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Mulher mostra maquiagem ao lado de imagens de cosméticos, exemplificando que é possível vender cosméticos online
Imagem exemplifica como é uma loja virtual de cosméticos na Nuvemshop, com site personalizável para vender produtos de beleza

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Perguntas frequentes sobre como vender cosméticos online

Se você está pensando em aprender como vender cosméticos pela internet, aqui vai um guia completo para começar seu negócio online:

1. Entenda as necessidades do seu público

Definir o público-alvo é uma das primeiras etapas na hora de começar qualquer negócio, inclusive a de vender cosméticos online. Afinal, é necessário conhecer o seu consumidor para definir o catálogo de produtos, os canais de venda e até mesmo o tom de voz da sua marca.

Vender produtos de skincare para jovens e adolescentes, por exemplo, é diferente de vender para pessoas com pele madura. Da mesma forma, comercializar cosméticos para clientes com alto poder aquisitivo é diferente do que vendê-los para clientes com baixa renda.

É preciso ter uma estratégia de marketing e vendas específica para cada público. Por isso, o primeiro passo é definir qual tipo de cliente você pretende atingir e entender o que essas pessoas buscam na hora de comprar cosméticos online.

2. Invista em variedade de produtos

O setor de cosméticos inclui diversos tipos de produtos, como maquiagens, perfumes, itens de cuidado com a pele, com os cabelos, entre outros. Assim, é importante que você reflita essa variedade na hora de montar o seu negócio.

Quanto mais opções você tiver em seu catálogo de produtos, maiores as chances de aumentar o ticket médio da loja e garantir uma experiência de compra completa para os clientes, oferecendo tudo o que eles procuram em um só lugar.

Além disso, também é fundamental estar atento às novidades e tendências do setor. Itens recomendados por grandes influenciadoras ou que viralizam no TikTok, por exemplo, podem ser boas oportunidades para atrair novos clientes e atender à demanda.

3. Escolha bons fornecedores

Os fornecedores são um dos principais responsáveis pelo sucesso da sua empresa e pela satisfação dos clientes. Portanto, faça uma boa pesquisa antes de definir quem serão os seus parceiros para vender cosméticos online.

Aqui, o primeiro passo é pesquisar a reputação e as avaliações no mercado. Em seguida, você pode fazer uma compra menor como teste para analisar a qualidade dos produtos, o tempo de entrega e o suporte oferecido durante o processo.

Além disso, considere diversificar seus fornecedores para não ficar dependente de um único parceiro. Isso aumenta a oferta de mercadorias para o seu catálogo e, principalmente, diminui os riscos de ficar sem estoque caso aconteça algum imprevisto com o fornecedor principal.

4. Faça fotos e vídeos dos produtos

Um dos maiores desafios na hora de vender pela internet é quebrar a barreira do consumidor não poder tocar e conhecer o produto nas mãos. E, nesse caso, imagens e vídeos são a única maneira de os clientes terem uma noção real do que estão comprando.

Quando pensamos em produtos de beleza, em que a textura, a cor e a embalagem da mercadoria são essenciais para a decisão de compra, isso é ainda mais importante.

Por isso, além de uma descrição detalhada do produto, invista em fotos e vídeos de boa qualidade, que mostrem não só o produto e a sua embalagem, mas também o seu resultado em uma pessoa — preferencialmente, em diferentes tons de pele e cabelo.

5. Gere prova social

Outra forma de oferecer mais segurança para que o consumidor finalize a compra é oferecer provas sociais no seu site. Ou seja, exibir feedbacks, avaliações e opiniões de pessoas que já compraram aquele item.

No entanto, a verdade é que poucas pessoas voltam ao site depois de receber a compra para avaliar a mercadoria. Por isso, vale a pena investir em algum incentivo, como um cupom de desconto para a próxima compra, para que seus clientes deixem essa avaliação.

A Shopee, por exemplo, ainda oferece benefícios adicionais caso o usuário inclua fotos e vídeos em seu comentário. Essa pode ser uma boa estratégia para incentivar avaliações mais completas e úteis para os novos compradores.

6. Crie conteúdo relacionado

Os vídeos de skincare e dos tutoriais de maquiagem são um dos assuntos mais buscados na internet, o que indica que muitas pessoas ainda têm dificuldade na hora de escolher os melhores produtos ou criar uma rotina de cuidados.

Essa pode ser a oportunidade para oferecer um conteúdo de valor para sua audiência em blogs ou nas redes sociais. Assim, se você vende cosméticos online com foco em maquiagem, por exemplo, pode preparar uma série de posts explicando para que serve e como aplicar cada produto.

Além de atrair consumidores interessados no que você tem a oferecer, essa também é uma forma de estabelecer a sua marca como uma autoridade no assunto, fazendo com que ela seja lembrada pelos usuários sempre que pensarem em beleza e cuidados pessoais.

7. Ofereça opções de pagamento

Cosméticos, geralmente, não são produtos baratos. Por isso, facilitar o pagamento com a opção de parcelar o valor total da compra é essencial para aumentar as vendas do seu negócio.

No geral, a forma mais simples de fazer isso é oferecer a opção de pagamento com cartão de crédito. E, ao contrário do que muita gente acredita, receber pagamentos com cartão de forma online é algo simples e funciona de forma parecida com as maquininhas físicas.

Na Nuvemshop, por exemplo, todos os lojistas têm acesso gratuito ao Nuvem Pago, que é a solução de pagamentos própria da plataforma para receber via Pix, cartão de crédito ou boleto bancário com isenção total da tarifa por venda.

8. Aposte nas compras recorrentes

Outra maneira de aumentar as vendas é apostar nas compras com pagamento recorrente. Assim, quando o cliente faz a primeira compra do produto, ele autoriza que as próximas cobranças sejam programadas em seu cartão de crédito para que o pedido seja renovado de tempos em tempos.

Essa é uma boa estratégia para vender cosméticos online, já que a maioria dos produtos nessa categoria são de uso contínuo. Ou seja, o consumidor precisa refazer a compra sempre que o item acaba.

Dessa forma, a venda com cobrança recorrente é uma maneira de facilitar a vida do cliente, que não ficará sem o produto, e aumentar a taxa de recompra — e, consequentemente, o faturamento — da loja.

A margem de lucro para vender cosméticos na internet pode variar de acordo com a escolha de fornecedores, o mix de produtos, o público-alvo e a estratégia de precificação do negócio. Geralmente, a revenda de produtos de beleza pode gerar até 60% de lucro para o vendedor.

As melhores maneiras de encontrar fornecedores é participar de feiras, eventos de beleza ou fóruns sobre o assunto na internet. Mas, para facilitar a sua busca, separamos uma lista com dez fornecedores de cosméticos para começar o seu negócio. Veja:

1. DAC Distribuidora

A DAC Distribuidora é especialista na venda de cosméticos. Com cerca de cem marcas disponíveis no catálogo e quase cinco mil produtos disponíveis, a distribuidora envia para todo o Brasil, no entanto, é preciso fazer um cadastro gratuito no site para ter acessos aos valores em atacado.

Site: www.dacdistribuidor.com.br

2. Bree Maquiagem

A Bree Maquiagem é mais uma opção para quem quer começar a vender cosméticos online. A empresa conta com uma linha completa, mas o grande diferencial são kits prontos com produtos pré-selecionados para quem quer começar com um catálogo completo com pouco investimento.

Site: www.breemaquiagem.com.br

3. Revenda de Cosméticos

O site Revenda de Cosméticos oferece cosméticos, maquiagens e acessórios a preço de atacado para quem quer revender produtos de beleza. Ao todo, são mais de cem marcas disponíveis, incluindo nomes já conhecidos no mercado, como Bruna Tavares, Vult e Ruby Rose.

Site: www.revendadecosmeticos.com.br

4. Distribuidora Paris

Para quem pretende se especializar na venda de perfumes e cosméticos internacionais, a Distribuidora Paris é uma das principais opções de fornecedores, com mais de 20 anos de mercado e entrega em todo o Brasil.

Site: www.distribuidoraparis.com.br

5. Bim Distribuidora

A Bim Distribuidora oferece um dos catálogos mais completos para quem quer vender cosméticos online. O site conta com categorias de perfumes, maquiagens, skin care, itens para o cabelo e várias outras. Para ter acessos aos preços de atacado, também é necessário fazer um cadastro gratuito.

Site: www.bimdistribuidora.com.br

6. Dellara

A Dellara é uma empresa com foco em produtos capilares cruelty-free, que é um mercado cada vez mais em alta no Brasil. A marca não exige pedido mínimo e oferece frete grátis nas compras acima de R$ 100 para as regiões Sul e Sudeste.

Site: www.dellara.com.br

7. EBC Cosméticos

O EBC cosméticos é uma das maiores lojas de cosméticos do Brasil. A empresa conta com linhas como Wella, L’oréal e Nívea, além de oferecer vendas em atacado e varejo, sem pedido mínimo e sem a necessidade de cadastro no site.

Site: www.ebccosmeticos.com.br

8. Florenza

A Florenza também é um dos grandes nomes de fornecedores de cosméticos para vender online. A marca oferece uma linha completa de produtos próprios e de outras marcas, nacionais e importados, disponíveis para venda em atacado e varejo no site.

Site: www.florenza.com.br

9. Hi Hair Care

A Hi Hair Care é especializada em cosméticos veganos e cruelty free, feitos com matérias primas como cupuaçu, murumuru e óleos vegetais. Por isso, se você tem uma loja nesse segmento, essa também pode ser uma boa opção de fornecedor.

Site: www.hihaircare.com

10. Max Valle Distribuidora

A Max Valle é uma empresa especializada em distribuição de produtos cosméticos Dailus, Realce e Aramath. A marca entrega para todo o Brasil, mas, para ter acesso aos preços de atacado, é preciso se cadastrar no site.

Site: www.maxvalleshop.com.br/shop

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