Para ter sucesso nesse mercado, é preciso estar atento a algumas etapas. Confira a seguir:
Defina um nicho de mercado
O primeiro passo para vender comida é escolher um nicho de mercado, ou seja, um segmento específico para atuar. No início, quanto mais segmentado, mais fácil será atrair os primeiros clientes. Para isso, você pode tentar opções como:
- Sobremesas;
- Marmitas;
- Comidas vegetarianas e veganas;
- Salgados;
- Produtos gourmets;
- Alimentos para pessoas com restrições alimentares, como intolerância à lactose ou glúten.
Aqui, é importante considerar as suas habilidades e fazer uma análise de mercado para entender quais tipos de produtos têm mais demanda na sua região.
Monte um cardápio
A próxima etapa é montar um cardápio de produtos dentro do nicho escolhido. Assim, existem mais chances de que você consiga vender mais de um produto por pedido, além de poder vender mais vezes para o mesmo cliente.
Se você escolheu vender comida no nicho de doces, por exemplo, pode fazer trufas, brownies, bolos no pote e copos da felicidade. Nesse caso, é importante escolher produtos que tenham a base de ingredientes parecida, com isso, você pode produzir mais com menos custos.
Outra dica é oferecer acompanhamentos para aumentar o ticket médio da compra. Se você vende marmitas, por exemplo, pode adicionar a opção de bebidas ou sucos no cardápio, já que existem boas chances de que o cliente queira comprar esses itens juntos.
Capriche na apresentação dos produtos
Você já ouviu falar que “comida também se come com os olhos”? Essa é uma regra de ouro na hora de vender qualquer tipo de alimento, já que a apresentação é fundamental para despertar o interesse — e o apetite — dos consumidores.
Se você pretende vender comida online, esse cuidado começa nas fotos dos produtos. As imagens devem ser nítidas, bem iluminadas e mostrar o item de maneira atraente, transmitindo a qualidade e o sabor.
Outro ponto importante é garantir embalagens práticas, seguras e bonitas, que mantenham a qualidade e a apresentação dos alimentos durante o transporte.
Aqui, você também pode aproveitar a embalagem como um cartão de visitas do seu negócio, adicionando o seu logotipo, suas redes sociais e, quem sabe, QR Code com um cupom de desconto para a próxima compra na sua loja online.
Saiba quanto cobrar
Para ter um negócio que traga lucro e seja sustentável a longo prazo, o segredo é saber precificar os produtos da maneira certa. Assim, você garante um preço competitivo e uma boa margem de lucro.
Para isso, a forma mais simples de definir o preço de venda é somar o custo da produção à margem de lucro que você deseja alcançar. Ou seja:
- Preço de venda = Custo total do produto + % Margem de lucro
Nesta etapa, lembre-se de considerar todos os gastos envolvidos no processo, como a compra de materiais, eletricidade, gás, embalagens e até o custo para manter a sua plataforma de e-commerce ativa.
Tenha opções de envio
Quando falamos sobre vender comida online, o frete é um dos maiores desafios, já que as entregas devem acontecer o mais rápido possível. Por isso, os Correios podem não ser uma boa opção, especialmente se os itens forem perecíveis.
Nesse caso, a melhor alternativa é contar com opções de transporte com entrega no mesmo dia ou no dia seguinte — sempre atento aos preços desses envios, para oferecer o menor custo e diminuir as chances do cliente desistir da compra devido ao preço do frete.
Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar a sua loja virtual e fazer a integração com o aplicativo Frete Personalizado, que permite importar planilhas de transportadoras e tabelas de motoboys.
Mas, atenção! Caso você possa entregar apenas em determinada região, lembre-se de deixar essa informação clara no seu site. Isso evita ter que cancelar pedidos de clientes e manchar a reputação da sua marca na internet.
Ofereça formas de pagamento
Além dos tipos de envio, também é importante considerar os meios de pagamento. Nesse caso, como a entrega deve ser rápida, o ideal é optar por formas de pagamento que também sejam instantâneas, como o Pix ou o cartão de crédito.
Para vendas físicas, vale a pena pesquisar a melhor maquininha de cartão, já que as operadoras podem definir diferentes taxas para o pagamento. Já para vender comida na internet, é preciso contar com uma solução de pagamento online.
Na Nuvemshop, todos os lojistas têm acesso gratuito ao Nuvem Pago, que é a solução de pagamentos própria da plataforma, totalmente integrada ao painel da loja e a única que garante isenção da tarifa por venda.
Faça uma boa divulgação
De nada adianta ter um ótimo produto e uma boa estrutura para vender comida se os seus clientes não souberem o que você vende. Por isso, o próximo passo é investir em uma boa estratégia de divulgação do seu negócio.
Geralmente, a forma mais comum de fazer isso é por meio de redes sociais, como Instagram, Facebook e TikTok, que são utilizadas por quase todas as pessoas — inclusive os seus potenciais clientes.
Mas, além disso, você também pode investir em parcerias com influenciadores, anúncios de tráfego pago e meios de divulgação offline, como folhetos em estabelecimentos e prédios da sua região.
Tenha um espaço de preparo
Por fim, para vender comida — seja em uma loja virtual ou física — é fundamental separar um ambiente limpo e organizado para a produção dos alimentos. Afinal, a qualidade do produto e a saúde do consumidor dependem do que será feito na sua cozinha.
Portanto, lembre-se de fazer a desinfecção regular de superfícies, utensílios e equipamentos. Além de garantir a higiene durante o preparo, esses cuidados vão facilitar o fluxo de produção e a visualização dos materiais e utensílios necessários.