Vender bolo online é mais doce com a Nuvemshop

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Mulher segurando o celular ao lado de uma imagem de como criar uma loja virtual com a Nuvemshop e vender online.

Use recursos digitais para vender seus bolos

Vender bolo online pode ser uma experiência deliciosa e lucrativa. Com a Nuvemshop, você cria uma loja virtual e comercializa os seus produtos de maneira profissional, encantando os clientes com sabores irresistíveis.

Surpreenda os consumidores com opções de frete seguras e rápidas, além de diversos meios de pagamento e integração com WhatsApp e redes sociais.

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Perguntas frequentes sobre como vender bolo

Para começar a vender bolos, é preciso ter alguns itens básicos, como utensílios de cozinha (como batedeira, tigelas, espátulas, assadeiras), ingredientes de qualidade, embalagens adequadas e um forno para assar os bolos.

Além disso, é importante fazer cursos para se especializar, definir um orçamento inicial, escolher os sabores mais vendidos, divulgar o negócio nas redes sociais e, mais importante, criar uma loja virtual para vender online.

Na hora de definir os preços dos seus bolos, você precisa considerar todos os custos de cada processo envolvido na produção. Então, é necessário somar todos os gastos para chegar ao custo unitário do produto e, em seguida, adicionar sua margem de lucro.

Vamos utilizar como exemplo um bolo de chocolate recheado. Primeiro, você deve listar todos os ingredientes e descobrir o valor gasto em cada unidade do produto, com base nos preços pagos, por exemplo:

  • 300g de farinha: R$ 2;
  • 4 ovos: R$ 2;
  • 100g de cacau: R$ 2;
  • 100g de açúcar: R$ 1;
  • 150 ml de leite: R$ 0,50;
  • 1 caixa de leite condensado: R$ 5;
  • 20g de manteiga: R$ 3;
  • 1 caixa de creme de leite: R$ 4;
  • 5g de fermento: R$ 0,50;
  • 100g de chocolate granulado: R$ 3;
  • Custo total dos ingredientes: R$ 23.

Nesse caso, o custo dos ingredientes do bolo foi de R$ 23. Em seguida, você deve adicionar um custo aproximado da sua mão de obra e das suas despesas fixas, como gás e energia elétrica.

Supondo que você tenha chegado ao valor de R$ 10, somando mão de obra e custos fixos por unidade, o custo final do bolo seria de R$ 33. Agora é só adicionar sua margem de lucro.

Se você adicionar uma margem de 100%, por exemplo, poderá vender o bolo por R$ 66 — um valor bem razoável para 1 kg de bolo recheado nas capitais. Para facilitar a precificação dos seus bolos, use nossa Calculadora de preço de venda gratuita.

Sim, é possível ganhar dinheiro vendendo bolos. Esse negócio pode ser bem lucrativo, já que os custos de produção são relativamente baixos, permitindo uma margem de lucro considerável.

Com uma boa gestão dos ingredientes, embalagens adequadas e estratégias de marketing e vendas, é possível atrair clientes e aumentar o faturamento, proporcionando uma fonte de renda adicional ou até mesmo tornando-se uma atividade principal.

A rentabilidade ao vender bolos depende dos ingredientes escolhidos para a produção. Em termos gerais, é possível obter um lucro que varia entre 100% e 200% com a venda desse alimento. Contudo, é crucial realizar uma pesquisa de mercado na sua região para estabelecer preços competitivos, alinhados com os praticados pelos concorrentes.

É muito importante escolher os canais de venda certos para vender seus bolos. Como os consumidores buscam cada vez mais praticidade, vender pela internet pode ser uma ótima aposta.

Na Nuvemshop, por exemplo, você consegue criar uma loja virtual do zero sem pagar nada. Assim, seus clientes podem selecionar os bolos em um catálogo online e escolher entre diversas formas de pagamento.

Em relação aos envios, você pode escolher transportadoras que trabalham com entrega no mesmo dia ou no dia seguinte, como Kangu, Loggi e Frenet. Além disso, se você tem um veículo para fazer entregas, pode habilitar a opção de frete personalizado.

A Nuvemshop ainda oferece integração com o aplicativo Frete Personalizado, que permite a definição de fretes a partir de CEP de origem e destino e também a importação de planilhas de transportadoras e tabelas de motoboys.

Além disso, você pode integrar sua loja virtual com redes sociais e aplicativos como Facebook, Instagram e WhatsApp, ampliando ainda mais seus canais de venda para além da loja física.

Agora que você sabe o básico sobre vender bolo, acompanhe o passo a passo completo para começar seu negócio de confeitaria.

1. Defina o tipo de bolo para vender

O mercado de bolos é bastante variado e são vendidos diversos tipos de doces. Então, você precisa decidir se vai fazer bolo caseiro, bolo de festa, bolo de rolo ou bolo de pote para vender.

Também vale ficar de olho nas tendências que surgem nesse setor e encantam os consumidores, como o bolo vulcão, bolo piscina e naked cake.

2. Estude seu público e mercado

Antes de começar a fazer bolos, é importante estudar o mercado em que você vai atuar e conhecer mais sobre o seu público-alvo. Para isso, comece listando seus concorrentes e analisando quais estratégias eles utilizam para vender bolos.

Depois, verifique qual é o perfil dos clientes que compram os doces e procure adaptar seu modelo de negócio às necessidades desses consumidores.

3. Desenvolva suas receitas

No começo do seu negócio de bolos, prepare as receitas que você já domina, para garantir um resultado perfeito. Conforme for aperfeiçoando seus doces, incorpore novos sabores para surpreender seus clientes.

Se possível, faça cursos e compre livros de receitas para desenvolver seu negócio. Quanto mais extenso e atrativo for o seu cardápio, melhor para a sua empresa.

4. Escolha seus canais de venda

Hoje, você tem várias opções de canais de venda para comercializar seus bolos. Veja os principais:

Você pode combinar diversas opções para ampliar seus canais e aumentar suas vendas. Lembrando que o investimento inicial para uma loja física própria é maior, considerando o aluguel, a montagem do espaço, a contratação de funcionários etc.

Para começar com pouco dinheiro, a dica é utilizar a plataforma de e-commerce completa da Nuvemshop para criar uma loja virtual grátis. Depois, você pode integrar seu e-commerce com diversas redes sociais, marketplaces e apps como WhatsApp.

5. Prepare sua cozinha

Para vender bolos, você pode trabalhar em casa, na sua própria cozinha. Para isso, é importante garantir utensílios e equipamentos, tais como:

  • Fogão;
  • Geladeira;
  • Forno;
  • Batedeira;
  • Liquidificador;
  • Colheres, espátulas, batedores e facas;
  • Formas para bolo;
  • Tigelas variadas;
  • Sacos de confeitar;
  • Entre outros.

6. Planeje suas embalagens

Ter embalagens bonitas, resistentes e seguras para acondicionar seus bolos é essencial. Afinal, os produtos precisam chegar impecáveis até seus clientes.

Para começar, pense no formato e tamanho dos doces que serão vendidos e providencie um estoque de embalagens apropriadas. Se for entregar via transportadora ou motoboy, por exemplo, certifique-se de escolher embrulhos que protejam os bolos durante o transporte.

Preferencialmente, as embalagens devem ser personalizadas com a sua marca.

7. Precifique seus bolos

Como vimos no tópico de precificação, você precisa levar em consideração todos os custos da produção para chegar ao preço final dos seus bolos. Então, some todas as despesas com ingredientes, mão de obra, energia elétrica e gás antes de definir os valores de venda.

Por fim, adicione sua margem de lucro, que deve ser compatível com o mercado em que você atua e com o poder de compra dos seus clientes.

8. Formalize seu negócio

Para quem está começando a vender bolos, a forma mais fácil de abrir uma empresa é se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI). Existem várias atividades permitidas para essa categoria que se enquadram na venda de bolos, como padaria e confeitaria ou comércio de doces.

O processo é muito simples: você só precisa acessar o Portal do Empreendedor e preencher as informações da sua empresa para obter um CNPJ gratuito. Com a empresa registrada, você pode emitir nota fiscal, receber benefícios previdenciários e transmitir uma imagem mais profissional.

9. Cumpra as exigências legais

Embora o MEI seja dispensado do alvará de funcionamento na maioria das vezes, é preciso verificar quais são as exigências locais para ter um negócio de bolos. Algumas prefeituras exigem licenças sanitárias específicas para vender comida, por exemplo.

10. Crie uma marca

Criar uma marca será essencial para o sucesso da sua loja de bolos. Você precisa, basicamente, de um logotipo, uma identidade visual e um nome memorável para conquistar seus clientes.

Se tiver dificuldades, experimente nosso Criador de Logo e nosso Gerador de Nomes para empresas.

11. Divulgue sua loja na internet

O marketing digital é a forma mais barata e eficiente de divulgar seu negócio de bolos. Você até pode utilizar táticas clássicas como distribuir flyers no seu bairro, mas não deixe de aproveitar o potencial da internet para divulgar sua empresa.

Para começar, crie perfis nas principais redes sociais e crie conteúdo relevante para o seu público. Na Nuvemshop, você conta com várias estratégias de marketing para promover sua loja virtual, como cupons de desconto, promoções, banners promocionais, recuperação de carrinhos abandonados e muito mais.

Então, aproveite e crie uma loja virtual grátis para testar todos esses recursos.

12. Controle suas vendas e finanças

Por fim, com sua loja de bolos em atividade, faça o controle das vendas e das finanças para garantir sua lucratividade. Acompanhe sempre seu fluxo de caixa (entradas e saídas) e calcule seu lucro, descontando todos os custos do faturamento.

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