O melhor lugar para vender arte digital online

Com a Nuvemshop, você cria um site personalizado em poucos minutos para começar a vender sua arte online.

Você não precisa de cartão de crédito para começar.

Imagem mostra mulher mexendo no celular, ao lado de ilustração de pedido concluído em loja virtual, mostrando que é possível vender arte online
Mulher cria loja virtual para vender arte na plataforma da Nuvemshop

Vender arte online pode ser fácil e rentável

Chega de contratar plataformas que cobram altas comissões e trazem pouca flexibilidade à sua marca.

Com a Nuvemshop, você pode personalizar sua loja virtual da forma que preferir, aumentando a exposição de seus produtos.

Centralize todas as informações em um único painel administrativo e integre o site com redes sociais, marketplaces e ferramentas de vendas e marketing. Assim, você consegue alcançar mais pessoas com sua arte e pode vender em escala.

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Perguntas frequentes sobre vender arte digital online

Para ganhar dinheiro com arte digital na internet, você precisa ter em mente alguns passos básicos. Por meio deles, você conseguirá demonstrar seu talento e despertar o interesse de pessoas interessadas nesse segmento. São eles:

 

1. Invista em seu portfólio

Para demonstrar o seu esforço e diversificação, o ideal é ter um portfólio que ilustre as suas obras digitais. Elas não precisam, necessariamente, ter sido comercializadas, já que atuam como validação do estilo, técnica e temáticas que você gosta de trabalhar. Ou seja, o seu potencial criativo.

Além disso, faça com que as suas melhores criações sejam destacadas, pois elas serão a porta de entrada para outros pedidos.

 

2. Venda sua arte online

Há diversas formas de ganhar dinheiro com arte na internet, sendo que a escolha da plataforma influencia diretamente na lucratividade.

Você pode optar por ter uma loja própria, ditando suas próprias regras, sem necessariamente ter de abrir mão de estar em outros canais — como plataformas especializadas na comercialização de arte ou redes sociais. Abaixo estão algumas das opções mais populares e que são a nossa recomendação:

  • Nuvemshop (loja própria);
  • Etsy;
  • Saatchi Art;
  • Artfinder;
  • Society6;
  • Redbubble;
  • Elo7.

3. Divulgue nas redes sociais

A presença nas redes sociais é essencial para trazer mais visibilidade ao seu trabalho e alcançar fãs e interessados.

Plataformas que priorizam recursos visuais, como Instagram, Pinterest e TikTok podem ser uma ótima forma de interagir com os seguidores e construir uma presença consistente.

Para divulgar o seu trabalho artístico, você pode contar com as ferramentas de marketing que podem ser integradas à sua loja virtual. Com elas, você cria bases de relacionamento com clientes e dispara e-mails marketing segmentados, com cupons de desconto ou divulgando promoções, por exemplo.

Outra forma é trabalhar bem o SEO do seu site, otimizando os textos e as imagens para que sejam mais facilmente reconhecidos pelos mecanismos de busca.

Além disso, as redes sociais são uma excelente ferramenta de divulgação de seu site e seus produtos. Plataformas como Instagram, TikTok e Pinterest são exemplos de canais que priorizam imagens e vídeos, proporcionando um cenário ideal para mostrar seu trabalho.

Para divulgar sua arte nas redes sociais, siga os seguintes passos:

 

Crie uma conta profissional

Para elevar o seu potencial de negócio nas redes sociais é importante que você configure seus perfis para conta profissional. Assim, você terá acesso a análises de performance, alcance e ferramentas de promoção da sua arte digital.

Paralelamente, garanta que seu perfil e suas publicações transmitam não só profissionalismo, mas também demonstrem o seu estilo, técnicas e personalidade como artista.

 

Conheça o público

Entenda quem é o seu público-alvo, seus interesses, preferências e comportamento. Em contrapartida, dados demográficos também ajudam a adaptar a estratégia de comunicação e torná-la mais acessível e acertada a quem você deseja atingir.

 

Tenha uma boa estratégia de conteúdo

Depois de definir o público, é necessário planejar como será compartilhado o conteúdo, definindo a frequência de postagem, a mensagem e formatos.

O ideal é compartilhar diferentes formatos e tipos de conteúdo, como o processo criativo, obras concluídas e outras em andamento, histórias pessoais e ponto de vista como artista.


Produza conteúdo relevante

O conteúdo precisa estar alinhado com o interesse e expectativa do público. Provavelmente, as pessoas gostarão de saber quais são as suas inspirações, técnicas e ferramentas de trabalho, já que isso torna a arte mais pessoal e compreensível.

Interaja com as pessoas, criando vínculos que podem ser valiosos e fonte de networking no futuro.

Se você quer saber onde vender arte online, saiba que há diversas plataformas disponíveis, sendo algumas delas focadas em divulgação de arte, enquanto outras oferecem o serviço de loja virtual tradicional.

Na verdade, todas as opções têm suas vantagens. No caso da loja virtual, é possível pagar menos taxas, personalizar e administrar o negócio da maneira que preferir. Já nas plataformas voltadas à arte, a exposição é feita justamente dentro do nicho, mas com regras e comissões mais engessadas.

Confira, a seguir, as melhores opções do mercado para vender arte digital online:


Loja virtual própria

Ao criar sua própria loja virtual, você tem autonomia para personalizar e definir quais regras de negócio são melhores para o seu estilo e realidade. Além disso, você poderá expandir as vendas conforme o crescimento e usufruir de taxas muito menores de comissionamento.

Para isso, crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop e experimente o plano gratuito mais completo do mercado para impulsionar a venda da sua arte desde o começo. Afinal, utilizando a solução de pagamentos própria da plataforma, o Nuvem Pago, você não paga nem mesmo as taxas sob as vendas realizadas.

 

Etsy

A Etsy é popular para quem deseja vender arte online, incluindo ilustrações, fotografias e esculturas. É uma plataforma com um bom senso de comunidade e confiabilidade, mas que cobra taxas para listar as obras e comissões sobre as vendas realizadas.


Saatchi Art

Reconhecida globalmente pelos artistas contemporâneos, a Saatchi Art é uma boa alternativa para diversificar a exposição das suas obras.

Ao mesmo tempo, são cobradas taxas de comissão sobre as vendas, minimizando a lucratividade.


Artfinder


A Artfinder conecta artistas a compradores interessados em originalidade, sendo outra importante plataforma do meio.

Infelizmente, o intermédio tem taxas de comissionamento variáveis e incidência de tributos como taxa de listagem ou assinatura, o que acaba por encarecer o serviço.


Society6

O Society6 oferece a exposição de uma série de produtos digitais, partindo da premissa que o artista entra com o trabalho criativo, enquanto a plataforma se encarrega de imprimir a arte no produto desejado e enviá-la ao cliente.

Embora a seja muito prático, há incidência de comissionamento e custos de produção e envio convertidos em moeda estrangeira.


Redbubble

A Redbubble é uma plataforma parecida com o Society6, que permite que a arte digital seja impressa em uma variedade de produtos — desde roupas, até itens de decoração. A cobrança de taxas custeia a produção e o envio, ao mesmo tempo que adiciona margem de lucro ao preço do produto sem personalização para pagar a arte elaborada.


Elo7

O Elo7 é um marketplace muito utilizado por artesãos para listagem de produtos, onde também é possível vender arte online. Sobretudo, para personalização ou impressão de itens de uso pessoal ou decorativo.

O Elo7 cobra comissão sobre as vendas e o ponto negativo também é a falta de flexibilidade em relação à identidade visual da loja virtual, o que pode minimizar o potencial de vendas dos artistas.

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