Se você está pensando em aprender como vender cosméticos pela internet, aqui vai um guia completo para começar seu negócio online:
1. Entenda as necessidades do seu público
Definir o público-alvo é uma das primeiras etapas na hora de começar qualquer negócio, inclusive a de vender cosméticos online. Afinal, é necessário conhecer o seu consumidor para definir o catálogo de produtos, os canais de venda e até mesmo o tom de voz da sua marca.
Vender produtos de skincare para jovens e adolescentes, por exemplo, é diferente de vender para pessoas com pele madura. Da mesma forma, comercializar cosméticos para clientes com alto poder aquisitivo é diferente do que vendê-los para clientes com baixa renda.
É preciso ter uma estratégia de marketing e vendas específica para cada público. Por isso, o primeiro passo é definir qual tipo de cliente você pretende atingir e entender o que essas pessoas buscam na hora de comprar cosméticos online.
2. Invista em variedade de produtos
O setor de cosméticos inclui diversos tipos de produtos, como maquiagens, perfumes, itens de cuidado com a pele, com os cabelos, entre outros. Assim, é importante que você reflita essa variedade na hora de montar o seu negócio.
Quanto mais opções você tiver em seu catálogo de produtos, maiores as chances de aumentar o ticket médio da loja e garantir uma experiência de compra completa para os clientes, oferecendo tudo o que eles procuram em um só lugar.
Além disso, também é fundamental estar atento às novidades e tendências do setor. Itens recomendados por grandes influenciadoras ou que viralizam no TikTok, por exemplo, podem ser boas oportunidades para atrair novos clientes e atender à demanda.
3. Escolha bons fornecedores
Os fornecedores são um dos principais responsáveis pelo sucesso da sua empresa e pela satisfação dos clientes. Portanto, faça uma boa pesquisa antes de definir quem serão os seus parceiros para vender cosméticos online.
Aqui, o primeiro passo é pesquisar a reputação e as avaliações no mercado. Em seguida, você pode fazer uma compra menor como teste para analisar a qualidade dos produtos, o tempo de entrega e o suporte oferecido durante o processo.
Além disso, considere diversificar seus fornecedores para não ficar dependente de um único parceiro. Isso aumenta a oferta de mercadorias para o seu catálogo e, principalmente, diminui os riscos de ficar sem estoque caso aconteça algum imprevisto com o fornecedor principal.
4. Faça fotos e vídeos dos produtos
Um dos maiores desafios na hora de vender pela internet é quebrar a barreira do consumidor não poder tocar e conhecer o produto nas mãos. E, nesse caso, imagens e vídeos são a única maneira de os clientes terem uma noção real do que estão comprando.
Quando pensamos em produtos de beleza, em que a textura, a cor e a embalagem da mercadoria são essenciais para a decisão de compra, isso é ainda mais importante.
Por isso, além de uma descrição detalhada do produto, invista em fotos e vídeos de boa qualidade, que mostrem não só o produto e a sua embalagem, mas também o seu resultado em uma pessoa — preferencialmente, em diferentes tons de pele e cabelo.
5. Gere prova social
Outra forma de oferecer mais segurança para que o consumidor finalize a compra é oferecer provas sociais no seu site. Ou seja, exibir feedbacks, avaliações e opiniões de pessoas que já compraram aquele item.
No entanto, a verdade é que poucas pessoas voltam ao site depois de receber a compra para avaliar a mercadoria. Por isso, vale a pena investir em algum incentivo, como um cupom de desconto para a próxima compra, para que seus clientes deixem essa avaliação.
A Shopee, por exemplo, ainda oferece benefícios adicionais caso o usuário inclua fotos e vídeos em seu comentário. Essa pode ser uma boa estratégia para incentivar avaliações mais completas e úteis para os novos compradores.
6. Crie conteúdo relacionado
Os vídeos de skincare e dos tutoriais de maquiagem são um dos assuntos mais buscados na internet, o que indica que muitas pessoas ainda têm dificuldade na hora de escolher os melhores produtos ou criar uma rotina de cuidados.
Essa pode ser a oportunidade para oferecer um conteúdo de valor para sua audiência em blogs ou nas redes sociais. Assim, se você vende cosméticos online com foco em maquiagem, por exemplo, pode preparar uma série de posts explicando para que serve e como aplicar cada produto.
Além de atrair consumidores interessados no que você tem a oferecer, essa também é uma forma de estabelecer a sua marca como uma autoridade no assunto, fazendo com que ela seja lembrada pelos usuários sempre que pensarem em beleza e cuidados pessoais.
7. Ofereça opções de pagamento
Cosméticos, geralmente, não são produtos baratos. Por isso, facilitar o pagamento com a opção de parcelar o valor total da compra é essencial para aumentar as vendas do seu negócio.
No geral, a forma mais simples de fazer isso é oferecer a opção de pagamento com cartão de crédito. E, ao contrário do que muita gente acredita, receber pagamentos com cartão de forma online é algo simples e funciona de forma parecida com as maquininhas físicas.
Na Nuvemshop, por exemplo, todos os lojistas têm acesso gratuito ao Nuvem Pago, que é a solução de pagamentos própria da plataforma para receber via Pix, cartão de crédito ou boleto bancário com isenção total da tarifa por venda.
8. Aposte nas compras recorrentes
Outra maneira de aumentar as vendas é apostar nas compras com pagamento recorrente. Assim, quando o cliente faz a primeira compra do produto, ele autoriza que as próximas cobranças sejam programadas em seu cartão de crédito para que o pedido seja renovado de tempos em tempos.
Essa é uma boa estratégia para vender cosméticos online, já que a maioria dos produtos nessa categoria são de uso contínuo. Ou seja, o consumidor precisa refazer a compra sempre que o item acaba.
Dessa forma, a venda com cobrança recorrente é uma maneira de facilitar a vida do cliente, que não ficará sem o produto, e aumentar a taxa de recompra — e, consequentemente, o faturamento — da loja.