Para vender um curso online, não basta apenas publicá-lo na internet. É necessário seguir alguns passos, garantindo o sucesso em suas ações e vendas. Confira, a seguir:
Estude o público-alvo
Antes de mais nada, você precisa começar por quem mais interessa: seus clientes. Para garantir que seu conteúdo seja atrativo, é necessário estudar o público-alvo e quais são os seus interesses e as suas preferências educacionais.
Dessa forma, você consegue adaptar o formato e a linguagem para o que eles realmente querem e precisam, aumentando a popularidade do material e a propagação de seus produtos digitais.
Desenvolva conteúdo de qualidade
Após definir todas as questões relacionadas a seu público, é hora de formular ou adaptar o conteúdo.
Se você quer vender cursos online, deve se preocupar com questões como a qualidade do material oferecido, módulos inclusos, gravação e edição. Afinal, você provavelmente deseja reconhecimento por seu profissionalismo, equiparando-se ou superando outros profissionais do seu segmento, certo?
Dessa forma, busque referências em outros cursos equivalentes e especialize-se no que for necessário para que seu curso seja coeso e relevante ao público.
Escolha a melhor plataforma para seus cursos
Embora plataformas como Hotmart, Eduzz e a Udemy tenham uma boa estrutura e forte base de clientes, é recomendável avaliar a cobrança de taxas por transação, mensalidades cobradas e porcentagens descontadas para obtenção do serviço.
Essa é a principal desvantagem em relação a criar um site próprio para vender cursos online, uma vez que esses sites não oferecem muita personalização ou flexibilidade.
Com a Nuvemshop, por exemplo, você cria uma loja virtual grátis em poucos minutos e administra todas as informações em um único painel, montando a operação da melhor forma para a maximização do seu lucro.
Detalhe as informações
Para que seu curso seja encontrado, é importante que você detalhe ao máximo o que as pessoas irão aprender em cada módulo, benefícios e outros atributos que possam, além de informar, valorizar o conteúdo.
Além de instigar o público a comprar, criar uma boa descrição ajudará o SEO, fazendo com que sua página seja encontrada pelos mecanismos de busca — como o Google, por exemplo.
Precifique e forneça incentivos
É fundamental estabelecer um preço justo e, ao mesmo tempo, competitivo para o seu curso online.
Entenda exatamente qual foi o investimento (seja de tempo ou dinheiro) que você fez para adquirir seu nível de conhecimento, compare com profissionais que tenham uma proposta equivalente à sua e precifique de forma que ainda seja viável para seu público.
Ao mesmo tempo, é interessante conceder bônus ou descontos para atrair mais alunos, seja por meio de campanhas pontuais ou aquisição de pacotes ou assinaturas.
Utilize estratégias de marketing digital
Caso você tenha uma loja própria, integre e invista em ferramentas de vendas e marketing para impulsionar a sua visibilidade e aumentar a taxa de conversão, como e-mail marketing e anúncios pagos.
A presença nas redes sociais também é importante, pois cria uma relação mais próxima com seu nicho de mercado.
Ofereça um bom suporte
Para que a experiência do cliente seja a mais positiva possível, é fundamental que você forneça um bom atendimento, sanando possíveis dúvidas, acompanhando o progresso ou sugerindo o melhor formato para cada tipo de necessidade.
Lembre-se de que, quanto mais clientes satisfeitos você tiver, maior será a probabilidade do seu curso online ser recomendado para outras pessoas.
Mensure os resultados e adapte quando necessário
Analise constantemente as métricas de desempenho, como taxa de conversão, abandono de carrinho ou desistência de curso para aprimorar seu serviço e melhor as estratégias de venda, caso necessário.
Outra dica importante é manter-se sempre atualizado com possíveis tendências ou formas de vender, fazendo com que seus cursos sejam um sucesso de vendas.