O modelo de DRE é uma planilha simples e automatizada para você elaborar a Demonstração do Resultado do Exercício do seu negócio. Basta preencher valores de receita e despesas para descobrir se sua empresa teve lucro ou prejuízo. 📈
Veja, abaixo, como funciona o modelo de planilha DRE e como preenchê-lo passo a passo.
O que é DRE e para que serve?
A Demonstração do Resultado do Exercício, ou DRE, é um documento fundamental para entender a saúde financeira de uma empresa. Essa sigla representa um balanço financeiro que avalia todas as operações monetárias em um determinado período, revelando se o negócio teve lucro ou prejuízo.
Dessa forma, a DRE é essencial para ter uma visão de longo prazo da saúde financeira do negócio. Nela, o empreendedor consegue avaliar o resultado das receitas, despesas e custos do negócio em um determinado período (geralmente, anual, mas o relatório pode ser emitido sempre que necessário).
Como acessar o modelo de DRE grátis?
Para começar a usar seu modelo de DRE em Excel, clique em “Baixar e-book” e, em seguida, faça login com a sua conta do Google. Se você ainda não tiver uma conta, basta clicar em “Criar conta” e seguir os passos para criar uma conta grátis.
Então, é só clicar no botão “Fazer uma cópia” para ter uma versão exclusiva da planilha. Dessa forma, você poderá editar o arquivo online, pelo Planilhas Google, e salvá-lo onde quiser dentro do seu Google Drive.
Veja como ficará sua cópia da planilha de DRE em Excel para download grátis:
Recomendamos que você utilize o Planilhas Google para edição online. No entanto, também é possível baixar a planilha para edição no Microsoft Excel ou outro editor — apenas será necessário fazer alguns ajustes de alinhamento para visualizar o conteúdo.
Para isso, vá até a opção “Arquivo > Baixar” (ou “File > Download”, na versão em inglês) e escolha o formato desejado.
A DRE é obrigatória?
De acordo com a Lei nº 11.638 de 27 de dezembro de 2007, todas as empresas são obrigadas a emitir a DRE uma vez ao ano, com exceção do MEI. Esse documento pode ser solicitado por bancos, na hora de pedir empréstimos, pela Receita Federal e outros órgãos do governo.
Além disso, as empresas de capital aberto que têm ações listadas na bolsa de valores são obrigadas a divulgar a DRE trimestralmente para o mercado.
Vantagens de usar a DRE na empresa
Toda empresa deve emitir sua DRE porque é um dos relatórios contábeis mais importantes para a gestão financeira. Ele oferece um panorama das finanças do negócio e permite avaliar se a curva evolutiva é positiva ao longo do tempo.
Confira as principais vantagens de utilizar a DRE na sua empresa:
Clareza sobre os resultados financeiros da empresa
Muitas vezes, o empreendedor olha apenas para o faturamento e não consegue ter dimensão dos resultados da empresa. Com a DRE, você terá as seguintes informações para avaliar o desempenho do seu negócio:
- Lucro ou prejuízo bruto: é o resultado após a dedução de custos variáveis com a compra, fabricação e venda de produtos;
- Lucro ou Prejuízo Operacional: é o resultado após descontar as despesas administrativas, como salários, custos de ferramentas, frete, investimentos em marketing etc.;
- Lucro ou Prejuízo Líquido: é o resultado depois de descontar todas as suas despesas fixas, variáveis e tributos pagos. A partir desse valor, você identifica sua margem de lucro líquida, um dos principais indicadores de lucratividade.
Logo, comparando DREs de diferentes períodos, é possível ter uma visão realista das finanças do negócio e tomar decisões certeiras.
Oportunidades de redução de custos
Com a DRE, você consegue entender o impacto de despesas na lucratividade do negócio e identificar custos excessivos. Dessa forma, é possível reduzir os gastos administrativos e melhorar sua margem de lucro.
Melhor planejamento financeiro
O sucesso do planejamento financeiro da empresa depende de uma DRE. Por exemplo, se você abriu um negócio e quer calcular o tempo necessário para atingir o ponto de equilíbrio (ponto em que receitas e despesas se igualam), esse documento será essencial.
Da mesma maneira, a DRE permite acompanhar de perto o nível de endividamento da sua empresa. Assim, você consegue manter as dívidas sob controle e se planejar para sair do vermelho, quando for o caso.
Otimização de investimentos
A DRE também serve para otimizar a aplicação de recursos financeiros com base em resultados. A partir do balanço financeiro da empresa, você pode tomar decisões estratégicas sobre os investimentos necessários para crescer.
Captação de recursos
Ter um relatório oficial sobre a posição financeira da empresa é essencial para captar investimentos no mercado. Com a DRE, você tem um demonstrativo completo para comprovar a solidez do seu negócio.
Estrutura da DRE
Basicamente, a DRE deve ser estruturada da seguinte forma, considerando as variáveis e as operações matemáticas:
- Receita bruta;
- (-) Deduções e abatimentos;
- (=) Receita líquida;
- (-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas);
- (=) Lucro bruto;
- (-) Despesas com vendas;
- (-) Despesas administrativas;
- (-) Despesas financeiras;
- (=) Resultado antes do IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica) e da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido);
- (-) Provisões do IRPJ E da CSLL;
- (=) Resultado líquido.
Veja os detalhes sobre cada indicador da DRE:
Receita bruta
A receita bruta é a soma de todas as receitas que a loja virtual teve com a venda de produtos, prestação de serviços e rendimentos de investimentos. Nesse caso, o “bruta” se refere ao valor cheio, sem a dedução de custos.
Deduções de venda
Na venda de produtos ou serviços, existem deduções que reduzem seu faturamento. Um exemplo é a cobrança de impostos, como o ICMS e o ISS.
A dedução também pode ocorrer caso o consumidor devolva o produto ou tenha comprado o item com desconto. Por isso, é importante considerar essas subtrações na DRE.
Custo sobre mercadoria vendida (CMV)
O custo para comprar ou fabricar mercadorias também conta no balanço da DRE. Por isso, você deve saber o quanto sua loja gastou para comprar novos produtos ou fabricá-los, considerando custos de matérias-primas, processo de produção e entrega até o seu estoque.
Despesas operacionais e administrativas
Referem-se a todas as despesas que uma loja teve para se manter funcionando em um determinado período. Aqui, o lojista deve considerar despesas com marketing, comissões de venda, salários, frete, aluguel/armazém, plataformas e ferramentas, etc.
Impostos e tributações
Os impostos consomem uma parte importante do faturamento de uma loja. Por isso, na DRE, você deve inserir o valor recolhido de impostos como IRPJ e CSLL. Atente-se para o sistema de tributação da sua loja, pois isso influencia nas taxas recolhidas.
Despesas financeiras
Para a DRE, considere também despesas financeiras que sua loja teve no período, como anuidades, taxas de bancos, juros e multas de empréstimos, entre outras.
Depreciação
Por fim, estime um valor para a depreciação do patrimônio físico da sua loja virtual. A depreciação tem a ver com a desvalorização de itens como computadores, máquinas e itens de escritório.
Dessa forma, você deve calcular um valor médio de perda de valor. Assim, você terá uma reserva financeira quando precisar substituir equipamentos.
Como preencher o modelo de DRE?
O modelo de DRE é uma planilha pronta e automatizada que simplifica o processo de lançamento de dados e elaboração do seu relatório. Criamos duas abas para o seu controle financeiro: uma para controle mensal e outra para controle anual, para que você possa comparar os resultados da sua loja de um ano para o outro.
Confira o passo a passo para preencher sua planilha mensal de DRE (o preenchimento da aba anual segue a mesma lógica):
- Insira a receita de vendas da sua empresa;
- Registre as deduções relacionadas às vendas, incluindo despesas com devoluções, descontos e impostos sobre as vendas;
- Preencha o custo direto de vendas (CMV);
- Liste as despesas administrativas da sua empresa;
- Inclua as despesas financeiras, como bancos, cartões de crédito e boletos;
- O lucro operacional será calculado automaticamente pela planilha;
- Insira o valor dos impostos (IRPJ e CSLL) conforme o regime tributário da sua empresa;
- Verifique os resultados do seu negócio nas últimas quatro linhas da planilha, incluindo o lucro líquido e a margem de lucro líquida em relação à receita total.
Obs: criamos a coluna “Exemplo”, com dados fictícios, para ilustrar o preenchimento. Quando estiver seguro para usar a planilha, basta excluir esta coluna, combinado?
Qual é a diferença entre o relatório DRE e o fluxo de caixa?
Embora a Demonstração de Fluxo de Caixa e o relatório de DRE apresentem semelhanças, eles têm propósitos diferentes. Ambos fornecem informações sobre as entradas e saídas financeiras da empresa, mas são complementares em sua abordagem.
O Demonstrativo de Fluxo de Caixa foca no controle do dinheiro que entra e sai da empresa, considerando o timing das receitas e despesas. Por outro lado, o relatório de DRE analisa o resultado geral da empresa, ajudando a responder perguntas cruciais, como:
- A empresa gera lucro suficiente para cobrir custos, impostos e despesas?
- Há receita líquida para reinvestir e expandir o negócio?
💡 Baixe nossa planilha de fluxo de caixa para acompanhar as entradas e saídas do seu negócio.
Pronto para fazer sua gestão financeira com o modelo de DRE?
Agora que você entende como criar um balanço financeiro usando o modelo de DRE, fica claro que não é uma tarefa tão complicada. Ter um modelo em mãos simplifica ainda mais o processo de criação do relatório de DRE.
No entanto, é fundamental revisar e inserir os dados com cuidado na planilha DRE para garantir que ela reflita com precisão a situação financeira real da sua empresa.
Esperamos que o nosso modelo de DRE seja uma ferramenta valiosa para gerenciar o fluxo de caixa e planejar o futuro do seu negócio. Além disso, no material, você encontrará conteúdos adicionais para aprofundar seus conhecimentos.
Não perca tempo e faça o download gratuito da planilha DRE agora!