre seus seguidores, incluindo quando eles acessam o Instagram, bem como sua localização, faixa etária e sexo. Você pode alternar entre horas e dias para ver os horários mais ativos. Os dados são exibidos apenas para os últimos sete dias da sua conta do Instagram.
Pronto para criar seu cronograma de postagens nas redes sociais?
Chega de fazer postagens sem planejamento e organização. Agora, com sua planilha de postagens do Instagram em mãos, fica mais simples se programar. Não tem mais desculpa para não investir em conteúdo pro seu Instagram, hein! 😉