Nenhuma loja quer chegar ao final do mês e ver que, mesmo faturando altos valores, não está atingindo o lucro esperado. A baixa margem de lucro quase sempre está ligada a um alto custo de mercadoria vendida, o CMV.
Na prática, vender um produto vai muito além de cobrar acima do preço pedido pelo fornecedor. Afinal, desde o momento em que você compra a mercadoria até a entrega do pedido na casa do cliente, há diversos valores para arcar.
Conhecer os custos de compra e armazenamento de mercadorias é obrigatório para fazer uma boa precificação de produtos, controle de estoque e manter a saúde financeira da sua loja. É por isso que criamos esta planilha para cálculo de CMV, que vai te ajudar (e muito) a entender o custo real da sua mercadoria. Baixe grátis!
Como baixar a planilha de cálculo CMV?
Para começar a usar sua planilha de cálculo de CMV, clique em “Baixar planilha” ou acesse o link que foi enviado para o seu e-mail. Em seguida, faça login com a sua conta do Google.
Caso não tenha uma conta, você poderá criá-la gratuitamente clicando no botão “Criar conta”.
Então, é só clicar no botão “Fazer uma cópia” para salvar o arquivo no seu Google Drive. Dessa forma, você poderá acessar e editar a planilha livremente usando Google Planilhas (ou Google Sheets, caso a sua versão esteja em inglês).
⚠️ Atenção: esta planilha foi desenvolvida para edição online no Google Planilhas. É possível baixar e importar o arquivo no Microsoft Excel ou outro editor — no entanto, pode ser necessário fazer ajustes para garantir a visualização completa do conteúdo.
Para baixar, clique em “Arquivo > Baixar” e selecione o formato desejado.
O que é custo de mercadoria vendida (CMV)?
Custo de mercadoria vendida é um indicador que informa ao lojista quanto está sendo investido no estoque. Dessa forma, fica mais fácil definir a margem de lucro de que sua loja precisa para ser cada vez mais rentável.
Basicamente, o cálculo de CMV considera todos os gastos para produzir e armazenar um produto até que a venda dele aconteça de fato. Com essas informações, é possível calcular corretamente os custos envolvidos na venda dos produtos, de modo a ter uma previsibilidade no faturamento.
Lojas virtuais que apenas revendem produtos de fornecedores, por exemplo, devem considerar no CMV os custos para comprar e armazenar os itens até que sejam vendidos.
Conhecer esse valor é de suma importância para que o empreendedor saiba exatamente o quanto está gastando ao longo do ciclo de vida da mercadoria.
Como usar a planilha de cálculo de CMV?
Para que todos os cálculos da planilha funcionem corretamente, tenha atenção a alguns pontos:
- Você deve preencher apenas os campos em branco e verde;
- Os campos em verde, especificamente, podem ser preenchidos apenas no primeiro mês de uso desta planilha. Nos meses seguintes, serão calculados automaticamente;
- Não altere os valores nas linhas em cinza e a azul, já que eles serão calculados automaticamente. Se você fizer a edição, as fórmulas serão desconfiguradas;
- Insira apenas numerais nos campos pedidos, sem símbolos como “%” ou “R$”.
1. Escolha um mês para começar a análise de CMV
Antes de começar a preencher a planilha, é importante que você defina um mês para início da sua análise de CMV. O mais fácil é preencher com dados do último mês, mas também pode preencher de forma retroativa para ter a visão completa do ano.
Para exemplificar este tutorial, começaremos o preenchimento no mês de janeiro.
2. Insira o volume inicial em estoque
Na primeira linha em verde, você deve inserir o número de itens armazenados no seu estoque no início do mês. Aqui, vamos supor que uma loja começou o mês com 500 produtos em estoque, restantes do mês de dezembro.
3. Insira o valor do estoque inicial em reais
Na segunda linha, insira o valor total dos produtos armazenados em estoque. Considere o preço de compra dos fornecedores ou, se for fabricante, o custo de fabricação de cada item. Neste exemplo, vamos supor que os 500 itens anteriores somam R$ 10 mil em valor.
4. Insira informações sobre a compra de novas mercadorias no mês
Nas próximas duas linhas em branco, atualize os valores de compras e número total de mercadorias adquiridas no mês.
Em nosso exemplo, em janeiro, a loja acabou levando 1.500 novos itens de fornecedores, que totalizaram R$ 20 mil em compras.
Assim, descobrimos o custo médio unitário das mercadorias compradas e armazenadas em estoque naquele mês.
5. Insira o faturamento e o número de itens que restou no estoque
Ao final de cada mês, após as vendas, preencha a planilha com o valor do faturamento da sua loja virtual e o número de itens que sobraram no estoque.
Em nosso exemplo, vamos supor que a loja virtual faturou R$ 80 mil em janeiro, e que sobraram 250 itens em estoque ao final do mês.
Bônus
A planilha também calcula automaticamente o CMV total da sua loja virtual ao longo do ano e a média percentual do CMV sobre o faturamento ao longo dos meses. Para ver esses dados nas últimas colunas, basta manter a planilha sempre atualizada, entendido?
⚠️Atenção: depois de preencher a coluna com o primeiro mês, o estoque inicial do mês seguinte é preenchido automaticamente, ok? A partir do segundo mês de uso, basta preencher os itens em branco para calcular o CMV.
Por que calcular o CMV?
O cálculo do CMV permite saber exatamente quanto está sendo gasto ao longo do ciclo de vida de uma mercadoria. Dessa maneira, é possível entender, de fato, quanto foi recebido após a venda de um produto, já deduzidos os custos embutidos no processo daquela transação.
Dessa forma, o planejamento financeiro fica em dia. Quando se tem o controle de todos os gastos ao longo do mês, é mais fácil evitar um prejuízo para a empresa.
Muitos empreendedores acreditam no mito de que um faturamento alto é sinônimo de saúde financeira para o negócio. No entanto, a verdade é que não é sempre assim que funciona.
Para exemplificar, imagine que uma loja gasta muito na compra de mercadorias e tem um grande gasto para manter o estoque. Nesse caso, mesmo que a loja tenha um faturamento alto, a tendência é que haja menos capital de giro e dinheiro em caixa para investir em outras ações.
Na correria do dia a dia, alguns lojistas acabam deixando o cálculo do CMV de lado. Porém, essa métrica indica se o negócio é escalável e ajuda sua equipe a fazer ajustes na cadeia de fornecimento e na gestão financeira para maximizar os lucros.
Se o seu CMV estiver muito alto, é hora de rever os preços e negociar valores com fornecedores. Se estiver muito baixo, é possível que haja espaço para investir em novas linhas de produtos e valorizar os preços de venda.
Esperamos que, com esta planilha, sua loja consiga melhorar o controle de compras, otimizar a precificação e crescer ainda mais!