O passo a passo para começar a vender café é:
Defina o seu modelo de negócio
Em primeiro lugar, decida como e onde vender café.
Para isso, existem algumas variações, que vão desde lojas físicas, onlines até redes sociais e marketplaces. Aqui, você deve escolher a que melhor combina com o seu modelo de negócio. Veja as opções:
- Cafeteria online: isto é, criar uma loja virtual, como na plataforma de e-commerce da Nuvemshop, ou vender por um marketplace;
- Loja física: Uma cafeteria tradicional, com mesas e cadeiras para os clientes se sentarem e consumirem o café no local;
- Quiosque ou carrinho: Uma opção mais compacta e com menor investimento, ideal para locais com grande fluxo de pessoas;
- Delivery: Venda de café para retirada no local ou com entrega em domicílio.
Encontre o seu nicho de mercado
Definir um nicho de mercado é um processo essencial para o sucesso de um negócio, já que permite focar esforços em um segmento específico de clientes que têm necessidades e preferências particulares.
Feito isso, faça uma análise da concorrência, entenda o mercado de atuação, o perfil de seus consumidores e defina o produto que você quer vender. Aqui, podemos pensar nos seguintes tipos de café:
- Café especial: foco em cafés de alta qualidade, com origem rastreável e métodos de produção diferenciados;
- Café gourmet: oferecer opções diferenciadas de cafés, como blends, sabores e métodos de preparo;
- Cafés tradicionais: Venda de café expresso, cappuccino, entre outros, para o público em geral.
Encontre fornecedores
Encontrar fornecedores para venda de café é um passo essencial para garantir a qualidade do produto e atender as expectativas de seus clientes. Veja um passo a passo de como achar a melhor parceria para a sua loja:
Identifique suas necessidades
Antes de procurar fornecedores de café, defina suas necessidades:
- Tipos de café que irá vender: arábico, blends, orgânico etc;
- Formas de entrega do produto para revenda: grãos, moído, cápsulas;
- Quantidade a ser recebida: volume mensal ou semanal;
- Origem: brasileiro, colombiano, etíopes etc.
Faça uma pesquisa online
Com os critérios em mãos, faça uma pesquisa sobre os principais tipos de fornecedores para vender café. Aqui, veja prazo de entrega, formas de pagamento, avaliação de outros clientes e outras informações que garantem a qualidade do serviço.
Participe de feiras e eventos de café
Participar de feiras e eventos especializados em venda de café pode ser uma boa oportunidade para conhecer fornecedores e fazer networking.
Divulgue o seu negócio
Para divulgar a sua loja de café e atrair mais clientes, em primeiro lugar, crie um nome memorável e um logotipo atraente que representem a essência do seu negócio.
Outra dica é criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop e contar com Loja de Aplicativos da plataforma.
Por ali, você pode vender mais e aumentar o alcance da sua marca a partir da integração com ferramentas de marketing e outros apps importantes para o funcionamento de um negócio.