A planilha de curva ABC da Nuvemshop é fundamental para analisar a participação de cada produto nas vendas e no faturamento, mostrando quais trazem mais rentabilidade ao negócio.
Ela é uma ferramenta de gestão que ajuda a tomar decisões estratégicas em relação a vendas, estoque e iniciativas de marketing de uma empresa — levando em consideração o faturamento, as quantidades e os valores para direcionar os esforços rumo à lucratividade.
Paralelamente, a matriz BCG também é uma ferramenta de gestão empresarial que avalia o desempenho dos produtos de uma marca.
Por sua vez, ela estabelece um gráfico que traça o paralelo entre taxa de crescimento e participação de produtos no mercado, dividindo-os entre quatro quadrantes. Dentro de cada um deles, os produtos são classificados como vacas leiteiras, estrelas, pontos de interrogação e abacaxis.
A seguir, confira o passo a passo para baixar a planilha de curva ABC para Excel totalmente automatizada e, de quebra, levar de bônus o modelo de matriz BCG para complementar suas análises. Aproveite, é tudo grátis!
Como baixar a planilha de curva ABC + matriz BCG da Nuvemshop?
Para começar a usar sua planilha grátis e visualizar a sua curva ABC + matriz BCG, clique no botão “Baixar planilha” e, em seguida, faça login com a sua conta do Google, caso você não esteja logado. Caso não tenha uma, você pode criá-la gratuitamente ao clicar no botão “Criar conta”.
Imediatamente, você será direcionado para uma página do Google, perguntando se você deseja copiar o arquivo. Basta clicar no botão “Fazer uma cópia” para ter acesso à planilha e poder editar o arquivo online pelo Planilhas Google (Sheets) ou salvá-lo em seu Google Drive.
Recomendamos que você utilize o Planilhas Google para edição online. Também é possível baixar a planilha para edição no Microsoft Excel ou outro editor — no entanto, é possível que seja necessário fazer alguns ajustes de alinhamento para visualizar melhor o conteúdo.
Para isso, vá até a opção “Arquivo > Baixar” e escolha o formato desejado.
💡 Saiba mais: As ferramentas de gestão mais utilizadas para sua empresa
Como funciona a planilha de curva ABC + matriz BCG?
A planilha de curva ABC grátis da Nuvemshop é uma ferramenta que automatiza a classificação de produtos e a geração do gráfico de curva ABC.
Ela serve para analisar o desempenho dos produtos nas vendas e identificar quais são os mais rentáveis para o negócio.
Em contrapartida, a matriz BCG é um complemento que também permite analisar a participação e competitividade dos produtos, dividindo-os em quadrantes para visualizar melhor a sua taxa de crescimento e participação no mercado. Assim, os produtos mais lucrativos ficam em evidência, enquanto os com menos impacto podem ter sua estratégia revisada.
Portanto, ambas soluções ajudam os empreendedores a priorizar produtos mais rentáveis e, ao mesmo tempo, estudar os esforços necessários para manter os que têm menor participação no faturamento.
Como classificar os produtos na curva ABC?
A nossa planilha foi projetada para simplificar ao máximo a gestão empresarial. Desse modo, não é necessário aprender a fazer a curva ABC no Excel do zero — nós trazemos todas as informações de forma automática e grátis para você.
Sendo assim, descubra o passo a passo de como obter a sua curva ABC e encontrar os produtos mais valiosos para a sua empresa:
1. Preencha apenas os campos indicados na primeira tabela
Na aba 1. Curva ABC, você deverá preencher manualmente apenas as informações indicadas: código, nome do produto, quantidade vendida e preço unitário de venda.
Os demais campos, “total de vendas por produtos” e “% sobre o total de vendas” serão preenchidos automaticamente.
⚠️ Importante: você deverá preencher somente a primeira tabela e os campos que indicamos.
Os campos subsequentes, a tabela e o gráfico serão preenchidos e ordenados automaticamente.
3. Avalie o gráfico da curva ABC
Em seguida, os produtos colocados na primeira tabela aparecerão na seguinte e serão automaticamente ordenados segundo a sua participação no faturamento da sua empresa.
Ou seja: a coluna “% acumulada” indicará a porcentagem gradativa e crescente de participação nas vendas que os produtos listados tiveram.
⚠️ Importante: não mexa em nenhum campo da segunda tabela, já que ela contém fórmulas de preenchimento automático.
Além disso, a classificação da curva ABC aparecerá automaticamente na tabela, desde que você preencha manualmente as porcentagens desejadas de participação ao lado da legenda correspondente.
Exemplo: A: 80%, B: 15% e C: 5% do total de vendas, ou A: 90%, B: 10% e C: 0%.
Para isso, preencha apenas com números e garanta que a soma dos valores seja sempre 100%. Automaticamente, a planilha será preenchida com a classificação da curva ABC na tabela ao lado.
💡 Saiba mais: O que é curva ABC e como aplicá-la em seu negócio?
3. Avalie o gráfico da curva ABC
Na sequência, o seu gráfico de curva ABC aparecerá automaticamente, mostrando qual é a participação de cada produto no faturamento (coluna cinza, vertical) versus a somatória da participação dos produtos por ordem decrescente (ou seja, dos que somam maior faturamento aos que têm menor impacto — linha azul em curva).
⚠️ Importante: novamente, não mexa nos dados do gráfico, já que eles serão preenchidos automaticamente, de acordo com a inserção das informações manuais da primeira tabela.
Tudo preenchido? Agora, é só analisar quais são os produtos que, somados, oferecem maior lucratividade para o seu negócio. Consequentemente, você também poderá entender quais produtos têm baixa participação e podem (ou devem) ter sua estratégia revista. 😉
Como classificar os produtos na matriz BCG?
Como bônus, trouxemos também a matriz BCG para que você possa fazer uma análise ainda mais completa do seu portfólio de produtos. A seguir, veja como usar esse recurso complementar:
1. Insira os produtos de acordo com a avaliação
Na aba 2. Matriz BCG, você poderá classificar os seus produtos de acordo com a participação relativa e a taxa de crescimento no mercado.
Sendo assim, preencha os quadrantes de acordo com cada descrição, completando se os itens do seu portfólio são estrelas, pontos de interrogação, vacas leiteiras ou abacaxis.
💡 Saiba mais: O que é matriz BCG e como funciona?
2. Analise as informações e tome providências
Ainda que seja uma ferramenta aparentemente simples, a matriz BCG não pode ter o seu poder subestimado.
Afinal, ela ajuda a levantar os dados e a ponderar sobre quais produtos a empresa realmente está investindo esforço e, de fato, tendo o retorno desejado.
Pronto! Agora você já tem duas ferramentas práticas para analisar o desempenho dos seus produtos e o potencial que eles têm de fazer o seu capital girar ainda mais.