Planilha de cálculo de CMV para Excel e Google Sheets

capa para planilha de cálculo de CMV

Nenhuma loja quer chegar ao final do mês e ver que, mesmo faturando altos valores, não está atingindo o lucro esperado. A baixa margem de lucro quase sempre está ligada a um alto custo de mercadoria vendida, o CMV.

Na prática, vender um produto vai muito além de cobrar acima do preço pedido pelo fornecedor. Afinal, desde o momento em que você compra a mercadoria até a entrega do pedido na casa do cliente, há diversos valores para arcar.

Conhecer os custos de compra e armazenamento de mercadorias é obrigatório para fazer uma boa precificação de produtos, controle de estoque e manter a saúde financeira da sua loja. É por isso que criamos esta planilha para cálculo de CMV, que vai te ajudar (e muito) a entender o custo real da sua mercadoria. Baixe grátis!

Como baixar a planilha de cálculo CMV?

Para começar a usar sua planilha de cálculo de CMV, clique em “Baixar planilha” ou acesse o link que foi enviado para o seu e-mail. Em seguida, faça login com a sua conta do Google.

Caso não tenha uma conta, você poderá criá-la gratuitamente clicando no botão “Criar conta”.

Tela de login do Google

Então, é só clicar no botão “Fazer uma cópia” para salvar o arquivo no seu Google Drive. Dessa forma, você poderá acessar e editar a planilha livremente usando Google Planilhas (ou Google Sheets, caso a sua versão esteja em inglês).

Tutorial de como copiar a planilha de cálculo de cmv.

⚠️ Atenção: esta planilha foi desenvolvida para edição online no Google Planilhas. É possível baixar e importar o arquivo no Microsoft Excel ou outro editor — no entanto, pode ser necessário fazer ajustes para garantir a visualização completa do conteúdo.

Para baixar, clique em “Arquivo > Baixar” e selecione o formato desejado.

O que é custo de mercadoria vendida (CMV)?

Custo de mercadoria vendida é um indicador que informa ao lojista quanto está sendo investido no estoque. Dessa forma, fica mais fácil definir a margem de lucro de que sua loja precisa para ser cada vez mais rentável.

Basicamente, o cálculo de CMV considera todos os gastos para produzir e armazenar um produto até que a venda dele aconteça de fato. Com essas informações, é possível calcular corretamente os custos envolvidos na venda dos produtos, de modo a ter uma previsibilidade no faturamento.

Lojas virtuais que apenas revendem produtos de fornecedores, por exemplo, devem considerar no CMV os custos para comprar e armazenar os itens até que sejam vendidos.

Conhecer esse valor é de suma importância para que o empreendedor saiba exatamente o quanto está gastando ao longo do ciclo de vida da mercadoria.

Como usar a planilha de cálculo de CMV?

Para que todos os cálculos da planilha funcionem corretamente, tenha atenção a alguns pontos:

  • Você deve preencher apenas os campos em branco e verde;
  • Os campos em verde, especificamente, podem ser preenchidos apenas no primeiro mês de uso desta planilha. Nos meses seguintes, serão calculados automaticamente;
  • Não altere os valores nas linhas em cinza e a azul, já que eles serão calculados automaticamente. Se você fizer a edição, as fórmulas serão desconfiguradas;
  • Insira apenas numerais nos campos pedidos, sem símbolos como “%” ou “R$”.

1. Escolha um mês para começar a análise de CMV

Antes de começar a preencher a planilha, é importante que você defina um mês para início da sua análise de CMV. O mais fácil é preencher com dados do último mês, mas também pode preencher de forma retroativa para ter a visão completa do ano.

Para exemplificar este tutorial, começaremos o preenchimento no mês de janeiro.

2. Insira o volume inicial em estoque

Na primeira linha em verde, você deve inserir o número de itens armazenados no seu estoque no início do mês. Aqui, vamos supor que uma loja começou o mês com 500 produtos em estoque, restantes do mês de dezembro.

Como inserir o volume inicial em estoque na planilha de CMV.

3. Insira o valor do estoque inicial em reais

Na segunda linha, insira o valor total dos produtos armazenados em estoque. Considere o preço de compra dos fornecedores ou, se for fabricante, o custo de fabricação de cada item. Neste exemplo, vamos supor que os 500 itens anteriores somam R$ 10 mil em valor.

Como inserir o valor do estoque inicial em reais na planilha de CMV.

4. Insira informações sobre a compra de novas mercadorias no mês

Nas próximas duas linhas em branco, atualize os valores de compras e número total de mercadorias adquiridas no mês.

Em nosso exemplo, em janeiro, a loja acabou levando 1.500 novos itens de fornecedores, que totalizaram R$ 20 mil em compras.

Informações sobre a compra de novas mercadorias no mês.

Assim, descobrimos o custo médio unitário das mercadorias compradas e armazenadas em estoque naquele mês.

Custo médio das mercadorias na planilha de CMV.

5. Insira o faturamento e o número de itens que restou no estoque

Ao final de cada mês, após as vendas, preencha a planilha com o valor do faturamento da sua loja virtual e o número de itens que sobraram no estoque.

Em nosso exemplo, vamos supor que a loja virtual faturou R$ 80 mil em janeiro, e que sobraram 250 itens em estoque ao final do mês.

Faturamento e número de itens que restou no estoque.

Bônus

A planilha também calcula automaticamente o CMV total da sua loja virtual ao longo do ano e a média percentual do CMV sobre o faturamento ao longo dos meses. Para ver esses dados nas últimas colunas, basta manter a planilha sempre atualizada, entendido?

CMV total da loja virtual ao longo do ano.

⚠️Atenção: depois de preencher a coluna com o primeiro mês, o estoque inicial do mês seguinte é preenchido automaticamente, ok? A partir do segundo mês de uso, basta preencher os itens em branco para calcular o CMV.

Por que calcular o CMV?

O cálculo do CMV permite saber exatamente quanto está sendo gasto ao longo do ciclo de vida de uma mercadoria. Dessa maneira, é possível entender, de fato, quanto foi recebido após a venda de um produto, já deduzidos os custos embutidos no processo daquela transação.

Dessa forma, o planejamento financeiro fica em dia. Quando se tem o controle de todos os gastos ao longo do mês, é mais fácil evitar um prejuízo para a empresa.

Muitos empreendedores acreditam no mito de que um faturamento alto é sinônimo de saúde financeira para o negócio. No entanto, a verdade é que não é sempre assim que funciona.

Para exemplificar, imagine que uma loja gasta muito na compra de mercadorias e tem um grande gasto para manter o estoque. Nesse caso, mesmo que a loja tenha um faturamento alto, a tendência é que haja menos capital de giro e dinheiro em caixa para investir em outras ações.

Na correria do dia a dia, alguns lojistas acabam deixando o cálculo do CMV de lado. Porém, essa métrica indica se o negócio é escalável e ajuda sua equipe a fazer ajustes na cadeia de fornecimento e na gestão financeira para maximizar os lucros.

Se o seu CMV estiver muito alto, é hora de rever os preços e negociar valores com fornecedores. Se estiver muito baixo, é possível que haja espaço para investir em novas linhas de produtos e valorizar os preços de venda.

Esperamos que, com esta planilha, sua loja consiga melhorar o controle de compras, otimizar a precificação e crescer ainda mais!