O cadastro de clientes é uma ferramenta de gestão que possibilita a captação de dados importantes sobre os consumidores de uma empresa. O registro de informações estratégicas ajuda a melhorar o entendimento sobre o comportamento do público-alvo, além de permitir que seja criado um fluxo de comunicação mais efetivo com ele.
Se você tem uma loja virtual e busca compreender melhor o comportamento do seu consumidor e mantê-lo em contato com a sua marca, a planilha de cadastro de clientes precisa fazer parte da sua estratégia.
Por que utilizar uma planilha de cadastro de clientes?
O cadastro de clientes é fundamental para fazer a gestão e a manutenção da carteira de clientes de uma empresa. Essa prática traz insumos poderosos para o seu negócio!
Usando a planilha de cadastro de clientes como ferramenta de organização das informações, será possível realizar ações de marketing muito efetivas para o público como: usar as informações em segmentação de campanhas/anúncios; investir no relacionamento com os clientes e mantê-los informados sobre novidades do negócio; ou até mesmo brindes.
Basicamente é possível extrair informações que possam ser úteis na tomada de decisão e em estratégias de marketing para sua empresa.
Veja três motivos para fazer o cadastro de clientes:
1. Conheça a fundo o perfil dos seus clientes
Quanto mais você souber sobre o seu cliente, mais eficientes serão suas estratégias de vendas e maior será a sua taxa de conversão.
2. Reative clientes antigos
Sabe aqueles clientes que compraram de você algumas vezes e desapareceram? Ter os dados deles cadastrados irá permitir que você crie campanhas para reativá-los e fazer com que eles comprem novamente.
3. Personalize o atendimento
Quando você já tem as principais informações do cliente, fica mais fácil fazer um bom atendimento ao cliente, o que fará que ele considere comprar de você novamente no futuro, aumentando as chances de fidelização.
Para fazer o cadastro de clientes de forma efetiva, é preciso ter organização. Para te ajudar com isso, criamos uma planilha de cadastro de clientes.
Dica:
- Quanto mais contato com o cliente, melhor. Busque cadastrar mais de um telefone e e-mail para que caso algum deles não funcione você tenha outras alternativas.
- Todo mundo gosta de ganhar parabéns e/ou um mimo no aniversário, né?! Uma boa estratégia é ter a data de nascimento do seu cliente atualizada na planilha de cadastro de clientes e enviar alguma promoção ou cupom de desconto, ou até mesmo uma comunicação por e-mail parabenizando pela data.
Como fazer o cadastro de clientes no excel?
Fazer o cadastro de clientes no excel é simples, ainda mais com uma planilha modelo pronta pra isso. Basicamente você irá preencher os dados abaixo com as seguintes informações: