O relacionamento de uma loja virtual com seus fornecedores é determinante para o crescimento de um e-commerce.
Cultivar essa relação e fazer uma boa gestão afeta diretamente: o sucesso da marca, a capacidade de manter o estoque, as condições de compra de mercadorias, a jornada do cliente e a lucratividade da empresa.
De forma indireta, essa relação também impacta a jornada do cliente final, uma vez que influencia nos prazos de entrega, na qualidade do produto e na experiência de compra
É muito comum que surjam eventuais atritos e falhas nessa cadeia. Por isso, elaboramos um manual de boas práticas para te ajudar a ter uma excelente gestão de fornecedores.
O material apoia lojas virtuais que desejam extrair o melhor do relacionamento com seus parceiros comerciais, fazendo uma gestão mais eficiente e gerando impactos positivos para o negócio.
Por que investir em uma estratégia de gestão de fornecedores?
Imagine o seguinte cenário: seu e-commerce está rodando perfeitamente e suas campanhas e promoções estão indo muito bem, até que um atraso de um fornecedor prejudica várias entregas e a reposição de estoque.
Esse é apenas um exemplo de como um problema com fornecedor pode prejudicar a logística e comprometer a percepção do cliente final.
Cinco razões principais para fazer uma boa gestão de fornecedores no e-commerce:
- Garantir a disponibilidade de estoque;
- Manter altos níveis de serviço;
- Construir uma relação de confiança com parceiros;
- Fortalecer a reputação da marca e a satisfação do cliente;
- Obter negociações eficientes que apoiem a lucratividade.
Tudo isso pode parecer simples na teoria, mas a prática é um pouco mais complexa. Neste manual, reunimos estratégias usadas por grandes lojas virtuais do mercado. São 12 boas práticas para escolher parceiros e administrar a relação com eles.
Você também vai encontrar:
- Critérios para escolher fornecedores;
- Tipos de fornecedores;
- Como fazer um cronograma de fornecimento;
- Boas práticas de relacionamento;
- Onde encontrar fornecedores.