Ter uma planilha de cadastro de fornecedores ajuda os empreendedores a terem uma gestão eficiente e estratégica dos seus parceiros. Isso porque, em um só lugar, é possível cadastrar, detalhar, categorizar, organizar e avaliar os parceiros com quem trabalha ou já trabalhou.
Assim como o cadastro de clientes e o de produtos é importante para qualquer empresa, a gestão de fornecedores é indispensável. Por isso, desenvolvemos este material.
Para realizar a gestão dos seus parceiros de negócio de forma mais estratégica, baixe grátis a nossa planilha de fornecedores e administre seu negócio com excelência!
Como acessar a planilha de fornecedores?
Para começar a usar sua planilha de cadastro de fornecedores, clique em “Baixar planilha” ou acesse o link que foi enviado para o seu e-mail. Em seguida, faça login com a sua conta do Google.
Caso não tenha uma conta, você poderá criá-la gratuitamente clicando no botão “Criar conta”.
Então, é só clicar no botão “Fazer uma cópia” para salvar o arquivo no seu Google Drive. Dessa forma, você poderá acessar e editar a planilha livremente usando Google Planilhas (ou Google Sheets, caso a sua versão esteja em inglês).
⚠️ Atenção: esta planilha foi desenvolvida para edição online no Google Planilhas. É possível baixar e importar o arquivo no Microsoft Excel ou outro editor — no entanto, pode ser necessário fazer ajustes para garantir a visualização completa do conteúdo.
Para baixar, clique em “Arquivo > Baixar” e selecione o formato desejado.
O que é uma planilha de cadastro de fornecedores?
A planilha de cadastro de fornecedores é uma ferramenta utilizada por empresas de diversos portes e segmentos para registrar informações detalhadas sobre os parceiros com os quais fazem negócios.
Esse recurso é uma parte importante da gestão de compras e do relacionamento com fornecedores. Isso porque ela permite manter um registro organizado de todas as informações relevantes sobre os parceiros — facilitando o processo de tomada de decisões, a comunicação e a gestão de relacionamentos comerciais.
O objetivo principal de uma planilha de cadastro de fornecedores é oferecer uma visão abrangente e facilitada de todos os detalhes relacionados aos parceiros. Assim, a empresa pode gerenciar seus relacionamentos comerciais, tomar decisões informadas e manter um histórico detalhado das interações passadas.
Como resultado, isso pode ajudar a melhorar a eficiência do negócio, reduzir custos e garantir que a empresa trabalhe com fornecedores confiáveis e de alta qualidade.
Como usar a planilha de cadastro de fornecedores?
Na planilha de cadastro de produtos da Nuvemshop, você consegue detalhar, categorizar, organizar e avaliar os fornecedores com quem trabalha e já trabalhou, tudo em um só lugar.
Abaixo, explicamos como deve ser feito o preenchimento da planilha e quais informações você deve ter em mãos para aproveitar ao máximo os recursos da ferramenta. Confira:
1. Preencher
A aba denominada “Preencher” é a principal, espaço em que você vai adicionar uma lista com as opções que aparecerão na segunda aba da planilha. Nessa aba, você pode descrever uma lista de informações que você acha importantes serem sinalizadas sobre os fornecedores.
Para te ajudar a ter ideias, já deixamos algumas informações básicas, como status da parceria, tipo de fornecedor e segmento do negócio.
O diferencial dessa planilha é que, além de criar uma lista de cadastro dos seus fornecedores, você também consegue fazer uma avaliação sobre alguns aspectos deles.
Já deixamos alguns critérios de avaliação e suas opções preenchidas na página. Porém, caso você deseje alterar, basta editar na aba “Preencher” e ver como fica na aba de “Cadastro de fornecedores”.
2. Cadastro de fornecedores
Na segunda aba, descrita como “Cadastro de fornecedores”, você vai, de fato, cadastrar as informações sobre os fornecedores e avaliar alguns critérios decisivos para seguir com a parceria. Quanto mais informação você puder adicionar, melhor.
⚠️ Atenção: se você já editou as colunas da aba “Preencher” com os critérios mais importantes para o seu negócio, esses critérios vão aparecer automaticamente nesta aba da planilha, no menu suspenso. Desse modo, basta selecionar a opção que melhor descreve o fornecedor.
Nesta aba, você deverá incluir o máximo de informação possível sobre o fornecedor. Para isso, precisa preencher os seguintes campos:
- Código: basicamente, corresponde ao número do fornecedor, em ordem crescente;
- Razão social: nome do fornecedor ou da empresa;
- Status: tendo em vista que você já editou na aba “Preencher” as opções que devem aparecer no menu suspenso dessa coluna, basta escolher e classificar qual o status da negociação com o fornecedor;
- Nome do contato: descreva o nome da pessoa que é o seu ponto de contato na empresa;
- IE/RG: descreva o número da Inscrição Estadual (IE) da empresa ou o número do RG no caso de o fornecedor ser pessoa física;
- CNPJ/CPF: preencha o campo com o CNPJ da empresa ou CPF no caso de pessoa física;
- Tipo de fornecedor: se na aba “Preencher” você descreveu o tipo de fornecimento que sua empresa precisa, as opções vão aparecer aqui na forma de lista suspensa;
- Segmento: caso você tenha adicionado os principais segmentos na primeira aba, aqui eles vão aparecer na lista suspensa, basta escolher o mais adequado;
- Observações: esse campo é aberto, então aproveite para adicionar informações importantes, descrever como é a relação com seu fornecedor e se já houve situações de conflito, por exemplo. Nesse caso, quanto mais detalhes, melhor;
- Endereço: descreva o endereço completo do seu fornecedor e mantenha sua base de dados sempre atualizada.
Em seguida, será o momento de avaliar a parceria. Lembra-se das informações sobre atendimento que você adicionou na primeira aba? Elas vão aparecer agora. No menu suspenso, selecione a sua avaliação dos seguintes critérios:
- Tempo de entrega;
- Atendimento;
- Preço;
- Formas de pagamento;
- Ocorrência de problemas.
Avaliação
Como você viu, na aba “Cadastro de fornecedores” você consegue editar a avaliação de cada fornecedor. Porém, para ficar mais organizado e fácil de encontrar as informações, criamos uma aba só para a etapa de avaliação.
Não precisa se preocupar em preencher mais uma aba: tudo que você adicionou antes será transferido para cá automaticamente.
⚠️ Atenção: para que os dados sejam trazidos da aba “Cadastro de fornecedores” automaticamente, usamos fórmulas que não devem ser alteradas. Por isso, não edite os campos da aba “Avaliação”.
Painel/Dashboards
Por fim, criamos uma visualização em forma de dashboard para que você tenha as informações da sua base de fornecedores de uma forma visual.
Ela é alimentada por meio dos dados da aba “Cadastro de fornecedores” e te mostra, em gráficos, o percentual de cada um dos critérios adicionados, como tipos de fornecedor, segmento do fornecedor e distribuição dos fornecedores por estado.
Por meio desses dados, você conseguirá fazer uma gestão muito mais estratégica de suas parcerias. Assim, as chances de o seu negócio decolar são ainda maiores!