Agora que você sabe o básico sobre vender bolo, acompanhe o passo a passo completo para começar seu negócio de confeitaria.
1. Defina o tipo de bolo para vender
O mercado de bolos é bastante variado e são vendidos diversos tipos de doces. Então, você precisa decidir se vai fazer bolo caseiro, bolo de festa, bolo de rolo ou bolo de pote para vender.
Também vale ficar de olho nas tendências que surgem nesse setor e encantam os consumidores, como o bolo vulcão, bolo piscina e naked cake.
2. Estude seu público e mercado
Antes de começar a fazer bolos, é importante estudar o mercado em que você vai atuar e conhecer mais sobre o seu público-alvo. Para isso, comece listando seus concorrentes e analisando quais estratégias eles utilizam para vender bolos.
Depois, verifique qual é o perfil dos clientes que compram os doces e procure adaptar seu modelo de negócio às necessidades desses consumidores.
3. Desenvolva suas receitas
No começo do seu negócio de bolos, prepare as receitas que você já domina, para garantir um resultado perfeito. Conforme for aperfeiçoando seus doces, incorpore novos sabores para surpreender seus clientes.
Se possível, faça cursos e compre livros de receitas para desenvolver seu negócio. Quanto mais extenso e atrativo for o seu cardápio, melhor para a sua empresa.
4. Escolha seus canais de venda
Hoje, você tem várias opções de canais de venda para comercializar seus bolos. Veja os principais:
Você pode combinar diversas opções para ampliar seus canais e aumentar suas vendas. Lembrando que o investimento inicial para uma loja física própria é maior, considerando o aluguel, a montagem do espaço, a contratação de funcionários etc.
Para começar com pouco dinheiro, a dica é utilizar a plataforma de e-commerce completa da Nuvemshop para criar uma loja virtual grátis. Depois, você pode integrar seu e-commerce com diversas redes sociais, marketplaces e apps como WhatsApp.
5. Prepare sua cozinha
Para vender bolos, você pode trabalhar em casa, na sua própria cozinha. Para isso, é importante garantir utensílios e equipamentos, tais como:
- Fogão;
- Geladeira;
- Forno;
- Batedeira;
- Liquidificador;
- Colheres, espátulas, batedores e facas;
- Formas para bolo;
- Tigelas variadas;
- Sacos de confeitar;
- Entre outros.
6. Planeje suas embalagens
Ter embalagens bonitas, resistentes e seguras para acondicionar seus bolos é essencial. Afinal, os produtos precisam chegar impecáveis até seus clientes.
Para começar, pense no formato e tamanho dos doces que serão vendidos e providencie um estoque de embalagens apropriadas. Se for entregar via transportadora ou motoboy, por exemplo, certifique-se de escolher embrulhos que protejam os bolos durante o transporte.
Preferencialmente, as embalagens devem ser personalizadas com a sua marca.
7. Precifique seus bolos
Como vimos no tópico de precificação, você precisa levar em consideração todos os custos da produção para chegar ao preço final dos seus bolos. Então, some todas as despesas com ingredientes, mão de obra, energia elétrica e gás antes de definir os valores de venda.
Por fim, adicione sua margem de lucro, que deve ser compatível com o mercado em que você atua e com o poder de compra dos seus clientes.
8. Formalize seu negócio
Para quem está começando a vender bolos, a forma mais fácil de abrir uma empresa é se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI). Existem várias atividades permitidas para essa categoria que se enquadram na venda de bolos, como padaria e confeitaria ou comércio de doces.
O processo é muito simples: você só precisa acessar o Portal do Empreendedor e preencher as informações da sua empresa para obter um CNPJ gratuito. Com a empresa registrada, você pode emitir nota fiscal, receber benefícios previdenciários e transmitir uma imagem mais profissional.
9. Cumpra as exigências legais
Embora o MEI seja dispensado do alvará de funcionamento na maioria das vezes, é preciso verificar quais são as exigências locais para ter um negócio de bolos. Algumas prefeituras exigem licenças sanitárias específicas para vender comida, por exemplo.
10. Crie uma marca
Criar uma marca será essencial para o sucesso da sua loja de bolos. Você precisa, basicamente, de um logotipo, uma identidade visual e um nome memorável para conquistar seus clientes.
Se tiver dificuldades, experimente nosso Criador de Logo e nosso Gerador de Nomes para empresas.
11. Divulgue sua loja na internet
O marketing digital é a forma mais barata e eficiente de divulgar seu negócio de bolos. Você até pode utilizar táticas clássicas como distribuir flyers no seu bairro, mas não deixe de aproveitar o potencial da internet para divulgar sua empresa.
Para começar, crie perfis nas principais redes sociais e crie conteúdo relevante para o seu público. Na Nuvemshop, você conta com várias estratégias de marketing para promover sua loja virtual, como cupons de desconto, promoções, banners promocionais, recuperação de carrinhos abandonados e muito mais.
Então, aproveite e crie uma loja virtual grátis para testar todos esses recursos.
12. Controle suas vendas e finanças
Por fim, com sua loja de bolos em atividade, faça o controle das vendas e das finanças para garantir sua lucratividade. Acompanhe sempre seu fluxo de caixa (entradas e saídas) e calcule seu lucro, descontando todos os custos do faturamento.